Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Os números estão presentes em nossa vida: saiba como aproveitar os conceitos matemáticos no dia a dia!

De Fernanda, publicado em 28/12/2016 Blog > Reforço escolar > Matemática > Por que a matemática é indispensável?

Se você tem arrepios ao ouvir falar de números, de equações ou de geometria… Fique tranquilo, você não é o único! Além disso, existe solução para tudo nessa vida, não é mesmo?

Hoje em dia, existem muitas opções e alternativas para aqueles que procuram fazer aulas de matemática sem estresse e sem drama.

Há também muitos caminhos para estimular o desenvolvimento das habilidades fundamentais. Os estímulos são muitos na vida prática: eles se cruzam, se complementam e se enriquecem. Saiba que explicar o mundo por meio da matemática é uma verdadeira fonte de motivação!

Durante a aprendizagem dessa disciplina, é fundamental oferecer atividades diversificadas e de todas as áreas do conhecimento: históricas, artísticas, lúdicas, práticas… enfim, que estabeleçam uma verdadeira conexão com a realidade da criança.

Isso faz com que os jovens tornem-se protagonistas do processo ensino-aprendizagem.

Você sabia que esta ciência tem uma data só para ela? Comemore: o dia 6 de maio é o Dia Nacional da Matemática. Instituída pela presidente Dilma Rousseff em 2013, a data celebra o nascimento do matemático, escritor e educador Júlio César de Melo Souza, mais conhecido como Malba Tahan.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Estudar a história da matemática

A matemática é com certeza uma das ciências mais antigas do mundo. Poderíamos até afirmar que os primeiros sinais da escrita são matemáticos: o cálculo das trocas, medir seu terreno, construir, se deslocar na água ou na terra…

Leonardo da Vinci e os números. A fantástica epopeia da matemática

Conhecer a origem e a evolução da matemática traz para as crianças uma contextualização da disciplina, tornando-a mais real e viva. Além disso, conhecer a história desenvolve habilidades como localização temporal e espacial, potencializando ainda mais a aprendizagem de elementos abstratos.

A matemática e as artes

Estudar as obras de pintores como Vasarely, Mondrian, Escher, Kandinsky ou até mesmo Picasso e Tarsila do Amaral pode render muitas aulas de matemática. Que tal em geometria, por exemplo, ou com atividades manuais como o origami, que também evidencia as propriedades geométricas, como eixo de simetria, paralelismo, perpendicular…

Pinturas, artes visuais e as ciências exatas. A arte geométrica de Kadisky.

A arte é uma maneira de expressar a beleza da matemática. E a relação entre as artes e a matemática também contribui para quebrar com o estigma de que essa é uma disciplina rígida e fria. Pelo contrário: ela pode muito bem ser fonte de inspiração e criatividade!

Os jogos: a nova tendência em matemática

Os jogos e os brinquedos oferecem uma gama extensa de atividades para os professores: além de originais, são também muito eficientes!

Conheça algumas vantagens de utilizar jogos em aula:

  • Eles desenvolvem habilidades de pesquisa;
  • Oferecem às crianças mecanismos de organização do pensar;
  • Permitem a abordagem de novos conceitos com a simples manipulação de um quebra-cabeça, por exemplo;
  • Estimula o raciocínio por meio de tentativa e erro. Ao jogar, a criança se permite errar, e é a partir desses erros que ela vai aprimorar suas estratégias. Na brincadeira, o erro tem um papel formador que nem sempre é possível em sala de aula, onde o erro ganha peso e nem sempre há tempo para se trabalhar sobre ele.

Que tal descobrir os cálculos pelos jogos? Aprender matemática com o Lego: inovação e diversão garantidas!

Os jogos geralmente estimulam um raciocínio dedutivo e lógico: sudoku, master mind, magix 34 e todos os jogos de solução de problemas. Uma atividade com o sudoku pode ser desenvolvida desde a educação infantil, seja no desenvolvimento das habilidades de lógica, seja para estimular o raciocínio desde cedo nos pequenos.

Depois da iniciativa da professora Alycia Zimmerman, o Lego é um dos jogos que estão em alta na educação, cada vez mais utilizado nas aulas de matemática.

Essas atividades que envolvem jogos e brincadeiras contribuem para que a criança supere algumas barreiras sozinha e aprenda a lidar com seus próprios erros. Além disso, o jogo tem um papel social muito importante: é preciso respeitar certas regras, respeitar os colegas, não trapacear… Pois bem, que tal esquecer os problemas e curtir a matemática?

A matemática no dia a dia

Para as crianças maiores, recursos como a estatística, artigos científicos, análise crítica de gráficos em jornais, tabela de futebol, e muitos outros elementos do cotidiano podem ser exemplos de aplicação prática da matemática na vida.

Já para os menores, a simples pergunta “Para que serve?” desenvolve o espírito crítico e reflexivo.

Enfim, na vida prática, a matemática é muito útil para:

  • Fazer um orçamento
  • Calcular taxas sobre produtos e serviços
  • Reformar/construir
  • Resolver qualquer problema que exija o entendimento das diversas variáveis
  • Calcular o preço de uma aula de matemática 🙂
  • Calcular porcentagens
  • Avaliar duração e distância
  • Identificar relação quantidade/preço
  • Calcular o salário semanal, mensal e anual
  • Calcular os diferentes impostos governamentais
  • Dar subsídios para o consumo consciente
  • Calcular taxas de juros na hora de uma compra
  • Calcular as probabilidades em um sorteio
  • Calcular as proporções (com regra de três, por exemplo)
  • Saber negociar!

A matemática é uma disciplina definitivamente presente no nosso dia a dia – e também na tela do nosso smartphone 😉

A matemática no cotidiano de todos. Os números estão mais presentes na sua vida do que você pensava, não é mesmo?

A matemática é onipresente na vida profissional

A professora Edna Maura Zuffi, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP, afirma que não é apenas nas operações mais elementares, como conferir o troco recebido, que a matemática está presente em nossa vida. Um exemplo são ideias de percentual e crescimento exponencial envolvidas nas taxas de juros bancários.

“Quando temos uma boa noção dessas ideias matemáticas, tomamos decisões mais adequadas para a nossa vida.”

Uma dessas escolhas importantes é a nossa carreira profissional. De pedreiros a engenheiros, de humanas a biológicas – a matemática existe no dia a dia de todos os profissionais.

No entanto, a ciência dos números ganha peso extra em algumas profissões específicas. Conheça abaixo algumas delas, e inspire-se! Quem sabe você não será o próximo Neil Armstrong?

  • Setor de seguros: os matemáticos que trabalham nessa área criam produtos para seus clientes. Eles utilizam a estatística e administram as finanças e as economias voltadas para esses produtos. Eles também criam bancos de dados que gerenciam todas essas informações.
  • Setor bancário: os profissionais de matemática desenvolvem toda a comunicação chamada “codificada” (código de cartões com números primos etc). Como no setor de seguros, criam e administram bancos de dados, avaliam riscos financeiros e controlam o mercado de operações nas bolsas de valor. A matemática financeira é uma área importante na formação de administradores e engenheiros.
  • Setor de consultoria: há várias áreas possíveis. Mas em todas elas, a estatística é o conteúdo mais utilizado. Os profissionais podem, por exemplo, ser contratados para medir a audiência de um canal de televisão para fins publicitários. Ou então podem auxiliar grandes empresas na criação de programas de informática que facilitam a gestão interna.
  • Setor aeronáutico: os matemáticos são todos os dias responsáveis pela criação de inovações tecnológicas que fazem, por exemplo, os meios de transporte mais seguros, mais sustentáveis, mais rápidos…
  • Setor espacial: sem o auxílio dos matemáticos, o homem certamente nunca teria pisado na lua.

Os números tão presentes em nossas vidas. Quer ajudar na evolução do homem? Seja matemático!

  • Setor de energia: geralmente profissionais ligados à área de pesquisa e desenvolvimento. Essas pessoas certamente fazem de tudo para que cada vez mais economizemos energia no mundo. Com o aumento da população e o esgotamento dos recursos naturais do planeta, essa é uma área muito importante hoje em dia. É preciso encontrar fontes de energia alternativas, como a energia solar, a energia eólica etc. Para todas essas pesquisas, a matemática é indispensável.
  • Setor de logística e produção: profissionais da área de matemática são selecionados para otimizar o rendimento das empresas, aplicar controle de qualidade, reduzir custos etc.
  • Setor da educação: que tal se tornar um professor de matemática? O seu papel é fundamental: disseminar o saber para que mais e mais pessoas possam contribuir com o mundo!

Ok, a matemática é um universo à parte. Muitas vezes complicado. Outras vezes um pouco chato, abstrato demais. Mas em todas as disciplinas existem conceitos mais abstratos, que exigem do estudante um exercício de contextualização e articulação. Faz parte do processo de aprendizagem!

Com todos esses exemplos que demos acima, impossível continuar chamando essa disciplina de “chata”. Ou falar que nunca será útil em sua vida.

Sabia que você está fazendo matemática até quando prepara seu prato predileto? Pesos, medidas, unidades, temperatura… Ou então quando ouve aquela música preferida? Teoria dos conjuntos, álgebra abstrata, teoria dos números, escalas musicais…

E se nós disséssemos que o tempo que rege a sua vida é simplesmente… matemática?

Enfim, tudo é uma questão de como você encara os estudos e como lida com a aprendizagem da disciplina. Afinal, estamos no século 21, e, além de lidar com a tecnologia e com os mecanismos digitais diariamente, o mundo exige um pensamento mais do que interdisciplinar… Transdisciplinar, pluridisciplinar… É preciso hoje em dia saber criar ligações e conexões profundas e inevitáveis entre todas as áreas do conhecimento.

Hoje, o aprendizado que tanto se procura está relacionado à capacidade de aplicar o que se aprendeu em situações novas. Isso é o que os estudiosos chamaram de “transferência de conhecimento”. Isso significa que não basta o aluno aprender os conceitos matemáticos de média, moda e mediana. Ele precisa conseguir usar o que aprendeu na sua vida. Essa habilidade de transferir o que se sabe, seja em circunstâncias da vida real, seja dividindo conhecimento com outras pessoas, ajuda os estudantes a desenvolverem as competências para o século 21.

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz