A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Prepare-se para ser um professor particular

Par Carolina le 06/03/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Como se organizar para dar aulas particulares?
Table des matières

Para a grande maioria dos professores particulares, as aulas individuais não são a única atividade que eles têm.

Normalmente, quem dá as aulas particulares são profissionais com outras atividades ou estudantes de ensino superior que fazem isso para pagar seus estudos.

Alguns aposentados também aproveitam para dar aulas particulares para complementar sua renda. Para essas e outras pessoas, como se organizar para dar aulas particulares?

Vamos por partes e exemplificar cada etapa…

Os vários tipos de professores particulares

Sendo estudante, profissional ou aposentado, você pode se organizar para dar aulas particulares.

Descubra o que fazer para conseguir conciliar suas diferentes atividades.

Dar aulas particulares sendo estudante

Várias estudantes de universidades escolhem dar aulas particulares para pagar uma parte de seus estudos ou suas despesas cotidianas.

E para dizer a verdade, é uma excelente opção para eles por terem o conteúdo fresquinho na cabeça (eles acabam de aprender!) e os horários das aulas podem ser flexíveis.

Diferente de alguns bicos de garçon, vendedor que vários estudantes fazem, dar aulas particulares tem mais vantagens: os salários são melhores, tem uma relação direta com seus estudos, geram enriquecimento pessoal, têm horários flexíveis.

É justamente nesse último ponto de organização que queremos concentrar aqui!

Vários estudantes que precisam de trabalhar para pagar as mensalidades da faculdade, seu aluguel, suas despesas em geral vão procurar trabalhos nas empresas. Porém, a maioria delas não pode se adaptar aos horários de aula. Às vezes, elas prometem isso no começo mas não cumprem a promessa depois.

Se você entrar em uma empresa, ela vai te pedir um mínimo de horas que às vezes não corresponde com sua grade de horários na faculdade.

Reforços escolares são uma boa saída para complementar sua renda Seja professor para alunos de ensino fundamental e médio

Nosso conselho é simples: dê aulas particulares para financiar seus estudos! Aproveite seus conhecimentos, sua especialidade para ensinar a um aluno de colégio ou ensino médio que quer fazer os mesmos estudos superiores que você ou não necessariamente.

Fazendo isso, você pode, juntamente com seus alunos, organizar o seu tempo e adaptá-lo ao seu ritmo de vida.

Aliás, as dificuldades desse trabalho são menores comparadas às de um fast food ou loja.

Dar aulas particulares sendo assalariado

Sem entrar na análise econômica, esse não é nosso objetivo, o poder de compra dos brasileiros diminuiu muito nesses últimos anos. Porém, o custo de vida só aumenta!

Nesse contexto, vários brasileiros procuram um complemento para suas rendas para ter mais conforto em suas vidas.

É o caso de alguns profissionais que possuem competências muito específicas.

Para transmitir essas competências, esses assalariados podem encontrar soluções flexíveis como as aulas particulares.

Se inscrevendo em uma plataforma como a nossa, por exemplo, um profissional pode ter a oportunidade de dar aulas para alunos em seu ritmo.

Com as semanas bem cheias, a solução é encontrar alunos que podem ter aulas no final da tarde, finais de semana ou em suas férias.

Se você conseguir dar uma constância para essas aulas, elas vão ser um verdadeiro extra no final do mês.

Você pode acessar nosso site para ter uma ideia de quanto é a tarifa de um professor particular consultando perfis parecidos com os seus.

Além da remuneração, você tem total liberdade para organizar as aulas como quiser!

Dar aulas particulares sendo aposentado

Se aposentar pode ser um verdadeiro problema para quem não consegue ficar sem trabalhar. Entrar nesse novo estilo de vida nem sempre é fácil para todo mundo.

Se alguns esperam com impaciência esse momento para fazer várias coisas que não tinham tempo de fazer antes (esporte, cultura, viagens), outros não conseguem se distanciar do ritmo profissional.

Para esses, o meio associativo é a opção mais interessante, mas a gente pense que as aulas particulares podem ser uma boa também!

Ensinar pode ser uma boa opção para não perder completamente o ritmo profissional Quer ganhar um extra e não ficar parado? Dê reforços escolares!

Uma carreira e uma vida inteira são materiais de sobra para transmitir conhecimento para alunos, independente de suas idades e nível de estudos.

Se você teve uma carreira profissional rica em experiências, você com certeza acumulou competências para dar aulas.

Essas competências podem ser muito preciosas para aqueles que estão entrando no mercado de trabalho ou na vida adulta. Para você, as aulas particulares são enriquecedoras e podem ser um complemento para a sua aposentadoria.

Ou seja, uma troca com mútuos benefícios!

Aliás, sua disponibilidade pode ser um diferencial para aqueles que têm uma grade pesada de aulas na faculdade ou na escola.

Se inscrevendo no Superprof, basta você fazer seu anúncio, fixar suas tarifas e indicar sua disponibilidade. Um professor mais disponível tem mais chances de ter mais alunos para dar aulas.

Se você der aulas na casa de seus clientes perto de sua casa, o deslocamento ainda será um ponto positivo para se exercitar.

E não há idade ideal para dar aulas particulares!

Como se organizar para dar aulas particulares?

Preparar uma agenda

Quando você entra no universo das aulas particulares, professores e alunos devem colocar as ferramentas disponíveis em prática para se organizar da melhor maneira possível.

Isso quer dizer utilizar de recursos pedagógicos como nós veremos a seguir. E principalmente, criar uma agenda ou uma grade de horários.

Uma boa organização garante uma boa rentabilidade dos reforços escolares Planeje seus horários para não errar e perder tempo

Professor, estudante ou aposentado, as horas de aulas particulares podem se acumular rapidamente se você tiver sucesso!

Então, sempre há aquele jeitinho para melhorar as coisas e ser mais organizado.

Só depende de você para se mostrar profissional do começo ao fim. Assim, para não errar em seus deslocamentos e em suas horas de aula, é indispensável que você crie sua própria grade de horários.

No site Superprof, você pode informar sua disponibilidade aos seus futuros alunos. Aproveite seu anúncio no site para organizar seus horários da melhor maneira possível.

Podemos dar aulas através da webcam?

Com todos dispositivos que temos atualmente (smartphone, tablet, computador), claro que a resposta é sim! As aulas particulares também se atualizam e aproveitam dessa possibilidade.

Os programas como Skype permitem o professor de alcançar aquele aluno do outro lado da cidade, do estado, do país e até do mundo!

O essencial continua sendo a qualidade das aulas! Assim como a necessidade do aluno.

As aulas com o auxílio da internet otimizam seu tempo Você pode ensinar diretamente do seu sofá!

Consequentemente, se suas aulas particulares derem certo, prepare-se para ter vários alunos te procurando!

E não somente perto de sua casa. Os comentários positivos e o boca a boca podem te levar a dar aulas pela webcam.

Nesse caso, é importante ter um computador com uma boa câmera e um bom microfone.

Quando dar aulas particulares?

Saber quando dar aulas particulares também é a chave do sucesso para essa profissão.

Se você quer dar aulas para alunos do ensino médio no período da manhã, vai ser difícil encontrar alunos disponíveis nesse horário…

Então, é importante se adaptar à clientela. Aliás, qual é a sua clientela?

Se quiser dar reforços escolares, eles funcionam para todos os tipos de alunos: do fundamental aos estudos superiores. Então, o final da tarde e os finais de semana são horários de muita procura.

Na verdade, você tem que se adaptar aos horários de seus alunos. Pode ser interessante estar disponível nos horários de 12h a 14h ou a partir das 17h30 durante a semana.

Onde dar aulas particulares?

Capitais vs Cidades médias ou pequenas

Morar em uma cidade grande é uma verdadeira vantagem para se dar aulas particulares. A gente diz isso principalmente por causa da grande demanda.

Porém, o deslocamento pode ser um problema. Engarrafamentos e sistema de transporte público insuficientes podem complicar o acesso aos alunos que estejam longe de sua casa.

Por isso, é sempre melhor encontrar clientes que estejam próximos de sua moradia.

Mas voltando a demanda, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre podem ser bastante rentáveis quando o assunto é dar aulas particulares.

Porém, em cidades de médio e pequeno porte pode ser mais complicado. Principalmente naquelas que não têm transporte público suficiente ou simplesmente não têm. Nesses casos, a carteira de motorista de moto ou de carro é indispensável.

Em qual lugar?

Na maioria dos casos, você tem que se deslocar para casa do aluno para dar aulas particulares.

Alguns lugares podem ser muito longe de sua casa. Outros não são adequados para se dar aulas. Você, então, vai ter que ser criativo para pensar outras opções de lugar para estudar com seu aluno. Por que não em bibliotecas?

Salas fechadas em estabelecimentos públicos podem ser um bom local para os professores Bibliotecas podem ser uma opção para ensinar para alunos

Normalmente, elas não são locais apropriados para longas conversas. Porém, muitas bibliotecas possuem salas fechadas o que é perfeito para a troca de conhecimentos.

Para revisões, fazer exercícios ou preparações para provas, vestibular, o local para ser uma boa alternativa.

Quem te disse que as aulas particulares devem acontecer necessariamente em locais fechados ou em escritórios?

Quando o tempo estiver bom, por que não transferir suas aulas para locais abertos?

Por que não fazer as aulas em um parque em um dia bem ensolarado e quente? É a melhor maneira de tornar as aulas lúdicas e eficazes.

Se a aula for de algum idioma estrangeiro, uma lanchonete calma pode ser um excelente lugar. Com um suco e alguns raios de sol, a aula pode se tornar muito mais interessante!

Você ainda se pergunta por que e como dar aulas particulares?

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Carolina
Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz