A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

O que devemos fazer para reaprender a lógica matemática?

Par Carolina le 27/10/2016 Blog > Reforço escolar > Matemática > Aprender matemática de novo, o que fazer?
Table des matières

Só de ouvir a palavra matemática você já sente calafrios, não é mesmo? Pode até ser que não, mas muitas pessoas têm esse sentimento.

Todos nós temos uma opinião sobre a matemática, seja ela boa ou ruim.

É como se essa disciplina nunca tivesse deixado um aluno indiferente, todos parecem ter uma opinião quanto a ela.

Mas o que devemos fazer quando devemos aprendê-la ou reaprendê-la?

Como perder esse medo de matemática para continuar seus estudos? Existem artimanhas para conseguir superar isso?

Qual método seguir? É preciso fazer aulas com um professor particular de matemática?

Não se preocupe, no presente artigo nós tentaremos ajudá-lo a responder cada uma dessas perguntas! Então fique ligado aqui embaixo:

A matemática, uma outra língua

Aprender matemática é como aprender uma língua estrangeira: essa matéria tem seu próprio vocabulário, milhares de teoremas, mas se você não os aplica em uma situação concreta, você os esquece rapidamente. Há quem diga os mais anciões…

Até Homer Simpson teve que se submeter a matemática Homer e a equação do donut perfeito

A matemática não é uma matéria pacífica, você deve ser o ator principal dessa disciplina.

A matemática não se aprende, se pratica. Que bonito, não é?

Pois, você precisa aprender a solucionar os problemas até compreender como se encontra a solução para o mesmo.

Todo mundo vai ter de aprender ou reaprender matemática um dia ou outro: seja um estudante de ensino médio, de estudos pré ou pós vestibular ou para uma pessoa que estuda para prestar concursos. Você tem que refrescar sua memória depois de anos sem praticar… Não se desespere, há sempre uma solução para mergulhar de novo no universo das fórmulas, equações, funções, teoremas entre tantos outros.

Fique tranquilo, ninguém é uma negação em matemática. E você não é diferente!

Aprender sozinho ou com um professor de matemática

Há várias maneiras de aprender matemática mas, resumindo, existem 2 opções: aprendendo sozinho, em frente a sua tela de computador ou com livros diversos. Se for disciplinado e persistente, isso pode funcionar! Porém, determinação será, realmente muito, mas muito importante!

Aprender matemática sozinho é possível!

Existem muitos manuais de referência os quais você pode encontrar facilmente na internet. Há também vários vídeos e outros tipos de tutoriais. Eles te permitem aprofundar-se em uma noção particular  ou mesmo seguir as aulas durante um ano inteiro.

O e-learning, como, por exemplo, o MOOC, Coursera são excelentes alternativas para otimizar sua aprendizagem em matemática: você pode ter acesso aos cursos através dos pequenos vídeos com exercícios típicos para fazer e complementar seu aprendizado.

O e-learning pode ser uma saída para aprender matemática Um novo jeito de descobrir a matemática: o e-learning

Esses cursos à distância não dão diploma, diga-se de passagem, mas você pode adquirir conhecimentos suficientes para chegar ao nível desejado (claro, isso depende de qual é o seu objetivo com o aprendizado de matemática).

Esse tipo de ensino à distância convém a muitas pessoas e é cada vez mais requisitado: isso porque os horários e o ritmo são flexíveis e você pode segui-los como quiser, independente se você é aluno do ensino médio ou se esteja trabalhando.

Aprender matemática com um professor

A matemática não é uma disciplina de fácil acesso, isso muita gente já pôde perceber.

Porém, é melhor ter um espírito bem lógico, desenvolver um pensamento pragmático e científico para solucionar os diferentes problemas de tal matéria.

 O professor particular pode te ajudar a aprender definitivamente matemática Aulas de matemática com um professor particular

Nem todo mundo tem esse espírito científico, rigor matemático, mesmo sabendo que ele é de extrema necessidade para se aprender matemática.

O que fazer caso você esteja na lista dos que não tem espírito nem rigor para essa disciplina?

Várias possibilidades estão a sua disposição:

  • Fazer aulas em uma escola, colégio ou ensino médio: para o colégio e o ensino médio, você precisa fazer sua inscrição para poder dar início ao aprendizado da matemática.
    Já ara a universidade, é possível seguir cursos sendo ouvinte – ou seja, você não precisa se inscrever obrigatoriamente.
  • Fazer cursos em uma associação: muitas associações ajudam os estudantes a mergulhar nos estudos. É por isso que elas propõem cursos durante todo o ano escolar e para todos os públicos.
  • Fazer aulas à noite: você pode se informar em escolas municipais ou procurar oficinas para fazer seus estudos no turno da noite. Assim, você pode frequentar as aulas depois de seu trabalho, por exemplo.
  • Fazer aulas de matemática com um professor particular: você pode procurar pequenos anúncios na internet, perguntar para professores de sua escola se eles conhecem alguém que dê cursos de matemática particular ou perguntar indicações de professores para seus amigos.

Você também pode passar por uma plataforma ou site específicos de reforço escolar ou aulas particulares: é atualmente uma solução que os alunos gostam muito: basta se inscrever em uma ou em várias das plataformas existentes (entre elas o Superprof), determinar em quais matérias você precisa de um professor, seus objetivos (rever alguns conceitos, pontos de um curso, revisão para uma prova ou concurso) etc.

Por que fazer aulas de matemática? A vantagem de fazer aulas particulares de matemática é que você estuda sozinho com um professor que sabe como articular seu programa oficial (ele conhece, então, os pontos importantes para saber matemática).

De um lado, você tem o apoio de um profissional que faz um curso sob medida em função de suas capacidades, de suas lacunas e do que quer fazer.

De um outro, você pode contar com a experiência e aptidão de seu professor para rever os exercícios e o método para melhorar em matemática. Você também pode tirar suas dúvidas e fazer suas correções com o professor. Nada melhor que um especialista guiando o seu aprendizado!

Alguns conselhos práticos para aprender matemática

Rever a matemática requer uma boa dose de investimento pessoal e motivação sem limites.

Coloque todas as chances do seu lado para aprender matemática e mergulhar de novo nesse universo aparentemente abstrato e difícil.

Crie um ambiente favorável ao estudo e a concentração. Exclua todas as fontes de distração ao seu redor como telefone, computador e não deixe páginas de redes sociais abertas. Retire as diferentes notificações de seu celular e peça para seus amigos, namorado e família para te dar algumas horas de sossego para aprender matemática.

Em seguida, como otimizar concretamente sua aprendizagem de matemática?

É possível aprender e curar sua fobia da matemática.

A técnica das fichas é muito eficaz

Esse método é muito eficaz para compreender a matemática, mas também para memorizar as diversas fórmulas, teoremas, regras e todo o vocabulário específico da matemática.

As fichas permitem mudar de suporte incluindo desenhos, frases curtas e reformuladas feitas por você. Além disso, você vai ligar os conteúdos das diferentes fichas mais facilmente melhorando sua aprendizagem.

A ficha de matemática pode tratar de um capítulo inteiro da disciplina, um teorema (Pitágoras, Tales, teorema do ângulo inscrito etc) ou somente uma noção.

Você pode reescrever o curso que você fez através de um resumo, adicionando definições, propriedades e elementos importantes para você.

Porque para a ficha funcionar bem, ela precisa ser personalizada: nenhuma ficha é igual a outra mesmo se você faz o mesmo curso de matemática que outros alunos.

Você não precisa do computador para fazer suas fichas. Basta ter algumas canetas coloridas para dar destaque e papel resistente.

Lista de exercícios corrigidos

Para você entrar de cabeça mais uma vez na matemática ou simplesmente aprender uma nova noção de álgebra, geometria, você pode fazer as listas de exercícios corrigidos.

Essas listas podem ser encontradas em vários níveis de aprendizagem.

Para aprender matemática direito, a melhor coisa é fazer, refazer e repetir várias vezes uma grande quantidade de exercícios até que eles sejam feitos de forma automática.

Não basta fazer um exercício de matemática, você deve compreendê-lo, identificar o « x » do problema, determinar as melhores soluções e o método mais adequado para resolvê-lo.

Aprender matemática com LEGO

Uma professora de Nova York, Alycia Zimmerman, propõe um método básico para sensibilizar os jovens à matemática.

Brincar e aprender ao mesmo pode ser uma solução para aprender matemática! Aliás, um excelente incentivo, não é?

Esse método atípico que mistura matemática e LEGO valoriza essa iniciativa positiva para ensinar matemática de um jeito diferente e pertinente. Através dele, podemos aprender a adição, subtração, divisão, multiplicação e fração.

Sim, é possível aprender matemática se divertindo!

Brincar também pode nos ensinar matemática Aprender matemática com o LEGO

Aprender ou relembrar essa disciplina, onipresente no nosso cotidiano ou no mundo profissional, é:

  • Ter tempo para lembrar do máximo de coisas
  • Saber se concentrar e encontrar a solução mais perspicaz e evidente para solucionar um problema
  • Desenvolver um raciocínio lógico, um pensamento pragmático
  • Fazer exercícios até adquirir um reflexo
  • Aceitar que para cada problema existe uma solução

Enfim, se é para dar um último conselho seria não pular uma etapa do aprendizado em matemática.

Cada parte do curso de matemática é importante e normalmente os próximos cursos ou capítulos de livros são ligados aos anteriores.

Não esqueça de estudar também a álgebra, a geometria, a trigonometria e o cálculo.

Não abandone os estudos da disciplina desde o seu primeiro bloqueio de matemática!

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Carolina
Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz