A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Conheça 11 bons motivos para fazer aulas de álgebra e geometria

Par Fernanda le 28/12/2016 Blog > Reforço escolar > Matemática > Por que estudar números e cálculos?
Table des matières

Nós todos temos uma relação especial com a matemática: ou a amamos, ou a detestamos!

E nós também temos nossas preferências dentro dessa disciplina: seja álgebra, ou trigonometria, ou geometria, as equações do segundo grau, as probabilidades…

É uma matéria importante, pois contribui na resolução de problemas, não só no papel, mas de situações cotidianas da vida. Com a matemática, nós aprendermos a ler o mundo, decifrar, refletir, raciocinar, pensar com lógica e coerência.

Além disso, as aulas de matemática são igualmente relevantes para as outras áreas do conhecimento e da vida, como a contabilidade, a restauração, o comércio, a química, física e ciências sociais, entre muitas outras.

Dificuldades possíveis com matemática

De acordo com seu nível de estudo, as dificuldades podem ser as mais variadas possíveis.

Dificuldades com números e cálculos. Tem com problema com a matemática?

Portanto, listamos algumas dificuldades mais recorrentes:

  • Dificuldades de aprendizagem: uma lição que não foi compreendida parcialmente ou totalmente;
  • Dificuldades de memorização: a matemática exige que você decore certos conteúdos, principalmente teoremas e fórmulas;
  • Dificuldades lexicais: falta vocabulário específico para compreender determinados enunciados;
  • Confusão de conceitos: você não sabe qual regra aplicar em uma situação específica;
  • Dificuldades de raciocínio: impossibilidade de construir um raciocínio, falta de lógica;
  • Dificuldades de localização: problemas em localizar corretamente um objeto num espaço;
  • Medo de matemática.

Por que estudar matemática?

Como pudemos ver acima, existem diversos motivos para um bloqueio ou fracasso escolar em matemática. Daí a importância de realizar um reforço escolar.

A matemática é uma disciplina muito útil na vida cotidiana, seja nos estudos, no trabalho ou na vida pessoal.

estudar números é importante para sua vida Praticar exercícios de matemática faz bem!

Os principais objetivos das aulas particulares de matemática são:

  • Revisar as aulas regulares;
  • Preencher lacunas e trabalhar os pontos de atenção;
  • Aprofundar e consolidar conhecimentos;
  • Preparar para provas e avaliações;
  • Entender a importância real da matemática;
  • Se tornar um bom aluno!

Escolhendo um bom professor

Como escolher o profissional ideal para dar aulas particulares na sua casa? Ele vai ser a pessoa que fará uma primeira análise de suas necessidades e dificuldades na disciplina, para então adaptar e aprimorar o conteúdo e seu método de ensino.

estudar em casa Que tal escolher o professor dos seus sonhos para aulas particulares?

A melhor solução para encontrar o profissional mais adequado para você é recorrer a instituições especializadas ou a portais de reforço escolar online. Essas empresas são especialistas em fazer o intermédio entre professor e aluno.

Por que fazer aulas de matemática?

Conheça agora 11 razões para começar seu curso particular agora!

1. Você não está mais sozinho diante dos problemas

Essa é uma ótima ocasião para deixar de encarar os problemas sozinho, e contar com a ajuda de um profissional especializado. Chega de bloqueios desnecessários!

O professor de matemática dá confiança, explica e reformula conceitos que, para você, podem parecer complicados e difíceis.

Seu principal objetivo é eliminar todas as dificuldades, seja em relação ao vocabulário específico, aos conceitos, ao raciocínio lógico ou à localização espacial.

2. Você tem um conteúdo sob medida

Com o acompanhamento e o apoio de um professor particular, você tem uma personalização do conteúdo. Na verdade, antes de mais nada, o professor vai identificar seu nível de estudos: quais são suas dificuldades, seus pontos de atenção, seus pontos fortes.

Em função do seu ritmo individual de estudo, você tem o curso perfeitamente adequado para suas demandas.

3. Você percebe e entende melhor o mundo à sua volta

Ao fazer aulas particulares de matemática, você pode colocar em prática uma capacidade de expressão e de raciocínio que será muito útil na sua vida em sociedade. Além disso, pode criar sua própria maneira de pensar e aprender os conhecimentos necessários para se desenvolver, de um jeito rápido e simples.

Você passar a identificar com segurança o que sabe e o que não sabe. As aulas de matemática ajudam na compreensão do mundo em que vivemos: você passa a ser mais participativo, mais criativo, mais comunicativo e articulado. A matemática é uma ciência que contribui para a cidadania!

4. Você pode trabalhar em diversas áreas

Sim, a matemática está presente em inúmeras profissões: contabilidade, engenharia, administração, medicina, química, hotelaria, restauração, agronomia, maçonaria… e por aí vai!

Por isso que ela é uma disciplina tão nobre!

5. Você tem o professor só pra você

Os profissionais da educação regular não tem tanto tempo assim para se dedicar exclusivamente a cada aluno, sobretudo com uma turma de 40! Infelizmente. É por isso que muitos estudantes que têm dificuldades acabam se desmotivando.

Falta de atenção, cansaço, falta de motivação, medo da opinião dos colegas… São muitas as razões para desanimar, não é mesmo?

Com as aulas particulares, você passa a ter a atenção exclusiva do seu professor. Na verdade, ele está lá só para você: aproveite para tirar todas as dúvidas, trocar ideias, conversar sobre situações do dia a dia que envolvem os conteúdos matemáticas. É uma oportunidade única!

6. Você aprende com um método feito pra você

Às vezes, o ritmo das aulas tradicionais e os livros didáticos não se adaptam a todos os alunos. Muitas escolas ainda aplicam um ensino padronizado e, portanto, fora de contexto das diferentes realidades dos estudantes.

Com um professor particular, tudo será modelado na sua realidade: você pode revisar e reler todos os conceitos, quantas vezes precisar.

7. Você ganha confiança em si mesmo

Sob o aspecto psicológico, as aulas personalizadas são um grande suporte: você descobre aos poucos suas habilidades e competências.

Na verdade, você simplesmente descobre que não era ruim de matemática, mas que não seguia, talvez, a metodologia mais adequada para você.

Quem sabe você não passa a gostar dos números, hein? A álgebra e as probabilidades não serão mais um pesadelo! Conseguiu imaginar?

8. Você tem aulas acessíveis e de qualidade

Hoje em dia, as aulas particulares não são mais um luxo para poucos. Com o aumento da oferta e a alta concorrência de professores, o mercado de aula particular se tornou bem acessível.

Se você se inscrever em um portal de reforço escolar especializado, faça uma pesquisa e compare os valores: você vai perceber que é possível encontrar professores experientes e com uma boa metodologia por um preço compatível ao seu orçamento.

Hoje em dia, no Brasil, a média da hora/aula de matemática é de aproximadamente 50 reais.

9. Você tem aulas eficazes

É comprovada a eficácia da aula particular ou de reforço escolar de matemática, seja voltada para ensino fundamental, médio ou pré-vestibular. É claro que tudo vai depender das competências do professor que você escolher.

Dê preferência aos profissionais com diploma e experiência no ensino da disciplina em questão.

Se você escolher o profissional apenas pelo valor mais barato, certamente vai se arrepender! Essas qualidades são muito importantes. Reserve um tempo para entrevistar aqueles que selecionar em um primeiro momento.

No Superprof, a seleção dos professores segue um processo sério e rigoroso.

10. Uma boa relação professor-aluno

A relação entre professor e aluno numa aula particular é bem diferente que no ensino regular. Na educação tradicional, o sistema ainda funciona com base na hierarquia, onde o professor assume uma posição autoritária, que os alunos devem obedecer. Ainda hoje, no século 21, existem professores que acreditam que detêm a verdade absoluta!

Ora, nas aula particulares, professor e aluno estão em posições iguais. A relação torna-se uma experiência de troca de conhecimentos e, por consequência, é muito enriquecedora. O aluno, aliás, ganha autonomia e liberdade para abordar e atacar dúvidas, medos, dificuldades.

11. Você tem liberdade de escolha

Se o aluno, ao final de um ou dois meses, não demonstrar nenhuma melhora em seu desempenho, é recomendável mudar a metodologia de ensino ou até mesmo de professor.

Existem aulas particulares de todos os tipos e métodos. Em pequenos grupos, em grupos por nível de estudos, em grupos com objetivos específicos (preparatórios ou conteúdos especiais), enfim. Muitas vezes não acertamos o método mais adequado de primeira. É normal.

Mas as possibilidades são muitas no mercado. Reserve um tempo para avaliar qual é a melhor metodologia para seu filho.

Hoje em dia, são muitas as possibilidades de aulas particulares, reforço escolar, orientação e acompanhamento. Veja algumas delas abaixo, por categoria:

Aulas particulares e reforço escolar de matemática:

  • Para o Ensino Fundamental;

  • Para o Ensino Médio;

  • Para o Ensino Superior;

  • Para concursos públicos federais, estaduais e municipais;

  • Para o ENEM;

  • Para vestibulares;

  • Para os exames da EJA;

  • Para os concursos especiais (colégios e escolas);

  • Para os Cursos de Administração;

  • De matemática financeira;

  • De Cálculo I e II;

  • De Matemática Discreta;

  • De análise combinatória;

  • Ou completamente personalizados!

Aulas particulares e reforço escolar de lógica:

  • Para concursos públicos (raciocínio lógico);

  • Para estudantes de Filosofia;

  • Para o curso de Ciência da Computação;

  • Para o curso de Engenharia da Computação;

  • Para o curso de Sistemas de Informações;

  • Para o curso de Publicidade e Propaganda;

  • Para a argumentação;

  • Para a dedução natural;

  • Para o Ensino Médio;

  • Ou completamente personalizados!

Aulas particulares e reforço escolar de algoritmos:

  • Para iniciantes;

  • Para cursos de Programação de Computadores;

  • Para cursos técnicos;

  • Para cursos de Engenharias;

  • Para cursos de Sistemas de Informação;

  • Para cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

  • Para o curso de Ciência da Computação;

  • Para o curso de Engenharia da Computação;

  • Para a Lógica de Programação;

  • Ou completamente personalizados!

Maneiras alternativas de aprender os números. Oficinas de matemática em grupos

Oficinas de matemática, lógica e outros assuntos:

  • Encontros regulares;
  • Individuais ou duplas ou trios;
  • Abordagem, discussão e prática de conteúdos específicos;
  • Acompanhamento por tutores que conduzem a metodologia.

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz