Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Como a guitarra evoluiu ao longo dos anos?

De Fernanda, publicado em 22/02/2017 Blog > Música > Violão > A história da guitarra

A história da música é marcada por uma invenção importante: a guitarra!

De Jimi Hendrix aos Beatles, impossível não relembrar as milhares de músicas famosas que fizeram desse instrumento um dos objetos mais sagrados do rock n’ roll.

Imagine só quantas guitarras foram quebradas em cima do palco!!

O instrumento evoluiu bastante ao longo dos tempos. Você saberia dizer, por exemplo, quais são as características e os elementos fundamentais da guitarra?

Conhecer essa história talvez não seja algo crucial para que você se torne um grande guitarrista, mas com certeza vai trazer muita informação para sua bagagem cultural. Para os iniciantes, conhecer as origens pode servir de inspiração na descoberta do instrumento… E para os guitarristas mais avançados, pode ser um incentivo à aprendizagem de novas e diferentes técnicas.

Descubra agora essa história incrível que vem sendo transmitida ao longo de várias gerações. E que você vai pode continuar transmitindo para seus filhos… Vamos mergulhar nesse flashback?

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

A invenção da guitarra

Antes da criação da guitarra, houve a criação do violão. Sua origem remonta mais de 4 mil anos! Um instrumento histórico desse jeito exige respeito, não é mesmo?

Sabe-se que o violão pode ser considerado como a evolução natural do alaúde ou da cítara. Esse último foi um dos instrumentos mais nobres da Roma Antiga. No entanto, até hoje essas informações nunca foram comprovadas.

Qual a origem dos instrumentos de corda. A cítara talvez seja o ancestral da guitarra!

Alguns arqueólogos afirmam ter descoberto indícios de instrumentos de cordas como a harpa e a tambura há mais de 3.500 anos. Estima-se que o primeiro violão foi inventado nessa mesma época, por uma cantora egípcia chamada Har-Morse.

Como você deve imaginar, desde então, o violão sofreu uma série de mudanças antes de chegar ao formato atual, com essas características que conhecemos hoje em dia. Sem contar a evolução até a criação da guitarra, no século 20. Hoje, há uma enormidade de modelos e marcas de guitarras.

A primeira guitarra foi inventada em 1920, nos Estados Unidos, pelo engenheiro Lloyd Loar. Na época, ele trabalhava em uma grande empresa que fabricava instrumentos musicais. Adivinhe o nome dela? Gibson!

Essa invenção só foi possível graças ao surgimento do microfone de bobina móvel no começo do século.

Esse microfone dinâmico – ou captadores – gerou uma verdadeira revolução na música, pois foi ele que permitiu a gravação dos sons emitidos por instrumentos.

No entanto, foram os músicos de jazz que criaram em seguida a amplificação dos sons da guitarra. Isso só aconteceu porque era muito difícil de distinguir as sonoridades do instrumento no meio de uma orquestra de metais.

A invenção do engenheiro foi, portanto, combinar esse captador a uma guitarra havaiana para dar origem ao que chamamos hoje de guitarra elétrica.

A comercialização da guitarra

Foi preciso esperar alguns anos para que a guitarra começasse a ser vendida no mercado.

Somente no ano de 1931, onze anos mais tarde, que a “Frying Pan” (ou frigideira, em português) começou a ser vendida nos Estados Unidos, pela empresa Rickenbacker. Hoje em dia esse instrumento vale 2.500 euros!

Quando a guitarra começou a ser comercializada? A primeira guitarra vendida nos Estados Unidos.

Para tocar o instrumento, era preciso colocá-lo sobre os joelhos. Ele não possui caixa de ressonância, e os captadores foram acrescentados no próprio corpo da guitarra.

No Brasil, na década de 1950, as Big Bands foram as primeiras a utilizarem os “violões elétricos”, certamente importados de outros países.

Hoje em dia, podemos elencar uma série de marcas que fabricam as guitarras ao redor do mundo. Vamos conhecê-las!

Guitarra Fender

Em 1940, Léo Fender cria sua própria loja de aparelhos eletrônicos e de produtos relacionados a amplificadores. Nos dias de hoje é uma das empresas mais conhecidas quando se fala em instrumentos musicais.

Guitarra Gibson

Criada por Orville Gibson, a Gibson Guitar Corporation nasceu em 1902. O luthier responsável era conhecido por ser um fã de mandolinas (derivado do bandolim). Atualmente é um dos fabricantes de guitarra mais famosos no mundo. As Gibsons são geralmente recomendadas pelos músicos quando se quer obter efeitos e sons diferentes!

Guitarra Epiphone

As guitarras e os violões dessa marca são conhecidos por oferecer uma boa relação preço-qualidade. É a preferida dos iniciantes, pois não deixa de oferecer um som de qualidade.

Guitarra Ibanez

Muitos rockstars possuem uma Ibanez. As guitarras dessa marca são conhecidas pela sua qualidade, mas sobretudo pelo design dos modelos, inovadores e originais.

Guitarra Yamaha

Essa empresa japonesa, além de fabricar guitarras, produz também uma ampla opção de veículos (motos e motores). Mas a guitarra é ainda seu produto mais famoso!

Guitarra Vigier

Marca francesa conhecida por oferecer guitarras e violões de qualidade superior.

Guitarra Giannini

Uma marca brasileira e que tem tradição pois começou a fabricar produtos relacionados a instrumentos de cordas na década de 1930. Hoje em dia, a Giannini possui qualidade equivalente às marcas internacionais.

Há também outras marcas conhecidas no mercado que merecem destaque, como Dreadnought, Stratocaster, Telecaster, Jumbo, Dean…

Todas essas empresas fabricaram instrumentos de cordas que deram origem a outros modelos de guitarra, como a guitarra acústica, a guitarra folk, o violão clássico, o baixo, o baixo elétrico…

Saiba que esses instrumentos também acompanham uma série de acessórios: as cordas, o afinador, a ponte, a palheta, a mesa de mixagem, o diapasão, a partição e tablatura….!

Os estilos da guitarra

Ao longo da história, a guitarra elétrica conheceu muitas mudanças. Entre a primeira guitarra havaiana e a Fender de hoje em dia o caminho foi longo! Nessa evolução, músicos do mundo inteiro criaram estilos musicais diversos que permanecem até hoje.

O blues

O blues já existia antes mesmo da criação da guitarra. Os escravos já tocavam ritmos com violões e pianos que deram origem a esse estilo. Depois de alguns anos, a guitarra elétrica assumiu a posição de instrumento representante do gênero. Os guitarristas de hoje em dia utilizam o instrumento para tocar os três acordes de base que compõem os míticos doze compassos do blues.

O jazz

O jazz é um estilo descendente do blues. Foi também tocado inicialmente por escravos, mas sua composição é mais rica e não se limita aos três acordes que conhecemos no blues. Lembrem-se que é graças aos músicos de jazz que conhecemos a guitarra elétrica!

O rock

Estilo que mais representa a guitarra. O rock nasceu nos nos 1960 para suceder o rock n’ roll, que era um pouco mais dançante (encarnado pelo grande Elvis Presley).

É na década seguinte que conhecemos seu apogeu, a partir de 1970, com grupos como Led Zeppelin, The Who ou então os Rolling Stones. Não vamos esquecer, por favor, de citar Robert Johnson, importante artista dos anos 1930, cujas sonoridades de blues foram decisivas na invenção do rock n’roll!

Esse estilo é um dos melhores para se treinar variações das técnicas de guitarra elétrica.

O pop

Na sua origem, a música popular era representada por canções folclóricas dos Estados Unidos ou da Grã-Bretanha.

Ao longo dos anos, esse estilo incorporou toda uma gama de músicas internacionais que podem ser escutadas diariamente nos rádios. Hoje podemos afirmar que a música pop tem sua origem no rock. É por isso que alguns grupos, como os Beatles, podem ser enquadrados entre os dois estilos.

O hard rock

Um dos múltiplos estilos derivados do rock. Esse tipo de música, um pouco mais pesada que o rock clássico, tem como característica principal a força dos vocais. Seus representantes mais conhecidos são grupos como o Scorpions, Black Sabbath ou até Guns n’ Roses.

Conheça estilos musicais que representam a guitarra. Wind of change: o Scorpions é um grupo clássico do hard rock!

O heavy metal

Esse estilo é bem próximo do hard rock, mas apresenta algumas diferenças fundamentais. Principalmente no que se refere aos efeitos de guitarra empregados.

Distante de suas raízes do blues e do jazz, ao contrário do hard rock, no heavy metal, encontramos muitas distorções de guitarra.

Suas músicas geralmente evocam temas como assuntos medievais, lendas, conflitos entre o bem e o mal. Aliás, é por isso que elas recebem  tantas críticas por parte da comunidade religiosa.

Seis grandes guitarristas

Todo guitarrista tem seu ídolo preferido. Fora que existem alguns discos que não podemos deixar ter na prateleira de casa. Que tal experimentar escutar cada um deles e ver como essas músicas marcam sua vida? Todos eles possuem grande técnica e uma grande variação em seus sons e efeitos quando manuseiam uma guitarra!

1. Jimi Hendrix

Ninguém se compara a esse artista. Hendrix influenciou toda uma geração de músicos e até hoje é um dos artistas mais importantes para futuros guitarristas. Morreu jovem, aos 27 anos, mas deixou como herança diversas técnicas de guitarra inovadoras.

2. BB King

Ele é o rei do blues. BB King inspirou grandes nomes como Eric Clapton e o próprio Jimi Hendrix, e sempre soube transmitir sua paixão musical com muita emoção. Nossas homenagens para esse homem que infelizmente nos deixou em 2015!

3. Eric Clapton

Cantor, compositor e guitarrista, o britânico completa 72 anos em 2017. Depois de tocar em bandas como Yardbirds e os BluesBreakers, o guitarrista criou um estilo próprio derivado do blues. É apelidado “slowhands” (mãos lentas) por seus fãs, devido ao seu jeito de tocar o instrumento.

4. Carlos Santana

O mexicano soube criar um estilo único que mescla rock, música latina e pop. Ele é conhecido por suas parcerias com muitos músicos dos mais diversos países.

5. Keith Richards

Famoso guitarrista dos Rollings Stones, Keith é conhecido por sua atitude de garoto mau do rock n’ roll. Sempre acompanhado por seu parceiro Mick Jagger, ele foi o responsável por criar riffs clássicos como o de Satisfaction. Ainda na ativa, agita fãs do mundo inteiro.

Um dos maiores guitarristas do mundo é Keith Richards. O bad boy da música criou clássicos inesquecíveis!

6. Chuck Berry

Todo roqueiro de respeito conhece a herança do Chuck Berry, nas origens do rock’n’roll.

Quem nunca ouviu « Johnny B. Goode« , « Sweet Little Sixteen » e « Maybelline »?

Chuck faleceu no início de 2017 e é considerado um dos melhores guitarristas de todos os tempos.

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz