A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Os valores cobrados pelos professores particulares de matemática

Par Fernanda le 28/12/2016 Blog > Reforço escolar > Matemática > Quanto custa uma aula de matemática?
Table des matières

Quando se fala em aulas particulares de matemática, logo pensamos no valor que teremos de investir.

Nem todas as crianças têm a mesma facilidade diante dessa disciplina; cada uma tem sua habilidade e sua preferência quando o assunto é desenvolvimento escolar. No entanto, muitas vezes é preciso contratar um professor particular para dar reforço e apoio em um determinado momento da vida estudantil.

Para muitas famílias, o preço é o primeiro critério na hora de escolher um profissional que ministre aulas em casa.

Por isso trazemos aqui alguns elementos que podem ajudar na sua decisão. Leia com atenção e pense em identificar as dicas que sejam mais adaptadas à sua situação.

Quanto custa uma aula de matemática numa escola ou instituição particular?

No geral, cada estabelecimento tem suas tarifas próprias. Mas sabe-se que esse tipo de estabelecimento precisa pagar diversos encargos, como as folhas de pagamento e os impostos, o que gera um aumento considerável no valor das aulas particulares.

Igualmente, as escolas exigem que os professores que ali trabalham tenham diplomas reconhecidos pelo MEC, para garantir um nível de formação que reforce o valor da marca. Dessa maneira, há uma certa garantia de qualidade no ensino, acompanhada também de uma metodologia padrão, com materiais didáticos e de apoio próprios do estabelecimento ou de algum sistema de ensino reconhecido.

Conheça instituições que oferecem cursos de matemática. Kumon é um exemplo de metodologia de aulas particulares.

Os valores de uma mensalidade variam de cidade para cidade: certamente você pagará mais caro no Rio de Janeiro, por exemplo, do que em uma cidade do interior de São Paulo. O fato é que, em geral, os valores nas escolas atualmente giram em torno de 200 a 300 reais por mês.

Apesar desse preço, o valor não é integralmente repassado ao professor que ministra a aula, devido à comissão retida pela escola para pagar seus encargos.

Faça uma pesquisa em seu bairro ou região e decida se essa opção é justa e adequada para você.

Quanto custa uma aula de matemática com um estudante universitário?

É comum recorrer aos serviços de estudantes universitários que fazem cursos na área de exatas, como economia, engenharia, administração, física… Eles geralmente oferecem aulas voltadas para alunos mais jovens, que cursam o Ensino Fundamental. Esses estudantes, que procuram uma renda extra no final do mês, frequentemente fazem um acordo informal, ou seja, sem nenhum contrato ou encargos trabalhistas envolvidos (eles também não são registrados enquanto microempresa).

Valores alternativos para aulas particulares. Jovens universitários dão aula para complementar sua renda mensal. Uma boa escolha?

Quais são os preços praticados?

Atualmente, os valores giram em torno de:

  • 30 reais a hora para alunos de Ensino Fundamental
  • 40 reais a hora para alunos de Ensino Médio
  • 45 reais a hora para preparação do vestibular

Claro, esses preços variam de cidade para cidade, e do próprio nível do universitário (se está no primeiro ou no último ano do curso).

É um bom método? Ora, mais uma vez, você deve colocar tudo na balança. Se você não tiver orçamento para pagar escola particular, por que não? Muitas vezes é o professor que faz a diferença. Mas saiba que o fato de estudar em uma boa universidade, como, por exemplo, a USP, e seguir um curso de exatas não são elementos suficientes para uma aula particular de qualidade.

Quanto custa uma aula de matemática com um professor cadastrado no SuperProf?

No portal do SuperProf, é o próprio professor que determina o valor de sua hora/aula. Entre sua experiência, sua formação, sua metodologia e sua disponibilidade, ele fixa um valor que considera justo dentro do mercado de aulas particulares.

O melhor de tudo isso: o site é totalmente gratuito, ou seja, você não paga para se cadastrar e procurar o profissional que deseja. Na verdade, você paga o valor diretamente para o professor. O portal funciona apenas como intermediário nessa relação.

Como são as aulas particulares no portal online. Mariana, uma SuperProf!

Por exemplo: Camila está procurando um professor que dê aulas de matemática por menos de 50 reais a hora. Ela quer um reforço escolar para o Ensino Médio.

Ela entra no portal, insere a disciplina e a cidade onde mora e pronto! Encontra Pedro, professor que reside a três quadras de sua casa e que cobra 45 reais a hora/aula.

No perfil de cada professor é possível visualizar sua experiência, sua formação, sua metodologia de ensino, além dos comentários e nota deixados por estudantes anteriores. Um recurso simples, funcional e prático! Bem diferente de outras alternativas, não é mesmo?

Quanto custa uma aula de reforço com profissionais da própria escola?

A vantagem do reforço escolar feito na própria escola é o fato de mostrar como a instituição está preocupada em resolver as dificuldades dos alunos no próprio ambiente – sem contar com que os pais procurem ajuda externa em outras modalidades. A criança também passa a entender que é naquele mesmo local que ela tem suas dúvidas resolvidas, reforçando a relação de confiança que ela tem com a escola.

Muitas escolas particulares hoje em dia optam pelo serviço individualizado. Com outros professores, em horários alternativos, essas aulas tendem a ser mais divertidas e personalizadas. O objetivo principal é se afastar da metodologia tradicional da aula regular e dar atendimento individual ao aluno que tem essa necessidade.

Quando aos valores, cada estabelecimento tem suas regras. Mas a grande maioria das escolas contam com o serviço dentro da própria mensalidade. Existem escolas de rede municipal e estadual que também oferecem esse serviço como um projeto, geralmente no contraturno. Vale a pena se informar junto à coordenação.

Quais outras soluções possíveis para se fazer aulas de matemática?

Cursos e tutoriais online

Seja para oferecer acompanhamento ao seu filho ao longo do ano letivo, por exemplo, ou para dar um reforço em um conteúdo específico, ou para eliminar as dificuldades existentes com a matemática, o reforço escolar online é uma modalidade que vem ganhando força  cada vez mais.

Há algumas plataformas possibilitam que o próprio colégio – ou instituições conveniadas – ofereça um login e senha, há também portais especializados em exercícios da disciplina por conteúdo, há também canais de jogos, games, quiz e outros recursos. Outra possibilidade são os famosos vídeos tutoriais do Youtube, geralmente ministrados por professores da área ou especialistas.

São muitas as vantagens de contar com um apoio pedagógico qualificado para os momentos de dificuldades nos estudos. Vamos listar aqui 5 delas que vão mostrar o quanto um suporte como esse pode agregar aos estudos.

  • Flexibilização dos horários (no caso dos portais pagos, há solicitação de apoio às dúvidas 24 horas);
  • Menor exposição do aluno, que não tem vergonha em manifestar seus questionamentos;
  • Respostas personalizadas para a dúvida específica do aluno;
  • Várias disciplinas em um só lugar;
  • Custo-benefício vantajoso, muitas vezes gratuito (como no Youtube)

Ferramentas educativas de matemática online, Que tal estudar por meio de recursos educativos online? Faça uma pesquisa!

Na internet é possível encontrar algumas plataformas que oferecem o reforço escolar online. Contudo, você não quer escolher qualquer uma, mas aquela que, efetivamente, gere resultados.

Para não errar na hora da escolha, a regra principal é verificar se o site é recomendado, seja pela escola, professores, outros pais de alunos e colegas. Nas redes sociais e no próprio site da ferramenta de reforço escolar você também encontra essas referências.

Projetos de reforço escolar

Atualmente, muitas prefeituras, secretarias municipais e estaduais de educação, além de instituições sociais, oferecem projetos de reforço escolar para alunos que não têm condições de financiar aulas particulares ou de acompanhamento e orientação pedagógica. Nessa modalidade, as aulas são geralmente em pequenos grupos e muitas vezes funcionam sob o formato de oficinas.

Nesse caso, esses projetos são geralmente voltados para alunos que já possuem dificuldades de aprendizagem de conteúdo de alguma disciplina, competência ou habilidade.

Procure se informar em sua cidade ou bairro sobre a existência desses projetos. Na prefeitura, na escola pública mais próxima, ou em instituições sociais.

O preço da aula de matemática varia de acordo com diversos fatores!

Como vimos acima, o preço de uma aula particular depende de muitos elementos, como o tipo do estabelecimento, a localização, a modalidade (online, presencial), se faz parte de um projeto social… Enfim.

Além disso, se observarmos as aulas particulares ofertadas pelos professores em casa, os valores variam em função da experiência, competência, formação e metodologia de cada um.

Por isso, reserve um tempo para entrevistar cada profissional que selecionar em um primeiro momento. Tire todas suas dúvidas, faça perguntas e compare os métodos de ensino de cada um. Às vezes, cinco ou quinze reais a mais por hora já podem fazer toda a diferença na vida do seu filho.

Valor do ensino particular de matemática. Qual o professor ideal para seu filho? Quanto vai custar sua hora-aula?

As dificuldades que os alunos enfrentam em matemática têm geralmente origem na falta de confiança ou insegurança da própria criança – seja em relação à metodologia, ou bloqueio psicológico. Se isso não for resolvido a tempo, dificuldades tornam-se problemas e problemas tornam-se traumas.

Caso haja algum bloqueio psicológico em relação à disciplina, você tem sempre a alternativa de conversar com o psicólogo da escola ou o coordenador pedagógico, dependendo da situação. Ele certamente irá auxiliá-lo com orientações práticas e até mesmo indicações de reforço ou outras ações que podem ajudar em casa mesmo.

Para mais informações, que tal dar uma olhada no artigo « A importância da matemática »?

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz