Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Conheça variados métodos para tocar seu instrumento de cordas

De Fernanda, publicado em 06/10/2016 Blog > Música > Violão > Os diferentes métodos para estudar violão

Antes de procurar loucamente na Internet quais as formas de se aprender violão e guitarra, saiba que elas se resumem em duas alternativas: ou você aprende com um professor, ou aprende sozinho.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Duas opções de estudos da guitarra

Se você prefere aprender com um professor, pode fazer num local específico para isso, como um conservatório, uma escola de música, uma associação, ou então optar por aulas particulares.

Se você quer aprender sozinho, existe um número variado de livros, ebooks, vídeos e tutoriais na Internet, sem falar nos amigos músicos que podem lhe dar uma força na hora de arranhar as cordas.

Cada indivíduo tem sua personalidade e seu jeito próprio de aprender: não existe um padrão para estudar. Alguns preferem ter um professor orientando cada palhetada, outros são capazes de se virar sozinhos.

Veja algumas dicas e orientações que podem contextualizar um pouco as opções possíveis para você.

As vantagens de ter um professor

Algumas pessoas precisam ter acompanhamento e apoio contínuos, e por isso decidem contratar um profissional especializado que pode corrigir e aconselhar se necessário. Ter um educador competente ao seu lado traz confiança na hora de aprender.

Uma experiência autêntica

Em suas aulas particulares de guitarra ou violão, você vai aproveitar efetivamente a experiência. Certamente seu professor já passou pelas mesmas etapas que você, e por isso ele tem consistência para te ajudar.

E esse distanciamento permite que ele te aconselhe sobre armadilhas e erros comuns que já deve ter cometido alguma vez.

Ganhando tempo

Seu professor utiliza uma progressão e um método pedagógico. Ou seja, ele já sabe qual a ordem dos temas e das técnicas a seguir para que seus estudos sejam coerentes e ainda mais enriquecedores.

Uma cultura musical

aprender guitarra com um professor Seu professor pode apresentar músicas inusitadas e que você nunca ouviu na vida!

Seu professor com certeza tem uma cultural musical deferente da sua, talvez até mais rica e diversificada. Assim, ele vai apresentar os mais variados estilos musicais e suas técnicas correspondentes; vai fazê-lo praticar novas músicas e até mostrar artistas inusitados, os quais você nunca teria imaginado.

Motivação para dar e vender

Se você está com dificuldades para aprender guitarra ou violão, o professor define objetivos específicos que ajudam na  sua progressão conforme seu nível e seu ritmo.

Desvantagens de ter um professor

Sim, existem os contras de aprender guitarra e violão com um professor.

Encontrar um professor

Essa é a maior dificuldade: encontrar um professor de violão ou guitarra adequado para você. Sem entrar nas competências ou no jeito de ensinar, é importante saber que a relação entre aluno e professor não é algo tão simples assim. Fora que se você mora em uma cidade pequena ou longe do centro, é ainda mais difícil de encontrar um professor disponível.

professor particular de violão Encontrar um bom professor é o sonho de todos os alunos!

Culturas musicais diferentes

Seu professor de guitarra ou violão certamente não vai ter uma cultura musical igual à sua. Além disso, talvez ele dê exercícios, técnicas ou trechos de músicas que não correspondem ao seu gosto musical ou aos seus objetivos.

O preço

Contratar um profissional exige do seu bolso. Afinal, experiência e competência não são gratuitas, não é mesmo?

Perdendo a liberdade

Obrigatoriamente, ao ser guiado por uma pessoa, você vai limitar suas iniciativas pessoais: você tem de seguir certas regras e não tem tanta liberdade para se expressar.

Vantagens de aprender guitarra sozinho

Alguns guitarristas ou até alguns iniciantes se sentem complemente à vontade para aprender sozinhos, sem ajuda de ninguém. São raros os guitarristas conhecidos que chegaram lá sem ajuda alguma, e mesmo os que conseguiram, não possuem um nível tão bacana assim.

Mas vejamos primeiramente as vantagens dessa modalidade de autodidata, ou seja, sem professor. Saiba que isso não exclui a possibilidade de fuçar na Internet, de assistir a videos, decifrar métodos ou conversar com outros músicos.

Encontre sozinho as soluções

É uma das maiores satisfações de aprender guitarra sozinho. Se criar o hábito de procurar e encontrar uma solução para cada dificuldade, você nunca vai ficar bloqueado num exercício simples ou num estilo de música. Você precisa sempre se perguntar: como aprendo a tocar guitarra ou violão?

Você vai evoluir sempre com qualidade: mesmo se seu gosto mudar ou se decidir trocar de estilo (do clássico para o blues, do samba para a mpb, do rock ao pop etc).

No seu ritmo de trabalho

Você se conhece, não é mesmo? Sabe como é sua prática, quanto tempo leva para se concentrar. Você nunca vai ser obrigado a estudar uma técnica específica ou uma música que não escolheu por semanas. Você tem a liberdade de praticar até mais de uma música por vez. Afinal, é você que gerencia seu ritmo!

Aliás, a clássica pergunta Que horas estudo guitarra? não vai mais sair da sua cabeça!

Questão de custo

Mesmo comprando métodos impressos, partições, DVDs ou formações na Internet, o valor investido nunca vai chegar perto do preço de uma hora de aula particular semanal durante alguns anos.

O mérito é seu

A verdade seja dita! Quando você conseguir tocar bem uma música, dominar sua guitarra e quem sabe até compor sua própria música, seus amigos vão ficar babando! Tudo graças ao seu esforço pessoal.

Desvantagens de aprender a guitarra sozinho

Encarar a guitarra ou o violão sozinho também tem seus contras e muitas dificuldades.

Informação em excesso desinforma

Graças à Internet, temos acesso a um oceano de conhecimentos, conselhos e orientações para aprender guitarra e violão. No entanto, fazer essa triagem pode ser tarefa bem difícil, tanto para novatos quanto para os mais experientes.

informacao-demais-atrapalha-estudos

Criando vícios

Sem nenhum professor ou outro profissional do seu lado, o risco de criar vícios ou fazer erros sem perceber é alto. Claro, isso tudo pode ser corrigido depois, mas com certeza será mais difícil. Por isso, é importante tocar corretamente desde o começo.

Não sair do lugar

Se você não é um curioso por natureza, se não procura sozinho as informações ou arrisca novas técnicas, você nunca vai sair do mesmo nível de guitarra. Você vai se sentir entediado e talvez até se desmotivar por não sair do mesmo lugar nos estudos de guitarra ou violão.

Ao aprender sozinho há o risco de não evoluir nos estudos Saia da sua zona de conforto!

Os materiais de apoio para aprender guitarra e violão

Seja como autodidata ou com um professor, hoje em dia existe uma infinidade de materiais para lhe dar apoio nos seus estudos de guitarra.

Os métodos impressos

Existem diversos tipos de livros, revistas e cadernos. Alguns excelentes, outros que merecem ser esquecidos!

O ideal é explorá-los e tentar descobrir se os temas são bem tratados e de uma maneira bem didática. Verifique se todas as etapas estão explicadas: desconfie, por exemplo, se o método lhe disser para utilizar apenas a palheta em um determinado estilo musical.

Métodos impressos para aprender violão Há métodos de aprendizagem para todos os estilos e gostos!

Alguns métodos contêm um CD ou DVD para escutar as músicas e os exercícios como complemento do impresso.

Os autores de métodos impressos mais conhecidos são:

  • Henrique Pinto, pela Editora Ricordi
  • Almir Chediak, pelas Edições Irmãos Vitale
  • Nelson Faria, pela Editora Lumiar
  • Conheça também algumas dicas para improvisar na guitarra e no violão.

Os DVDs

A vantagem do DVD é dar acesso direto ao capítulo desejado, além de possuir uma qualidade perfeita de vídeo e áudio. Essa qualidade não vai ser perdida com o tempo, e por isso o material tem uma durabilidade longa o suficiente para seu treino! É um método muito eficaz, pois é um suporte visual e auditivo de qualidade, quase como se você tivesse um professor na sua frente.

As revistas

As revistas especializadas são bom apoio na hora de estudar guitarra e violão, mas a parte pedagógica deixa a desejar. Você também encontra exercícios, trechos ou cifras inteiras de músicas conhecidas, além de notícias sobre seu artista preferido e artigos sobre equipamentos e acessórios. Um material complementar que não é tão caro assim.

melhor jeito de tocar guitarra Na verdade, as revistas não vão ensiná-lo a tocar guitarra, mas podem dar um bom apoio e servir de base para os estudos (a baixo custo!).

A Internet como método

Hoje em dia, muitos têm acesso à web e lá encontramos um pouco de tudo. É uma excelente ferramenta para quem está começando a aprender guitarra pois existem textos com métodos, partições e cifras gratuitas, audios, vídeos pedagógicos, fundos musicais para treino de solo.

cursos de guitarra online Hoje em dia, há muitas opções para se aprender a tocar guitarra ou violão online ou por meio de aplicativos.

Você ainda tem a oportunidade de compartilhar suas dúvidas, perguntas e receios com outros músicos nos fóruns de discussão e nas redes sociais. Essa interatividade e troca de ideias é essencial na progressão de seus estudos de guitarra ou violão.

Saiba que não importa o método que você escolher, é fundamental se dedicar ao máximo, pois tocar um instrumento como a guitarra não se faz num piscar de olhos.

Para chegar lá, descubra seus desejos, o que você quer fazer com a guitarra, qual nível quer atingir (tocar com amigos ou se tornar um músico profissional).

Com essas dicas e orientações, esperamos que você consiga definir o método mais adequado!

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz