Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Principais razões para ser educador na língua inglesa

De Carolina, publicado em 26/05/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Por que se tornar professor de inglês?

Em tempos de crise econômica, nem é sempre fácil de fazer uma escolha de orientação definitiva…

Diferentes vias podem ser exploradas, mas qual optar?

O idioma pode ser aprendido através de métodos Livros, métodos também fazem parte do cotidiano do educador em língua inglesa

É melhor deixar algo claro: é bem difícil ter tudo o que a gente quer. Então, defina suas prioridades para ajudar na hora de tomar a decisão.

Você já pensou em dar aulas da língua de Shakespeare que a sociedade globalizada nos impõe em saber, pelo menos um pouco?

Seja você estudante, recem formado, essa questão é válida!

É uma perspectiva bem vantajosa, tendo essa língua toda a áurea que tem e não para de crescer!

Agora, vamos conhecer quais são os motivos para ser um professor de inglês!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Grande demanda

O inglês é o terceiro idioma mais falado no mundo de acordo com o Ethnologue Languages of the World.

As fontes se divergem nos números de pessoas que falam inglês no mundo. O Ethnologue diz que 372 milhões de pessoas têm o inglês como língua materna. Já o English Live diz que 450 milhões de pessoas têm o idioma como primeira língua. O segundo site nos informa outro dado interessante: 950 milhões de pessoas falam inglês como não nativos.

Essa população de pessoas que se comunicam na língua de Shakespeare já dá para povoar vários países. Mesmo que o mandarim (1,28 bilhões) seja a língua mais falada no mundo por número de pessoas, o inglês não deixa de ser a língua mais falada no mundo por número de países onde você pode encontrar pessoas que falam inglês.

O Superprof tem certeza que você terá mil vezes mais facilidade de encontrar que fala inglês em qualquer país do mundo que mandarim, por exemplo. Aliás, 1 em cada 5 pessoas no mundo falam o inglês!

A gente não precisa mais de falar que é sempre útil e vantajoso falar bem o inglês, não é? As oportunidades sempre aumentam quando se fala bem o idioma.

Se há tanta gente precisando falar inglês, quem vai ensiná-las a língua? Você!

Inglês no jardim de infância?

A gente sempre reclama da maneira como a língua inglesa é ensina na escola. Parece que o modelo de ensino foi herança do século XIX com foco na gramática e compreensão escrita em detrimento da oral.

Porém, a demanda profissional hoje valoriza mais a fluência no oral que na escrita.

Ensinar o idioma na infância pode ser a chave do sucesso Os alunos estão preparados para aprender a língua inglesa desde bem pequenos

Por isso, as reformas previstas para o ensino público deveriam introduzir a língua inglesa o mais cedo possível na educação. Afinal, o cérebro de uma criança está mais preparado para memorizar o vocabulário e os sons.

Pense em todas as particularidades das pronúncias e dos sotaques ingleses. Não é difícil aprender todas essas sutilezas quando já se é adulto?

Há muitas escolhinhas, ou jardim de infância, que dão aulas de inglês para as criancinhas. Por que não ser professor desde bem cedo?

Ensino fundamental

Os alunos estudam os conhecimentos básicos para a vida adulta nesse período. Por que não reforçar o ensino de inglês nesse momento (melhor antes)?

Por exemplo, o British Council propõe formações para o ensino de inglês nesse ciclo (crianças entre 7 a 11 anos). Educadores qualificados podem dar aulas em estabelecimentos escolares, estruturas privadas, associações, cidades e vilarejos.

Então, por que não seguir o exemplo do British Council e dar aulas de inglês para crianças a partir de 7 anos (ou até mais cedo)?

Ok, o inglês não é o único problema do ensino público brasileiro. Mas entre todas as coisas a serem melhoradas, não podemos ignorá-lo e negar a importância da língua inglesa no mundo atual.

Então, parece ser urgente a necessidade de bons professores de inglês no ensino fundamental. Se você gostaria de contribuir para a melhora desse período tão importante da nossa escolaridade, lance-se já nessa aventura!

Ensino médio: entre o vestibular e vida adulta

O inglês tem sua importância em todas as etapas da vida escolar de alguém. Mas parece que durante o ensino médio, ele ganha um peso maior por causa das provas de vestibular e do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Quem nunca deu muita atenção para a língua estrangeira, começa a dar agora. Isso porque quase todos os vestibulares contêm provas de inglês e o aluno deve tirar uma nota boa tanto nela como nas provas de matemática, português, física, química…

Então, quem nunca levou a sério o idioma começa a levar agora para passar no tão sonhado vestibular da tão sonhada universidade.

Mas não devemos esquecer que esses alunos estão em um momento de transição da infância, adolescência para a vida adulta. E, sinceramente? Inglês para tirar nota boa no vestibular é fácil! A língua apresenta suas maiores dificuldades na vida adulta porque é aqui que devemos falar, nos comunicar e muitas vezes trabalhar na língua.

O idioma passa a ser um aprendizado generalizado e não específico como ele é para as provas de vestibular. Ou seja, você tem que saber de tudo um pouco para se sair bem: gramática, vocabulário, pronúncia, etc…

A gente aprende o idioma errando Os professores de língua inglesa, além de ensinar, devem passar exercícios e conferir se tudo está ok!

Mais uma vez, a gente sinaliza a importância de se ensinar a língua inglesa em mais um período da vida escolar. Se você acha interessante preparar o aluno com o inglês nessa fase fundamental de transição, vá em frente!

Ensino superior e mercado de trabalho

O aluno já se tornou adulto e está encaminhado para o mercado de trabalho ou está fazendo seus estudos superiores.

Aqui, a necessidade de estudar a língua pode ser mais específica de acordo com a área de trabalho. Um médico, por exemplo, vai precisar de conhecer os termos técnicos de medicina em inglês da mesma forma que um engenheiro, um profissional de informática, de turismo…

Então, um professor de inglês é essencial para ensinar todas as particularidades dessas profissões em inglês para os profissionais que as conhecem em português.

Se não, se o objetivo do adulto for melhorar sua fluência na língua inglesa, o educador do idioma vai programar aulas com um vocabulário generalizado, relembras as regras da gramática, as pronúncias etc.

E por que não seguir carreira acadêmica, fazer pesquisas e dar aulas nos cursos de letras? Se você quer ser estudante por toda a vida, essa seria uma boa opção!

Outros cursos superiores também têm disciplina de inglês na sua grade. Então, faça uma pesquisa e escolha o caminho ideal para ser traçado na vida acadêmica.

Mais que uma profissão, uma paixão!

É claro que a gente não exerce uma atividade somente para ganhar dinheiro ou ter um bom cargo.

Não, especializar-se em uma disciplina como o inglês requer outra coisa…

Compartilhar

Nós sempre ficamos impressionados com nossos avós que tiveram uma experiência rica e que gostam tanto de dividi-las conosco… Às vezes até demais…

É normal, quando a gente ama, a gente quer compartilhar! “Amar para conhecer melhor e conhecer para amar melhor”: não é uma grande verdade?

Conhecer e aprender podem ser sinônimos, certo? E a gente aprende ensinando! Então, se você gosta de aprender, vai gostar de ensinar e vice-versa. Essa troca pode ser muito prazerosa!

Se você gosta dela, vai gostar de ser professor! O inglês é a sua paixão? Então, a troca aliada ao inglês é o papel do professor.

Seus alunos vão notar rapidamente esse seu prazer pelo ensino! Porque se você tiver amor pelo que faz, não dá para esconder esse sentimento. E vai ser mais fácil para eles se apaixonarem também pelos seus ensinamentos.

Pedagogia em língua estrangeira

“The book is on the table”… Quem nunca ouviu essa frase? Várias propagandas de cursos de inglês já a utilizaram para dizer: “seu inglês não passa disso?”.

Para ajudar os alunos a serem fluentes na língua e não ficarem só no “o livro está sob a mesa”, você terá que escolher uma boa metodologia e saber passá-la para eles. Ou seja, uma boa pedagogia!

Se você tiver essas qualidades, pode começar a dar aula O professor de língua inglesa deve ter todas essas características

Porque há várias maneiras de explicar algo para alguém. Mas ser pedagogo é justamente escolher a melhor maneira para ser compreendido por muitos. Não é fácil, mas o resultado deve ser simples para ser mais acessível!

Para isso, é melhor escolher bem as palavras, as ordens e não esquecer todas as informações necessárias para que os alunos possam montar direitinho o quebra-cabeça intelectual em suas cabeças.

Dinâmica para se adaptar a tudo!

Há várias profissões onde as pessoas ficam sozinhas na frente de seus computadores, atrás das telas.

Às vezes sem precisar de telefonar e fazer o social…

Imaginou alguém assim? Agora pense que isso não tem nada a ver com o mundo da educação!

Os professores ficam rodeados de gente o dia inteiro! Seja pelos alunos, outros professores, coordenadores, diretores… Mesmo os professores particulares devem gostar do face a face. Se não, é quase impossível dar aula!

As pessoas que não gostam de contato com outras pessoas, podem escolher outra profissão! De preferência, essas em que você deve ficar o dia inteiro na frente do computador…

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz