A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

6 razões para aprender a calcular

Par Carolina le 20/10/2016 Blog > Reforço escolar > Matemática > Para que aprender a lógica matemática?
Table des matières

Por que nós devemos aprender matemática?

Fora o fato de que a educação tradicional e as escolas exigem isso de nós, quais são os motivos concretos para se aprender a matemática?

As aplicações tangíveis na vida cotidiana são muitas! Para desagradar aqueles que dizem: « de qualquer jeito, a matemática, as frações, números decimais e outros problemas não servem para nada! ». Na vida de todos os dias, os exemplos são infinitos para suas utilizações!

De um modo geral, a matemática nos ajuda a compreender o mundo a nossa volta.

Mas será que os cursos de matemática podem ser aplicados também na arte da sedução?

Como utilizá-los para resolver problemas?

Enfim, como utilizar a matemática para se tornar um grande jogador de poker?

Para que serve a matemática em nossa vida cotidiana?

A matemática é onipresente em nossas vidas, desde o nosso nascimento até a nossa morte.

Isso nós não podemos contestar.

Cozinhar e dosar os ingredientes podem ser questões matemáticas! A cozinha é um dos locais onde a gente pode usar muito a matemática

Aprender matemática tem uma importância diferente para cada um.

Ao longo do nosso ciclo escolar, o programa de ensino da matemática nos faz passar pela aprendizagem da trigonometria, álgebra, geometria, aritmética, teoria de Tales, teorema de Pitágoras, geometria, multiplicação, cálculos mentais, números decimais, números inteiros, função linear, vetores, entre tantas outras…

Mas quais são as situações concretas, fora os cursos e exercícios de matemática, em que isso nos serve para alguma coisa?

Veja alguns exemplos:

  • Fazer as compras e calcular os seus custos mensais.
  • Comprar um apartamento ou uma casa: calcular os juros, economizar, otimizar as despesas…
  • Cozinhar: pesar os ingredientes das receitas, calcular as temperaturas e também as misturas…
  • Reformar a casa: medir as distâncias, calcular os ângulos (ângulo reto, seno, cosseno), os pesos, as massas.
  • Se deslocar: calcular a distância, a quantidade de combustível necessária…
  • Nos jogos de azar e baralho: calcular a probabilidade no poker, blackjack, buraco…

Então, não se preocupe! Todas aquelas aulas de matemática na escola, as tabuadas, as raízes quadradas, o cálculo literal, os logaritmos, a divisão euclidiana, fazer uma divisão (dividendo, vírgula)… servem também na vida profissional. Principalmente nas vendas, contabilidade, arquitetura, engenharia, informática, entre tantas outras profissões!

Entender a matemática é compreender melhor o mundo

De um ponto de vista social, a matemática tem grande importância, inclusive os professores desta amada e detestada matéria!

Ela ajuda, tanto os estudantes do maternal quanto da escolinha, do colégio e do ensino médio a entenderem melhor os códigos de nosso mundo. Mundo que se baseia em grande parte na máxima: 1 + 1 = 2.

É por isso que algumas profissões têm uma importância particular em nosso mundo: meteorologia, elaboração de remédios, imagem médica, gestão de dados… Esses domínios são muito influenciados pela geometria, aritmética e álgebra.

A matemática é essencial para entendermos o mundo Para saber mais sobre o mundo e as regras que o regem: aprenda mais sobre a matemática

Aprender a matemática é, então, estudar o mundo. A matemática pode nos ajudar a entender coisas muito abstratas como o sistema solar, os desastres naturais e até mesmo o clima. Como não falar da importância da cartografia no nosso mundo depois de décadas?

Impressionante como simples exercícios de matemática podem levar a impactos tão grandes na evolução do mundo!

Em um nível mais pessoal, em sua casa, a matemática está sempre presente. Na disposição dos cômodos, na organização dos móveis etc. A participação dessa disciplina passa desde o conceito em 2D, depois 3D para estudar a geometria do espaço!

Enfim, aprender matemática é também entender a importância que isso exerce sobre a medicina atual. Desde a ficha médica, a imagem médica até o ultrassom, a gente faz o uso da matemática! É também graças a essa disciplina ensinada no mundo inteiro, em todas as escolas, suas regras da aritmética e do corpo humano que melhoramos nosso organismo.

5 enigmas de matemática difíceis de resolver

Antes de chegar ao auge matemático, é vital aprender a gostar da matemática. O amor pela ciência as vezes é proporcionado pela excelência de um professor ou através de exercícios divertidos de matemática.

Justamente sobre os exercícios, há alguns (vários deles, diga-se de passagem) que instigam a curiosidade de qualquer amante da matemática (seja na universidade, cursos superiores de matemática, ensino médio ou colégio): os enigmas!

Alguns grandes enigmas foram resolvidos por grandes figuras da matemática enquanto outros ainda não têm respostas:

  • As pirâmides do Egito
  • A ilha de Atlântida
  • O gênio matemático de alguns grandes nomes: Einstein, Newton, Poincaré, Da Vinci, Arquimedes, Hawking…
  • As esfinges do Egito
  • O pilar de Déli…

Aprender a matemática não é sempre fácil. Ela corresponde a um novo tipo de linguagem, um vocabulário especial e, além disso, várias fórmulas para serem memorizadas. Há várias disciplinas derivadas da matemática como, por exemplo, a física, a química, a biologia, as ciências da vida e da Terra, a tecnologia, a engenharia, entre diversas outras…

A matemática também possui mistérios com seus problemas irresolúveis Você saberia responder um grande enigma matemático?

Então, tem que amar tudo isso para poder chegar, talvez um dia, a solucionar os 5 enigmas matemáticos:

  • Os 100 condenados
  • Os 3 deuses
  • O bolo triangular
  • O gato e o rato
  • O pato e o gato

10 equações matemáticas que mudaram o mundo

A aprendizagem da matemática na escola te proporcionou uma elevada bagagem de conhecimento. Seja você bom ou ruim em matemática, você teve que passar pelos cálculos mentais, lineares, resolução de problemas, números complexos, noções de fração, matemática científica…

Mas entre todos esses aprendizados, algumas noções ou equações de matemática ficaram na história da matemática como indispensáveis, é claro.

É o caso das 10 equações, teoremas, e leis que certamente seus professores de geometria, álgebra, aritmética, desenho, física ou química falaram sobre elas:

  • O teorema de Pitágoras
  • Os logaritmos
  • A lei da gravidade
  • A teoria da relatividade
  • A teoria do caos
  • A identidade Euler
  • A transformada de Fourier
  • As equações de Maxwell
  • A 2ª lei da termodinâmica
  • A equação de Schrödinger

A matemática ajuda a jogar poker

Além da matemática pura e crua, você se interessaria pela matemática se ela te ajudasse a ganhar dinheiro e também a se tornar uma star? Sabia que seus cursos de matemática podem ser muito úteis quando você joga poker, por exemplo?

Porque o poker não é somente um jogo de azar: a matemática está intimamente ligada a ele. Tanto é verdade, que o poker é um dos poucos jogos de baralho os quais são permitidos « apostar » dinheiro legalmente. Justamente porque não é considerado um jogo de azar. Mais um motivo para aprender bem a matemática! O poker se caracteriza pelas múltiplas combinações de cartas, mas também é preciso ter sangue frio e ter a difícil competência de controlar as emoções para poder ganhar!

Para ser bom no poker há outra qualidade matemática importante de se ter: ser bom em probabilidade! É isso mesmo! Esta matéria que muita gente detesta é muito importante na hora de calcular a chance que você tem ao ver suas cartas na mão e combiná-las com as da mesa, gerando a probabilidade que o adversário tem de ter cartas melhores que as suas. Não é simples, mas vale a pena estudar a probabilidade se você quer se tornar um gigante do poker ou apenas ganhar de seus amigos.

Para isso, o aprendizado de matemática é inevitável!

Algo muito útil pode ser também calcular para prever qual será a próxima que sairá do bolo, isso levando em consideração as cartas de sua mão e da mesa. Ao antecipar a próxima carta, você pode ver se vale a pena apostar um pouco mais de fichas nesta rodada ou não. Não se engane, a probabilidade é um dos mais importantes atributos para um vencedor de poker!

A gente pode falar de « out », por exemplo, ou « pot odds ».

Sempre é importante saber esses macetes além de ser bom em cálculos mentais para melhorar a combinação matemática e poker.

A matemática pode aumentar seu poder de sedução?

Passamos a outro tema que roda o mundo e a cabeça de muitos: o amor. O que você diria de aprender matemática para seduzir?

Existe uma fórmula mágica e números para cantar um(a) menino(a)?

Vamos pegar o exemplo do livro Amor e Matemática escrito pelo matemático Edward Frenkel. Seu objetivo? Mostrar a matemática de um jeito diferente, com muita poesia, beleza e elegância na elaboração de teoremas.

Não se trata de uma autobiografia sobre o amor pela matemática, mas de uma reflexão filosófica e teórica sobre a disciplina. Outros curiosos, pesquisadores e professores da universidade de Iowa também pesquisaram sobre o assunto: seduzir com a matemática. Aqui, a gente vai falar mais de sedução online.

O método de base sobre os gostos de cada um, a atração e a rejeição. Um método que daria mais 40% de chances de seduzir e encontrar sua alma gêmea.

Teoria muito importante nesse mundo de hoje em que 1 entre 3 casamentos tem origem online nos Estados Unidos.

Aliás, você conhece a importância do número 5? Pesquisadores também concluíram que, a partir do 5º parceiro, uma pessoa está pronta para um relacionamento sério. Isso porque ela já teria tido experiências suficientes para saber o que ela quer ou não em seu duradouro(a) e futuro(a) namorado(a).

 

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Carolina
Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz