A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Conheça o idioma mesmo sem escutar direito

Par Carolina le 29/04/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Como aprender inglês quando não se ouve bem
Table des matières

A gente estima em 9,7 milhões o número de pessoas com perda auditiva no Brasil, de acordo com o levantamento do IBGE de 2010. A mesma pesquisa indica que essas pessoas representam 5,1% da população no país. Um milhão entre eles são crianças e adolescente de até 19 anos.

Já a quantidade de pessoas que tem problemas auditivos no Brasil é de 28 milhões, segundo informações da Organização Mundial da Saúde em 2011. Nesse caso, eles são 14,8% do total de 190 milhões de brasileiros.

Se você pensa que a tendência é melhorar, está muito enganado! Os deficientes auditivos vão crescer cada vez mais. Isso se deve também pelo envelhecimento da população brasileira.

Por isso, fique atento! Algum próximo ou até você mesmo pode ter problemas relacionados à audição. Mas não há nada que não possa ser resolvido, ou amenizado através de técnicas e da tecnologia.

Então, um aluno que não escuta bem é um aluno como todos os outros.

A prática de uma língua estrangeira se torna muito importante para eles como para qualquer outra pessoa.

Mas como um aluno surdo ou com grande perda auditiva pode aprender o inglês?

  • Como um aluno surdo pode aprender inglês?
  • Um aluno surdo pode aprender inglês pode falar inglês sem dificuldades?
  • Todos os deficientes auditivos podem aprender uma língua?
  • Existe ferramentas pedagógicas e didáticas especializadas na aprendizagem de inglês para os alunos em situação de deficiência?
  • Quanto e em quanto tempo se aprende inglês?

Sim, é possível aprender a língua inglesa quando a gente não escuta bem e veja como!

A língua inglesa também pode ser aprendida por um surdo « Nunca se acomode » é a mensagem dessa caneca, então, aprenda um idioma

Melhorar sua compreensão oral em inglês graças aos áudiolivros

A aprendizagem do inglês para os deficientes auditivos pode ser realizada tanto no escrito quanto no oral. Mas em quanto tempo a gente pode aprender inglês nessas condições? Nem todos os alunos são iguais no aprendizado das línguas…

Antes de tudo, é importante que o aluno saiba bem sua língua materna, o português.

As pessoas que têm o mínimo de uma percepção auditiva e o suficiente podem oralizar suas falas.

O professor de inglês deve ficar atento principalmente à pronúncia do aluno. Ele deve explorar a capacidade deles de entender as expressões corporais e labiais. Além disso, o educador tem que completar aquilo que o aluno não entendeu de forma visual.

O aluno, por sua vez, deve prestar muita atenção no gestual natural das pessoas que falam a língua. Isso vai ajudá-los a entender o que elas estão dizendo.

O aluno também possui vários recursos pedagógicos para aprender inglês além de suas aulas da língua.

Primeiro conselho para o aluno com dificuldades auditivas: treine sua expressão oral e sua pronúncia com os áudiolivros.

Um áudiolivro  é um livro na forma de mp3 ou de um CD cujo conteúdo é diretamente lido pelo narrador.

Há cada vez mais livros desse tipo!

A vantagem? Poder escutar seus livros quando e onde quiser! No transporte público, na rua, à noite antes de dormir…

Infelizmente, ainda não existem áudiolivros com legenda (mais há alternativas, vamos delas adiante!).

Nosso conselho é obter a versão em papel do livro para poder seguir ao mesmo tempo.

Para um aluno de nível básico em inglês (escutando bem ou não), essa solução é muito útil para escutar e memorizar a pronúncia das palavras e das expressões em inglês.

Essa opção é ideal para aprender inglês rápido, manter seu nível e ter uma compreensão oral. Com os áudiolivros em inglês para todos os níveis, você vai precisar de um pouquinho de tempo para se acostumar com os diferentes sotaques ingleses, um novo vocabulário, entonação, rapidez de leitura etc.

Saber a língua inglesa oral é essencial. Para aprofundar seus conhecimentos, veja os sites Loyal Books ou LibriVox para descobrir centenas de e-books gratuitos.

Se você tem perda parcial de audição, esta ferramenta pode ajudar muito O fone de ouvido pode ser um grande aliado dos deficientes auditivos

Com certeza, eles têm mesmo a versão impressa integrada para ser baixada.

  • Peter Pan, J.M. Barrie
  • Tarzan of the Apes, Edgar Rie Burroughs
  • Frankenstein, Mary Wollstonecraft Shelley
  • From the Earth to the Moon, Jules Verne

Todos os clássicos da literatura inglesa e internacional estão nesses sites com acesso livre! Você vai precisar de algumas aulas de inglês antes de atacar os clássicos de Dickens, Wells, Shakespeare…

Descubra também: o momento ideal de aprender inglês é durante as férias?

Saiba mais o vocabulário de inglês com a transcrição fonética das palavras

Outro aspecto importantíssimo e obrigatório para a aprendizagem da língua de Shakespeare para os alunos com deficiência auditiva, a transcrição fonética! As aulas do idioma terão um aspecto motivador e funcionarão como uma verdadeira simulação.

Como todos os colegas, o aluno com deficiência auditiva vai se integrar a um grupo em suas aulas de inglês. Sua carência não será o centro das atenções porque todos os alunos partem do 0 ou quase!

De acordo com Ivani Fusellier-Souza, doutora em estudos de língua dos sinais:

« A aprendizagem do inglês pode ser vivida assim de maneira positiva e pode mesmo reconciliar o aprendiz surdo com sua própria aprendizagem do francês » (tradução livre da pesquisadora francesa. Na verdade, ela quer dizer que o inglês pode ajudar o aluno a aprender sua própria língua materna, no caso de Ivani, o francês).

Escutando o áudiolivro, o estudante com perda auditiva de inglês vai entrar em contato com o vocabulário de inglês que ele ainda não conhece. Com a ajuda de uma versão impressa, ele poderá facilmente descobrir onde estão suas dificuldades.

É nesse momento que a gente introduz nosso segundo método para entender o inglês: utilizar a transcrição fonética das palavras em inglês. Indispensável! Se não, torna-se um bilíngue será uma longa viagem…

Consultando o site Dictionary.com, o aluno terá a possibilidade de ver gratuitamente os termos de inglês e escutar sua sua pronúncia.

Você pode aprender como se fala uma língua através de websites Este site pode ajudar na hora de conhecer o significado e a pronúncia das palavras no idioma

Dictionary.com: revisar o vocabulário de inglês na internet.

Um plus: o site propõe uma transcrição fonética das palavras. Basta você clicar o link « Show IPA » para aparecer a transcrição no International Phonetic Alphabet. Um macete que permite visualizar cada som do inglês.

A ferramenta pedagógica propõe também o « tips » de gramática inglesa na forma de post de blog.

Ideal para aprender inglês online!

Aprenda a língua inglesa com séries e filmes com legenda

Na mesma linha dos e-books, os estudantes deficientes auditivos podem se apoiar em séries e filmes em versão original em inglês.

Eles vão gostar muito desse suporte de aprendizagem lúdico e original, como todo mundo! Assim, será fácil sonhar em inglês?

Quem não gosta de ver um bom filme ou acompanhar sua série preferida?

Do nível básico ao avançado, é preciso escolher um filme adaptado ao nível do aluno.

  • Aumentar seu vocabulário de inglês,
  • Melhorar sua pronúncia em inglês,
  • Explorar suas expressões orais em inglês,
  • Dominar a gramática inglesa e o present perfect,
  • Aperfeiçoar seu sotaque em inglês,
  • Conhecer a cultura inglesa ou americana, etc.

São muitas as virtudes dessa ferramenta pedagógica! Isso permite de aprender o idioma sem perceber!

Para aprender falar em inglês com os filmes, saiba alguns macetes para  evoluir rapidamente:

  • Escolher um filme de acordo com seu nível: os filmes de desenho animado são mais adaptados para os que têm nível básico.
  • Privilegiar um filme conhecido: sempre quando se tem um nível básico. Escolha um filme que você já conhece para você se concentrar mais facilmente nos diálogos em inglês.
  •  Utilizar as legendas: é importante colocar as legendas em português para começar. Ideal para trabalhar sua compreensão oral. Depois, passe para a legenda em inglês com um pouco de treino.
  • Faça pausas: a vantagem de ver um filme é poder dar pausas quando quiser. Aproveite para consultar um dicionário inglês-português para enriquecer seu vocabulário. Não se esqueça dos verbos irregulares, inevitáveis!
  • Conhecer a cultura anglo-saxônica: você mergulhará diretamente na cultura inglesa, americana, australiana, canadense e todas de países anglófonos com os filmes! Através deles, você aprenderá as expressões típicas e os sotaques diferentes. A fonte de séries, documentários, películas é inesgotável!

Você ainda consolidará a sua cultura cinematográfica! Os filmes são os dois meios mais eficazes para aprender inglês junto com as aulas da língua. Você fará a passarela entre a ortografia inglesa e a escuta.

A gente aconselha:

  •  Jurassic Park (um grande clássico da 7ª arte),q
  • Um lugar Chamado Notting Hill (para os mais românticos),
  • O Discurso do Rei (o filme retrata o reinado do rei George da Inglaterra),
  • The Queen (ideal para treinar o sotaque britânico com H. Mirren que encarna o papel da rainha Elisabeth),
  • Men In Black (as trocas linguísticas em inglês são realmente fáceis de entender).

Leia em inglês utilizando o Alfabeto Fonético Internacional (AFI)

O Alfabeto Fonético Internacional (AFI) é um alfabeto utilizado para a transcrição fonética dos sons da linguagem falada.

Ele tem 107 letras e 52 signos. Desenvolvido para as fonéticas francesas e inglesas, ele consiste em dividir os sons da palavra em segmentos sonoros. Cada um desses segmentos tem um símbolo dele.

Contrário a outros métodos de transcrição, o AFI abrange todas as línguas do mundo.

Não deixe de aprender os sons das palavras por este método Saiba pronunciar as palavras em todas as línguas através dele

Ideal para aprender a pronunciação das palavras em inglês e finalmente colocar um som nelas.

Vários livros foram transcritos em Alfabeto Fonético Internacional.

Para quem tiver interesse em ler foneticamente, o Kindle disponibiliza a maioria de suas obras em transcrição fonética.

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Carolina
Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz