Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Por que a Inglaterra é o país dos sonhos de todo estudante de inglês?

De Fernanda, publicado em 04/04/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Inglaterra: o lugar ideal para aprender a língua inglesa?

Aviso! Este é um artigo tendencioso de nossa parte: sim, a Inglaterra é o país ideal para fazer aulas de inglês!

Mas por que colocá-lo acima de outros, como os Estados Unidos, o Canadá ou a Austrália, por exemplo?

Qual é o interesse de viajar para aprender Inglês?

E o que dizer do extraordinário melting pot que nós encontramos por lá, especialmente em Londres?

Vamos analisar juntos como a Inglaterra pode contribuir para o seu inglês…

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Comece os estudos pelo inglês “verdadeiro”

Para entender a importância de conhecer o inglês britânico, façamos uma pequena viagem no tempo…

A língua inglesa teve suas origens na época medieval, com a invasão dos iutes, anglos e saxões e que levaram essa língua germânica para o leste da Inglaterra. Pelo contato com o império romano e pela evangelização de Santo Agostinho de Canterbury, o idioma sofreu influência do latim até o século XI.

Com o tempo, a língua evoluiu para o Inglês Médio – com influências de palavras escandinavas e nórdicas – até o Inglês Moderno – com americanismos e africanismos – e o Inglês do século XX.

Se o inglês é hoje falado nos quatro cantos do mundo, é devido ao passado glorioso do Império Britânico. Hoje em dia, com tantos sotaques, variações, dialetos, expressões, gírias e jargões no mundo todo, muitas vezes nos esquecemos das bases linguísticas britânicas!

Quais as origens do inglês? O Império Britânico já foi primeira potência econômica mundial.

Se quisermos aprofundar os conhecimentos da língua de Shakespeare, e melhorar a pronúncia e a escrita, dominar o vocabulário histórico do inglês é etapa obrigatória.

Muitos consideram a estrutura do inglês britânico mais complexa que a do americano: seja pela pronúncia, pela fonética, expressões e gírias. Para chegar ao nível fluente, é preciso muita dedicação e prática.

Mas é justamente isso que faz a língua britânica ainda mais poderosa e charmosa!

A pronúncia british: língua oficial dos estudos

Conversamos recentemente em um outro artigo sobre a aprendizagem do inglês nas escolas brasileiras: sabemos da carência do ensino do inglês nas escolas públicas do país.

O ensino do idioma inglês não é obrigatório na educação pública brasileira – a Lei de Diretrizes e Bases fala em “língua estrangeira”, que pode muito bem ser o espanhol, por exemplo. O British Council fez uma interessante pesquisa sobre O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira.

A disciplina é aplicada apenas a partir do Ensino Fundamental 2 e só adotou livros didáticos depois de 2011. Também não há padrão sobre o que vai ser ensinado: a única prova comum é o Enem, que reune apenas cinco questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) num total de 180.

Apesar da realidade do cenário educacional nacional, muitos dos brasileiros que têm condições e acesso aos estudos optam pela língua inglesa para seguir sua vida acadêmica e profissional. De nada adianta insistir no inglês norte-americano: é o british que é exigido em todos os exames, testes e concursos oficiais.

Quais as vantagens de estudar na Inglaterra? Será essa sua motivação para atravessar o Atlântico?

Conheça alguns exemplos de certificações que exigem o inglês britânico:

  • TOEIC,
  • TOEFL,
  • IETLS,
  • Cambridge CEC,
  • CAE – Cambridge English: Advanced
  • CPE – Cambridge English: Proficiency
  • GMAT – Graduate Management Admission Test

Nesses casos, é expressamente proibido utilizar o idioma norte-americano, pois é o nível de língua britânica que será avaliado. Portanto, tanto na vida universitária como na hora de dar um grau no seu CV, é indispensável dominar o idioma britânico.

Aonde o mundo inteiro vai para aprender inglês

Cultura rica, oportunidades de trabalho, proximidade com outros países europeus, a radiante Londres… Hoje em dia, o mundo inteiro visita a Inglaterra. E talvez em breve você seja mais um que caia nessa sedução inglesa…

Viver e aprender morando com outros

Todos sabem: a Inglaterra – e sobretudo Londres – é um lugar muito caro para se viver. Portanto, a situação ideal é conseguir morar em coabitação. Dividindo um apartamento alugado, em uma república de estudantes… Não importa. O fato é que essa é uma solução que tem suas vantagens caso você queira aprimorar o seu inglês.

Você vai ter a oportunidade de morar com ingleses ou pessoas de nacionalidades do mundo todo: e a sua língua comum sempre vai ser o inglês! É isso o que chamamos de imersão completa: falar inglês sem parar e sem nem mesmo sair de casa!

Falar inglês em bares, pubs…

Nós não queríamos abordar um assunto como esse para não cairmos em generalizações ou ideias clichês, mas isso aqui é inevitável! Falar de Inglaterra sem mencionar seus pubs é inconcebível! Nada mais divertido, descontraído e cultural do que aprender o inglês conversando com desconhecido(s) em bares ou em pubs, locais tradicionais ingleses e pontos de encontro de jovens e de adultos das mais diversas idades.

O pub pode ser um ambiente interessante para aprender inglês. Um típico bar londrino!

Ok, pode se divertir, mas cuidado para não abusar do álcool! Querendo ou não, passar algumas horas num pub é experiência obrigatória para quem quer conhecer um pouco mais sobre a cultura inglesa e aprimorar o seu inglês.

No meio da semana ou nos finais de semana, na sexta-feira depois do trabalho, estudantes e outros funcionários ficam ansiosos para se recolher do frio em seus bares ou pubs favoritos. No final da tarde ou à noite, você vai praticar mais do que nunca o seu inglês, e escutar os mais variados sotaques (inglês, irlandês, escocês…).

Estudar em países de língua inglesa também é conhecer novas culturas!

E mesmo que você não vá ao pub todos os dias (imagine só!) e que estes encontros durem apenas algumas horas a cada vez, eles sempre serão uma boa maneira de testar seus conhecimentos da linguagem falada! Qual é o seu nível de expressão oral desde a última vez que você visitou um bar? Qual sotaque você entende melhor, o britânico ou o escocês?

Descobrir a cultura britânica

Aprender uma língua estrangeira também é conhecer uma nova cultura. Quando você iniciar os estudos do vocabulário e gramática ingleses, você é levado a mergulhar nos aspectos históricos e culturais do povo, inevitavelmente.

Além disso, quando tiver dominado o inglês moderno, por que não experimentar descobrir um pouco do inglês antigo? Descobrir o inglês anglo-saxão pode abrir muitas portas para novos estudos.

Por exemplo: essa língua é muito apreciada no meio acadêmico e no mundo de pesquisa, como formações stricto sensu, mestrado e doutorado.

Veja alguns temas que podem interessá-lo:

  • A história da Grã-Bretanha
  • A literatura anglófona
  • A arte inglesa
  • Os dialetos históricos
  • As tradições inglesas
  • A geografia inglesa

Que tal se tornar um especialista em civilização britânica?

More em Londres e visite a Europa

Essa é uma das vantagens de se morar na Europa, principalmente para nós, brasileiros, que precisamos pagar uma fortuna em uma passagem de avião para ir de norte a sul dentro do nosso próprio país.

Uma vez lá, aproveite para conhecer os mais diferentes países europeus! Economizando alguns euros por mês e comprando com certa antecedência, você consegue passagens extremamente acessíveis e de baixo custo, seja em companhias aéreas low-cost, em promoções nas companhias de trem…

Quais as vantagens de aprender inglês na Inglaterra? Londres pode ser a sua porta de entrada para a cultura europeia.

Você pode, por exemplo, começar explorando os países do próprio Reino Unido e, assim, treinar o seu ouvido com os diferentes sotaques. Escócia, Irlanda, País de Gales…

Depois, pense mais longe: hoje em dia, você consegue comprar uma passagem Londres-Lisboa por 200 reais ida e volta! Se tiver medo de avião, em pouco mais de duas horas, por cerca de 150 reais, você chega a Paris de trem. Nada mal, não é mesmo? Aprender uma língua também é se aventurar por um mundo de culturas. Aproveite!

Aprenda inglês na Inglaterra: formações de fácil acesso

Acho que deu para você entender: existem muitas maneiras para aprimorar seu inglês na Inglaterra (emprego, namoro, intercâmbio, morando com nativos…). Todas essas situações são momentos nos quais você é obrigado a superar as dificuldades da língua por meio da própria vivência. Ou seja, você não vai ter nenhum professor do seu lado para ajudá-lo a progredir.

Mas sabia que Inglaterra é um dos melhores destinos para encontrar um bom curso de inglês?

Se você quiser fazer uma formação enquanto estiver morando lá, é totalmente possível!

Há formações e cursos de todos os tipos: das mais caras às extremamente acessíveis. Vamos acabar com esse clichê de que tudo é caro na Inglaterra! Alguns programas podem lhe oferecer apenas uma revisão das noções de base de inglês, tendo como professores universitários ingleses.

Esses estagiários são credenciados pelas instituições de ensino para dar aulas e seguem um programa sério de estudos. E é justamente por esse pequeno detalhe que certas escolas privadas conseguem oferecer aulas de inglês por menos de £ 150 por mês.

Os programas podem durar um mês ou mais. Depois de validar o seu nível, você consegue avançar para níveis mais complexos e evoluir para um programa um pouco mais complicado.

Ao seguir uma formação como essa, e com uma frequência de vários encontros por semana, além de vivenciar situações reais na língua inglesa, você vai ter a garantia de progredir efetivamente nos seus estudos. Tanto no campo gramatical, – que é indispensável para almejar um nível elevado da língua – como no campo da expressão oral, que lhe permite progredir em conversação e pronúncia.

Não hesite em usar as frases em inglês para conquistar o Reino Unido!

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz