A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Descubra todas as razões para você estudar a língua inglesa

Par Fernanda le 30/04/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Por que aprender inglês?
Table des matières

Nós somos bem insistentes (e por muitos motivos): você precisa falar inglês!

Mas por que aprender essa língua internacional?

O inglês está hoje no centro da aprendizagem.

Dominar a língua de Shakespeare pode não ser tão fácil assim: verbos irregulares, memorização de vocabulário, gramática, pronúncia mais difícil, os temidos phrasal verbs… Você certamente vai encontrar esses problemas com frequência.

Tenha certeza, mesmo se o seu nível de inglês for rudimentar, existem métodos eficazes para aprender o idioma sem ficar traumatizado.

Alunos de todos os níveis conseguem progredir de maneira eficaz e chegam lá. No entanto, é preciso investir um mínimo para ser capaz de falar fluentemente.

Não desista nunca! Motivação é o segredo! Tenha em mente que, se você já domina bem o nosso português – língua considerada relativamente difícil com suas regras e exceções e entonações – o inglês está longe de ser um problema!

Por que é importante estudar inglês desde cedo na vida escolar?

Sabemos que o cenário educacional do Brasil está longe de ser ideal: se os alunos não possuem bom desempenho nem nas disciplinas ditas obrigatórias, como Língua Portuguesa e Matemática, que dirá da língua estrangeira, geralmente deixada em segundo plano? O problema repousa em diversos fatores: programas inadequados, conteúdos descontextualizados, e faltam iniciativas consistentes e articuladas com a base curricular.

Por que estudar a língua inglesa na escola. Na infância é muito mais fácil aprender inglês!

No entanto, muitos são os motivos para que você escolha uma escola que ensine a língua inglesa desde cedo para seu filho:

  • O cérebro de uma criança pode reter mais informações! Quanto mais jovem você for, mais fácil e rápido será o processo de aprendizagem.
  • Ao aprender inglês, a criança desenvolve habilidades cognitivas.
  • O inglês é disciplina fundamental no Ensino Fundamental II e Ensino Médio (além do vestibular, claro!). Então por que não dar um passo à frente?
  • É melhor para o seu filho aprender inglês na escola, em vez de gastar tempo de lazer e descanso com aulas de língua estrangeira em casa!
  • É comprovado: dominar o inglês torna mais fácil aprender outras línguas. Se o seu filho quiser aprender espanhol no futuro, árabe ou chinês… Ele vai evoluir muito mais rápido!
  • Aprender inglês traz mais confiança.
  • A criança desenvolve uma curiosidade intelectual e abre sua mente para a cultura anglo-saxã!
  • Se você quiser fortalecer o nível de inglês do seu filho, proponha uma colônia de imersão linguística ou um programa de intercâmbio em uma escola especializada fora do país! A imersão total em um país estrangeiro é, de longe, a melhor maneira de se tornar fluente em um idioma.

Os principais inconvenientes de não dominar inglês

  • Nas viagens

Se você não fala inglês, você corre o sério risco de se perder e a viagem pode ficar mais longa (e difícil) do que o previsto, não é verdade?

Aprender inglês irá ajudá-lo em todos seus deslocamentos, além de tirá-lo de situações constrangedoras ou inconvenientes.

Saia de férias dominando ao menos o básico de inglês: isso irá garantir que você faça uma viagem segura.

Estude inglês na web. Que tal evoluir com cursos na internet?

Se você já se esforçou mas não conseguiu aprender com aulas tradicionais, por que não optar por um curso online?

Este método é agora muito acessível: você pode muito bem escolher ter aulas de inglês via Superprof para melhorar suas habilidades de linguagem.

Se você tiver recursos limitados, há também cursos de inglês gratuitos disponíveis, inclusive no youtube.

Há muitos exercícios interativos para ajudá-lo a aprender a falar fluentemente.

Se você quer fortalecer suas competências linguísticas nas próximas férias, que tal fazer uma viagem no exterior em um país de língua inglesa?

Fazer novos amigos, viver novas experiências… Será muito mais eficaz do que uma escola de idiomas! É uma situação que não lhe dá muita saída: você é obrigado a falar e a entender inglês todos os dias, para qualquer atividade.

E por que não ficar o tempo suficiente para se tornar bilíngue? Não há melhor maneira de aprimorar o seu inglês do que viver como um verdadeiro nativo.

Você vai dominar não apenas o idioma como sua primeira língua, mas também vai adquirir uma pronúncia perfeita, que vai deixar todos impressionados quando voltar para casa.

Se você não pode gastar muito, ficar em casa de família pode ser uma boa alternativa. Da Austrália para os Estados Unidos via Inglaterra … Faça a sua escolha!

  • No trabalho

Se não falar inglês, corre o risco de perder oportunidades incríveis, emocionantes descobertas profissionais.

Em termos gerais, o inglês é A LÍNGUA comercial e profissional por excelência, em qualquer setor: na área de TI, arquitetura, turismo, comunicação, pesquisa, finanças, saúde… As expressões mais importantes são em inglês e esse é o idioma mais comumente usado para uma compreensão geral.

Se você busca aprimorar sua vida profissional e quer evoluir na carreira, faça os exames Test of English for International Communication (TOEIC) ou Test of English as a Foreign Language (TOEFL).

Estes exames certificam o seu nível da língua e são reconhecidos por universidades e empresas do mundo inteiro.

O idioma inglês é muito utilizado no marketing dos produtos, mas também em serviços e outras atividades profissionais no mundo inteiro. Assim, é uma garantia que, ao fazer um curso de inglês, você vai ganhar mais responsabilidades no seu trabalho e, portanto, melhorar e progredir no seu cargo, resultando em ganhos financeiros significativos no salário do final do mês.

  • Para estimular sua inteligência

Ser capaz de falar inglês vai permitir que você leia muitos sites de notícias internacionais, além de conhecer pessoas de muitas nacionalidades ou assistir a filmes e séries na versão original.

Aliás, se você está curioso para descobrir qual é o seu nível de inglês, basta fazer um teste de proficiência ou um exame online. Existem muitas opções na Internet. É sempre encorajador verificar o seu progresso.

  • Para promover a paz mundial 

Em tempos um pouco difíceis, com a guerra, o ódio, a intolerância, a xenofobia, a raiva e tantos outros horrores que dividem e excluem as pessoas no mundo, uma língua comum é um elemento que agrega. O inglês pode reunir as pessoas.

Assim, se você quiser aprender o idioma, será capaz de se comunicar com pessoas de diferentes partes do globo: é uma oportunidade de compreender outros pontos de vista, a relativizar suas opiniões, se tornar mais tolerante, para obter uma melhor compreensão do outro, para entender suas diferenças em relação a si mesmo, etc.

Por que é tão importante falar inglês hoje em dia?

O inglês é a terceira língua mais falada no mundo e ninguém pode ignorar esse fato. A menos que você escolha uma das duas línguas mais faladas como o chinês e espanhol, o inglês continua a ser uma chave mágica que abre todos os horizontes profissionais e pessoais.

Na Internet, o idioma está em primeiro lugar com mais de 530 milhões de usuários falantes. É a língua oficial de mais de 75 países do planeta.

Outra vantagem quando se fala inglês é que você pode ver um filme na versão original. Você pode inclusive escolher se deseja legendas em português ou em inglês, para reforçar os estudos. Aliás, esse é um jeito bem divertido e eficiente de aprender: não economize na locadora!

Além das tantas produções cinematográficas, ao entender inglês você passa a compreender todas as suas músicas favoritas, imagine só!

Ao ouvir uma música, compreendemos instantaneamente sobre o ela trata. Podemos, assim, sentir mais a música. Quem nunca quis saber o que significa a clássica: «On a dark desert highway, cool wind in my hair…» (Hotel California)?

Por que falar fluentemente inglês? Domine o inglês e dê uma turbinada na sua vida profissional.

Por fim, você com certeza vai conseguir um emprego mais facilmente. Saber inglês é ter a capacidade de enviar e-mails e fazer chamadas para clientes internacionais. E por que não pedir uma transferência para um cargo em outro país?

Por que os brasileiros precisam aprender a língua inglesa?

Com mais de uma centena de países usando o idioma como língua oficial, é também uma língua fácil de aprender se você só precisa trocar informações básicas para uma viagem, por exemplo. Portanto, prepare-se para ganhar o mundo!

Fale a língua inglesa e viaje. Que tal se tornar bilingue e fazer uma viagem ao redor do mundo?

Além disso, quando um brasileiro domina bem o inglês, ele pode ajudar um visitante a encontrar o caminho, dando conselhos sobre o que não deixar de visitar na cidade, dando sugestões de algumas atividades típicas e que só os brasileiros conhecem. Isso sem contar uma ajuda ainda mais essencial como prestar primeiros socorros (uma queimadura de água-viva ou um tornozelo torcido de repente) ou entender uma situação de conflito ou um problema que o turista esteja enfrentando.

Dessa maneira, também contribuímos para melhorar a imagem do país lá fora.

Outra boa razão para um brasileiro aprender inglês é por conta do seu emprego. Em qualquer empresa, em qualquer setor, dominar o idioma sempre será um diferencial para candidatos em processo de seleção. A competência linguística é útil para negociar contratos, encontrar parceiros no exterior, reforçar a imagem da marca, fechar acordos…

Mais uma vez, insistimos em falar sobre o impacto positivo da prática de uma língua estrangeira, no caso o inglês para o brasileiro. Falar a língua inglesa permite que você:

  • Desenvolva habilidades cognitivas
  • Aumente a sua capacidade de adaptação a mudanças
  • Retarde o aparecimento de doenças degenerativas tipo de Alzheimer
  • Desenvolva seu senso artístico e seu poder criativo

As 10 vantagens de falar a língua inglesa hoje em dia

É um pouco o que estamos falando desde o início deste artigo, na verdade.

Mas, para tornar as coisas um pouco mais explícitas, oferecemos 10 razões para aprender essa língua internacional!

Para os amantes da aventura, o idioma inglês lhe permitirá viajar internacionalmente. Das Américas para a Ásia, sem esquecer, claro, Europa, Oceania e África: existem dezenas de nações que esperam por você!

Da mesma forma, também é muito mais fácil de encontrar um emprego hoje, principalmente em tempos de crise, com grande concorrência. O conhecimento do inglês é obrigatório em muitos cargos no Brasil de hoje. Mas também, por que não tentar uma chance no exterior?

Sabia que falar inglês dá prazer? Pois é….

Parece que aprender e falar inglês em nosso cérebro estimula a mesma área que é conectada a ações afetivas, como um abraço, por exemplo… Nada mal, hein! Especialmente quando sabemos que estudar o idioma também deixa o cérebro em forma e abre a nossa mente para o mundo!

Conheça qui 5 outros motivos para aprender inglês:

  • é a língua da ONU, bem difundida na União Europeia e a de quase 1,5 bilhões de pessoas no mundo (oficial, secundário e estrangeira)
  • você pode ler e ver milhares de coisas na web,
  • pode obter um Working Holiday Visa em países de língua inglesa e viver uma experiência única,
  • entender as letras de suas músicas e filmes favoritos,
  • para arrasar na balada!

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz