Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Qual é o melhor momento para se tocar guitarra?

De Carolina, publicado em 17/10/2016 Blog > Música > Violão > Quando praticar violão?

Querer aprender a tocar violão ou guitarra é uma aventura incrível porque isso vai te abrir para novos horizontes no plano musical.

Porém, sempre há uma questão que paira na sua cabeça: quando praticar o violão ou a guitarra?

Meu filho é muito novo?

Minha filha de 10 anos pode tocar o violão ou a guitarra mesmo se ela não sabe o solfejo?

Violão ou guitarra é bom em qualquer idade Não há idade certa para aprender o violão ou a guitarra

Independente do estilo que você quer tocar em violão ou guitarra: blues, clássico, rock, funk, sertanejo ou se você deseja tocar sozinho, em grupo, em uma escola tradicional, conservatório, oficinas, associações, a resposta é a mesma em todo lugar: não há idade certa para aprender a tocar violão ou guitarra.

Se você tiver 8, 12, 20, 45, 60 anos, você pode começar a aprender violão ou guitarra, ou seja, quando quiser! Claro, desde o momento que decidir fazer isso.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Saber como aprender o violão ou a guitarra

Aprender a tocar violão ou guitarra não é tudo.  Mas é importante saber por qual meio você vai adquirir todos os conhecimentos, tanto teóricos (solfejo, leitura de notas, partitura, tablatura) quanto práticos (técnicas para as mãos esquerda e direita, picking, tapping, tocar com a palheta etc).

Onde aprender a tocar violão ou guitarra?

De acordo com sua personalidade, você vai se direcionar mais para um lado ou para um outro: existem várias maneiras de aprender esse instrumento hoje em dia e, de acordo com o seu nível, disponibilidade, orçamento, você vai decidir onde vai aprender a tocar violão ou guitarra.

O conservatório para uma prática acadêmica de violão ou guitarra

Um dos lugares mais prestigiosos, claro, é o conservatório: as condições para entrar variam em cada instituição, estado, cidade. Normalmente, você deve prestar uma prova para entrar. Mas se o seu objetivo é somente aprender o violão ou a guitarra como amador, talvez seja melhor não ir tão longe. Porém, se quiser ser um profissional, um verdadeiro músico, recomendamos o conservatório de olhos fechados. Mas atenção! É preciso verificar se tem esse tipo de instituição em sua cidade.

No conservatório, a prática do violão ou guitarra é bem acadêmica. Você vai adquirir sérias bases em música que vão te levar a um nível profissional, se quiser. Mas, prepare-se! A aprendizagem em uma estrutura como essa pode demorar anos e anos.

Escola de música para aprender violão ou guitarra

Um outro lugar para praticar violão ou guitarra é em uma escola de música: a maioria delas é particular. Esses locais servem tanto para crianças quanto para adolescentes e adultos.

Por que não tocar guitarra ou violão com seu filho? Escolas de música são para todas as idades

A aprendizagem segue uma metodologia preestabelecida e aplicada por um professor experiente. Normalmente, os cursos são semanais (entre 45 min e 1 hora por semana) e se equilibra entre formação musical (solfejo) e prática do instrumento.

Associações para tocar e descobrir o violão ou a guitarra

Para aqueles que querem evitar o solfejo, as associações, centros culturais e outros organismos podem ser a solução. Eles propõem cursos de violão e guitarra em suas estruturas mas também oficinas e cursos intensivos.

Com um professor, você vai poder aprender as bases do violão ou da guitarra e desenvolver sua maneira de tocar.

A vantagem desse tipo de ensino é, de um lado, a ausência do solfejo (mesmo se você deve aprender a tablatura, decifrar uma partitura para conhecer os ritmos) e, de outro, a flexibilidade no método de aprendizagem.

Começar desde pequeno o violão ou a guitarra? Começar desde pequeno o violão ou a guitarra?

Na verdade, o professor vai se adaptar a sua necessidade, ao que você quer. Você também pode se especializar em um tipo de música particular: se tem vontade de aprender as bases do rock, do pop, do sertanejo, isso será possível. E quem sabe, o professor também pode ser especializado no ritmo e te acompanhar durante toda a sua aprendizagem?

Se você já tiver praticado o violão ou a guitarra em uma determinada época e decidiu fazer uma pausa musical, esse tipo de estrutura é perfeito para te colocar de novo na ativa.

Lembre-se que aprender o violão ou a guitarra é mais fácil que muitos outros instrumentos.

Cursos de violão ou guitarra com um professor particular

Uma outra solução é fazer cursos de violão ou guitarra com professores particulares.

Com essa escolha, você pode fazer os cursos em sua casa (claro, se o professor entender em domicílio). Além disso, ele vai se adaptar a suas necessidades e a seu nível.

Uma das vantagens desse tipo de aprendizado é a relação privilegiada que você vai ter com o seu professor: ele vai acompanhar sua evolução tanto do ponto de vista técnico quanto da prática do instrumento. Ele também vai te dar a ter mais abertura para novas possibilidades musicais, te mostrar sons que você provavelmente não iria descobrir sozinho.

Além da possibilidade de vocês criarem um verdadeiro laço entre dois apaixonados pela música, pelo violão ou pela guitarra, mais precisamente.

Enfim, uma outra solução é aprender o violão ou a guitarra sozinho: utilizando métodos impressos, ebooks, vídeos no Youtube, cursos de violão ou guitarra online. Você pode desde já entrar no universo do violão ou da guitarra e aprender as primeiras bases (posicionamento dos dedos no braço do instrumento, primeiros acordes etc).

Treinamento do corpo, músculos e cérebro

Claro, é possível praticar o violão ou a guitarra em qualquer idade desde que você possa seguir essa aprendizagem nas melhores condições possíveis.

Um dos obstáculos para praticar a guitarra ou o violão é o condicionamento físico.

Na verdade, tocar violão ou guitarra significa obter de seus dedos e suas mãos alguns movimentos que nunca foram praticados antes. Eles devem ser integrados em seus hábitos até que eles sejam naturais. Os movimentos devem ser fluidos, rápidos e precisos.

Todo o seu corpo vai participar dos movimentos, principalmente suas mãos, braços, antebraços, ombros e cotovelos.

Aprender a tocar violão ou guitarra é também estar consciente que você vai trabalhar com todo o seu corpo, músculos, nervos e cérebro.

Aprender violão ou guitarra não é bem o que parece Aprender violão ou guitarra não é bem o que parece

Cada momento com o violão e a guitarra deve ser praticado com muita concentração e atenção. Ao mesmo tempo, todos os seus músculos devem estar relaxados para ter um manejo fluido do violão ou da guitarra.

Se você não prestar atenção nisso, se ficar todo tenso na hora de tocar, você não vai poder aprender a tocar violão ou guitarra como se deve.

Esse fenômeno de tensão é muito natural, especialmente em iniciantes adultos e pessoas mais velhas porque eles já acumularam a tensão fora da prática do violão ou da guitarra seja em suas vidas profissionais, pessoais, outras atividades etc.

Relaxar e tirar a tensão muscular

Para ser um bom guitarrista, violonista, tocar as músicas que você gosta, desenvolver um estilo em particular como blues, rock ou ainda aprender técnicas singulares como o tapping, sequência de acordes, arpejos, você deve aprender a relaxar todos os músculos das mãos, braços e ombros.

Escolhendo o seu método de aprendizagem de violão ou guitarra, preste atenção nisto: a prática do violino ou do piano exige uma postura impecável para tocá-los bem. Mas a prática do violão ou da guitarra também precisa disso e é um componente essencial para tocar esses instrumentos!

A maioria dos professores de violão ou guitarra são antes de tudo tocadores desses instrumentos, não professores. Então, eles também devem ter uma excelente postura.

Tocar violão ou guitarra pode ser agradável e sem dor mas, antes de tudo, você vai precisar de treinar seu pulso, suas mãos, dedos e se acostumar com os novos movimentos.

Quanto mais você praticar o seu instrumento, mais suas tensões musculares vão diminuir e você vai transformar cada momento de aprendizagem em puro prazer. Quando atingir um bom nível, você poderá mesmo improvisar!

Aprender a tocar violão ou guitarra: uma questão de motivação

Temos tendência a pensar que, quanto mais novo a gente começar, mais fácil será de aprender o violão ou a guitarra. Isso não é sempre uma verdade…

As crianças têm, com certeza, uma capacidade de memorização muito maior que a dos adultos. Mas os pequenos não têm a mesma maturidade intelectual ou física para aprender o violão ou a guitarra corretamente…

Uma vontade pessoal

Mesmo se há violões ou guitarras que se adaptam às diferentes idades, é importante que a vontade de tocar o instrumento venha da criança, não dos pais. Ele que vai decidir se gosta do instrumento ou não.

Ter motivação é o mais importante para tocar violão ou guitarra Tem que gostar muito de violão ou guitarra para aprender!

A partir dessa escolha e dessa constatação, um profissional de música como um professor de violão ou guitarra vai saber propor uma solução adequada para cada um. Ele poderá fazer uma espécie de “despertar musical” se o aluno for uma criança. Além dos cursos com professores particulares, os cursos de violão ou guitarra em uma estrutura como uma escola de música também podem proporcionar isso.

Não é preciso ter pais megalomaníacos para aprender a tocar violão ou guitarra, nem ter conhecimentos de várias técnicas em música. A gente pode aprender tudo isso ao mesmo tempo que a prática do instrumento.

Um investimento pessoal

O violão ou a guitarra pede o mínimo de disciplina, seriedade e de prática regular: a gente tem que levar isso em conta na hora da decisão. Não vale dormir em plena aula de violão ou guitarra!

Não durma em suas aulas de violão ou guitarra Acorde! É hora de aprender os acordes!

Você está pronto para dedicar 20 minutos todos os dias para a prática de violão ou guitarra?

Se sim, isso já é meio caminho andado. Não há condições restritas para aprender o violão ou a guitarra: se você estiver motivado o suficiente e pronto para se investir pessoalmente, dedicar seu tempo para isso, então, você vai aprender rapidinho o violão ou a guitarra.

O importante é que a prática desse instrumento continue sendo um prazer para você, mas também um momento de troca entre você e seu professor, sua família e amigos.

A partir do momento em que estiver motivado, se tiver realmente vontade de se investir na prática do violão ou da guitarra, então, pode começar!

É importante que você possa expressar seus sentimentos mais profundos e mostrar quem você é através da guitarra ou do violão.

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz