Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar
6

De Carolina, publicado em 20/05/2017 Blog > Idiomas > Inglês > O inglês é a primeira língua mundial

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

A língua inglesa é a mais aprendida no mundo

O inglês está presente em tudo! Seja no mundo do trabalho, para fazer trocas internacionais, no entretenimento (séries, filme ou na internet), nas viagens…

Neste post, nós queremos te convencer uma vez por todas que o inglês tem seu lugar em nossas vidas. Você só terá benefícios melhorando seu nível e sua fluência na língua seja através de aulas particulares ou de um curso de ingles.

Alguns números importantes sobre o inglês

Vamos revelar alguns números que vão certamente te impressionar. Além disso, vamos explicar porque o inglês é a língua mais falada no mundo.

Aprenda tudo do idioma para arrasar na vida Está pronto para começar a aventura na língua inglesa?

Depois de saber tudo isto, você vai olhar seu curso de ingles com outros olhos.

  • Mais de 450 milhões de pessoas falam o inglês como língua principal.
  • Mais de 750 milhões de pessoas falam inglês como língua estrangeira.
  • O inglês é a 3ª língua mais falada no mundo depois do mandarim e do espanhol.
  • Mais de 80% das páginas na internet estão escritas em inglês (e a opção traduzir esta página não é o mais eficaz).
  • 15 milhões de pessoas vivem na Austrália, Nova Zelândia, África do Sul onde o inglês é a língua materna.
  • O inglês é a língua oficial destes seguintes países: Inglaterra, Irlanda do Sul, Irlanda do Norte,  Escócia, País de Gales, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul,  Maurício. Muitos outros países utilizam o inglês como língua extraoficial.
  • A língua inglesa é a que tem mais sotaques diferentes entre todas as línguas.
  • O inglês é a língua mais utilizada na União Europeia (51%) contra o francês (26%).
  • O inglês é a língua mais utilizada no mundo dos negócios.
  • O inglês é a língua mais exigida nas formações profissionais.
  • 40% dos internautas se comunicam em inglês em seus computadores (tablets e smartphones igualmente).

O inglês é a língua mais aprendida no mundo

Você sabia?

A língua de Shakespeare é a primeira língua mais ensinada no mundo. Logo depois, encontra-se o francês (não é o espanhol?).

Mas em matéria de inglês, o Brasil ocupa a 40º lugar em fluência na língua na lista do EF (Education First). Eles avaliam a destreza na língua em 70 países. Nós não temos do que se orgulhar no quesito falar em inglês, não é?

Agora, um fato curioso: o inglês tem mais de 200 mil palavras no dicionário. Não vamos mais falar que o inglês é uma língua pobre em palavras com esses dados, não é?

Como a gente disse em outros post aqui no blog, se você fala em inglês você pode conversar com quase todo o mundo. Além disso, você pode ver filmes sem legenda (ou legenda em inglês) sem se sentir burro, entender as letras das músicas que a gente mais gosta, cantá-las corretamente (isso é muito importante nos shows de rock para impressionar a paquera…).

Você pode ter mais relações sabendo o idioma Até para fazer amizades é importante saber falar a língua inglesa

Os publicitários compreenderam muito isso. Eles utilizam frequentemente a mistura de português e inglês ou somente inglês para as suas propagandas. Eles dão à marca uma imagem mais glamour, legal, cosmopolita e, assim, geram o desejo do consumidor.

Veja as publicidades de perfume!

No trabalho também! Para não parecer um ultrapassado, você tem que colocar palavras de inglês no meio das conversas e negociações: job, briefing, reporting, business plan, rush, brandstorm….

Os artistas do mundo da música também entenderam. Às vezes, é melhor sacrificar a língua de Machado de Assis e privilegiar a língua de Shakespeare para ter mais fãs.

A única coisa que a gente não precisa ter ciúmes dos ingleses: a gastronomia inglesa…

Vamos citar o Cansei de Ser Sexy (CSS) que é um grupo brasileiro mas faz mais sucesso fora do país e canta suas músicas em inglês.

Já Michel Teló, Seu Jorge cantam em português e fazem sucesso também no mundo inteiro.

Compreendendo o sucesso da língua inglesa

Isso aconteceu há muito tempo, mas o império britânico levou sua língua para vários países no planeta (como a Nigéria e a Índia).

É por isso também que encontramos o inglês em todo o mundo anglo-saxônico (Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia), ex-colônias de povoamento.

Depois da Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento do comércio internacional em paralelo com o dos Estados Unidos oficializou a utilização do inglês nas trocas comerciais entre diferentes nações.

Ao mesmo tempo, os Estados Unidos lançou uma estratégia de dominação cultural no mundo inteiro, ou seja, o imperialismo cultural.

Por que você acha que Hollywood ganhou tanta importância? As músicas, os hábitos, a coca-cola tiveram tanto espaço em inúmeros países?

Toda a indústria cultural norte-americana foi intensamente incentivada e exportada no mundo inteiro.

No Brasil, a política da boa vizinhança começou bem mais cedo (1933) e nos “deu” o personagem Zé Carioca da Disney, o sucesso internacional de Carmem Miranda e aí vai…

Depois da globalização e o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, a hegemonia cultural norte-americana ganhou ainda mais espaço. Por isso, escutamos Beyoncé, Bruno Mars, Michael Jackson, Madona nos quatro cantos do mundo. Além de consumir todos os produtos norte-americanos (filmes, roupa, comida, etc).

Não há como negar que o inglês facilitou as trocas no mundo inteiro, mas também impôs os hábitos norte-americanos e homogeneizou as culturas de todos os países.

Esse foi o principal motivo de todo mundo falar a língua inglesa e começar a frequentar curso de ingles. Atualmente, a difusão das informações e toda a área da informática, telecomunicações utiliza o inglês (descubra nossa seleção dos melhores sites para aprender inglês).

Por exemplo, o inglês é a língua usada para dar todos os cursos de tecnologia e ciências na Suíça.

Como dizemos acima, alguns pensadores alertam a opinião pública e também os governantes sobre o que eles chamam de imperialismo linguístico. Em consequência, o desaparecimento de várias línguas por causa da utilização massiva do inglês, assim como a necessidade de dominar a língua inglesa para se inserir em uma elite social.

O idioma é muito importante para abrir portas Continue explorando! Para isso, aprenda a língua inglesa

Esse efeito é intensificado através do poder econômico dos Estados Unidos e o reflexo disso no entretenimento (cinema, televisão, música, moda) e pela internet, claro.

Infelizmente, muita coisa dita acima é extremamente perigosa. Porém, não podemos fugir da realidade. Temos cada vez mais a necessidade de dominar o inglês, seja no mundo das relações profissionais, pessoais, etc.

Moral da história: seja bom na língua mas não esqueça de sua cultura e suas origens!

Inglês no mundo profissional

Em 2010, um estudo revelou que saber falar inglês aumenta o salário de um indiano em aproximadamente 30%.

A gente pode facilmente transportar essa realidade para o restante do mercado de trabalho.

Um sujeito que fala inglês fluente pode se comunicar com as equipes internacionais e fazer as empresas ganharem tempo (dinheiro!) em todos os processos comerciais. Essa pessoa também pode se informar melhor em várias fontes em inglês para resolver os problemas cotidianos.

Para informação, fazer aulas de inglês profissional é mais do que recomendado para pessoas com o nível superior. Então, não deixe seu emprego nas mãos do estagiário por não saber dominar o inglês. É melhor ter o mínimo de fluência se você tiver um cargo de responsabilidade na área de comunicação, administração, economia, informática…

Antes de qualquer coisa, saiba que o inglês é a língua mais rentável. Sim, em termos de custo benefício, a língua do príncipe Georges é a que dá mais dinheiro.

Tente então colocar bilíngue em inglês no seu currículo! A gente aposta que seu telefone não vai parar de tocar.

É bem possível que metade dos profissionais em cargos de responsabilidade tem o inglês como assombração. Ele está sempre ali, ele sabe que um dia vai ter que aprender a falar o idioma direito, mas sempre procrastina.

O idioma é essencial para desenvolver a sociedade Imagine se as pesquisas na área da saúde não fossem feitas na língua inglesa?

Porém, a gente entende perfeitamente as vantagens de estar do outro lado, ou seja, daqueles que falam inglês fluente. Esse fator é determinante para permanecer em vários trabalhos, ter aumento de salário e conseguir bons resultados para a empresa.

Algumas frases famosas em inglês

  • Citação de teatro: “To be or not to be” (ser ou não ser) de Hamlet de William Shakespeare. Ela faz parte integrante da história da língua inglesa.
  • Slogan de publicidade: “Think different”Apple, “Just do it” – Nike. “Nespresso, what else?” – Nespresso.
  • Frases cultas do cinema: “You talkin’to me?” – Taxi Driver de Martin Scorsese.

Nota: é uma escolha não ter incluído “F*** off!” para os leitores mais sensíveis que vão ler este post. Também, porque a quantidade de filmes que utilizam essa frase não está no gibi. Impossível fazer a conta!

  • Provérbios retirados de filmes: “Life is like a box of chocalate, you never know what you are gonna get!” (A vida é como uma caixa de chocolate, você nunca sabe o que vai ter) – Forest Gump de Robert Zemeckis.
  • Citação de famosos: “Women who seek to be equal with men lack ambition” (Mulheres que não procuram a igualdade entre homens não têm ambição o suficiente) de Marilyn Monroe.
  • Citação em inglês de políticos: “The farther back you can look, the farther forward you are likely to see” (Quanto mais você enxerga o seu passado, mais longe estará do seu futuro) por Winston Churchill.

Se o inglês é a língua mais exigida no mundo, nada mais lógico de pensar que você vai passar longe de várias oportunidades se não conhecê-la. Então, não perca tempo! Corra já para o curso de ingles!

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *