A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Meu filho quer tocar guitarra: por onde começar?

Par Fernanda le 19/10/2016 Blog > Música > Violão > O que fazer quando a criança quiser tocar violão?
Table des matières

Seu filho volta da escola gritando. Ou então acorda de manhã, decidido, com a cabeça feita, e não para de repetir: eu amo guitarra, quero aprender a tocar guitarra!

Pai do céu! O que fazer? Não é muito cedo para começar a atender esses desejos musicais? Como fazer? Por onde começar? Quais são os métodos adequados para a idade?

A habilidade das crianças para aprender música e, mais especificamente, um instrumento como violão ou guitarra, é algo surpreendente, pois elas são naturalmente curiosas, criativas e com sede de conhecimento.

Com tal dedicação e entusiasmo, é bem possível que seu filho aprenda rapidamente as noções de base de guitarra ou violão e se apaixone pelo instrumento.

Existe uma idade para começar a estudar guitarra?

Não perca tempo se preocupando com isso, a resposta é clara e simples: não, não existe idade mínima para estudar guitarra ou violão e começar a fazer aulas.

Seu filho pode começar a tocar guitarra desde cedo Não tem idade para começar a estudar violão!

No entanto, o mais apropriado é que ela comece entre os 6 e 7 anos: antes disso, a criança não tem maturidade física – seus dedinhos não possuem os músculos necessários para pressionar as cordas adequadamente – nem maturidade intelectual suficiente, pois disciplina e concentração são mais do que necessárias.

A criança precisar saber sincronizar seus movimentos e sequenciar uma série de acordes diferentes.

Estudar violão e guitarra traz muitos benefícios para as crianças.

A criança tem mais facilidade para tocar guitarra e violão?

A princípio, se compararmos a um adulto ou um idoso, a criança tem muito mais facilidade e disposição para aprender um instrumento como a guitarra.

Mesmo os adultos e idosos tendo experiência e condições físicas adequadas, e sabendo que o aprendizado não acontece de uma hora para outra, o fato é que as crianças têm essa habilidade formidável de aprender numa velocidade impressionante. Ela vai ouvir atentamente todos os conselhos e orientações de seu professor de guitarra ou violão.

Seu cérebro absorve todas as informações que recebe: é por isso que quanto mais cedo a criança começar os estudos da guitarra ou do violão, maior a chance de corrigir todos os possíveis erros, e assim tonar-se rapidamente um bom guitarrista, alimentando cada vez mais a sua paixão.

Lembre-se sempre: existem 4 requisitos fundamentais para tocar guitarra e violão. São eles: a dedicação, a disciplina, a paciência e a força de vontade.

As primeiras etapas dos estudos de guitarra de seu filho

Antes de qualquer coisa, é fundamental saber se seu filho tem realmente vontade de estudar; se ele estiver motivado e levar a sério sua paixão, não existe nenhum impedimento para experimentar a guitarra ou o violão. Pelo contrário, os benefícios são tantos e tão positivos.

Você pode inclusive dar exemplo, caso você goste de música e já pratique um instrumento (melhor ainda se for a guitarra ou o violão). Pratique, toque na frente dele, converse e responda suas dúvidas.

Tem motivação para tocar guitarra?

Antes de saber se a criança pode tocar guitarra ou violão, é preciso que ela conheça bem como funciona o instrumento: a musicalização infantil é um método disponíveis em várias escolas e que propicia a descoberta de instrumentos diversos.

Nessa fase, apesar de pequeno, seu filho vai se familiarizar com a música, escutar e produzir sons e talvez até possa escolher um instrumento preferido para tocar.

Para tocar violão é preciso gostar de música Motivação e diversão são fundamentais!

As crianças um pouco maiores podem fazer uma aula de guitarra ou violão experimental gratuita em escolas de música, associações e centros culturais, para sentir se é isso mesmo o que ela quer, ver se sente à vontade com o instrumento, além de poder conversar com colegas e professores.

Conhecer os desafios de estudar guitarra

O importante é identificar se seu filho tem um verdadeiro interesse pela guitarra ou pelo violão, se está realmente motivado ou se é uma empolgação passageira, para imitar amigos ou seguir a moda.

Os estudos de guitarra e violão são coisa séria, exigem disciplina e maturidade, portanto a criança deve ter consciência que essa aprendizagem terá impacto na sua vida e nos seus hábitos a médio prazo.

Converse com seu filho sobre aula de música, aprendizagem do instrumento, mas também sobre cursos de formação musical como o solfejo, conteúdo inerente à prática de guitarra. Será que ele está pronto para fazer aulas de guitarra ou violão? Pronto para os encontros semanais com seu professor e para muito treino?

Certamente existem outras formas de aprender a tocar guitarra. Mas a criança precisa ser guiada, acompanhada por um profissional para que ela adquira as bases sólidas de música. Além disso, para que saiba como segurar o instrumento, o posicionamento do corpo, sendo corrigida diretamente pelos eventuais erros que comete.

Caso a criança toque guitarra ou violão em casa, você deve saber como prevenir os ruídos que a guitarra ou o violão podem causar à vizinhança.

Escolher o violão adequado antes de começar a estudar violão

Depois de sua criança demonstrar verdadeira motivação para tocar guitarra ou violão, a próxima etapa é comprar um violão ou guitarra.

Tamanhos adequados de guitarra e violão para seu filho Descubra o modelo mais adequado de violão ou guitarra para seu filho

Não dá para escolher qualquer modelo de violão ou guitarra: primeiro porque existem modelos específicos apropriados à cada faixa etária; depois, se a escolha for baseada « no mais barato », ou porque a criança achou aquele modelo mais bonito, ou por qualquer outra razão subjetiva, certamente não será uma boa compra.

Mas então como escolher a melhor guitarra ou violão para seu filho? Como comprar guitarra ou violão para um iniciante?

É fundamental escolher a guitarra ou o violão mais adequado ao seu tamanho, à sua idade, mas também a seu gosto musical, dentro de uma faixa de preço aceitável. Escolher sua primeira guitarra ou violão é um passo importante e decisivo para o que vai vir pela frente.

Por exemplo: não adianta nada comprar uma guitarra se a criança quiser tocar música clássica ou mpb.

Lembre-se: a guitarra ou o violão é a peça principal dos estudos musicais e da prática do instrumento. Por isso é crucial que ela goste de sua guitarra ou seu violão e que eles lhe deem vontade de tocar.

O tipo de guitarra para começar a tocar

Existem três tipos de guitarra ou violão para que seu filho possa expressar seu gosto musical: o violão clássico, o violão de cordas de aço e a guitarra.

O violão clássico

Ele possui 3 cordas graves e 3 cordas agudas em nylon, material que dói menos na hora dos dedinhos praticarem.

O braço do violão é um pouco mais largo que o do violão de cordas de aço ou a guitarra, o que exige um maior esforço da mão esquerda (se seu filho for destro).

O repertório para este modelo de violão é voltado geralmente para músicas como: erudita, tango, mpb, clássica, flamenco, samba, pagode etc.

O violão de cordas de aço

Também chamado de folk, é como o violão clássico, mas a caixa (o corpo) é um pouco mais fina e todas as cordas são em metal (aço), o que permite sonoridades do estilo country ou sertanejo.

O braço é mais fino que o do violão clássico, exigindo menos da mão esquerda (se seu filho for destro).

Cuidado: não existem modelos infantis para este tipo de violão.

A guitarra

Este instrumento não possui caixa de ressonância: para emitir um som, é preciso plugar a guitarra em um amplificador. O som é captado pelos microfones através da vibração das cordas.

O braço da guitarra é parecido com o do violão de cordas de aço, mas o acesso aos agudos é ainda mais fácil. Todas as cordas também são em metal.

Esse modelo é muito comum pois permite tocar os mais variados estilos musicais: do blues ao rock, do funk ao pop, do reggae ao pop, e por aí vai.

Cuidado na hora de escolher o seu modelo: o preço da guitarra é sempre mais alto do que o preço de um violão clássico ou de um violão de cordas de aço.

Apesar de o violão clássico ser aparentemente mais adaptado às crianças, pelo fato de suas cordas serem em nylon, muitos pais optam pela guitarra pois o braço é bem mais fino, além de você poder regular o som (a criança pode tocar com um fone de ouvido, por exemplo).

Peça conselho a um profissional de música, como um professor particular de guitarra ou violão ou um vendedor em uma loja especializada.

Um violão para cada tamanho

Depois que seu filho decidir que tipo de música ele vai tocar, é preciso levar em conta seu tamanho e sua idade.

  • Para crianças de 4 a 6 anos, entre 1 m e 1,15 m, um violão que seja 1/4 do tamanho padrão;
  • Para crianças de 5 a 8 anos, entre 1,15 m a 1,35 m, um violão que seja 1/2 do tamanho padrão;
  • Para crianças de 8 a 11 anos, entre 1,35 m e 1,5 m, um violão que seja 3/4 do tamanho padrão;
  • Crianças a partir de 11 anos e que tenham pelo menos 1,5 m podem ter um violão de tamanho padrão.

Outros conselhos para quando seu filho mergulhar no mundo da guitarra:

  • O estilo, o gosto musical e o feeling do seu filho são decisivos na escolha do tipo de guitarra ou violão que ele vai tocar;
  • Deixe ele escolher livremente a cor e a estampa da guitarra; a parte estética é importante para ele reforçar sua personalidade e sua paixão pelo instrumento;
  • Qual marca escolher? Para essa decisão difícil, confie na opinião dos especialistas como o próprio vendedor de guitarra. Algumas das marcas mais conhecidas e confiáveis são: Ibanez, Fender, Takamine, Yamaha, Cort, Gibson, Vigier etc.
  • Enfim, sempre dê apoio e motivação ao seu filho, pois estudar guitarra e violão traz inúmeros benefícios: faz abrir a mente, enriquece sua cultura geral e musical, contribui na socialização, promove a troca de experiências com outros músicos, é meio de expressão… E muito mais!

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz