Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Top 10 longa-metragens para aprender a língua espanhola

De Camila, publicado em 30/06/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > O melhor do cinema hispanofônico para te ajudar no idioma.

Existem inúmeros métodos para se aprender o idioma falado na Espanha. Na maioria das vezes, essas diferentes maneiras de aprendizagem acabam sendo complementares umas às outras.

Por este motivo Superprof.com.br recomenda que você mergulhe em um universo hispanofônico, sempre em paralelo às aulas de espanhol. Essa imersão pode começar através de uma maratona de filmes em língua espanhola.

Se você não entende muito de cinema e acha que as boas produções acontecem apenas em Hollywood, então este é um bom momento para se surpreender. As produções cinematográficas no idioma de Miguel de Cervantes possuem excelentes diretores, roteiristas e atores de reconhecimento internacional.

Você, com certeza, já ouviu falar de Pedro Almodóvar, Guillermo Del Toro, Javier Bardem e Gael García Bernal. Se ainda não os conhece, então prepare a pipoca porque a hora é agora!

Confira a seleção de 20 (ótimos) filmes que fizemos para você começar sua imersão linguística.

Antes de apertar o “play”, uma boa dica é conferir se o filme possui legendas em CC (Closed Caption, para pessoas com problemas de audição). Ativando este serviço, você conseguirá seguir simultaneamente as falas dos personagens, sem perder nadinha!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Diários de motocicleta (Diarios de motocicleta)

Este filme é perfeito para você descobrir o espanhol falado na América do Sul!

Nos últimos 10 – 15 anos, o cinema latino-americano vem produzindo filmes intensos, de uma força cativante. “Diários de motocicleta”, lançado em 2004, entra nessa categoria sem a menor sombra de dúvidas.

Dirigido pelo brasileiro Walter Salles, a produção reúne os atores Gael García Bernal e Rodrigo de Cerna. A história deste filme argentino se passa em 1954 e gira em torno de uma “road trip” feita pelos protagonistas, dentre eles, um estudante de medicina chamado Ernesto Guevara.

Che Guevara em sua juventude em Diários de Motocicleta é interpretado por Gael Garcia Bernal. Gael García Bernal interpreta o jovem Ernesto Guevara.

Aos 30 anos, Ernesto decide atravessar a América Latina em companhia do seu amigo Alberto Granado. Acompanhando a viagem dos dois, presenciamos também as mudanças que ocorrem em suas vidas e testemunhamos alguns fatos que contribuíram para que o protagonista se transformasse em uma das personalidades mais emblemáticas do século XX: Che Guevara.

Diários de motocicleta é um filme apaixonante, com uma carga histórica interessante. Além de se deliciar com a atuação dos protagonistas e com as imagens da viagem que eles fazem, você também se tornará mais íntimo do espanhol da América do Sul. Você verá que ele possue palavras, expressões e sotaques distintos do falado na Europa.

O labirinto do fauno (El laberinto del fauno)

Selecionado no Festival de Cannes de 2006, “O labirinto do fauno” nos apresenta a um universo fantástico – e muito estranho! A produção é encabeçada por um dos mais célebres diretores mexicanos: Guillermo Del Toro. Se você já ouviu falar que o cinema de língua espanhola pode conter abordagens sociais e psicológicas peculiares, então prepare-se para viajar no universo particular que este filme apresenta.

A história se passa na Espanha pós-guerra de Franco e apresenta uma menina chamada Ofélia. Ofélia é designada a ser princesa de um mundo subterrâneo. Bom, já dá para ter uma idéia do tom que o filme tem, não é mesmo? A história oscila entre uma realidade pós-guerra e um mundo que parece imaginário, de tão surreal.

“O labirinto do fauno” navega entre um universo infantil e de ficção fantástica, um pouco como “As crônicas Nárnia”. Com uma atmosfera muitas vezes angustiante, o filme conseguiu seduzir uma grande audiência no mundo inteiro. Preparado(a) para conhecer este mundo habitado por soldados e monstros?

Guillermo Del Toro é um dos diretores de língua espanhola mais conhecido. Guillermo Del Toro, diretor de “O labirinto do fauno”

Rec (Rec)

A boa notícia em “Rec” é que o vocabulário presente nesta produção é simples e poderá ser compreendido pelos debutantes da língua espanhola.

A má notícia só serve para aqueles que são sensíveis aos filmes de terror, pois a história dirigida pelos espanhóis Paca Plaza e Jaume Balaguero definitivamente faz parte do gênero. Lançado em 2007, “Rec” virou referência na categoria “horror”. Ele fez tanto sucesso que ganhou uma saga contendo mais 3 filmes. Haja pipoca!

Tal sucesso se deve ao tipo de filmagem, bem ao estilo do famoso “A Bruxa de Blair”. As imagens parecem ser feitas por amadores – gente como a gente – que passam pela experiência aterrorizante contada no filme.

A história se passa em Barcelona e é vivida por uma jornalista e o seu câmera enquanto eles acompanham bombeiros do turno noturno. A reportagem na qual eles trabalham os levará à um imóvel onde um estranho vírus se espalha. Todos são, rapidamente, colocados em quarentena pelas autoridades locais.

Fale com ela (Hable con ella)

Se você quer ficar fluente em espanhol, do tipo bilíngue, então “Fale com ela” é o filme certo!

Sem contar que se trata de um filme de Pedro Almodóvar! Suas produções são tão particulares que acabam se transformando em um gênero cinematográfico em si. Algo do tipo “vamos assistir a um Almodóvar?” ao invés de “vamos assistir a um filme de drama espanhol?”.

Ame-o ou odeie-o, mas assista pelo menos dois filmes do diretor conhecido internacionalmente antes de tirar suas conclusões. Gostando ou detestando, não podemos negar que reconhecemos as impressões digitais de Almodóvar em “Fale com ela”: um suspense psicológico regado a sexo, comédias sociais e drama, tudo junto e misturado.

Lançado em 2002, o filme conta a história de dois homens e de seus dois encontros em um hospital. Tais encontros acontecem em um espaço de vários meses e, a partir deles, nasce uma amizade. A narrativa também gira em torno das duas mulheres às quais eles tomam conta, ambas em estado de coma em um hospital.

Com diálogos densos e muitas vezes complexos, este “Almodóvar” é perfeito para quem já está no nível intermediário da língua espanhola.

O diretor Almodóvar possui um toque especial para fazer cinema. Pedro Almodóvar, diretor.

Mulheres à beira de um ataque de nervos (Mujeres al borde de un ataque de nervios)

Esta é mais uma produção de Pedro Almodóvar que vale a pena ser conferida. Enquanto “Fale com ela” mexe com nosso psicológico de maneira angustiante, “Mulheres à beira de um ataque de nervos” se mostra uma verdadeira pérola da comédia de língua espanhola. Sem contar que este é um dos filmes mais conhecidos do diretor no mundo inteiro.

Produzido em 1988, Almodóvar apresenta aqui dois grandes atores que se tornarão seus “queridinhos”: Antonio Banderas e Carmen Maura.

“Mulheres à beira de um ataque de nervos” é, antes de mais nada, uma comédia muito maluca, bem ao estilo do diretor espanhol. Dos diálogos que se passam em meio a várias crises histéricas, ao figurino bem peculiar, a história é sustentada de maneira a não nos deixar desgrudar os olhos da tela.

Aconselhado para estudantes em um nível intermediário do idioma, esta é uma boa oportunidade de se divertir e treinar o ouvido assistindo uma comédia engraçada e energética.

A comunidade (La comunidad)

Para quem curte uma comédia e ainda está no nível básico do idioma espanhol, então “A comunidade” é uma ótima pedida!

Dirigido por Alex de la Iglesia, esta produção lançada em 2002 é perfeita para quem deseja escutar um espanhol um pouco mais “padrão”. Sendo assim, mais fácil para aqueles(as) que começaram o aprendizado da língua há pouco tempo.

“A comunidade” é uma comédia familiar na qual os diálogos se apresentam de maneira simples à compreensão e assimilação. E o universo cômico e calmo da trama não desviará seu foco na hora de tentar entender o idioma.

O filme de de la Iglesia conta a história de uma corretora de imóveis interpretada por Carmen Maura – uma das musas de Almodóvar. Ao mostrar um apartamento de um antigo locatário que acaba de falecer a novos clientes, a corretora acaba encontrando 100 milhões de pesetas.

O falecido havia ganhado a quantia na loteria e, após a fatalidade ter batido a sua porta, a soma passou a ser vigiada por toda a comunidade de vizinhos do prédio. De olho no dinheiro, os moradores do imóvel vão sequestrar a responsável pelo apartamento para conseguir acesso à grande bolada.

Cela 211 (Celda 211)

Se você ainda possui um nível básico de espanhol e filmes de comédia não te agradam nem um pouco, então “Cela 211” pode ser uma boa escolha. Trata-se de um suspense policial de grande qualidade que ganhou reconhecimento internacional.

“Cela 211” foi lançado em 2009 e conta a triste e angustiante história de Juan, que acaba de ser empregado em uma prisão de segurança máxima. Preocupado em fazer um trabalho bem feito, o protagonista se dirige à prisão um dia antes do previsto. Ele só não contava com uma rebelião armada que explode no local no momento da sua visita.

Machucado e deixado de lado por seus futuros colegas, Juan acaba preso junto aos criminosos, que ainda não o conhecem. Para salvar sua pele, ele fingirá ser um bandido e se infiltrará no grupo de presos.

Ao escutar o áudio no idioma original, você verá que os diálogos são bem simples e possuem um vocabulário informal. Lembrando que o aprendizado do espanhol falado nas ruas também é super importante!

"Cela 211" é um em espanhol angustiante. “Cela 211” mostra a sobrevivência dentro da prisão.

O segredo de seus olhos (El secreto de sus ojos)

Se você gosta de filmes de suspense policial, então você vai tirar a barriga da miséria com “O segredo do seus olhos”. Dirigido por Juan José Campanella, a produção argentina ganhou nada mais, nada menos que o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010. Precisa falar mais?

Precisa sim, pois o filme é conduzido por uma intensidade de emoções típicas do cinema argentino. Benjamin Esposito é um policial que investiga um mesmo assassinato há mais de 25 anos. Esposito é obcecado a encontrar respostas ligadas a esse caso, que se trata de um marido que perde o grande amor de sua vida quando ela é assassinada. Tal história faz Benjamin lembrar constantemente da sua própria realidade, pois ele é louca e doentiamente apaixonado por uma colega de trabalho.

25 anos após o início da enquete, o policial encontrará novas provas que permitirão o avanço da investigação. “O segredo do seus olhos” conta com uma ótima interpretação de Ricardo Darin e Soledad Villamil, que contribuem, sem dúvidas, para o grande sucesso do filme.

Inside (Inside)

Chegou a hora de conhecer um pouco da produção cinematográfica colombiana. Produzido em parceria entre a Espanha e a Colômbia, “Inside” é uma ótima oportunidade para você identificar as diferenças e semelhanças de vocabulário, sotaque e expressões do espanhol falado nos dois países.

O filme se passa em uma imensa mansão abandonada e possui um roteiro bem intrigante. Adrian, um maestro suspeito de assassinar sua ex-namorada, é o proprietário do imóvel. Fabiana, a convite do maestro, se muda para a mansão e percebe vários acontecimentos anormais no local. A trama, muito bem estruturada, se torna bem angustiante durante o desenrolar da história.

Crime perfeito (Crimen ferpecto)

Mais um filme espanhol na nossa lista que é dirigido por Alex de la Iglesia. Desta vez, o diretor coloca em cena os atores Guillermo Toledo, Monica Cervera e Luis Varela.

“Crime perfeito” conta a história de um vendedor de uma grande loja de departamentos que mata um colega de trabalho por acidente. Um outro vendedor testemunha o crime e aproveita para chantagear o responsável.

Se você pensa que se trata de mais um suspense espanhol, então está muito enganado(a). “Crime perfeito” é uma comédia, dessas bem boas para se aprender o idioma.

Se você reparou no título original e achou que erramos na hora de digitar, então fique sabendo que ele é escrito assim mesmo! A inversão das letras – “ferpecto” ao invés de “perfecto” – é proposital e você entenderá o porque assistindo ao filme! Ficou curioso(a)? Então bora procurar o filme, sempre lembrando em assisti-lo na versão original, já que o objetivo é aprender mais e mais espanhol, não é mesmo?

Bônus: Mar Adentro (Mar Adentro)

Poderíamos terminar esta matéria com uma comédia e pararmos nossas sugestões em “Crime perfeito”. No entanto, não ficaríamos com a consciência tranquila aqui no Superprof.com.br se deixássemos este drama tão maravilhoso ficar de fora do seu aprendizado da língua espanhola.

Dirigido por Alejandro Amenabar, “Mar Adentro” conta com um time de atores de peso formado por Javier Bardem, Mabel Rivera, Celso Bugallo e Clara Segura nos papéis principais. Baseado em acontecimentos verídicos, a trama do filme gira em torno da história de Ramón Sampedro que fica tetraplégico depois de um acidente.

O drama foi enormemente aclamado em vários festivais cinematográficos. Ele ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro assim como 14 Goyas, a mais alta premiação espanhola do gênero.

As fortes emoções são, sem dúvidas, uns dos motivos para assistirmos "Mar Adentro". “Mar Adentro”, excelente filme de língua espanhola.

Você deve estar se perguntando porque fazemos tanta questão que você assista “Mar Adentro”. O motivo é simples: este drama é simplesmente sensacional! Javier Bardem está excelente no papel de Ramón, que possui uma história forte e tocante.

Ramón não consegue mais se mexer do pescoço para baixo depois de sofrer um trágico acidente. Rosa, uma jovem trabalhadora cheia de vontade de viver cruza seu caminho. A moça está determinada a ajudar o enfermo, que deseja colocar fim a seus dias por causa da condição em que se encontra.

Um história sobre o fim da vida que levanta o debate sobre a eutanásia. “Mar adentro” te dará muito assunto para pensar e te tocará mais fundo do que imagina. Sem dúvida, à assistir!

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *