Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Você quer sonhar em inglês?

De Carolina, publicado em 09/05/2017 Blog > Idiomas > Inglês > É possível sonhar em língua inglesa?

Você talvez tenha amigos que sonham em inglês, e você se pergunta, por que não eu?

Sim, é uma boa pergunta: a partir de quando se sonha em inglês? Questão difícil de se responder… e talvez sem solução.

Veja mesmo assim alguns elementos de resposta para sua aprendizagem de inglês.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Por que a gente sempre quer saber isso?

Hoje, aprender inglês é subir em várias marchas a escala dos status social.

Os bilíngues em inglês inspiram respeito. E isso tem um motivo: o conhecimento em inglês é uma condição necessária (mas não suficiente, claro) para uma boa integração socioprofissional. Não conhecer o inglês faz de você um “marginal”. Quase não é exagerado falar isso. O domínio do inglês às vezes vale mais que um diploma.

Tanto que todo mundo quer falar inglês, e com razão! Além da questão do olhar dos outros, não falar inglês fecha várias portas profissionais. Como reconhecer uma pessoa que domina realmente o inglês? A resposta é simples: no imaginário coletivo, uma pessoa se torna realmente fera na língua quando ela consegue sonhar em inglês.

Sonhar em inglês é um indício perfeito da profundidade do aprendizado. Mas por definição, a gente não domina nossos sonhos. Não é a gente que define se vamos falar em inglês em nossos sonhos. É por isso que queremos saber “a partir de quando se sonha em inglês”?

Atrás dessa questão, há outra que surge: “qual nível de inglês a gente deve ter para poder sonhar em inglês” e mostrar para as outras pessoas que somos bons em inglês?

Fique atento à leitura e a fala no idioma Estudar, praticar e falar são as palavras mágicas para aprender a língua

Infelizmente, é extremamente difícil de responder isso. Você não vai encontrar nenhuma resposta na internet. O que podemos fazer é mostrar algumas pistas de reflexão e análise.

Descubra também como aprender inglês quando não se escuta bem…

É preciso ser bilíngue para sonhar em inglês?

A gente procurou, mas não existe nenhum estudo sério ou científico que trata sobre o assunto. A partir de quando sonhamos em inglês? A gente tem que ser honesto, não há resposta pronta. De acordo com as pessoas que já tiveram essa experiência, sonhar em inglês só acontece quando se sabe muito a língua de Shakespeare.

É preciso ser bilíngue em inglês para conseguir falar o idioma em seus sonhos? É preciso definir claramente o que a gente entende por “ser bilíngue em inglês”.

Muitas pessoas pensam ser bilíngues, mas são realmente? Nada é mais incerto! Ou melhor, tudo depende da definição que a gente dá. Falar de maneira fluida em inglês, sem hesitar muito e entender bem as pessoas que falam a língua faz de você um bilíngue?

Responder a questão “é preciso ser bilíngue para sonhar em inglês?” é muito difícil. Primeiro, ninguém sabe realmente a definição do que é ser bilíngue.

Segundo, saber em qual estágio a gente pode começar a sonhar em inglês é impossível. Não há muitos estudos sobre o assunto.

A única coisa que podemos dizer é que alguém com o nível básico em inglês tem poucas chances de sonhar em inglês. As chances de sonhar em inglês aumentam quanto maior é o domínio da língua. Quanto mais você sabe o idioma, mais você tem chances de sonhar em inglês.

Se você quer sonhar em inglês, como seus amigos bilíngues, você deve treinar o seu inglês de maneira assídua e regular.

Mas é demorado aprender inglês?

Falar frequentemente inglês na vida cotidiana

Vamos tentar ser um pouco mais precisos, mesmo se é extremamente difícil mais uma vez. As pessoas que sonharam em inglês são quase unânimes nos poucos fóruns sobre o assunto: há muito mais chances de sonhar em inglês quando estamos em um país anglófono que quando estamos em outro país.

A gente vê os comentários de pessoas que viveram na Inglaterra, nos States ou na Escócia que explicam que elas começaram a sonhar em inglês depois de duas semanas, às vezes menos. Enfatizamos que essas pessoas não eram “bilíngues em inglês”, tinham somente a base.

Eram pessoas que não tinham um nível excelente de inglês mas que conseguiram sonhar na língua rapidamente. Isso porque eles estavam no país anglófono.

Esses relatos esclarecem em um ponto: para sonhar em inglês, é preciso pensar em inglês (durante a aula de inglês, por exemplo). Se você não pratica o inglês, mesmo se decorar listas e listas de vocabulário e gramática, há poucas chances de que você sonhe em inglês.

Enfim, você deve consultar sempre os sites de informação em inglês.

A prática é a única forma de garantir sua performance na língua Não deixe de tirar suas dúvidas para aprender a língua de seus sonhos (literalmente)

A chave para poder sonhar em inglês é muito mais a prática que o domínio. A gente pode ler os jornais em inglês, ver as séries sem legenda ou com legenda em inglês e, mesmo assim, nunca sonhar em inglês. O que é uma boa prática de inglês? A resposta está resumida em uma palavra: falar inglês.

Se a gente pegar uma pessoa boa em Reading, outra em Writing e outra em Speaking (referindo-se às categorias de teste de inglês e aulas de inglês), a gente pode concluir o seguinte: as duas primeiras pessoas terão mais dificuldade de sonhar em inglês se elas não são boas no Speaking.

Ao contrário, uma pessoa boa em Speaking, mesmo se ela não sabe direito o Writing nem o Reading, ela terá mais chances de sonhar em inglês.

Para conseguir sonhar em inglês, você terá que falar regularmente para interlocutores ingleses. É por isso que pessoas que vão para um país anglófono normalmente voltam falando inglês.

Isso porque elas desenvolvem rapidamente a sua capacidade de diálogo em inglês. Como explicar isso? É difícil porque não há nenhum estudo (pelo menos na internet) sobre esse fato.

Porém, nós podemos suscitar algumas hipóteses: quando a gente tem uma conversa com um anglófono, várias regiões do nosso cérebro se ativam, não somente a memória.

Todo o cérebro se movimenta em uma interação social. Quando a gente aprende teoricamente o inglês, a gente pode começar a ler e a escrever com uma certa facilidade.

Mas você vai reparar facilmente que há uma distância entre saber ler, escrever e saber falar. Porque o diálogo mobiliza todo o cérebro, incluindo as partes ligadas ao afeto. Nós não somos cientistas e não vamos ir mais longe nessas hipóteses…

A importância do ouvido na aprendizagem de uma língua

Por que uma pessoa que mora em um país anglófono tem grandes chances de sonhar em inglês com certa facilidade? Porque ela fala inglês, como a gente acabou de dizer. Mas também porque ela escuta pessoas falando inglês o tempo inteiro ao seu redor.

Vários comentários falam desse assunto: quanto mais a gente está inserido em um meio inglês, mas chances a gente tem de sonhar em inglês.

Porém, é importante dizer que estar no meio de pessoas que falam inglês não é o suficiente. Temos que combinar uma escuta regular e um domínio da língua.

A aprendizagem escolar (aulas de inglês) ou de algumas teorias de inglês é necessário, mesmo se não é a única coisa a se fazer.

Aprender a pensar em inglês

Sempre se apoiando nas experiências, há uma ideia que se destaca o tempo inteiro: antes de poder sonhar em inglês, é preciso saber pensar em inglês, construir reflexões em inglês.

Essa capacidade de reflexão na língua requer um certo domínio do idioma. A gente volta de novo à constatação de base: a gente sonha em inglês somente se a gente conhece o mínimo (e um pouco mais nas aulas de inglês) da língua.

Não adianta forçar nossa mente, não é a gente que decide Nossa cabeça é um mistério e sonha somente com aquilo que quer!

Você pode fazer um simples teste: se você nunca pensa em inglês, primeiro é preciso começar a pensar na língua para depois sonhar (o que não é garantido) no idioma.

Se você começar a refletir em inglês em algumas situações, talvez você estará próximo de ter os seus primeiros sonhos na língua de Shakespeare!

O inconsciente ou a parte do mistério

Algumas pessoas pensam em inglês, falam em inglês, mas nem sempre sonham em inglês. Há aí um mistério difícil de ser resolvido. É preciso saber que o sonho é o lugar privilegiado do inconsciente, como dizia Freud, o célebre psicanalista.

O mistério dessa instância psicológica resta ainda desconhecido, mesmo se Freud e outros psicanalistas exploraram tanto esse tema.

Como explicar que pessoas com dificuldades para se expressar em inglês normalmente fazem discursos elaboradíssimos em seus sonhos na língua?

A verdade é que nem nós mesmos podemos mandar no nosso inconsciente, o “dono” de nossos sonhos.

Isso ultrapassa a imaginação! A pergunta “a partir de quando a gente sonha em inglês?” ainda não terá resposta por um bom tempo. O que não é nenhum drama…

O idioma entra no inconsciente quando é praticado O jeito mais fácil de sonhar na língua é conversando com anglófonos

Há questões muito mais importantes, não é? A verdade é que há inúmeras razões para se aprender e falar inglês.

Ainda, nunca é tarde para se aprender inglês e sonhar na língua!

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *