Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Como certificar seu nível de espanhol para os business?

De Carolina, publicado em 21/06/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Quais são os certificados de espanhol para o trabalho?

Você sempre gostou de espanhol e quer aprender a língua? Já pensou se um dia você pudesse trabalhar em espanhol também?

Isso não é muito difícil! O Espanhol é a terceira língua mais falada no mundo (primeiro é o mandarim e depois o inglês) e o segundo idioma mais falado em diferentes países.

Sem contar que todos os nossos vizinhos falam espanhol! Isso mesmo, somos rodeados por países que falam espanhol (exceto Guiana, Suriname e Guiana Francesa): Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela. Já o Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil, mas estão pertinho da gente também.

Já pensou no Mercosul? Nosso mercado de livre-comércio comum pode trazer muitas oportunidades de trabalho. Mas para se comunicar com todos os países, é importante falar espanhol!

A oferta de diploma proposta para o mercado de trabalho é grande! DIE, DELE, BULATS mas também é possível se aperfeiçoar em espanhol via outros diplomas para os negócios ou ainda de tradução comercial.

Se você é estudante, quase terminando o ensino médio, e já sabe que o espanhol vai ocupar um lugar muito especial em sua vida profissional,  seria interessante pensar neles! A riqueza e a diversidade dos diplomas propostos vão te ajudar a encontrar o que mais corresponde a suas expectativas.

A paella é um prato tradicional da Espanha Comer e beber também é uma maneira de aprender o espanhol!

Para os assalariados, a lógica é a mesma: valide suas competências linguísticas para beneficiar de um diferencial com relação aos outros.

Nos dois casos, procure saber mais sobre os diplomas de espanhol lendo nosso post. Eles poderão ser um investimento muito útil para a sua futura carreira.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Certificados profissionais

Certificado da “Cámara de Madrid”

O que é?

O certificado da Cámara de Madrid é promovido pela “Universidad de Alcalá” e a Câmara de Madrid. Quem aplica ele no Brasil é o Centro Cultural da Espanha.

Para quem

Esse diploma tem o objetivo de certificar o nível de espanhol em um contexto profissional. Ele é indicado para pessoas que vão trabalhar direto com a Câmara de Comércio de Madrid ou nas áreas de Negócio, Saúde e Turismo.

Certificados e Diplomas

Ele pode ser feito em forma de certificados ou diploma. Os certificados são diferentes para cada área: Negócio, Saúde e Turismo. Eles avaliam o nível de espanhol dos alunos de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas. Já o diploma é para trabalhar em todas as áreas de negócio e o estudante precisa ter um nível C2, ou seja, o mais alto, para poder passar.

Veja aqui os diplomas:

  • Nível B2Avançado – Certificado Básico de Espanhol de Negócios
    Certificado Básico de Espanhol de Turismo
    Certificado Básico de Espanhol de Ciências da Saúde
  • Nível C1Domínio Operativo Eficaz -Certificado Superior de Espanhol de Negócios
    Certificado Superior de Espanhol de Turismo
    Certificado Superior de Espanhol de Ciências da Saúde
  • Nível C2Domínio Pleno – Diploma de Espanhol de Negócios

Para saber mais sobre esse exame (datas e valores), entre em contato com o Centro Cultural da Espanha.

Não deixe de conhecer o idioma antes de viajar Quer dar uma volta em um país hispânico? Fale espanhol

BULATS

O teste BULATS (Business Language Testing Service) foi criado para certificar a capacidade linguística de profissionais em várias línguas: francês, alemão, espanhol e inglês.

Em um universo onde muitas empresas fazem negócios com vários países, é importante que o executivo saiba a maioria delas para fechar contratos, quem sabe milionários?

Por isso, a necessidade de se criar um teste que englobasse todas essas línguas. O inglês e o espanhol são as principais! Com as duas, você poderia fazer negócios com o mundo inteiro! Mas por que não falar diretamente no idioma dos países mais poderosos do mundo? O alemão, por exemplo, é a língua de um dos cinco países mais poderoso.  Já o francês é o idioma da França e de vários países na África. Então, vamos logo praticar todas essas línguas e fazer o BULATS?

Mas caso você não souber ou não quiser avaliar todas essas línguas, não se preocupe! Na verdade, você faz um teste separado para cada idioma. Assim, se quiser se certificar do inglês e do espanhol mas não do francês e alemão, é possível!

Como muitos certificados, o BULATS avalia o nível linguístico dos alunos em cada língua. Então, todos terão o certificado, mas o nível vai variar de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas. Ou seja, se você for bem, você pode conseguir um diploma de nível C1 ou C2 (máximo). O nível intermediário equivale ao B2. Já os A1, A2 e B1 correspondem ao nível básico.

Pronto para fazer o teste?

Certificados fins acadêmicos e profissionais

DIE

O Diploma Internacional de Español (DIE) é um dos mais versáteis dos certificados da língua. Os alunos são avaliados de acordo com seus níveis de espanhol em sua forma escrita e falada.

Não deixe de visitar um país hispânico e falar o idioma A capital catalã oferece vários cursos de espanhol

Ele foi concebido pela Universidad Pontificia de Salamanca e é promovido pela Fundación para la Investigación y el Desarrollo de la Cultura Española (FIDESCU). O centro oficial de avaliação no Brasil é o Centro Cultural da Espanha.

A vantagem do DIE é que você pode fazê-lo desde muito novo: a idade mínima para fazer o teste é de 7 anos. Além disso, ele é aberto para todas as faixas etárias: crianças, adolescentes, adultos.

Outro diferencial é que o aluno escolhe o tema da prova. Isso pode ser interessante para deixá-lo mais seguro e, consequentemente, poder ter um melhor resultado no exame.

Não é legal poder escolher você mesmo sobre qual tema vai escrever e falar? Se for um tema de seu gosto, você não terá desculpas para ir mal na prova!

Como para a maioria desses certificados, o DIE avalia o nível do aluno de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas.

Veja os níveis do DIE:

  • A1 – Die Escrito: Elementar – Die Oral: 1 e 2 (dois resultados possíveis)
  • A2 – Die Escrito: Básico – Die Oral: 3 e 4 (dois resultados possíveis)
  • B1 -Die Escrito: Intermediário – Die Oral: 5 e 6 (dois resultados possíveis)
  • B2 – Die Escrito: Avançado – Die Oral: 7 e 8 (dois resultados possíveis)
  • C1 – Die Escrito: Superior – Die Oral: 9 (somente um resultado)
  • C2 – Die Escrito: Domínio – Die Oral: 10 (somente um resultado)

O DIE pode ser específico para a área de Saúde, Negócios e Turismo como o Certificado da “Cámara de Madrid”.

DELE

O Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) é uma iniciativa do Instituto Cervantes através do Ministério da Educação, Cultura e Esportes da Espanha.

O DELE é o certificado mais conhecido de língua espanhola e o mais praticado, principalmente nos âmbitos profissionais e acadêmicos. Ele é utilizado por várias empresas, câmaras de comércio, instituições, universidades, etc para avaliar o nível de espanhol de uma pessoa.

O espanhol pode ser aprendido em qualquer local do país Quer conhecer a Andaluzia e suas cidades branquinhas? O idioma pode te ajudar com isso!

Muitas universidades exigem esse certificado para fornecerem bolsas para os alunos que querem fazer graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado com uma relação direta com a Espanha ou com países hispanofalantes. Por exemplo, o candidato à bolsa pode querer fazer parte de seus estudos em um país hispânico ou seus estudos integralmente.

Já no meio profissional, o certificado é exigido para certos cargos que o empregado deve dominar o espanhol. Além disso, ele pode ser o motivo de uma promoção e, por consequência, aumento de salário.

Como todos os outros, o DELE utiliza a escala de níveis do Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas. Por isso, os candidatos podem obter 8 diplomas de acordo com seu nível:

  • Diploma A1
  • Diploma A2
  • Diploma B1
  • Diploma B2
  • Diploma C1
  • Diploma C2

Para mais informações, consulte o site do Instituto Cervantes e o próprio site do certificado DELE.

SIELE

O Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola (SIELE) é realizado através de uma parceria com o Instituto Cervantes (IC), a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e a Universidad de Salamanca (USAL).

É a primeira vez que vemos uma instituição latino-americana na execução desses exames, isso não é importante?

Voltando ao exame, seu diferencial é que ele avalia o nível do aluno digitalmente. Ou seja, você faz tudo pelo computador e internet. Você faz todos os exercícios do exame online, recebe o resultado e o certificado pela net. Não é simples desse jeito?

Outra flexibilidade do teste é que o aluno pode ser avaliado de forma global no seu domínio da língua, mas também segundo suas capacidades de ler, escrever, falar e compreender (oral e escrita). Os níveis da língua são avaliados de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas, ou seja, A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

A vantagem do exame é que o resultado é dado em 3 semanas, ao contrário de outros que podem demorar meses. Como é uma parceria entre uma universidade mexicana e espanhola, eles avaliam o aluno em três diferentes tipos de espanhol falados nos países hispanofalantes (América Latina e Espanha).

Os certificados de idiomas são importantes para o currículo Você sonha morar em Barcelona? Então, faça o teste da língua e tente um emprego lá!

Qual exame escolher?

Agora, você já tem uma base sobre alguns exames para se certificar do seu nível de espanhol. Mas não acabou!

Ainda existem muitos outros certificados! O melhor a fazer é perguntar para o seu professor de espanhol qual é o mais adequado com relação ao seu objetivo: acadêmico (conseguir vagas, bolsas), profissional (contratação, promoção).

Vale pesquisar também qual é o certificado cobrado nas universidades e empresas que você estiver interessado.

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *