A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Dar aulas particulares de idiomas de acordo com a necessidade do aluno

Par Carolina le 07/03/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Como ensinar uma língua como professor particular
Table des matières

Você quer uma grana extra no final do mês e pensa em dar aulas de reforço escolar em uma língua estrangeira?

Você é um professor com diploma em letras e quer dar aulas particulares de um idioma?

Você gosta de ensinar a sua língua materna propondo cursos em domicílio?

Se você é pedagogo e gosta de transmitir seus conhecimentos, esse trabalho é feito para você!

Mas como preparar suas aulas para ajudar seus alunos na aprendizagem do inglês, espanhol, alemão, mandarim?

Nem sempre é fácil começar…

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que a pedagogia que escolher deve responder à necessidade do aluno. A gente não ensina da mesma forma para uma criança de 11 anos e para um adulto uma língua.

Vamos fazer um resumo dos tipos de cursos de idiomas que você pode dar…

Ensinar uma língua estrangeira: muito mais que o vocabulário

Conhecer uma ou mais línguas estrangeiras é um privilégio. Elas nos abrem ao mundo, facilitam a comunicação quando estamos em outro país. Mas uma língua é bem mais que isso…

É uma história, uma cultura, um modo de vida, uma evolução permanente!

Como dizia Federico Fellini, cineasta italiano:

« Uma língua diferente é uma visão de vida diferente ».

Aprender um idioma é se abrir para o mundo Federico Fellini era fera nas línguas como era no cinema?

Resumir o aprendizado de uma língua em aulas de gramática, conjugação, vocabulário e pronunciação é uma visão particularmente redutora da realidade.

Aprender uma língua é uma explosão de exotismo, um convite à viagem!

Os brasileiros não são muito performáticos quando o assunto é falar uma outra língua estrangeira…

De acordo com a BBC, o Brasil está na 46ª posição entre 54 países que falam inglês. A pesquisa foi realizada em 2012 pelo EF English Proficiency Index (EF EPI)… Ou seja, mesmo tendo recebido a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, não achamos que o país melhorou isso nesses últimos cinco anos…

Mas por que não falamos línguas estrangeiras?

Alguns vão dizer que é uma questão de educação. Normalmente, as escolas públicas mal ensinam as matérias básicas como português, matemática, geografia, história. Nesse contexto, o aprendizado de línguas estrangeiras como inglês, espanhol e outras é considerado um luxo!

Por isso, a importância de se dar aulas particulares de idiomas. Sendo professor particular, você pode ensinar uma língua para seus alunos e ajudá-los a recuperar o tempo perdido. Além disso, as línguas ajudam a aprender outras matérias porque exercitam o raciocínio e a memória. Outra vantagem é o aprendizado das culturas e das subtilidades de outros países que falam a língua.

Todos nós já sentamos em uma carteira em sala de aula. A gente adorava as aulas de espanhol graças a um Superprof que dividia sua paixão conosco. Até que um novo professor o substituiu e perdemos o interesse pela língua…

Não queremos questionar com esse exemplo se o professor é bom ou ruim, mas sobre a percepção pessoal das lições!

Em qualquer aprendizado, temos que atiçar o interesse e a implicação dos alunos. Claro, em uma sala com 30 estudantes, é quase impossível se adaptar a todos. Então, aproveite a oportunidade de se adaptar ao aluno em aulas em domicílio!

Coloque sua criatividade em ação e veja com uma certa distância para adaptar sua pedagogia para cada um.

O reforço escolar para alunos de inglês e espanhol

As dificuldades em línguas dos alunos do colégio e ensino médio são frequentes.

Portanto, como ajudar seu aluno a progredir em inglês, espanhol ou alemão?

Personalizando suas aulas! É importante fazer isso por etapas e:

  • Fazer uma avaliação das dificuldades
  • Conhecer o programa escolar do aluno em sala de aula
  • Propor métodos de ensino alternativos
  • Avaliar os avanços de maneiras diferentes
  • Valorizar as conquistas

Com as aulas particulares, você pode dar espaço para sua criatividade (aspecto que também pode ser muito explorando em aulas de lazer!). Em um primeiro tempo, é importante compreender porque a criança ou adulto tem dificuldade com a língua.

Isso está ligado ao professor? Em uma falta de confiança em si? Um desinteresse pela matéria?

Essas questões são essenciais porque elas vão ajudar a encontrar a metodologia adequada para cada aluno. Através dela, ele poderá atingir o seu sucesso com o idioma.

É mais legal aprender o espanhol com a história dos países As antigas civilizações da América Latina podem ser um prato cheio para suas aulas!

Você pode facilmente diversificar os suportes das aulas de acordo com os gostos do aluno. Ele gosta de música, cinema, skate, história, basquete, futebol? Faça aulas ligadas a seus assuntos preferidos.

Multiplique os suportes pedagógicos: áudio, vídeo, textos… Mudar as formas de ensinar evita o desgaste dos alunos pelo conteúdo. O objetivo de uma aula particular é interagir com ele. Além, claro, de ensiná-lo a se expressar oralmente e na escrita.

Sem a pressão escolar e o olhar de repressão dos colegas, é mais fácil falar uma língua estrangeira. Por isso, as aulas particulares parecem um excelente meio para se aprender um idioma diferente.

Mesmo se a gente comete erros, o importante é sempre tentar progredir. No sistema escolar brasileiro, a gente observa e reprime os erros. Faça o contrário em suas aulas particulares dando espaço ao enriquecimento e ao progresso!

A gente pode errar na gramática, esquecer as palavras. É com certeza a melhor maneira de memorizar o jeito certo porque vamos prestar mais atenção na próxima vez que utilizarmos a palavra, por exemplo.

Aumente sua perspectiva de aprendizado de uma língua fazendo descobrir as belezas, as riquezas culturais, as tradições dos países onde ela é falada.

Uma aula de espanhol pode ser acompanhada pela história de grandes artistas como Dali e Picasso, as antigas civilizações da América Latina, sem esquecer da música! O espanhol é a língua oficial de 21 países. Você encontrará muitos temas para fazer seus alunos viajarem nos países vizinhos e na Espanha em suas aulas!

Ensinar uma língua para um adulto

O aprendizado da língua não é direcionado só para as crianças. Por motivos profissionais ou escolha pessoal, os adultos também fazem aulas particulares para um nivelamento, um aperfeiçoamento ou para começar do zero em determinada língua.

No mundo do trabalho, principalmente nas empresas que se desenvolvem internacionalmente, saber inglês é um critério de seleção cada vez mais importante em quase todos os cargos!

O inglês não é a única língua que pode te abrir as portas para uma carreira profissional. Os expatriados devem aprender a língua do país onde estão ou vão morar, mesmo se algumas vezes eles falam inglês no trabalho. Isso porque é muito mais fácil se integrar na cultura de um país quando se fala a sua língua.

Esses profissionais são um prato cheio para os professores particulares de idiomas!

A profissão não é o único fator que motiva o aprendizado de uma língua estrangeira. O prazer em aprender um idioma, o gosto pela viagem são também grandes incentivos para os seus alunos potenciais.

Ensinar o inglês dos negócios em aulas particulares, propor uma iniciação em espanhol, dar aulas de francês ou mandarim… As possibilidades são múltiplas!

Os professores particulares também devem se adaptar aos objetivos dos alunos adultos. Normalmente, eles estão bem motivados e querem resultados rápidos. Proponha aulas que serão úteis em seu cotidiano.

Vá direto ao ponto quando for dar cursos de inglês para executivos Adultos são mais dedicados e exigentes quando o assunto é aprender um idioma

No quadro profissional, é importante se concentrar em situações concretas. A gente vai abordar o vocabulário específico ligado ao setor de atividade: indústria, mineração, agricultura, serviços, restaurantes… As necessidades de cada profissional podem ser bem precisas de acordo com sua função e a atividade de sua empresa.

É por isso que ele vai preferir estudar com o professor particular e não fazer aulas de cursinho de idiomas mais clássicos.

É importante ir além da língua!

Seu aluno é representante comercial de uma multinacional? Ele também deverá se adaptar aos costumes e aos habitantes de cada país. A falta de conhecimento sobre a cultura de um povo pode arruinar um grande negócio!

Portanto, é importante conhecer bem os países e costumes para orientar seus alunos da melhor maneira para cada profissional. Se o espanhol, o inglês ou o mandarim é sua língua materna, aproveite disso e explore esse aspecto sendo um professor particular especializado!

Iniciação de línguas estrangeiras para crianças

Quanto mais cedo começamos, mais fácil aprendemos uma língua. É uma lição muito importante hoje para os pais que querem que seus filhos aprendam melhor um idioma com uma excelente pronúncia e com muito vocabulário.

Muitos pais colocam seus filhos desde cedo em cursos de idioma especializados para os pequenos.

As crianças absorvem facilmente o aprendizado de italiano, por exemplo Você pode contar com brinquedos para dar aulas lúdicas de um idioma

É possível dar aulas particulares de iniciação em línguas estrangeiras para as crianças. Em um primeiro tempo, eles aprendem aspectos globais de uma língua.

A ideia é acostumá-la com as sonoridades de uma língua para que se aproprie dela. Através de histórias, músicas, jogos, a criança se habitua aos poucos com o inglês, por exemplo.

A globalização ajuda nas trocas e as línguas as facilitam consideravelmente. Não importa o seu nível, você pode propor aulas de idiomas facilmente. Seja como um trabalho extra de estudante ou seu principal ganha-pão, você tem a possibilidade de se tornar professor de inglês, espanhol, italiano.

Divida com alguém a sua paixão por uma língua estrangeira!

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (moyenne de 5,00 sur 5 pour 1 votes)
Loading...
Carolina
Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz