Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Posso falar a língua inglesa sem sotaque?

De Carolina, publicado em 12/05/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Como melhorar a pronúncia do inglês?

Aprender inglês nunca sempre é fácil para os brasileiros. Uma das principais dificuldades é reproduzir corretamente os sons.

Ter uma excelente pronúncia em inglês é possível, mas com muito trabalho. Isso porque há muitas regras gramaticas e diferentes maneiras de articular cada som.

Melhorar em inglês passa pela pronúncia e o inglês “oral”.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Não vise a perfeição

Exceto se tiver pais anglófonos, ter mudado para a England bebê, você nunca poderá ter uma pronúncia perfeita como os ingleses.

Nossa fonética, nossa maneira de utilizar os sons guturais, nasais e dentais não parecem em nada com aqueles utilizados pelos anglo-saxônicos.

Claro, a escola não ajudou também a desenvolver isso, convenhamos. Ela sempre valorizou mais a gramática, os exercícios que a maneira com a qual nos expressamos no idioma.

Mesmo se você falar com um inglês vacilante, inverter as palavras, calma! A partir do momento que os anglófonos te entenderão, eles vão te perdoar!

Aprenda a pronunciar corretamente imitando os nativos do idioma Tantas palavras e sons diferentes na língua inglesa que a gente nem sabe por onde começar!

Mas se for para escolher um ou outro, é melhor ter uma boa pronúncia que falar as palavras na ordem certa. Apesar que os dois são muito importantes.

Por que melhorar sua pronúncia em inglês?

Mas por que fazer isso mesmo?

  • Para as pessoas te entenderem: é uma razão evidente. Na verdade, a gente aprende uma língua estrangeira para comunicar e o inglês é a língua mas utilizada no mundo.
    Isso vai evitar incompreensões e, consequentemente, frustrações tanto do seu lado quanto do seu interlocutor. Essas incompreensões geram impressões negativas. Podem ser interpretadas como falta de motivação, falta de esforço…
  • Para mostrar que você tem um bom nível de inglês: você pode fazer exercícios da gramática, estudar muito a língua e ser incapaz de falar corretamente. Mas se você falasse inglês de 10 em 10 minutos, você iria melhorar em todos esses pontos (e nas aulas de inglês).

Complementando, é possível:

  • ver filmes em inglês,
  • memorizar palavras em inglês,
  • avaliar seu nível de inglês,
  • melhorar seu inglês.

Os primeiros pontos importantes da pronúncia em inglês

Para evitar os problemas de compreensão, se tornar bilíngue em inglês um dia e ter uma base sólida da pronúncia em inglês, há dois ou três pequenos truques que salvam em várias conversas:

  • O “h”: nunca esqueça de pronunciá-lo se você não quiser errar.
    Por exemplo: o verbo “ate” (comer no simple past) e “hate” (detestar) não têm o mesmo significado. Aprenda a pronunciar seu h: você pode se colocar na frente do espelho e pronunciar o famoso. Se ficar um pouco embaçado, é porque você está no caminho certo.
  • O terrível “the” que não se pronuncia como um “s”, nem como um “d” e nem como um “t”.
    Coloque sua língua mais ou menos como uma “língua de sogra” e diga o som “z” voltando com sua língua para o seu devido lugar.
  • O “r” inglês não tem nada a ver com o “r” do português: preste atenção para não enrolá-lo. Isso não existe na língua de Shakespeare.

Ser compreendido em inglês

Sua pronúncia não precisa ser perfeita, lembre-se! Mas o seu objetivo é pronunciar os sons da maneira mais fiel possível para ser compreendido.

Se você está começando, não fique obcecado por isso. As coisas vão vir em seu tempo, mas não deixe de praticar todos os dias, pelo menos de maneira regular.

É inútil tentar disfarçar o seu próprio sotaque, é o que constrói sua personalidade. Mas você pode tentar reproduzir melhor os sons que você escuta conservando sua e

ntonação e as características de sua língua materna.

O antigo meio de comunicação ajuda na compreensão do som do idioma Escute a rádio, podcasts para melhorar sua fala na língua inglesa

Seu sotaque brasileiro será notado até do outro lado do Canal da Mancha! Não se preocupe! Ele pode até interessar seu interlocutor que vai achá-lo charmoso e simpático.

Quem nunca viu Gisele Bundchen falando inglês? Não é bonitinho (mesmo se ela poderia se esforçar mais na pronúncia do “with”?)!

Mas há limites a serem respeitados! Seu sotaque não pode ser mais forte que a pronúncia da língua, porque se não ninguém vai te entender!

Melhorar sua pronúncia em inglês

Para pronunciar bem os sons em inglês, você deve estar consciente desses novos sons. As nuanças, as entonações e outras pronúncias tônicas que não têm nada a ver com português.

Mesmo se a aprendizagem do inglês não coloca a conversação nem o oral em primeiro plano, é importante prestar muita atenção nisso.

Mas como fazer isso?

Você deve aprender a fonética inglesa, quer dizer, ter consciência de todos os sons em inglês que não existem em português.

Treino!

Você deve treinar seus ouvidos para distinguir os novos sons. Assim, seu aparelho vocal vai reproduzi-los.

Uma outra receita é repetir várias vezes o vocabulário que já aprendemos. Dessa forma, você poderá se concentrar mais na fonética e na pronúncia.

Vários sites, ebooks, livros com CD ou DVD existem para fazer tais exercícios com os registros sonoros (veja também nosso post para aprender a falar em inglês).

Fazer aulas particulares de inglês

Você também pode fazer aulas de inglês: existem várias aulas noturnas para adulto, professores particulares, associações, centros culturais que propõem vários métodos de aprendizado.

Nesses ambientes, você pode falar, trocar ideias cantar, ler em voz alta, recitar poemas, tudo isso em inglês!

Amizades são excelentes para aprender um idioma Faça amigos anglófonos e fale sempre a língua

E o melhor! Você terá alguém para corrigi-lo caso pisar na bola na pronúncia.

Nessa atmosfera muito anglófona (aulas de inglês), você vai progredir sua pronúncia sem contar que você vai enriquecer consideravelmente sua cultura e prática da língua.

A pronúncia tônica

Quando você folheia um dicionário ou faz uma pesquisa na internet, alguns símbolos específicos aparecem ao lado das palavras para mostrar a pronúncia certa, ok?

Porém, poucas pessoas conhecem o significado deles e não sabem se guiar por eles.

Para piorar a situação para gente, o inglês não tem acento como o português! E não tem as mesmas regras de sílaba tônica que a gente.

Então, os lusófonos têm problemas para identificar a sílaba tônica muito comum em inglês. Ela é muito importante porque pode modificar totalmente a pronúncia da palavra.

Uma sílaba tônica é uma sílaba mais longa, mais forte ou mais aguda que uma sílaba não acentuada. É a sílaba que a gente vai entender claramente em comparação as outras.

Se você não pronunciar a tônica onde ela deve ser pronunciada, você corre sérios riscos de não ser compreendido. Além de poder criar verdadeiros quiproquós e olhares atravessados…

Essas sílabas tônicas não acentuadas normalmente contêm vogais reduzidas. Por isso a gente tem a impressão que os anglófonos falam rápido e não articulam nada.

Por isso, aprender onde colocar o acento tônico é uma prioridade para melhorar sua pronúncia em inglês e ser capaz de falar com o seu professor.

Regras de ouro para ter uma boa pronúncia

Antes de tudo, você deve se expor o máximo possível a língua inglesa: livros, filmes, músicas, conversas, vídeos na internet. Banhe-se no mar anglófono!

Quanto mais você acostumar seus ouvidos, olhos e boca, mais o seu cérebro vai absorver o inglês. Ele vai se adaptar e integrar algumas fórmulas, frases ou sonoridades específicas.

Use e abuse das oportunidades oferecidas pela internet escutando podcasts, rádio, veja televisão, filmes ou vídeos em inglês.

Consagre no mínimo 10 a 15 minutos cada dia para escutar somente inglês. Você nem vai perceber que vai progredir seu inglês graças a essa escuta aparentemente passiva.

Concentre-se nas pronúncias diferentes do português: na verdade, há vários sons no inglês que podemos encontrar no português e várias outras línguas. Por isso, você não vai ter problemas em pronunciá-los.

Repita esses sons difíceis e treine suas pronúncias.

Cante, dance para saber falar o idioma Música é um bom caminho para melhorar a pronúncia na língua

Se você precisar, anote tudo em um caderno ou em seu computador. Faça uma liste de palavras para treinar.

Pratique regularmente, mas não em excesso. 15 minutos todos os dias podem ser o suficiente. É o verdadeiro sucesso para melhorar sua pronúncia em inglês. E não se esqueça, não há idade para aprende inglês.

As sessões rápidas permitem seu cérebro de focalizar em um problema específico e de trabalhar melhor para resolvê-lo.

Imite os sons dos norte-americanos, ingleses em suas línguas maternas: escute e tente imitar suas maneiras de dizer uma palavra ou uma frase.

Para os cinéfilos, memorize algumas cenas em inglês que você gosta. Cante as músicas, decore as letras delas e repita várias vezes!

Mesmo se isso parece difícil no começo, você vai pegar o ritmo rapidinho e aprender se divertindo! Você também pode treinar inglês viajando!

Enfim, última coisa é ler em voz alta: matérias em revistas, blogs, livros. O importante é que seus olhos (e seu cérebro) se habituem a ver a escrita inglesa.

Preste atenção em sua pronúncia ao ler em voz alta. Repita os sons que achar mais difícil. E continue motivado porque há inúmeras boas razões para se aprender inglês.

Para resumir, siga os seguintes conselhos:

  • Diminua a velocidade…
  • Imagine
  • Observe-se
  • Imite os experts
  • Pratique inglês sozinho
  • Encontre um amigo anglófono
  • Preste atenção a sua entonação
  • Controle seu estresse.
  • Cante!

Nenhuma dessas coisas vão fazer milagres, mas elas todas vão te ajudar a chegar ao seu objetivo, aprender inglês fluente e melhorar a sua pronúncia!

 

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *