Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Encontre lugares para lecionar como professor particular

De Carolina, publicado em 06/03/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Onde dar aulas particulares?

Um professor particular normalmente dá suas aulas na casa do aluno. Mas pode acontecer dele sugerir outro lugar para dar suas aulas, ajudar nos deveres de casa ou dar reforços escolares.

Mas por que não dar aula de matemática, inglês, violão na casa do aluno?

Você vai ver neste post que mudar o ambiente das aulas pode ser benéfico para o aprendizado do aluno e para o bem-estar do professor.

Após a leitura deste post, você terá novas ideias para mudar o local de suas aulas e sair do contexto escolar e parental. Apostamos que você vai querer colocar isso em prática rapidamente!

Em quais lugares dar aulas particulares?

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Vantagens de mudar as aulas do contexto escolar e parental

Como professor particular, você presta serviço para seu aluno e familiares. Para isso, você deve considerar o contexto no qual ele vive e evolui. Isso deve entrar em conta também na hora de escolher a maneira como você vai se aproximar desse aluno. Todo mundo é diferente e o sucesso das aulas particulares pode está ligado ao acompanhamento individual e sob medida para o aluno.

Quer um exemplo? Seu aluno não está nem um pouco preocupado com o sistema escolar. Ao contrário, ele ignora as aulas, os deveres de casa, as matérias e não quer saber de estudar de jeito nenhum. Então, mudar suas aulas para um lugar diferente pode despertar o seu interesse para o aprendizado e fazê-lo avançar em uma determinada disciplina.

Além disso, isso pode ajudar você a encontrar mais alunos para suas aulas particulares!

Claro que isso não é uma fórmula mágica e seu trabalho será longo e penoso. Mas já será um primeiro passo para mostrar que aprender novas coisas pode ser muito interessante.

Estudar pode ser em qualquer lugar, basta ter disciplina Sair de casa pode ajudar seu aluno a ficar mais à vontade

Nós começamos com um caso extremo, mas para alunos “padrão”, é a mesma coisa! Mudar sua aula do lugar comum, literalmente, pode trazer muitos benefícios, independente de seu aluno estar no primário, ensino médio ou ser um adulto:

  • Lado lúdico: em qualquer idade e nível de estudos, aprender é mais fácil se divertindo! Você vai notar que a sua metodologia vai se adaptar e evoluir de acordo com o lugar que escolher para dar a aula particular. Porém, mudar de lugar só para fazer algo diferente não vai funcionar. Isso tem que ser interessante para o aluno e para as aulas que você der, claro.
  • Novidade: sair do lugar padrão para as revisões, isso já é uma novidade! O ser humano tem tendência a prestar menos atenção para as coisas que já está acostumado. Sair do lugar comum pode lhe trazer uma nova perspectiva e uma nova atenção.
  • Mais atenção do aluno: isso é um reflexo do ponto anterior. Se você oferecer algo novo a seu aluno, ele ficará mais atento e vai aprender melhor o que você ensina.
  • Usar as especialidades do local: nós veremos mais detalhadamente quais locais você pode propor a seu aluno. Mas o essencial é sempre aproveitar ao máximo o espaço proposto. Isso deve trazer algo a mais para a sua pedagogia. Um novo lugar pode mostrar para o seu aluno que aprender pode ser feito em qualquer lugar de diferentes maneiras e não só de um jeito repetitivo.
  • Ser confiante é estar à vontade: às vezes, em um contexto familiar, o aluno não fica confiante e demora para se descontrair. Se os pais são muito presentes e criam muitas expectativas com relação a seus filhos, isso pode ter o efeito contrário e inibi-lo completamente. Sair desse contexto, às vezes tenso, pode ajudá-lo a ficar mais à vontade e ter mais confiança em si. Ele se sentirá mais calmo e seus progressos serão melhores. Você, então, vai poder propor para ele aulas particulares sob medida.

Dar aulas particulares na casa do aluno

Os professores particulares dão aulas normalmente na casa dos alunos. É possível sugerir aulas particulares via webcam também!

A casa é um local seguro para a maior parte dos alunos. Eles estão acostumados com esse lugar e já tem seus hábitos e suas coisas ali. Do nosso lado, talvez seja importante para o aluno estar em um local aconchegante, em seu ninho.

É prático também para os pais: você vai diretamente na casa deles. Eles não precisam de se organizarem para levar seus filhos ali e acolá. Você pode ir quando eles não estão lá, eles não precisam de uma organização super rígida para que seus filhos tenham aulas de matemática, física, química ou ainda de espanhol.

Porém, às vezes acontece das aulas particulares em domicílio não serem proveitosas justamente por causa do ambiente: muito barulhento, presença dos pais, muito deslocamento para você…

Nesse caso, você vai ter que usar de sua imaginação e sugerir um novo lugar para facilitar a aprendizagem do aluno.

Não se preocupe, nós estamos aqui para te ajudar!

Dar aulas particulares em bibliotecas

Ensinar em locais diferentes pode ser a solução Museus, arquivos, tudo vale na hora de aprender

Onde encontrar um melhor lugar para se estudar que em uma biblioteca?

Aliás, você pode deixar o seu anúncio de aulas particulares bem redigido nesse local!

Isso vai te lembrar as horas que você passou ali dentro se preparando para o vestibular, quando você encontrou um livro sem querer em uma estante qualquer…

Pronto, parou de viajar no tempo?
Você também deve estar lembrando que a biblioteca não é o lugar ideal para conversar nem trocar informações com as pessoas.

Porém, há algumas bibliotecas que possuem locais previstos para estudar em grupo ou onde você pode conversar com seus amigos ou professores!

Se seu aluno precisar de melhorar em matérias como história, geografia, por exemplo, você vai poder encontrar vários materiais que podem ajudá-lo. Além disso, você pode “brincar” de um jogo de pistas para que ele encontre o que você pedir de acordo com a matéria e aprender se divertindo.

Se seu aluno precisa de calma para revisão antes de uma prova (provas de fim de ano, vestibular, recuperação, concursos públicos), o local é perfeito!

Não encontramos facilmente o ambiente intelectual como o de uma biblioteca. Ele é o mais propício para estudar seriamente e com bons resultados.

Dê aulas particulares em lugares abertos

Sentado na grama, algumas teorias podem ser mais fáceis de aprender Além de aproveitar o sol, as aulas serão mais prazerosas!

Nenhuma disciplina é mais adaptada para se dar em um local público e aberto que o desenho. Você pode sugerir para o seu aluno de desenhar um prédio, uma paisagem ou um monumento da cidade onde vocês se encontram.

Quando você tem um dia lindo de sol, por que não dar suas aulas em um local aberto?

Uma aula de português, biologia, filosofia pode ser dada sentados na grama, em um parque com um lindo sol!

Só falta levar os materiais necessários: livros, cópias, cadernos, canetas, lápis etc.
Aproveite do sol, da vitamina D e de seus benefícios: bom humor, melhor imunidade ou menos estresse! Perfeito antes de uma prova para relaxar um pouco!

E se a chave do sucesso for a capacidade de relaxar antes de uma prova importante? Respirar um ar puro pode ajudar!

As aulas particulares fora não precisam ser necessariamente em locais abertos, mas diferentes!

Seu aluno deve aprender uma matéria específica de história de uma determinada época? Por que não levá-lo para visitar uma exposição ou museu onde há relatos desse período específico?

Você é professor de matemática e quer explicar noções de geometria? Mostre prédios para seu aluno em que podemos exemplificar a utilização dos conceitos em sua arquitetura. Sugira uma excursão em sua cidade para o seu aluno!

Outra perspectiva para entender a matemática só pode melhorar o aprendizado!

Isso também quer dizer ser um bom professor particular: saber se adaptar ao ambiente!

Dar aulas particulares em lanchonetes ou cafés

Locais menos formais ajudam em certas aprendizagens Por que não aprender uma língua em um café?

Certos lugares são mais propícios que outros para a conversa e podem ser ideais para os cursos de idiomas (aula de alemão, italiano, francês etc).

Nós estamos falando, claro, de cafés ou lanchonetes!

Mas por que não falar em uma língua estrangeira tomando um chope (sem exagerar, claro) ou um refrigerante, suco? Isso pode ajudar a descontrair o ambiente e ter conversas menos formais. Seu aluno vai avançar mais rápido e ter mais confiança em si. Lembre-se que o lado “relax” é uma ótima qualidade para um professor.

Vai começar a aprender inglês? O vocabulário pode variar em uma lanchonete! Seus alunos ficarão mais motivados para aperfeiçoar e tornar-se bilíngues nesse contexto menos formal e mais lúdico.

Resumindo:

  • Desenvolver a curiosidade de seus alunos propondo lugares diferentes para lecionar suas aulas. A novidade atiça a vontade de aprender!
  • A casa do aluno pode ser o porto seguro e ser o melhor lugar para se dar aulas mais formais.
  •  As bibliotecas incitam à revisão graças a atmosfera de estudos.
  • Seja livre para escolher o lugar: parques, museus, lanchonetes… Sugira locais completamente diferentes para estimular seu aluno!

Não se esqueça que os locais diferentes devem continuar diferentes. Guardando a novidade do lugar, você desperta a curiosidade do aluno, evita a rotina e o tédio das aulas tradicionais.

Então, use de sua criatividade! Conte para gente quais são os lugares diferentes que você encontrou para dar aulas particulares!

Você conhece as etapas para se tornar professor particular em domicílio?

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz