A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Reforço escolar: como ser professor na capital pernambucana?

Par Fernanda le 23/03/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Como dar aulas particulares no Recife?
Table des matières

Metrópole cultural e artística, Recife é reconhecida por reunir estudantes, intelectuais, pintores, artesãos, músicos em pleno litoral nordestino. Instalada entre praias, ilhas, penínsulas e manguezais, a capital pernambucana tem cultura e história para dar e vender.

Quarto aglomerado urbano mais populoso do país, a região metropolitana do Recife conta com quase 4 milhões de habitantes atualmente. Toda essa riqueza cultural também atrai estudantes e jovens de todos os cantos do Brasil e do mundo. A cidade é famosa por agregar importantes universidades públicas e privadas, a exemplo da Universidade Federal do Pernambuco. Em suas escolas municipais, há mais de 144 mil alunos matriculados.

Embora existam no Recife importantes instituições de ensino, tanto públicas como privadas, há uma falta de infraestrutura evidente. Por outro lado, observamos um aumento considerável de projetos educacionais e de incentivo à leitura na cidade.

Por isso, se você deseja começar a exercer a sua carreira de professor particular, oportunidades não faltam! Descubra nesse artigo como dar aulas de reforço escolar na manguetown!

Ingressar uma escola particular de reforço escolar

Se você deseja começar a dar aulas particulares, procura estabilidade econômica, quer uma agenda cheia mas não está nada a fim de quebrar a cabeça em busca de alunos novos, essa é a sua chance.

No Recife há muitas de opções de escolas particulares de reforço escolar que oferecem oportunidades para profissionais como você. Esses estabelecimentos têm uma equipe de professores que ministram cursos de todas as disciplinas, além de auxílio de deveres, recuperação, aulas especiais e muito mais.

O único porém é que essas instituições funcionam como verdadeiras empresas: você precisa passar por um processo seletivo, ter um chefe, deve respeitar a burocracia e as regras da empresa…

Onde dar aulas particulares no Recife? Para começar a dar aula em uma escola privada, você vai precisar passar por um processo seletivo!

Conheça algumas instituições privadas nas quais você poderá atuar:

  • AGP – Reforço Escolar e Preparatórios: a AGP existe há apenas 1 ano e já conta com 50 professores particulares em sua equipe. Os principais serviços prestados pela escola são: aulas particulares e reforço escolar em domicílio, cursos preparatórios e cursos isolados na unidade, aulas de idiomas, reforço universitário, preparatório para aplicação e colégio militar, pré-Enem e formação de turmas a pedido do cliente.

  • Kumon: escola tradicional e conhecida em todo o Brasil, o Kumon América do Sul foi fundado em 1980 em São Paulo, como matriz regional do Grupo Kumon. Desde então, implementou mais de 20 escritórios regionais em seis países, dedicando-se ao desenvolvimento da capacidade das crianças. Sua metodologia, de origem japonesa, visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um. Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento. Há aulas de português, matemática, inglês e japonês, do pré-escolar ao Ensino Fundamental 2. Em Recife, são 11 unidades.
  • Ensina Mais Complemento Escolar: escola de complemento escolar, a Mais Complemento faz parte do Grupo Prepara. A Ensina Mais foi criada para capacitar alunos do ensino fundamental em duas situações: que encontram-se em desigualdade, melhorando seu desempenho escolar; e que acompanham bem a escola, mas precisam ultrapassar seus limites escolares rumo a melhores condições de futuro. Sua metodologia oferece aprendizagem individual especializada, com utilização de recursos tecnológicos, aulas interativas e dinâmicas, visando o desenvolvimento da criança na formação e de suas estruturas cognitivas. Possui unidades em todo o Brasil. No Pernambuco, são 2 unidades.
  • Escola Tutores: especializada em educação complementar voltada para o reforço escolar multidisciplinar, a Tutores conta com mais de 100 unidades e quer finalizar 2017 com 150 em todo território nacional. Em Recife, são 3 unidades. A rede é a primeira franquia no Brasil para o atendimento de alunos com dificuldades de aprendizagem. São diversos cursos ofertados: Reforço Escolar, Aula Particular, Tutoria Multidisciplinar, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Superior e TCC, ENEM, Vestibulares e Concursos, Português para Estrangeiros, Tutores Kids, Cursos Livres, Tutores Corporate (traduções juramentadas), Inclusão Digital. As aulas podem ser realizadas na residência do aluno ou nas próprias unidades. A rede já recebeu prêmios na área de franquia educacional.
  • Cursos propostos pelo Sesc: as unidades do Serviço Social do Comércio localizadas na região de Recife oferecem diversas atividades na área da educação para a população, de maneira gratuita ou bem acessível, por meio do setor de Educação Complementar. A instituição possibilita aos beneficiários e à comunidade em geral a aquisição de novos conhecimentos específicos, mediante a necessidade em atender a um segmento da clientela que busca retomar os estudos, tendo em vista as crescentes exigências do mercado de trabalho. São oferecidos cursos nas áreas de pré-vestibular, preparatório para concursos e português e matemática (básicos), nas Unidades Executivas do Sesc Santa Rita, Arcoverde e Petrolina.

Educação e Internet: dê aulas no Recife

Publicar anúncios online

Esqueça os cartazes, os panfletinhos e os anúncios fixados nas farmácias, mercearias, padarias… Hoje o método mais eficaz de divulgar seus serviços educacionais é pela Internet!

Acompanhamento escolar, auxílio no dever de casa, reforço escolar, cursos preparatórios para Enem ou vestibular… Existe procura em todas as áreas de conhecimento. Veja os cursos mais procurados pelos estudantes:

  • Aula de matemática
  • Aula de língua portuguesa
  • Aula de língua estrangeira (inglês, espanhol)
  • Aula de física
  • Aula de química
  • Aula de geografia
  • Aula de violão
  • Aula de piano

Nesses sites especializados, o professor tem a vantagem de ter contato com um público amplo, além de poder consultar o perfil de seus alunos tranquilamente de um café ou um parque, por exemplo!

Sites como Mercado Livre, OLX, fóruns educacionais e blogues especializados são algumas opções. Além, claro, das redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram.

O problema dessas plataformas é a segurança: você não tem 100% de garantia que vai cair em boas mãos, pois o sistema não verifica nem filtra identidades.

Onde procurar alunos particulares online? Não perca tempo publicando anúncios nos classificados do jornal. Hoje, o que mais funciona é a Internet!

Seja um Superprof da manguetown!

Para não correr o risco de ser enganado em sites não muito confiáveis, você tem uma alternativa: se inscrever no Superprof! A plataforma reune professores particulares e alunos num mesmo ambiente virtual e é 100% confiável!

O site possui um sistema de busca prático e eficiente, pelo qual você consegue encontrar professores por disciplina, localização e modalidade de ensino. Você ainda tem a possibilidade de receber elogios e comentários de alunos, além de estabelecer o preço que você achar mais adequado para suas aulas.

Procure levar em conta o valor que outros professores praticam na mesma localidade, em função da área de conhecimento. Por exemplo: a média do valor cobrado pelos professores de piano em Recife é de 56 reais, enquanto o preço médio da hora aula de um professor de matemática é 41 reais.

Você pode publicar seu anúncio gratuitamente: o site não cobra tampouco nenhuma comissão sobre as aulas que você ministra. Você continua com sua independência e autonomia de professor particular. Veja alguns depoimentos:

  • Superprof ajuda a encontrar muitos alunos!
    Marina, Profe de matemática, física e química, Contagem-MG.
  • Só alunos sérios com o Superprof!
    Beatriz, Profe de Psicologia, Brasília.
  • Não nascemos n°1, nos tornamos com o Superprof!
    Pedro, Profe de violão e guitarra, São Paulo.
  • Profes podem publicar anúncios gratuitamente no Superprof!
    Bruno, Profe de espanhol e italiano, Curitiba.
  • Superprof se tornou a atividade principal de muitos profes!
    Daniel, Profe de inglês, São Paulo.

Recife: berço de iniciativas educacionais

Você sempre teve vontade de trabalhar por uma causa social e nunca encontrou a oportunidade? Pois bem, por que não aproveita seu talento pedagógico e contribui para melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens e adultos na região metropolitana de Recife?

Existem centenas de projetos e Organizações Não Governamentais que buscam promover a inclusão social por meio da educação.

Ser voluntário em ONGs e projetos em Recife. Ajude crianças a terem oportunidades na vida: dê aulas em projetos sociais!

Conheça algumas iniciativas importantes na capital pernambucana e região:

  • Instituição PlanoB: fundada em 2010, a PlanoB é uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, localizada em duas unidades, sendo a sede no bairro de Candeias, Jaboatão dos Guararapes – PE e outra no Recife Antigo. Sua missão é atuar na prevenção, defesa e promoção dos direitos das minorias socialmente excluídas, através de ações de desenvolvimento local, propiciando condições mais humanas de desenvolvimento. As ações atualmente envolvem crianças e adolescentes. Há cursos de Assistente de advocacia, Informática, Inglês, Muay Thai, Música, Vendas e empreendedorismo, Artesanato, Cabeleireiro, Elétrica Básica, Informática, Jiu Jitsu, Reforço escolar, Robótica. Há ainda o Projeto Imagine, que atende crianças residentes em comunidades de baixa renda e estudantes do ensino fundamental 1 de escolas públicas. a Plano B tem também parceria com Senac e Brazil Foundation.
  • Projeto Comuniart: desenvolvido pelo curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Boa Viagem, o programa tem como objetivo engajar alunos da instituição de forma voluntária no acompanhamento de crianças entre nove e dez anos com dificuldades pedagógicas e residentes nas comunidades circunvizinhas, Dancing Days e Sítio Grande. Além de acompanhamento e reforço escolar, há atividades de culinária, química e movimentos do corpo e psicomotricidade.
  • Projeto UFRPE: programa de extensão que atende crianças de 8 a 12 anos de comunidades vizinhas à Universidade Federal Rural de Pernambuco. As crianças participam de ações socioeducativas no campo das artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, reforço escolar, música, contação de estórias, educação alimentar e nutricional, formação de hábitos alimentares e higiênicos, educação ambiental e desenvolvimento pessoal e social. A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes, o NEPIAD, e está associada às ações do Programa Mais Brasil, do Ministério da Educação.
  • Projeto Samuel: promovido pela Fundação Aio de Educação e Assistência Social, o programa acontece em nove unidades chamadas Centros Vida, e atende crianças e adolescentes, entre 3 e 18 anos, sem discriminação de raça, sexo e confissão religiosa, em situação de vulnerabilidade social. Através das atividades socioeducativas, o projeto promove oportunidades para a troca de conhecimento e desenvolvimento de habilidades inatas, em horários alternados aos da escola formal. Há oficinas de música, leitura e arte.

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz