A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Professor de geometria: como encontrar estudantes para cursos?

Par Carolina le 30/11/2016 Blog > Reforço escolar > Matemática > Como achar alunos para aulas particulares de matemática?
Table des matières

Para vários estudantes jovens ou nem tão jovens assim, a matemática é um pesadelo, a matéria que mais gera dificuldades.

Não importa se a dificuldade for lexical, de memória, cognitiva, ligada ao raciocínio ou à representação…

A matemática provoca, provavelmente, a maior quantidade de crise de nervos comparada as outras matérias do programa escolar.

É um fato e, como especialista em matemática, você deve saber disso!

Foi uma boa decisão se formar na matéria mais difícil de todas para a maioria dos alunos! Mas a partir de agora, você vai precisar ter um lado mais comercial ligado à profissão de professor particular: a de procurar estudantes para dar aulas de matemática.

Como fazer para dar aulas de matemática?

Veja aqui o jeito mais certo de encontrar uma boa clientela.

Encontrar alunos de matemática pelo boca a boca

Um professor que acabou de começar pode se perder nesse mundo vasto de hoje, esse mundo das aulas particulares, dos cursos de matemática e do reforço escolar. Não faltam concorrentes e, sobretudo, como achar alunos que precisam de aulas particulares de matemática?

Conte para todo mundo que você dá aulas particulares de geometria O boca a boca é o melhor método para achar alunos

Quem procurar?

Qual é o melhor jeito de encher sua agenda de aulas?

Existem vários jeitos, mas a gente acha que a melhor maneira é o boca a boca. Afinal, quem tem boca vai à Roma!

Virando-se bem (nos 30), é possível ter a metade de seus alunos dessa maneira.

Talvez seja para solucionar todos esses problemas que você decidiu ser professor particular de matemática em domicílio?

Antes de tudo, a melhor propaganda para você é a qualidade de suas aulas de matemática. Além disso, as notas de seus alunos nas provas de geometria, álgebra, trigonometria, fração, ciências, física, biologia…

O simples fato de ser um bom professor de matemática vai te trazer uma clientela fiel e regular.

Mas antes de chegar nesse ponto, você tem que conquistar essa clientela. A primeira etapa é anunciar para sua família e seus próximos que você começou a dar aulas particulares de matemática.

Não esqueça de comentar isso com aquele seu primo distante, nem com aquele amigo do colégio.

Coloque também as redes sociais a seu favor!

Você tem centenas de « amigos » no Facebook, não é? Quem sabe algum deles vai te indicar para um colega ou pai de alguém que precisa das aulas? Idem para Twitter, Snapchat ou Instagram.

Aproveite para falar de seus cursos de matemática e anunciar seu novo emprego: professor de matemática particular. Você vai sempre achar um aluno no ensino fundamental ou médio que precisa de sua ajuda! Todos nós temos aquela defasagem, aquele conteúdo que nunca entrou na nossa cabeça… e um professor de matemática particular é a pessoa mais indicada para tirar todas essas dúvidas cruéis.

Pronto, vamos supor que você conseguiu seus primeiros alunos de matemática. Agora, o efeito « bola de neve » pode acontecer se fizer um bom trabalho com eles.

Seus alunos ou seus pais vão perceber rapidamente suas competências de professor de matemática, independente de ter seu diploma em matemática ou em outro curso superior de ciências exatas.

Eles vão gostar do resultado de suas aulas e podem te indicar para outras pessoas que vão querer seus serviços!

Se você ajudar seus alunos a avançarem nessa matéria, passar no vestibular de grandes universidades (cursos de engenharia, administração de empresas etc), ter notas boas no Enem, passar de ano no ensino médio, eles serão muito gratos.

Os alunos também podem ajudar indicando suas aulas para seus colegas que têm as mesmas dificuldades que as deles.

E quando uma prova muito importante estiver chegando (provas finais, vestibular, concurso), os alunos mesmos vão falar das vantagens de fazer aula particular com você.

Diga aos seus vizinhos que dá aula particular de matemática

A gente continua aqui com o mesmo princípio.

Você começou a dar aulas particulares agora e as pessoas mais próximas de você estão sabendo.

A próxima etapa é informar seus vizinhos de suas competências em matemática, física, química, ciências e cálculos.

Sabe aquela festinha programada no próximo final de semana com o pessoal do seu prédio? Então, marque presença e conte para todos que você está dando aulas particulares da matéria dos números!

Os vizinhos podem ser excelentes clientes e alunos! Quem diria que você ia encontrar alunos na festa do seu prédio?

Claro, suas chances com os vizinhos aumentam se morar em um condomínio, bairro ou em um prédio!

Mas como fazer a informação chegar até eles?

Para os professores de matemática mais corajosos: por que não tocar a campainha de cada um deles para se apresentar?

É certo que alguns vão gostar da iniciativa, vão te achar para tomar um café e comer uma fatia de bolo. Outros podem achar intrusivo, mas paciência.

Temos certeza que a maioria vai gostar de sua iniciativa!

A vantagem dessa maneira de conquistar seus clientes é que você poderá ter a resposta (negativa ou positiva) imediatamente. Ou pelo menos ter uma ideia se suas aulas vão funcionar com seus vizinhos ou não.

Se você for tímido, não quiser ir até a casa de seus vizinhos, você pode deixar uma mensagem dentro da caixa de correios ou colocar embaixo da porta. As duas maneiras podem ser bem eficazes.

Mas atenção: não deixe de falar ou colocar dados de seu currículo em sua abordagem ou mensagem para os vizinhos:

  • Aulas de matemática,
  • Possibilidade de ensinar outras matérias,
  • Aulas particulares, ajuda na lição de casa ou reforço escolar,
  • Aulas de matemática para o ensino fundamental, médio, universitário e vestibulandos,
  • Sua experiência como professor,
  • Seus estudos,
  • Sua pedagogia,
  • Suas ferramentas,
  • Seus empregos anteriores…

Anuncie suas aulas de matemática nos comércios de sua cidade

Agora que você já fez uma primeira sondada com amigos, familiares, vizinhos, nas redes sociais, está na hora de aumentar ainda mais o seu ciclo.

Há mais um jeito de encontrar alunos para dar aulas particulares rapidinho.

Você já viu o quadro de anúncios na parede de alguns dos comerciantes de seu bairro? Ou um local destinado aos « classificados » dos vizinhos?

Faça uma propaganda bem chamativa para ter sucesso Deixe o folheto de seus cursos de matemática aqui!

Você deveria fazer a mesma coisa! Ou seja, deixar o anúncio de suas aulas particulares ali.

Os mais indicados são aqueles comércios que todo mundo vai: padaria, farmácia, mercearia etc. A maioria deles aceita ajudar com o maior prazer.

Não deixe de pedir para as banquinhas de jornais e revistas, açougue (por que não?)…

Esses lugares são muito frequentados pelas pessoas de seu bairro e sua cidade.

Você também pode deixar o seu anúncio de professor particular de matemática nos supermercados vizinhos. Esses estabelecimentos são ainda mais frequentados e vários futuros alunos também vão lá: do 1º ao 9º ano, do 1º ao 2º grau, vestibulandos, universitários, os pais de alunos…

Mais uma vez, não deixe de colocar os dados sobre sua formação e sua pedagogia em seus anúncios. Claro, não precisa contar toda a sua vida (o anúncio deve ser pequeno, mas chamativo).

Anúncios nas escolas e universidades

O local de estudos pode ser ideal para encontrar clientes para os cursos particulares Por que não ir diretamente nas escolas?

A próxima etapa é ir nas escolas diretamente.

  • Escola primária
  • Ensino fundamental
  • Ensino médio
  • Cursos técnicos
  • Ensino médio profissionalizante
  • Cursinhos, pré-vestibular
  • Universidades: economia, engenharia, administração de empresas, contabilidade, estatísticas…

A maioria das escolas, universidades há quadros dedicados para colocar anúncios. Alguns propõem cursos de português, inglês, história, geografia, curso de contabilidade…

Você tem que preparar um anúncio que vai se destacar no meio de tantos!

Como encontrar alunos online para seus cursos de matemática?

A gente deu uma geral em todas as opções para anunciar suas aulas particulares de matemática.

Alguns professores conseguem encontrar sempre novos alunos através desses anúncios ou pelo boca a boca. Claro que, para todos eles funcionarem, você tem que gostar de dar aulas e ser um bom professor.

A web pode ser uma boa porta de entrada para achar clientes para seus cursos Você pode encontrar alunos através de sites especializados

Impossível de não colocar anúncios em sites especializados na internet! Os sites propõem colocar anúncios de aulas particulares aos professores de matemática e outras disciplinas.

A gente te indica, claro, o Superprof.com.br, site com mais de 12 mil pesquisas por dia, ou seja, o lugar para colocar seu anúncio! Mais de 160 mil alunos puderam se beneficiar de aulas particulares e reforço escolar depois da criação do site. Claro, grande parte dessas pessoas precisavam de aulas de matemática.

Sites como o Superprof fazem uma ótima triagem das especialidades dos professores facilitando a vida do aluno quando ele procura. Assim, fica mais fácil o estudante achar o professor particular que tem mais a ver com suas necessidades.

O sistema de pesquisa do site funciona muito bem para que cada um possa achar as aulas de matemática tão desejadas! O aluno digita o tipo de aula que procura na barra de pesquisas na Home. Ele entra, em seguida, na página com os resultados obtidos com os vários professores disponíveis em várias regiões do Brasil.

Mas o que interessa aos alunos é principalmente achar um professor particular perto da casa dele. Ele pode filtrar as pesquisas indicando a localidade.

Essa é a grande vantagem de um site como o Superprof para os professores e alunos.

A gente fala mesmo de « uberização » das aulas particulares: ou seja, a possibilidade de encontrar o professor a alguns quilômetros de sua casa. Os alunos com dificuldade em matemática ou em outras matérias não querem mais perder tempo procurando seus professores.

Eles querem simplesmente saber quem está perto de sua casa para facilitar o deslocamento (seja do aluno ou do professor).

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (moyenne de 5,00 sur 5 pour 1 votes)
Loading...
Carolina
Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz