A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

10 boas razões para se tornar um professor particular

Par Fernanda le 22/02/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Por que dar aulas em casa?
Table des matières

Você é bilingue, possui conhecimentos avançados em informática ou é um amante de música?

Por que não oferecer aulas particulares para pessoas que desejam aprender assuntos novos?

Sabia que existem ao seu redor, seja na sua família ou na sua comunidade, milhares de interessados em aprender, por exemplo, a tocar piano, ou então a falar uma língua estrangeira, ou ainda dominar técnicas de desenho ou pintura.

Se você em algum momento já tinha pensado sobre isso, mas estava sem coragem para levar o sonho adiante, este artigo é para você! Selecionamos aqui 10 boas razões para que você decida mudar definitivamente sua vida e comece a dar aulas particulares!

Transmita seus conhecimentos e seja feliz!

Nessa profissão, você poderá:

Construir uma relação de confiança com seu aluno

Nem sempre é fácil para o aluno se sentir inteiramente confiante ao começar a frequentar as aulas particulares, seja ele estudante de Ensino Médio, universitário ou até um profissional. Sobretudo para os mais jovens, as aulas particulares partem geralmente de uma iniciativa dos pais, e não deles mesmos.

O que fazer diante de um aluno que se arrasta para ir às aulas e faz cara de tédio na sua frente? Você precisa ter muita paciência e, sobretudo, deve criar um ambiente de conforto e segurança para ele. Você vai ver: aulas particulares são verdadeiras histórias de mudança de vida.

O educador deve passar segurança para seus alunos. Qual o papel do professor particular?

Na verdade, como você não é o professor principal daquele estudante, não conhece toda sua trajetória escolar, tampouco sua vida pessoal.

Portanto, também é seu  papel oferecer todos os elementos possíveis para que ele se sinta confiante e descubra nos estudos motivação e segurança para seguir em frente e ultrapassar suas principais dificuldades, sejam elas de desempenho escolar ou de aprendizagem.

Ter a recompensa de ensinar

Depois de horas e horas de exercícios em casa, seu aluno finalmente conseguiu tirar um bom conceito na prova de matemática! Outro conseguiu tocar enfim os três acordes que tanto almejava na guitarra! Seu aluno passou naquele teste de proficiência de inglês e agora vai poder ganhar a bolsa de estudos que tanto esperava?

Parabéns, professor! O mérito é todo seu! Você alcançou seu principal objetivo, que é contribuir para a aprendizagem de pessoas que estão em dificuldade ou que desejam dominar conhecimentos em uma determinada área.

Dar aulas não é uma profissão tão fácil assim, não é mesmo? Trabalhar com educação é algo muito mais complexo do que imaginamos. Por isso, a recompensa de assistir a esses resultados depois de tanto esforço é impagável. Comemore e muito, pois a sua profissão é uma das mais nobres que existem hoje em dia!

Ganhar dinheiro com as suas habilidades

Se você é estudante ou universitário e está precisando ganhar uma renda extra, uma opção é começar a dar aulas particulares durante seu tempo livre.

Não importa qual é o assunto que você deseja ensinar (reforço escolar, linguística, informática, música, esporte…): saiba que você pode unir o útil ao agradável e pagar as suas contas graças aos conhecimentos que você possui.

Seja professor nas horas vagas e feche o orçamento do mês! Você pode ganhar uma renda extra ensinando o assunto que mais gosta!

Existem muitos alunos que procuram por aulas particulares, pelos mais diversos motivos – sejam em casa ou a distância, via Skype.

Dar aulas pode ser o trabalho dos seus sonhos: falar sobre o que você mais gosta, encontrar gente nova, compartilhar paixões, assistir à melhora de aprendizagem do seu aluno… E ainda receber por isso! Nada mal, não é mesmo?

Estabelecer o preço da sua aula particular

Como professor particular, é você quem estabelece e pratica o valor de sua hora aula. Em função das suas necessidades, seus objetivos, sua formação e sua experiência, você estabelece o preço da aula e recebe integralmente por ele. No entanto, fique atento aos preços praticados: de nada adianta cobrar 100 reais a hora aula se a média do mercado é 53 reais.

Na verdade, com a crise financeira, muitos pais e estudantes pensam duas vezes antes de contratar professores que cobram um preço mais alto. Seja paciente, comece com valores razoáveis e, depois de estabelecer a sua clientela, você pode repensar sua remuneração.

De qualquer maneira, os valores estão diretamente relacionados à sua experiência enquanto professor particular, além da sua formação.

Descubra como cobrar pelo tempo que você trabalha como professor em casa. Quanto vale a hora da sua aula?

Administrar seu tempo de acordo com sua disponibilidade

Uma das vantagens que mais se destaca na profissão do professor autônomo é a liberdade que você tem para definir sua carga horária.

Se você já possui outro emprego, se é estudante, se tem uma família que precisa de cuidados especiais… Esse é o tipo de carreira ideal para você! Se quiser, pode dar aulas à noite, à tarde, aos sábados pela manhã, quinzenalmente… Enfim, você define seus horários!

No entanto, saiba que você estará concorrendo com professores que têm uma agenda mais flexível. Além do fato de que, quanto mais aulas der, mais dinheiro receberá no final do mês. Portanto, o ideal é que você descubra o equilíbrio entre todos esses fatores.

Escolher os métodos de ensino mais adequados para sua aula

Você, que já foi estudante, sabe muito bem disso: os métodos de ensino variam muito de professor para professor, de aluno para aluno. Alguns são mais difíceis, outros agradam mais… Tudo é uma questão de quais são os objetivos de suas aulas, levando em conta as particularidades de cada aluno.

Quando você oferece uma aula particular para um aluno, você é o único responsável pela escolha da metodologia de ensino que irá aplicar: não depende de coordenadores, diretores ou tampouco tem de seguir os parâmetros estabelecidos pela rede de ensino.

A idade, a personalidade, as necessidades, a trajetória pessoal e escolar, o ritmo de aprendizagem… Tudo isso pode variar de aluno para aluno, e serão condicionantes na hora de escolher a forma pela qual você irá transmitir seus conteúdos.

Não existem milagres para nada! Apenas a prática e a experiência serão suas ferramentas nesse processo. Por isso, uma dica fundamental é conhecer muito bem seu aluno. Converse bastante com ele no primeiro encontro: pergunte suas expectativas, seu percurso, suas dificuldades. Vocês terão um longo caminho juntos pela frente, e essa relação precisa ter bases sólidas para continuar de maneira harmoniosa.

Para ter sucesso nessa empreitada, veja alguns conselhos: ganhe a confiança do aluno, esteja presente sempre que possível para lhe dar conforto, mantenha-se sempre de bom humor e saiba equilibrar trabalho e pausa.

Validar suas habilidades graças ao feedback do seu trabalho

Hoje em dia, com a Internet e as redes sociais, as pessoas emitem e divulgam sua opinião com muito mais facilidade e rapidez. Em plataformas online de professores particulares, como o Superprof, esse é um recurso valioso, pois ele serve como uma garantia dos serviços prestados pelo profissional. Na verdade, o portal permite que os alunos deixem seus comentários a respeito dos professores com quem já frequentaram aulas.

E é por meio desses comentários e avaliações que você pode, aos poucos, fortalecer a sua rede social, construindo uma imagem positiva e confiável. Você pode até utilizar esse recurso como um ponto positivo no seu currículo, por exemplo.

Aliar desenvolvimento pessoal e profissional

Transmitir seus conhecimentos e habilidades é algo muito enriquecedor do ponto de vista humano. Ao dar aulas particulares, você oferece a oportunidade a seu aluno de progredir e de se desenvolver no seu próprio ritmo.

E como a educação é um trabalho de troca, essa vitória com certeza também é sua. Todos os esforços e os resultados obtidos pelo seu aluno são uma verdadeira fonte de desenvolvimento pessoal para você.

Não existe alegria maior do que assistir à superação gradual das dificuldades de alguém graças ao seu trabalho e sua dedicação!

Muitas são as vantagens de ser professor particular. Ao ajudar os outros, você ajuda você mesmo!

Em suma: se você gosta de relação humana, se gosta de diálogo e também de desafios, essa é a profissão dos seus sonhos!

Trabalhar perto de casa

Outra grande vantagem de dar aulas particulares é a de ter a liberdade de escolher o seu local de trabalho.

Na maioria dos casos, a aula acontece na residência do próprio aluno; no entanto, você pode definir a zona geográfica mais adequada para seus deslocamentos e de acordo com sua disponibilidade. Você também pode definir os melhores locais em função do custo que terá com transporte no final do mês.

Caso você se sinta à vontade e tenha os recursos necessários, pode também começar a dar aulas a distância, via Skype. Muitos profissionais optam por essa modalidade hoje em dia: psicólogos, terapeutas, consultores, tradutores, professores…

E por que não propor uma aula num parque, numa biblioteca, num café ou em um lugar alternativo? Você é livre para definir as melhores condições de trabalho para você e seu aluno!

Aumentar seu network

Por fim, uma das facilidades de se tornar professor em um grande portal online como o Superprof é a construção de sua rede profissional, ou do seu network. Você certamente irá entrar em contato com outros profissionais como você, além de alunos e interessados em geral. Aos poucos, as portas vão se abrir e você vai consolidar relações que podem ser muito importantes mais para frente.

Além disso, a rede também favorece a troca de conhecimentos, seja na sua área de estudos, seja por meio de todas as informações que envolvem a vida de professor. É uma verdadeira troca permanente de experiências e saberes.

O Superprof é o local ideal para fazer networking. Dê um gás na sua rede profissional!

Ter uma rede de contatos consistente é um ponto positivo em qualquer mercado profissional.

E então? Essas 10 razões foram suficientes para convencê-lo a entrar para o mundo das aulas particulares? Se sim, não perca tempo e inscreva-se agora no portal do Superprof! Lá você logo vai encontrar os melhores alunos e os melhores recursos para divulgação do seu trabalho!

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz