Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Quais cursos fazer para dar aula de língua espanhola?

De Carolina, publicado em 19/06/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > O que estudar para ser professor de espanhol?

Não há receita de bolo para se tornar um professor de língua castelhana. Porém, há muitos que continuam desde cedo sua trajetória para o bilinguismo e, quem sabe, para a educação na língua?

Por isso, não há idade para começar! Se você pudesse pedir para sua mãe contratar uma babá hispanofalante para te falar espanhol desde neném seria o ideal!

Mas como você não é mais um bebê e nem todo mundo tem condições de contratar uma babá, quanto mais uma hispanofalante, você pode correr atrás do tempo perdido.

Mas uma coisa é fato, quanto antes, melhor!

Então não estranhe o fato de a gente ter colocado neste post o aprendizado do espanhol desde o ensino fundamental.

Mas é claro, o caminho é longo entre o colégio e as aulas como professor. Melhor ainda, não é? Assim, você terá bastante tempo para se preparar e realizar seu sonho de ser um professor de espanhol. Mas, não custa repetir mais uma vez:

Para ensinar espanhol, é indispensável ser bilíngue.

Esse, claro, não é o único critério. No Brasil, é necessário pelo menos 4 anos de estudos superior para fazer um concurso e dar aulas para o ensino fundamental e médio na rede pública.

Você ainda tem que enfrentar uma segunda etapa que é ser fluente na língua. Você pode morar em um país hispanófono ou praticar a língua de sua cidade mesmo, com a ajuda de hispanofalantes e de materiais disponíveis na internet.

Então, qual percurso escolar seguir para chegar ao seu objetivo “ser professor de espanhol”?

Veja aqui as grandes etapas que vão te ajudar a concretizar o seu projeto profissional.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Espanhol desde o fundamental

Quem disse que não é possível ter aulas de espanhol desde o fundamental? É verdade que a maioria dos alunos preferem estudar o inglês porque é a língua mais utilizada no mundo inteiro.

Aprenda o mais cedo possível o novo idioma O aprendizado da língua pode ser feito em qualquer idade, até no berçário!

Porém, o espanhol também não fica para trás podendo ser uma das línguas mais praticadas no mundo. Então, por que perder tempo?

É possível que você leia esta parte do post e diga: “poxa, já é tarde demais para mim porque já passei do ensino fundamental”. Mas quem sabe seus filhos e seus próximos possam aprender a língua o quanto antes?

No Brasil, havia uma lei para incluir o espanhol no currículo escolar do ensino médio. O idioma seria facultativo para o ensino fundamental.

Porém, a Lei nº 11.161 de 2005 foi revogada pela medida provisória nº 746 e pela lei nº 13.415 de 2017 do presidente Michel Temer.

Porém, isso não impede que os alunos aprendam espanhol desde cedo mesmo se o ensino da língua não é mais obrigatório. O aluno pode entrar em um curso de línguas específico para aprender o idioma ou fazer aulas particulares com um professor de espanhol.

Em muitos estados, as universidades de letras oferecem cursos com preços populares ou gratuitos. Vale a pena pesquisar e começar o aprendizado da língua desde cedo.

Mas por que fazer o estudo de idiomas desde cedo? Porque a criança aprende muito mais rápido que os adultos!

Para elas, o esforço para assimilar e guardar a aprendizagem da língua é muito menor que para os adultos. É como se fosse aprender a língua materna! Eles vão aprender melhor e de maneira mais duradoura.

Além disso, aprender a língua no colégio pode ser muito revelador. Alguns descobrem uma nova paixão! Outros podem definitivamente detestar o aprendizado da língua… Para os que gostam, essa época da vida pode influenciar muito na escolha da profissão mais tarde quando já se é adulto.

Escolher espanhol como língua estrangeira no vestibular

Se você é mais acostumado com o espanhol como língua estrangeira que o inglês, vá em frente! Porém, não faça essa escolha achando que o espanhol é mais próximo que o português, então, mais fácil de entender.

Leve em consideração tudo o que aprendeu no ensino médio e qual é a língua que você tem mais domínio.

O idioma pode ser aprendido em qualquer idade! Quer passar naquele curso e universidade que tanto sonha? Estude a língua espanhola!

Se escolheu o espanhol, deve ser certamente porque já estuda a língua a mais tempo e se sente mais seguro com seus conhecimentos sobre o idioma.

O ensino médio, principalmente o 3º ano, é o momento para estudar muito para o vestibular. Então, não deixe de fazer todas as revisões e estudos possíveis da língua espanhola para tirar uma boa nota da prova de idioma.

Não se esqueça que ela pode te salvar, principalmente se você prestar um vestibular muito concorrido como medicina, direito, comunicação…

Um pontinho a mais na prova de espanhol pode te fazer entrar no curso que você tanto sonha!

Fazer Letras na universidade

O curso superior para quem quer dar aulas e prestar concurso para ser professor de espanhol no ensino público!

O curso de Letras é o caminho certo para quem quer dar aulas do idioma como profissão. Ele existe em quase todas as universidades brasileiras.

Primeiramente, o aluno vai estudar a língua portuguesa e seus diferentes componentes: gramática, léxica, sintaxe, semântica, semiótica, literatura brasileira, interpretação e produção de texto, etc.

A faculdade é o caminho mais certo para ser educador Você pode fazer um curso superior para ser professor da língua espanhola

Depois, o aluno pode optar por uma língua estrangeira. A maioria opta inglês ou espanhol. No caso, você opta por espanhol e vai aprender a língua em suas inúmeras vertentes com a língua portuguesa.

Você pode trabalhar como professor, mas também como tradutor, editor em mídias, especialista em literatura hispânica, etc.

Em algumas universidades, você pode optar também pela licenciatura ou bacharelado.

Licenciatura

A licenciatura é específica para os profissionais que querem atuar como professores. Essa opção inclui matérias como psicologia, pedagogia, práticas de ensino, estrutura e funcionamento da educação entre outras.

A vantagem é que os alunos ficarão mais preparados para planejar e executar uma aula quando serão professores.

Bacharelado

Já o bacharelado é para os profissionais que querem atuar no serviço público com a preparação de provas de português para concursos. Além disso, eles podem atuar como tradutores, editores, revisores, etc.

Eles não têm mas matérias incluídas na licenciatura.

Ser autodidata funciona?

Sim, mas será mais difícil de encontrar um emprego de professor em uma escola sem diploma. Os autodidatas, até pelo fato de se formarem sozinhos, são perfeitos para ser professor particular.

Por que?

Você não precisa necessariamente de ter um diploma para dar aulas particulares (apesar que é melhor para isso também). O mais importante é você ser um bom professor e ter alguns alunos para fazerem o famoso boca a boca.

Sua fama pode correr a cidade inteira (dependendo do tamanho e do sucesso de suas aulas!). Se esse for o caso, você terá muitos alunos e vai ter que dispensar alguns…

Os autodidatas têm necessariamente uma boa disciplina. Se aprenderam sozinhos, é porque são persistentes e conseguem se virar sem a ajuda de muitas pessoas.

Para organizar os horários e o conteúdo das aulas particulares, essas características também são muito importantes, visto que será você o seu único chefe.

Você também poderá passar os métodos de aprendizagem para os alunos aprenderem mais rápido o espanhol. Então, vá em frente.

Estude o idioma e dê aulas É uma felicidade enorme quando conseguimos passar por todas essas etapas e ainda realizar o sonho de ensinar a língua espanhola

O professor autodidata em espanhol também pode dar aulas em instituições particulares tais como escolas (se estiver um diploma de curso superior) e cursos de idiomas.

Viajar para um país hispanófono

Partir para um país hispanofalante é quase obrigatório para quem quer se tornar um professor de espanhol: Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Peru, México, Cuba, Espanha… São tantos países (a maioria vizinhos!) que fica até difícil escolher.

Aproveite, então, que estamos na América Latina para conhecer um (ou vários) dos países e se aperfeiçoar no espanhol.

Nada melhor que mergulhar em um país no dia a dia para descobrir sua cultura,  falar a língua, aprender as expressões mais utilizadas, etc.

Você já assistiu ao filme Albergue Espanhol? Um filme francês de Cédric Klapisch? As viagens para um país estrangeiro não servem somente para aprender a língua. Você faz novas amizades, aprende a cultura de vários países porque vai conhecer gente do mundo todo, namora, se diverte, etc! Além de ajudar no nosso autoconhecimento!

Partir para um país hispanófono durante um semestre ou um ano será particularmente benéfico para melhorar seu domínio da língua no contexto ideal, mas se você:

  • se abrir e se integrar (não conviver somente com outros estudantes estrangeiros que só falam inglês ou um espanhol básico – pior – brasileiros)
  • ir ao encontro de nativos para se expressar em espanhol no cotidiano e enriquecer seu vocabulário. Indispensável para melhorar sua compreensão oral e adquirir uma fluidez em sua expressão. Essa ocasião também será perfeita para treinar sua pronúncia.
  • Visitar e descobrir para mergulhar de cabeça na cultura do país… Seus novos amigos espanhóis vão adorar te mostrar seus hábitos e costumes!

Porém, não confunda esse período de aprendizado com férias! Com certeza você vai precisar de se esforçar para se adaptar e se organizar para ter um bom ritmo de trabalho, estudos e lazer.

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz