Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Língua espanhola ou portuguesa, qual escolher?

De Carolina, publicado em 28/06/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Quais são as semelhanças do espanhol e do português?

Você estuda no ensino médio, universitário ou nenhum dos dois, mas surgiu essa curiosidade. Qual língua está mais em voga, o espanhol ou o português?

Como fazer para saber tudo das duas línguas? Suas diferenças e suas semelhanças?

Qual é a mais bonita, mais útil e a mais fácil?

Quais são as vantagens das duas línguas? Espanhol e português?

A gente vai fazer uma lista para responder todas as perguntas sobre as duas línguas!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Espanhol e português: duas línguas com muitos pontos em comum

Quando nós nos interessamos pelas duas línguas, espanhol e português, a gente nota o quanto elas são parecidas. Essa semelhança ou esse ar de pertencer a mesma família aparece claramente quando a gente compara o vocabulário das duas línguas.

Vamos citar alguns exemplos: antigo se diz “antiguo” em espanhol, ano se diz “año”, flor se diz do mesmo jeito nas duas línguas.

Claro, algumas palavras são diferentes, mas nem tanto… Por exemplo, falar é “hablar” na língua dos nossos vizinhos. Os pontos em comum se explicam pela história: o português e o espanhol são duas línguas romanas.

Porém, se o português e o espanhol são duas línguas muito próximas do ponto de vista da escrita, a pronúncia é sensivelmente diferente. Quando a gente não fala espanhol nem português, às vezes é difícil diferenciar as duas línguas quando lemos, acredite! Mas escutando, a diferença aparece facilmente.

O português utiliza os acentos tônicos muito diferentes do espanhol (e do italiano também, aliás). Alguns acham o espanhol mais elegante, para outros, o português é mais sedutor. É uma questão de gosto!

O mestre dos arquitetos fez muito de seus trabalhos em território espanhol Parques e igrejas são algumas das atrações de Barcelona

Mas não é pelos critérios da beleza que um estrangeiro escolhe falar espanhol ou português. A escolha de aprender espanhol ao invés do português e vice e versa se faz por outros critérios, outros fatores.

Critérios culturais ou critérios de utilidade (em quanto tempo falamos espanhol? Português?). Para responder as suas perguntas, a gente vai te listar as características de cada uma delas.

Duas línguas que têm tantas diferenças como o espanhol e o catalão!

Por que escolher o espanhol e não o português?

A língua espanhola é uma das línguas mais faladas no mundo. Para ser mais exata, é a terceira língua mais falada em número de pessoas (só perde para o mandarim e o inglês) e é a segunda língua mais falada em diferentes países (depois do inglês).

Com relação a isso, a língua de nossos vizinhos é imbatível. Daqui a pouco, 500 milhões de pessoas vão falar o espanhol divididas em 40 países.

Adicione o fato do Brasil ter muitas relações geográficas, econômicas, políticas e sociais com os países da América Latina. Você entende porque o espanhol é a língua mais ensinada na França depois do inglês, por exemplo? Ao contrário do português, p espanhol é uma língua que a gente pode aprender em várias escolas no mundo inteiro. Há mais professores de espanhol espalhados nos quatro cantos do mundo que de português. Então, aprender a língua é muito fácil!

A gente já entendeu porque o espanhol ganha disparado quando o assunto é mais países e mais gente que falam esse idioma a despeito do português. Veja mais algumas razões para aprender espanhol ao invés da nossa língua:

  • A Espanha é o terceiro país do mundo que mais recebe turistas. Então, algumas cidades do país como Barcelona e Madrid guardam muitas oportunidades de emprego para quem é bilíngue, trilíngue. Além disso, é um país cheio de qualidades: clima quente e seco, praias lindas, habitantes calorosos e abertos, paisagens maravilhosas, cultura e história apaixonantes, uma cozinha deliciosa (paella, gaspacho, tapas…), uma atmosfera festiva (festivais, touradas)…

    Qual idioma escolher entre o castelhano e o português? Já imaginou o que passa na cabeça de um gringo que está entre o aprendizado da língua espanhola ou portuguesa?

  • A América Latina é uma destinação abordável economicamente. Passar férias na Argentina, Peru, Uruguai não custa muito caro com relação aos Estados Unidos (dólar), França, Alemanha, Holanda (euros…), Inglaterra (libras pior ainda!). É um aspecto bem material e prático que devemos levar em consideração. Mesmo se nossa moeda está super desvalorizada, as deles estão mais ainda! Então, o custo de vida pode ser mais barato em um desses países mantendo quase o mesmo padrão que aqui no Brasil.
  • Os países da América do Sul são nossos vizinhos e hispanófonos (exceto Guiana, Suriname, Guiana Francesa). Países como a Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, Venezuela, Paraguai fazem fronteira com o território brasileiro. Então, eles estão muito mais próximos da gente que os Estados Unidos, Canadá (inglês) ou ainda outros países da Europa como França (francês), Alemanha (alemão)… Então, aprender espanhol pode ser uma grande vantagem para a sua carreira. De modo geral, falar espanhol é uma grande vantagem considerada pelos especialistas em Recursos Humanos (RH). Se você é empreendedor, falar espanhol pode ser um bom meio de aumentar a abrangência do seu comércio ou mesmo ter uma nova vida em um outro país.
  • .A língua espanhola é a língua do futuro. O número de hispanofalantes só aumenta! E essa tendência está longe de acabar! Em algumas décadas, o número de locutores espanhóis vai ultrapassar o número de locutores nativos ingleses.
  • Aprender espanhol não é simplesmente para viajar e trabalhar na América Latina ou Espanha. O espanhol é uma língua falada no mundo inteiro! A língua é oficial no México, Costa Rica, Chile, Argentina, Uruguai, Peru, Guatemala, Cuba, Porto Rico, etc. Aprender o espanhol permite viajar mais, trabalhar e descobrir os vários sotaques espanhóis!

    Não deixe de praticar os hábitos de um país Os animais estão entre as paixões dos latinos! Aproveite para aprender a língua e o hipismo!

  • Aprender espanhol também pode ser útil se você quiser trabalhar nos Estados Unidos. A população hispânica (os latinos) ou oriunda dela é a primeira mais numerosa depois dos norte-americanos, ou seja, 17% da população total. Então, é importante considerar essa parte da população também que fala espanhol. Só na Califórnia, 40% dos habitantes falam a língua espanhola!
  • Outras razões: vários artistas são espanhóis ou latinos. No cinema: Penélope Cruz, Pedro Almodovar, Antonio Bandeiras, Guilhermo Del Toro. Na música: Jennifer Lopez, Shakira, Julio Iglesias, Ricky Martin, etc. Na pintura: Picasso, Velasquez, Goya, Salvador Dali, Miró, Frida Kahlo, Diego Rivera, etc. Na literatura: Allende, Cervantes, Garcia Lorca, Garcia Marquez, Pablo Neruda, etc. Para aumentar seus conhecimentos culturais com essa cultura tão rica e abundante que é a hispânica. Aprender espanhol é o ideal para se apropriar de toda essas maravilhas!
  • A língua espanhola é fácil de ser aprendida porque ela é muito próxima do português. A gente pode aprender o espanhol partindo do zero. Muitos dizem que o espanhol é mais fácil que o português…

Claramente, aprender o espanhol está longe de ser inútil. Ao contrário, há muitas razões práticas para aprender espanhol. Aliás, não só razões de ordem prática! Se você ainda não estiver convencido, dê uma olhada nos países que estão a sua volta, aprenda um pouco sobre a cultura deles e você vai se apaixonar, com certeza!

Depois, tudo é uma questão de gosto e de projetos pessoais. Se há muitas razões para se aprender espanhol, há quase o mesmo tanto para se aprender português!

Para se virar em um país hispanófono, é importante saber algumas frases úteis em espanhol!

Por que escolher o português ao invés do espanhol?

Às vezes, a gente tem esses tipos de curiosidade, não é? Porque fulano que veio lá do Japão quis aprender a falar português?

Então, vamos pensar do ponto de vista de um gringo que gosta das duas línguas, mas não sabe qual escolher para aprender.

O português seduz cada vez mais os franceses, por exemplo. Principalmente depois das últimas décadas… A economia na Europa, em geral, não vai muito bem, principalmente depois da crise mundial de 2008 (pior do que a gente?) .

Acredite, muitos franceses decidem mudar para o Brasil e trabalhar por aqui! Há aproximadamente 30 mil franceses que atravessam o oceano Atlântico para se instalar no Brasil! Nosso país é o segundo país de expatriação dos recém-formados franceses, logo depois do Canadá.

Há muitas pessoas na Europa que ainda acreditam que o Brasil é o eldorado da América do Sul, uma grande potência mundial!

Não deixe de visitar e aprender o idioma As cidades da Espanha são as mais lindas do mundo! Vale a pena conferir!

Mesmo com toda essa bagunça que temos por aqui? Sim! Não se esqueça que há muitas empresas multinacionais instaladas em nossos territórios.

Infelizmente, a gente não tem os dados de outros países para fazer uma comparação. Mas uma coisa é certa, mesmo com tantos problemas (principalmente agora), nosso país atrai os gringos!

Veja aqui algumas razões que os atraem para cá:

  • O português, como o espanhol, é uma língua fácil de aprender para os que têm como base uma língua de origem latina como o francês, italiano, romeno…
  • Para muitos, o português do Brasil é uma língua muito bonita, bem mais exótica que o espanhol. O português continua sendo uma língua pouco usada em outros países. Se a pessoa quiser ser mais original, ela vai optar pelo português.
  • Temos mais de 200 milhões de habitantes. Somos a sexta língua mais falada no mundo.
Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *