A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Aprender violão: questão de tempo e idade?

Par Carolina le 17/10/2016 Blog > Música > Violão > Quando começar a tocar um instrumento de cordas?
Table des matières

Você sempre teve vontade de aprender a tocar violão ou guitarra, mas agora, você sente que não é mais o momento disso? Você pode estar bem enganado neste ponto. Porém, é verdade que sempre confrontamos esta incômoda questão.

Então, você se pergunta diversas coisas e não encontra onde respondê-las? OK, vamos tentar encontrar as respostas para algumas dessas questões da maneira mais precisa possível…

Com qual idade podemos começar a tocar violão ou guitarra?

É claro que a gente gostaria de tocar tão bem quanto os guitar heroes de sucesso (Jimmy Page, Jimi Hendrix, Clapton ou David Gilmour, Kirk Hammet, Andreas Kisser, entre tantos outros…) que souberam tão bem passar suas emoções através da música e de seus instrumentos.

Então, é melhor nós esperarmos alguns anos para tocar violão ou guitarra como eles? Ou será que isso não é necessário?

Tem idade certa para aprender a tocar violão ou guitarra? Qual idade começar a aprender o violão ou a guitarra?

Assim como a regra, a resposta é clara: não! Você não precisa esperar o « momento ideal » para começar a aprender! Até mesmo por que esse « momento ideal » não existe! Simples assim!

Se quiser tocar como amador, na garagem com seus amigos ou se tornar um profissional, não há idade certa para aprender a tocar violão ou guitarra.

Porém, para os mais jovens, é bem verdade que é difícil de aprender a tocar violão ou guitarra antes dos 6, 7 anos. Fisicamente, os dedos das crianças não têm músculos o suficiente para fazer os primeiros exercícios no braço do instrumento, sem esquecer da capacidade de concentração… Porém, isso não é um grande problema hoje em dia…

Isso porque, independente da idade do jovem guitarrista ou do aprendiz de violão (tanto crianças como também adolescentes ou adultos), existem violões e guitarras de diferentes tamanhos para uma prática perfeita.

Há uma gama infindável de tamanhos de instrumentos de cordas que se adequam às mais diferentes características físicas das pessoas, o que ajuda, e muito, a alguns daqueles que se sentem incapazes a aprenderem a tocar violão ou guitarra.

Não existe idade certa para aprender a tocar violão ou guitarra

Para os adultos e os mais velhos, se você não tiver dores nas articulações dos dedos, do pulso, nos braços, nos antebraços, nos ombros, você nunca será velho demais para tocar violão ou guitarra.

Até Picasso representou os violonistas mais velhos O velho violonista de Picasso

A idade não é um critério para começar a tocar violão ou guitarra.

Os diferentes suportes

Tocar e aprender o violão ou a guitarra pode ser feito através de várias mídias: cursos na internet, em escolas de música, em associações ou ainda cursos particulares com um professor independente.

Para os cursos em uma estrutura, você segue um programa predeterminado e você terá provavelmente cursos de solfejo para completar sua formação.

Pela internet, há tutoriais bons e ruins: compare os diferentes vídeos, entre em contato com os músicos, consulte os diferentes fóruns de discussão.

Para os cursos particulares, esse método permite personalizar sua aprendizagem: o professor pode ir em sua casa em função de suas expectativas, das lacunas e de seus pontos fortes.

Qual é o melhor momento para tocar violão ou guitarra?

Aprender o violão ou a guitarra quer dizer concretamente que você vai movimentar os seus dedos de uma maneira nunca feita antes. Você terá que aprender a fazer isso de maneira fluida, eficaz e rápida se preciso.

Não basta somente aprender o violão ou a guitarra. Você tem que educar o seu corpo para adquirir essas novas competências.

Não deixe de praticar violão ou guitarra em casa Tocar violão ou guitarra em sua casa em seu tempo livre

« Quando tocar violão ou guitarra? », a gente entende duas coisas através dessa questão: o melhor momento para tocar violão ou guitarra e a duração dos treinos.

O conselho mais óbvio é tocar violão ou guitarra em seu tempo livre (lazer, férias, final de semana, de noite).

Mas se você não é nada organizado, há pessoas que aprendem a tocar guitarra entre meio dia e duas horas no local de trabalho, ou seja, no horário de almoço. Programar cursos de violão ou guitarra permite estabelecer suas obrigações. Senão, você pode levar seu violão em suas férias!

Como todos os grandes guitarristas e violonistas que você admira, você terá que treinar cada movimento, cada técnica com frequência e perseverança.

Quanto tempo é preciso para aprender violão ou guitarra?

Se a gente escutasse os grandes guitarristas, violonistas, eles responderiam todos em coro: « toda uma vida ».

A verdade é que você nunca vai conseguir dominar inteiramente o seu instrumento se tocar só de vez em quando…

Aprender violão ou guitarra requer muito esforço! Aprender violão ou guitarra requer muito esforço!

Cada estilo de música, violão ou guitarra correspondem a uma ou várias técnicas precisas, um jeito de tocar as cordas, os ritmos…

O importante não é a finalidade de seu aprendizado, mas a viagem em si para chegar lá, o prazer que terá durante o percurso. O tempo para aprender a tocar violão ou guitarra pode ser de 6 meses ou vários anos…

O bom momento para tocar violão ou guitarra é aquele em que você tem vontade ou quando sentir a necessidade de aprender.

Depois, tudo depende de seu contexto familiar, pessoal e profissional: se você trabalha, você vai ter que encontrar uma brecha para praticar seu instrumento favorito.

O importante é a frequência, a continuidade

É altamente recomendável determinar ritmos de treinamento para que seus cursos de guitarra e seus treinamentos sejam naturais.

Não há uma duração precisa para praticar o violão ou guitarra

Não importa o que acontecer, tente encaixar em seu dia pelo menos 20, 30 minutos para a sua prática do violão ou da guitarra.

Não importa se é de manhã antes de ir para o trabalho ou escola, se é na hora do almoço ou de noite para desestressar depois de uma longa jornada, não há momento ruim, todos são bons!

O prazer, 1ª noção de violão, guitarra

Se tocar guitarra ou violão todo o dia é um calvário para você, 15 minutos de prática cotidiana serão insuportáveis!

Porém, se tiver um verdadeiro prazer em ter seu violão ou guitarra nas mãos, você vai se surpreender quando olhar o relógio e ver que 2, 3 horas se passaram e você nem se deu conta!

Independente do que acontecer, tenha em mente que o prazer deve ser a principal motivação de sua atividade com o violão ou a guitarra. É assim que você vai conseguir progredir.

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Carolina
Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz