A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

As vantagens do ensino da língua inglesa para as crianças

Par Fernanda le 13/04/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Por que é essencial falar inglês?
Table des matières

Os pais sempre querem o melhor para seus filhos.

Isso certamente também se reflete na hora de aprender uma língua estrangeira. Mas como aprender inglês, e em qual idade?

Dominar duas línguas é um diferencial e traz uma série de vantagens para uma criança.

Nesse artigo falaremos sobre os benefícios do ensino de inglês desde cedo e sobre os possíveis métodos para se chegar lá. Vamos lá?

Em que ponto ensinar o idioma inglês contribui para o desenvolvimento pleno das crianças?

Com que idade meu filho pode começar a falar inglês?

« Não há idade mínima »

É bastante comum que os pais de primeira viagem se perguntem como eles podem contribuir para estimular competências linguísticas adicionais para seu filho.

Para lhe proporcionar as melhores condições de estudos e, sobretudo, um futuro melhor. Então por que não ensinar uma língua estrangeira o mais rápido possível, e em casa?

Quais as vantagens de aprender inglês para crianças? Você pode começar a ensinar um idioma para seu filho desde cedo!

É uma questão legítima, que faz sentido. E também bastante natural em casais em que um dos pais (ou ambos) é de origem estrangeira. Mas então como ensinar inglês às crianças?

Com qual idade você pode começar a falar inglês com ele?

A maioria dos especialistas vão lhe responder o seguinte: desde o nascimento! Nenhuma idade foi decretada como o ponto de partida ideal para a aprendizagem de uma língua. Veja o que Barbara Abdelilah-Bauer, linguista e psicóloga social, disse para o jornal francês L’Express em maio de 2014:

« Não há idade mínima para começar a aprender uma língua estrangeira. A prova são crianças nascidas de pais cujas línguas maternas são diferentes: elas são capazes de assimilar os dois idiomas da mesma forma. »

A criança vai confundir o português e o inglês?

Desde o dia do seu nascimento, mesmo que a criança não consiga reproduzir palavras, os pais já podem começar a falar em inglês com o bebê.

No primeiro mês de vida, ele é « unilíngue« , ou seja, ele vai aprender e gravar as palavras que seus pais vão lhe dizer, sem qualquer discriminação. Então, se a mãe e o pai falarem em português e inglês com ela, a criança não vai notar a diferença entre as duas línguas iniciais.

Mas o que fazer para que ela diferencie as duas linguagens? Como uma criança pode se tornar bilíngue desde cedo?

Existe uma solução! O português e o inglês podem ser personificados pelos pais. Por exemplo: a mãe fala com ele na língua de Camões, e o pai na de Shakespeare. Assim, a criança aprende ambas simultaneamente e logo percebe que um vocabulário é diferente do outro.

As crianças têm uma capacidade de adaptação incrível: você já ouviu dizer que o cérebro dos pequenos é como uma esponja? Pois então, é quase isso mesmo!

Quais os benefóicios de ensinar inglês cedo para seu filho? As crianças tem facilidade e maleabilidade na hora de aprender novos conteúdos.

Não fique com medo: você não vai atrapalhar ou perturbar seu filho com uma confusão de línguas, pelo contrário.

Isso só vai ter efeitos positivos. Ele vai crescer ouvindo e entendendo duas línguas. Ele passa a compreender perfeitamente o inglês oral e certamente vai falar com menos sotaque em sua primeira aula de inglês.

E se ele rejeitar o inglês?

Mais tarde, quando ele for para a escola, vai perceber que as crianças ao seu redor não falam inglês e verá isso como um diferencial.

Não se preocupe: o fato de ensinar um segundo idioma não irá afetar o nível de português. As crianças são totalmente capazes de assimilar ambos.

Por isso, já é possível começar essa educação bilíngue. Quanto mais cedo, melhor. E acima de tudo, saiba separar cada tarefa sem confusão: o pai deve sempre falar em inglês com seu filho (embora ele fale português com a mãe) e a mãe fale em português (ou o contrário).

É bem possível que em algum momento, a criança rejeite um pouco o inglês. Isso por um simples motivo: ela vai descobrir que o mundo ao seu redor fala apenas em português, e ninguém irá lhe responder em inglês.

Como ensinar um segundo idioma para seu filho. Quais as dificuldades de se aprender inglês desde cedo?

Será que isso é preocupante?

Nem sempre, uma vez que ela ainda vai estudar muitos outros conteúdos antes do inglês na educação infantil e no ensino fundamental.

E mesmo se ela não quiser praticar o inglês oralmente, seu cérebro e seu ouvido continuarão trabalhando para decifrar o que diz um dos pais.

O inglês não deve se restringir à casa

Se isso é verdade para estudantes de inglês, é também para as crianças em plena aprendizagem de línguas em casa! Saiba que oferecer um ensino desse idioma em sua própria residência é uma oportunidade única! Isso irá ajudar tanto na sua vida escolar como futuramente na vida profissional.

Mas, além disso, aprender uma nova língua é também aprender uma nova cultura. Essa é uma das grandes riquezas que o ensino de línguas estrangeiras traz. Por isso que o aprendizado não deve ser apenas funcional. O aprendizado precisa ser contextualizado, pois só assim desenvolve sua capacidade intelectual ou permite expandir seus horizontes para outras culturas.

Dessa maneira, é muito mais aconselhável levar a criança para conhecer esse novo universo linguístico, e se possível, diretamente nos países de língua inglesa.

Como ensinar a língua inglesa para seu filho. Que tal embarcar nessa aventura linguística?

Uma viagem ao exterior traz experiências e sensações que permanecem guardadas na memória da infância e enriquecem o processo ensino-aprendizagem pelos fatores sensoriais.

Uma bela viagem para Londres ou Nova York, por exemplo, vai certamente ter um grande impacto na hora de aprender inglês. Estas cidades, tão bonitas e espectaculares, já constituem motivos únicos para querer aprender uma nova língua.

Ensinando inglês para o seu filho: alguns métodos lúdicos

Filmes e desenhos animados

Eles são um clássico. Utilizar materiais lúdicos sempre ajuda muito na hora de aprender uma língua estrangeira. A diversão, sobretudo quando falamos de crianças, é muito mais atraente que uma metodologia tradicional de sala de aula.

Alguns pais consideram a televisão e os aparelhos eletrônicos como elementos prejudiciais à educação de seus filhos. Por um lado, isso é perfeitamente compreensível e verdadeiro, sobretudo se a criança tiver menos do que 3 anos de idade. Existem especialistas que não recomendam a utilização de eletrônicos antes de 7 anos de idade!

No entanto, sabemos que a realidade é outra: hoje em dia muitas escolas particulares utilizam aplicativos e recursos digitais com pequenos já na educação infantil. Tudo depende da metodologia, pedagogia e acompanhamento.

Já que a televisão tem tanto poder para atrair a atenção da criança, por que não aproveitar esse momentos e apresentar desenhos educativos?

Alguns, como Dora the Explorer, são desenhos que ajudam as crianças a aprenderem palavras em ambas as línguas.

Você também tem a opção de colocar o áudio no original. No começo, seu filho pode ter dificuldade, mas ele se acostuma rapidamente.

Você pode, por exemplo, evocar seus personagens ou música favoritos para ilustrar novas palavras em inglês. Mas atenção: limite essa exposição a sessões de curta duração, e sempre acompanhadas dos pais. Apresentar publicidade, vídeos e mídias sem qualquer orientação é irresponsabilidade!

Como ensinar o idioma inglês para uma criança pequena.Não abuse da televisão! Faça sessões de curta duração com desenhos animados em inglês. Seu filho vai se familiarizar aos poucos com a língua!

Livros para ensinar inglês a crianças

Os livros  de histórias sempre foram recursos propícios para despertar a imaginação infantil. Com eles, aprendemos as cores, os animais, as paisagens e todos os diferentes elementos que fazem parte do nosso meio.

E se, além disso, são lidos pelo pai ou pela mãe, eles podem levá-los a uma outra dimensão! Supondo que, por exemplo, a mãe seja o vetor de inglês na família, por que não ler cantigas, contos e outros escritos em inglês?

Nesses momentos, a imaginação da criança está em alta e todas as imagens pululam em sua cabeça. A assimilação dos conceitos é plena.

Depois, quando a criança já estiver com seus 8, 9 ou 10 anos, já terá idade suficiente para ler seus primeiros livros ou pequenos romances. Uma vez alfabetizada, alcança uma nova etapa do aprendizado da língua.

Procure levar o máximo de belas histórias para seu filho: aventuras fantásticas, cheias de personagens, emoções, para que ele entre nesse mundo da imaginação e desenvolva o seu inglês de um jeito ainda mais impressionante. Seu vocabulário será muito maior, e ele terá ainda mais chances de se tornar bilíngue.

Ensinando inglês com jogos

Aprender inglês por meio de jogos é certamente um dos melhores métodos a serem utilizados com o seu filho. Há muitos jogos educativos on-line que ensinam línguas estrangeiras:

Há também softwares para aprender inglês de graça, e a web está cheia de aulas de inglês gratuitas.

Seu filho rouba frequentemente seu smartphone para jogar um joguinho?

Baixe aplicativos na Appstore ou no Google Play: isso vai tornar essa atividade educativa!

É possível prender brincando! Com jogos educativos online, você ajuda seu filho a progredir em inglês com muita diversão!

Claro, você também pode encontrar jogos divertidos sem passar pela Internet: por que não fazer um STOP em inglês? Ou armar um jogo de esconde-esconde!

Lembre-se: com crianças, se divertir é fundamental!

Música: recurso ideal para ensinar inglês às crianças

Ensine a língua inglesa de uma forma lúdica e divertida por meio de canções infantis em inglês!

Descubra como ensinar a língua inglesa com canções. Como ajudar seu filho a aprender inglês com músicas infantis?

Vocês podem até traduzir juntos as letras, para que ele possa entender o significado de cada palavra.

Outra dica é colocar músicas de fundo em inglês. Assim, seu ouvido vai se acostumar aos poucos a ouvir a língua de Shakespeare.

Estimular as crianças a aprender o idioma com cantigas infantis

A música é uma das melhores maneiras de ensinar a língua dos Beatles para seus filhos

A partir de 3 anos de idade, nossos pequenos já conseguem se expressar em inglês.

Se você fizer atividades educativas de escuta e de repetição com canções e cantigas, vai contribuir para que eles compreendam os conceitos da língua anglo-saxônica.

Sem se dar conta, os alunos desenvolvem autonomia e exercitam sua pronúncia do inglês.

Os ritmos são agradáveis, as letras são simples, a entonação é bem definida… Tudo é feito para entusiasmar os seus filhos, que no final, só vão querer uma coisa: ouvir de novo e de novo e de novo…. Você vai adorar! 😉

Fica fácil aprender brincando: o vocabulário, a pronúncia, a entonação e a sintaxe básica… Tudo vira diversão.

Veja nossa pequena seleção de cantigas em inglês para crianças:

  • Para aprender o alfabeto inglês: The alphabet song
  • Para saber os números em inglês: The ants go marching
  • Para aprender as cores e as roupas: The colours of ou clothes

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (moyenne de 5,00 sur 5 pour 1 votes)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz