Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Quais são as profissões possíveis para professores no setor privado?

De Fernanda, publicado em 22/02/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Educador: quais as possibilidades de mudança de carreira?

Ser professor é certamente uma ótima escolha para muitos, uma carreira cheia de vantagens, é certo. Mas não é profissão para qualquer um!

Todos os dias, muitos professores decidem abandonar suas carreiras na rede pública, e por diversas razões: desde a desvalorização da profissão até os apuros passados em colégios localizados em zonas vulneráveis. Só quem já passou por isso sabe o verdadeiro significado de dar aula na rede pública! A educação brasileira passa por uma crise e isso não é segredo para ninguém. Nem sempre é fácil e motivador trabalhar como educador.

Se você acredita que não consegue mais dar aulas, que as condições oferecidas não valem mais a pena e que você está desmotivado, saiba que você tem muitas opções se fizer uma mudança de carreira.

Caso você decida se demitir, ou optar por um afastamento ou até durante a licença-prêmio, é preciso antes passar por alguma formação que lhe dê estrutura na mudança de sua vida.

Muitos educadores decidem mudar de emprego e de estilo de vida. E muitos também ainda têm receio sobre qual tipo de trabalho devem seguir; não querem simplesmente jogar fora toda a experiência e a bagagem vivenciadas nos anos de sala de aula. 

Mas não entre em pânico! Estamos aqui para ajudá-lo nesse momento tão importante da sua vida profissional.

Sabia que você possui experiência e habilidades muito disputadas hoje em dia no mercado? Competências valiosas em uma época de crise e alta concorrência! A didática, a facilidade em se comunicar e transmitir conteúdos são atributos que valem muito atualmente. Sem falar na sua criatividade, capacidade de superar dificuldades e gerenciar um grupo de alunos com realidades diferentes. Isso é que é vivência!

Se você ainda se sentir inseguro antes de escolher sua nova profissão, não pense duas vezes e contrate um coach, psicólogo ou especialista em reorientação profissional. É um momento decisivo na sua vida e nem sempre temos a segurança suficiente para assumirmos mudanças tão importantes sozinhos.

Você quer muito mudar de carreira? Então descubra abaixo algumas ideias e dicas de profissão que professores e educadores podem assumir depois de tanta experiência. 

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Aulas particulares: uma alternativa que compensa!

Responda agora: você é apaixonado pela sua profissão de professor mas não aguenta mais o seu ambiente de trabalho? Por que não começa a dar aulas particulares em casa?

Aliás, a mudança não precisa parar por aí: ninguém obriga você a continuar ensinando os mesmos conteúdos. Você pode muito bem se tornar professor particular de um outro assunto que gosta e domina, como por exemplo a dança, o teatro, a informática ou o piano!

Dê aulas particulares e mude sua vida! Que tal mudar de profissão e começar a fazer o que você sempre quis na vida?

Em função da disciplina que decidir ministrar, você pode até oferecer aulas online, via webcam e skype. Já pensou?

Uma excelente maneira de ampliar sua clientela e, ao mesmo tempo, curtir o conforto e a flexibilidade que sua casa oferece.

Saiba que suas habilidades pedagógicas são atributos raros e valiosos hoje em dia, e que podem contar a seu favor nessa nova empreitada. É tão comum encontrar professores sem experiência nenhuma no mercado…

Sua vivência como professor traz muitas vantagens no mercado de aulas particulares. Quer saber por onde começar? Veja algumas dicas de como encontrar seus futuros alunos:

  • Para começar, experimente a publicidade clássica do boca a boca. Com certeza existem pessoas que estão procurando por aulas particulares no seu meio. Divulgue na sua família, para amigos, conhecidos, colegas e até mesmo no seu bairro.
  • Faça anúncios e coloque-os no comércio local, em seu bairro. Do mesmo jeito que o boca a boca, os pequenos anúncios são muito eficazes para encontrar alunos. Só tome cuidado na hora de produzir o seu material de divulgação: hoje em dia o suporte em papel pode gerar desconfiança nas pessoas. Faça algo profissional, com qualidade.
  • Inscreva-se numa plataforma online de aulas particulares. A internet ainda é seu maior aliado na hora de encontrar alunos. Crie um anúncio online em portais como o do SuperProf e veja como é rápido encontrar interessados em suas aulas. Simples e prático!
  • Procure uma instituição ou escola especializada em reforço escolar. Não é tão fácil ser admitido nesse tipo de escola, pois o nível de exigência dos candidatos é muito alto. Essa opção oferece prós e contras: por um lado, você ganha uma certa estabilidade. Por outro, a remuneração com certeza será menor…

Mudar de profissão e se tornar colaborador em uma empresa

Uma outra opção possível quando o assunto é reorientação profissional é o mundo das empresas privadas. Você pode encontrar um cargo como assalariado em uma pequena, média ou grande empresa. Alguns setores específicos inclusive valorizam as habilidades dos professores, sobretudo quando o cargo exige competências como boa comunicação, apresentação e produção de conteúdo.

Se você gosta de escrever, cargos como redatores, produtores de conteúdo web, publicitários e analistas de comunicação podem ser uma boa opção. Sua experiência como professor pode ser até uma vantagem na hora da seleção.

Outra opção são os cargos de direção e que exigem gestão de pessoas, como em um centro de lazer, escolas de idiomas ou colônias de férias, uma casa de repouso, um centro de esportes ou uma associação cultural.

Por fim, as editoras de livros infantojuvenis, didáticos e paradidáticos estão sempre em busca de professores, coordenadores pedagógicos e pedagogos para produção de conteúdos escolares. Muitas contratam consultores pedagógicos, especialistas que são responsáveis pela orientação e divulgação nas escolas do material didático produzido pela editora. Uma excelente alternativa!

Enfim, no setor privado há um grande leque de opções para você! Basta ir atrás e identificar qual área é mais adequada às suas necessidades pessoais e profissionais!

Criar uma empresa própria

Cansado de ter um chefe? Faça como muitos: aproveite sua criatividade e experimente viver do que você mais gosta de fazer!

A vantagem dessa opção é que você pode garantir uma transição de carreira gradual. Você pode, por exemplo, começar as atividades como microempresário enquanto ainda está empregado, sem precisar abandonar tudo de uma vez. Dessa maneira, você garante esse início – que geralmente é mais difícil – até ganhar estabilidade financeira para assumir esse novo emprego integralmente.

Como microempresário, você vai mudar completamente de ambiente de trabalho: adeus rotina e estresse de sala de aula! Suas tarefas serão completamente diferentes, e preocupações também. Quem sabe isso não te deixa ainda mais motivado?

Seu próximo emprego pode ser como microempresário. Criar o seu próprio negócio pode ser sinônimo de liberdade! Já pensou?

É uma excelente maneira de conseguir fazer sua reorientação profissional gradualmente. Você pode começar se dedicando em tempo parcial, por exemplo, até ganhar confiança, e depois passar para tempo integral.

A empresa própria é uma opção para aqueles que querem desfrutar de mais autonomia, que querer ser chefes de si mesmos, e que gostam de trabalhar de casa. Ao trabalhar só para si mesmo, você também ganha confiança, pois depende apenas de suas próprias competências e capacidades.

Uma das principais vantagens dessa modalidade é a facilidade com a qual você consegue abrir uma microempresa hoje em dia. O microempreendedor individual (MEI) pode fazer tudo via internet, de forma instantânea, e com taxas reduzidas. Claro, isso se você contar com uma remuneração anual de até 60 mil reais.

Veja alguns exemplos de atividades que você pode exercer enquanto microempreendedor individual:

  • Artesão
  • Fotógrafo
  • Professor particular
  • Promotor
  • Editor
  • Livreiro
  • Ensino de artes, música, cursos preparatórios
  • Fabricantes de moda
  • Padeiro
  • Cozinheiro
  • Comerciante em geral
  • Cabeleireiro
  • ….

Se tornar voluntário em associações internacionais

E se você tiver aquele sentimento de ir embora, de viajar, depois de já ter se dedicado tempo suficiente em sala de aula? Pois bem, muitas pessoas hoje em dia decidem mudar de país para adquirir uma experiência internacional em uma realidade diferente da sua.

Atualmente há muitos organismos internacionais, seja na África, na própria América do Sul ou na Ásia que recrutam voluntários para atividades humanitárias. Muitos desses organismos desenvolvem atividades educativas e oferecem educação a crianças e adolescentes que não têm as mínimas condições de acesso à escola em seus países de origem.

Quer ajudar alguém que não tem a chance de estudar? Seja voluntário! O voluntariado pode ser uma boa opção caso você queira contribuir para a educação de crianças e adolescentes.

As associações buscam os perfis mais diversificados de voluntários. Podem ser educadores na área de línguas, informática e até música. Tampouco é necessário ter um diploma oficial na área de educação. Aliás, muitos estudantes realizam esse tipo de trabalho voluntário. Mas os candidatos com experiência na área têm muito mais vantagem, pois a prática é fundamental.

Esse tipo de atividade acontece geralmente em escolas de ensino fundamental, mas também existem as possibilidades de colaborar em escolas de ensino médio, universidades ou ONGs.

É uma alternativa que pode mudar sua vida para sempre. Oferecer àqueles que precisam o que há de mais valioso em você. Além de conhecer uma cultura e um país diferente. Uma aventura humanitária verdadeira!

Fazer coaching em empresas – seja consultor!

O coaching é uma alternativa sedutora para professores que buscam reorientação profissional. Claro, antes de ir em busca de seus clientes, é preciso que você passe por uma formação especializada.

Dar aulas, palestras e cursos em empresas exige o domínio de uma outra linguagem – a do mundo corporativo. Por isso é fundamental que você aprenda o vocabulário e os principais aspectos que estão em jogo em uma empresa. É preciso falar a mesma língua dos funcionários! Muitas empresas hoje em dia são especializadas nessa área – coaching, mentoring ou a simples formação.

Para ser consultor você precisa fazer uma formação especializada. Assim como no esporte, para se tornar coach de empresas é preciso treinar!

Você pode exercer essa profissão enquanto assalariado, autônomo ou microempreendedor. Tudo vai depender de quanto você pretender ganhar como remuneração.

Para se manter bem posicionado dentro da concorrência do mercado (há milhares de consultores trabalhando em empresas!), você precisa sempre se manter atualizado em sua especialidade. Faça cursos, formações, aulas online, se mantenha antenado em seu conteúdo. As empresas valorizam muito e você vai garantir clientes que vão engordar a sua carteira!

Criar um blog especializado em educação

Você sabia que hoje em dia você pode faturar e muito administrando um blog ou um canal no Youtube? Há diversas formas de conseguir patrocínio com publicidade de marcas ou financiamento de empresas na mesma área de interesse.

Se você gosta de escrever e quer transmitir o seu conhecimento para um público especializado, se tornar um blogger pode ser uma alternativa agradável e simples.

Você pode, inclusive, começar a trabalhar enquanto ainda estiver exercendo as atividades de professor. Escolha um bom fornecedor de site, defina uma linha editorial que tenha a ver com sua personalidade, varie os assuntos, produza conteúdo de qualidade e cative seus leitores. Divulgue ao máximo o seu blog nas redes sociais online e junto a familiares e amigos.

De qualquer forma, nós desejamos boa sorte e muito sucesso nessa nova vida!

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz