A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Computadores e cálculos são compatíveis?

Par Carolina le 22/11/2016 Blog > Reforço escolar > Matemática > Qual é a relação entre matemática e informática?
Table des matières

A matemática ou a informática: ame ou odeie! Definitivamente não há um meio termo entre os amadores e os « haters » dos dois domínios.

Como em todas as ciências exatas, esses dois assuntos precisam de uma certa lógica e um vocabulário matemático que nem todo mundo tem.

Porém, quando a gente se interessa, a gente percebe que a matemática e a informática, além de terem uma ligação, não são tão complicadas assim.

Aliás, é possível fazer carreira nesse setor que oferece vários empregos!

Você está interessado(a)? Então, nosso post é feito para você!

Como ligar a matemática e a informática?

Você sabia que a matemática é a base de várias disciplinas e ciências atuais? Ela é bem mais útil que a gente pensa…

Vários alunos do colégio e ensino médio se perguntam se um dia eles vão precisar de saber todo o programa educacional, as fórmulas decoradas da matemática… Apesar disso, eles entendem anos depois que o mundo não é nada sem a matemática.

Números são a origem de quase tudo! As equações também servem para criar os computadores

A informática é, aliás, uma matéria e uma disciplina ligadas diretamente à matemática.

Na verdade, os primeiros cientistas da informática eram matemáticos que queriam mecanizar alguns processos de cálculos. Foi assim que os computadores e a informática nasceram!

Isso é a teoria…

Depois desse « senta que lá vem história », vamos à prática!

Você é fã de matemática ou informática?

Algumas pessoas dizem que você é um(a) geek como um Albert Einstein dos nossos tempos? Eles têm razão (talvez…)! De qualquer maneira, você tem razão de se interessar por essas matérias porque seus estudos são muito interessantes e as remunerações das profissões ligadas aos dois domínios são ainda mais interessantes… (veja nosso post sobre os trabalhos depois dos estudos de matemática).

Estudos que combinam matemática e informática

Existem diferentes ramos que utilizam a matemática e a informática como base.

Mas antes de tudo, você vai ter que entrar em uma escola, uma faculdade ou uma universidade para estudar essa ciência. Durante os primeiros anos, você vai adquirir as noções de base que vão te direcionar para as suas disciplinas preferidas. Essas bases são importantes para você continuar seus estudos e saber qual direção seguir depois. Mas pode ter certeza que seus neurônios vão trabalhar muito nesse comecinho..

Estudos mistos (cálculos e computadores) Quem disse que equação não rima com computação?

Mas não é isso que é incrível nas ciências?

Depois da graduação, você pode se especificar através de várias pós-graduações ou mestrados em:

  • Programação
  • Teoria da informática
  • Multimídia
  • Tratamento de dados
  • Gestão de empresas

Depois de sua pós ou mestrado, você terá a opção de entrar diretamente no mercado de trabalho e ter seu ganha-pão. Se não, você pode continuar seus estudos através de um doutorado.

Em seguida, com seu diploma de doutor nas mãos, você pode ser um pesquisador em um laboratório de pesquisas na universidade. Aliás, há vários pesquisadores, professores na área.

As profissões que envolvem matemática e informática

É bom estudar, mas o objetivo principal é: ter o trabalho de seus sonhos e combinar matemática e informática com muito prazer! Isso não é nada mal: a informática está presente no mundo inteiro, da mais simples até a mais complexa. Não é à toa que muita gente ficou com medo do bug do ano 2000 na época.

A gente pensou que nossos computadores não iriam suportar a mudança de milênio. Então, foi criado um pânico geral! Felizmente, isso não aconteceu e nossos computadores resistiram a mudança de 1999 para 2000.

Ainda bem que não houve danos, mas isso mostra a importância da informática no nosso dia a dia.

Não existe nada sem os números e os cálculos Vários domínios precisam da informática e da matemática

Se você não sabe ainda qual caminho seguir, a gente te mostra as diferentes famílias de profissões ligadas à matemática e a informática.

Para começar, se você quiser transmitir seu conhecimento, você poderá certamente se tornar um professor de matemática. Você tem várias opções entre diferentes estabelecimentos e níveis de estudo. Primário, secundário, superior: as escolas procuram constantemente novos professores de matemática e informática.

Para ser professor, você deve fazer sua graduação e talvez a licenciatura (depende em qual nível de estudos você quer lecionar). Se quiser ser professor em uma universidade, por exemplo, é bem provável que você deva fazer o doutorado.

Normalmente ligado à profissão de professor, você também pode se tornar um pesquisador em matemática e informática. Se quiser fazer sua pesquisa em um organismo público ou privado, o doutorado é o melhor caminho! Você vai aprender tudo sobre a história da matemática.

Se é a criação ou a manutenção de programas ou computadores que te interessa, então, direcione-se às profissões de informática e telecomunicações. Você poderá passar pela criação de videogames, elaboração de programas, sites, aplicativos, gestão e segurança de fluxos de informação em todas as formas: esses são somente alguns exemplos…

Resumindo: para fazer isso tudo, as universidades são o melhor caminho…

Talvez sejam as finanças e a administração de empresas que te interessa?

Na verdade, para otimizar as decisões de uma empresa ou uma indústria, é preciso utilizar os serviços de um matemático e de um técnico em informática. Cálculo de risco, previsões sobre as tendências futuras da conjuntura econômica, maximização dos lucros de uma empresa: essas tarefas pedem muitos cálculos que somente um especialista em matemática e informática podem efetuar.

Matemática e informática: uma dupla vencedora

Você também terá a possibilidade de integrar várias indústrias especializadas em alta tecnologia. Você poderá entrar nas usinas de automóveis, aeronáutica, energia, combustível etc.

Além de estar sempre atualizado em matéria de pesquisa e desenvolvimento, você vai fazer várias simulações de situações complexas.

Essas empresas também precisam de resolver questões de logística. Isso é o trabalho de um diplomado em matemática e informática.

Finalmente, com a grande importância do Big Data, os dados se transformam em algo totalmente essencial para várias organizações e empresas. Da construção de uma base de dados e sua exploração: se você gosta das estatísticas e de tomar decisões, essas profissões são feitas para você!

Os computadores e os números são os melhores aliados do sucesso Administrar as informações de uma empresa é tarefa chave

Os serviços de marketing de uma empresa que precisa de determinadas informações e dados importantes, institutos de sondagem, empresas de seguros: esses são alguns organismos que vão se bater para ter alguém como você e com suas futuras competências.

Matemática e informática em aplicação

Para acabar nosso post, vamos te mostrar mais profissões que unem a matemática e a informática.

Administrador de base de dados

Como seu nome indica, administrador ou administradora de base de dados é responsável de uma base de dados. Isso consiste em criar um banco de informações utilizando boas ferramentas para isso.

Em relação direta com os programadores, suas tarefas cotidianas consistem em facilitar o acesso a essa base de dados, atualizá-la e certificar que essas informações estarão sempre seguras e sem correr o risco de cair nas mãos de hackers, por exemplo.

Contável

Além de fazer toda a contabilidade de uma empresa, o contável é um verdadeiro conselheiro. Ele pode trabalhar com carteira assinada, independente ou ser um consultor. Sua tarefa é de assegurar a fidelidade das informações financeiras transmitidas pela empresa e se certificar das contas da firma pela qual é responsável.

As empresas precisam de profissionais para contar e prever A contabilidade precisa dos computadores e cálculos

Como contável e especialista em gestão de empresas, ele aconselha o diretor sobre a otimização fiscal do negócio e uma estratégia rentável a longo prazo.

Astrofísico

O astrofísico é um apaixonado pela física. Seu objetivo: estudar as estrelas, planetas, galáxias que correspondem ao nosso universo.

Se especializando em uma ou várias disciplinas, esse pesquisador observa, teoriza e cria instrumentos de medida performáticos.

No cotidiano, ele soluciona equações complexas e efetua simulações no computador.

Estatístico

O estatístico é especialista em dados numéricos. Depois de colher um certo número de informação através de enquetes e sondagens, ele deverá tratar todos esses dados com o fim de demonstrar algumas tendências e números interessantes.

Especialista em criação e análise de gráficos e curvas, ele intervém na prática da metodologia, na colheita de dados, na análise e na apresentação dos resultados.

Auditor de finanças públicas, alfândega e trabalho

O auditor, auditora das finanças públicas, alfândega e trabalho é uma função não muito conhecida. Na verdade, são as pessoas que vão detectar as falhas das empresas e dos organismos com relação a administração fiscal. Por isso, esse profissional é antes de tudo especialista em direito, tributos e finanças.

Seu papel: fazer com que as leis e regras sejam respeitadas em uma escala nacional ou de uma organização.

Engenheiro calculista

O engenheiro calculista é um expert em estudos, otimização, simulação e antecipação. Trabalhando geralmente em indústrias automobilística, aeronáutica, energéticas, metalúrgicas, ele avalia precisamente a resistência dos materiais a todos os tipos de forças que eles podem ser submetidos. O objetivo com isso é nos propor algo completamente seguro.

Agora que você já sabe todas as ligações entre a informática e a matemática, só falta você procurar aquela profissão que mais te corresponde e que vai mais te realizar como pessoa e profissional.

Como você pode constatar, existem várias especialidades nesses setores oferecendo uma grande oferta de trabalho.

Independente do seu nível de estudos atual, se você gostar dos números, das equações, da gestão ou de descobrir novas coisas, as profissões ligadas à matemática e a informática são feitas para você!

A informática, a matemática e mesmo as artes são intimamente ligadas!

 

 

 

 

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Carolina
Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz