Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Entre nas grandes universidades com a língua portuguesa

De Carolina, publicado em 05/07/2017 Blog > Reforço escolar > Português > Ter um bom português para passar no vestibular

Cada ano, vários alunos se preparam para o vestibular de grandes universidades. Administração, comunicação, direito, medicina, engenharia…. as opções são muitas, e quem dirá de faculdades!

Porém, as mais concorridas sempre são as federais. Isso porque normalmente elas são as melhores universidades e são de graça! As outras faculdades particulares como a Pontifícia Universidade Católica (PUC) também têm muita concorrência!

O jeito é estudar bastante para conseguir ultrapassar essa concorrência e entrar nas boas universidades. Matemática, física, biologia, química, história, geografia, inglês, espanhol e o português? O português conta duplamente nos vestibulares, sabia? Mas como se existe somente uma prova da língua?

Aí é que você se engana! O português também conta na hora de escrever a redação! Por isso ele conta dobrado para passar no vestibular!

Então, a melhor coisa a se fazer é ficar afiadíssimo na nossa língua materna em todas as suas vertentes: gramática, concordância, pontuação, ortografia, literatura, interpretação de texto, redação, vocabulário, etc!

Comece a treinar agora e dedique o dobro de tempo também para o estudo da nossa língua. Lembre-se que é sempre importante saber bem o português para a vida profissional!

Só para se ter uma ideia, quantas vezes você já recebeu emails mal escritos? Com erros de ortografia, conjugação… É verdade que a maioria dos brasileiros não escreve bem a própria língua.

Não deixe para depois o que você pode estudar agora e sempre: o português É bom analisar o “quem, quando, onde, como, o que e por que” antes de responder as questões do vestibular

Os exemplos não param por aí! As listas de whatsapp nos comprovam isso! Há lista de família, amigos, colegas… Há sempre aquela pessoa que solta aquele erro horroroso! E você fica até com vergonha aleia.

Muitos vão dizer que é culpa da pressa porque tiveram que escrever rápido ou que é somente um erro de digitação. Mas dá para gente saber se é um erro de digitação, erro de pressa ou quando a pessoa não sabe mesmo escrever!

A gente perdoa porque sabemos também que as condições de ensino no nosso país estão longe de ser as melhores… Infelizmente, muitas pessoas não têm condições de correr atrás de um bom aprendizado.

Para resumir, os erros acontecem. Porém, não se permita fazer o mesmo!

Estude o português como autodidata, tire as dúvidas na internet, compre uma gramática! Há sempre um jeito para se escrever bem a língua de Camões!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Português: sintaxe, gramática e ortografia para vestibulares

Vários estabelecimentos de ensino superior têm uma nova batalha: lutar contra o nível fraco de português dos estudantes.

É fácil de constatar que muitos vestibulandos, universitários têm défices em ortografia e gramática.

Para colocar todos os alunos no mesmo nível, muitas faculdades propõem aulas de ortografia e nivelamento nos primeiros semestres de aula.

Mas, convenhamos! Os alunos já deveriam ter um bom nível antes de entrar na faculdade. Aliás, quantos anos foram dedicados para a língua portuguesa antes?

Parece que os professores do colégio e do ensino médio não tiveram tempo suficiente para sensibilizar seus alunos da importância do português em nossas vidas. Tanto no oral e na escrita escrita, é essencial conhecer as regras da língua.

Fique craque no português para driblar a concorrência do Enem As universidades federais têm tantos candidatos concorrendo a vagas que eles parecem formar um exército!

O problema que todos sabem do nível do ensino nas escolas brasileiras. O buraco está bem mais embaixo e quem sofre sempre são os alunos. Eles têm uma defasagem que precisa ser preenchida com estudos!

Então, enriqueça seus conhecimentos com, pelo menos, 4 fatores essenciais do idioma:

  • Conhecer as regras gramaticais da língua portuguesa: conjugação, pontuação, acentuação, concordância…
  • Evitar os erros de ortografia,
  • Saber escrever de maneira clara e estruturada,
  • Ter uma certa cultura geral.

Conhecer o português e sua história para as provas de cultura geral

Se você pode conseguir um emprego graças ao seu bom português, a prova de cultura geral é uma ferramenta essencial para a seleção das grandes universidades.

Seja em forma de múltipla escolha ou redação, os conhecimentos em cultura geral vão te ajudar em todas as provas do vestibular! Principalmente para as universidades mais concorridas.

Mas o que é cultura geral? É conhecer os principais temas de cada matéria: economia, política, diplomacia, artes, audiovisual, religião, mitologia, geografia, civilização, história, sociedade…

Sem esquecer da literatura com suas questões sobre as correntes literárias, os escritores, os clássicos e os principais filósofos mundiais!

Alguns conhecimentos sobre a literatura portuguesa:

  • A literatura portuguesa começa no século XII e tem muitos escritores célebres e importantes: Luís de Camões, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Florbela Espanca…
  • A literatura lusófona compreende toda obra literária escrita em português. Sua produção é feita principalmente em Portugal e no Brasil.
  • Portugal e Brasil são muito unidos nas questões literárias. Os brasileiros leem as obras de Portugal e nossos escritores foram muito influenciados pela literatura deles. Vamos às correntes literárias portuguesas:
  • Era Medieval – Trovadorismo: os trovadores falavam uma linguagem rudimentar misturando o galego (língua da Galícia, região pertencente à Espanha) e o português. O estilo possui cantigas de amor, escárnio.
  • Humanismo: é marcado pelo Renascimento cultural que marcou toda a Europa. Os teatros e a poesia palaciana tomaram lugar. Um dos principais escritores dessa época é Gil Vicente.
  •  Era Clássica – Renascimento: inspiração na cultura grego-latina. Os romances de cavalaria e literatura de viagens ficaram conhecidos nessa época. O principal autor é Luís de Camões.
  • Barroco: linguagem difícil utilizando muitas metáforas. Foi marcada principalmente pelas crises causadas pela crença religiosa. Padre Antônio Vieira era um escritor e poeta conhecido dessa época.
  • Neoclassicismo: volta dos valores grego-romanos. Época marcada pelo restabelecimento do equilíbrio na literatura.
  • Era Moderna Romantismo: os temas mais falados eram o amor, a nostalgia e a melancolia.
  • Realismo e Naturalismo: Eça de Queirós foi um dos representantes dessa época que negavam as condições do romantismo, ou seja, o subjetivismo e o idealismo.
  • Simbolismo: idealização da infância e do campo.
  • Modernismo: Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro criaram a revista Orpheu com os ideais do modernismo. Ele inovou a literatura.
  • A literatura brasileira é formada por duas eras, a Colonial e a Nacional. Elas também têm suas correntes literárias:
  • Colonial – Quinhentismo (1500), Barroco (1601) e Arcadismo (1768)
  • Nacional: Realismo – Machado de Assis
  • Naturalismo/Parnasianismo (1881), Simbolismo (1893), Pré-Modernismo (1902) e o Modernismo (1922)

Ao longo do tempo, a língua portuguesa sofreu várias alterações gramaticais e linguísticas importantes.

A leitura evolui nossos conhecimentos do idioma Ler pode ajudar, e muito, também na redação e para seus conhecimentos gerais na hora do Enem

Conhecer a evolução da nossa língua e sua história não é tarefa fácil. Mas isso pode fortalecer seus conhecimentos em cultura geral para passar no vestibular e no Enem!

As provas de português nos vestibulares

Os pontos da prova de português nos vestibulares e Enem são muito importantes. Os examinadores vão avaliar também a capacidade dos candidatos de compreender e se expressar através da língua.

Mesmo para as provas abertas para os cursos de exatas, o português é essencial! Imagine se você acerta todas as contas, mas erra na ortografia nas suas questões abertas? Sabia que você pode perder alguns pontinhos com isso?

Não se esqueça que a redação é eliminatória nos vestibulares! Se você não sabe escrever direito, então, perca as esperanças de entrar em qualquer curso superior!

Normalmente, as provas de língua portuguesa exigem as seguintes capacidades do aluno:

  • Ter espírito crítico,
  • Saber assimilar e reconhecer as informações principais,
  • Analisar os dados,
  • Sintetizar o todo.

As provas acontecem da seguinte maneira:

  1. O candidato recebe vários textos no dia do exame,
  2. Ele dispõe de pouco tempo para fazer as provas de múltipla escolha,
  3. Depois, ele tem que preparar o conteúdo da redação.

Qualidades redacionais, formulação sintática, riqueza no vocabulário, noções de conhecimentos gerais são essenciais.

Quem sabe o gosto da língua pode te levar a estudar jornalismo?

Os erros de ortografia, sintaxe, frases muito longas, as incompreensões gramaticais podem ser sinônimo de notas ruins!

Para colocar todas as chances do seu lado, por que não chamar um professor particular de português para te ajudar nos estudos com a língua?

O vestibular cobra tem muitas perguntas de português Questões de múltipla escolha podem ter pegadinhas. Por isso, fique afiado na língua portuguesa para não cair nelas

Um excelente meio de revisar o idioma de Camões passando por:

  • As regras gramaticais,
  • Evitar erros de conjugação,
  • Trabalhar a ortografia das palavras,
  • Treinar o uso de figuras de linguagem para enriquecer seu estilo de escrita, etc.

Últimas dicas para ir bem na prova de português

Você já estudou bastante e conhece todas as regras gramaticais do português?

Calma, você não precisa conhecer todas as regras da língua, até porque é impossível!

Você teria que ter umas 3 vidas para estudar todas. Sem contar que você tem que treinar as outras matérias também como matemática, física, química, biologia, história, geografia, inglês…

Então, o melhor a fazer é ficar calmo nessas horas.

Não adianta saber muito e não conseguir responder as questões de tanto nervosismo.

Pense que você fez o seu melhor e que não adianta chorar o leite derramado, ou seja, o tempo não volta atrás!

A calma também é importante para pensar melhor, refletir nas questões mais difíceis.

Seu cérebro e seu emocional vão ser muito cobrados nessas horas, mais que seus conhecimentos.

Por isso, as vezes o CDF da sala tira uma nota menor que o aluno médio, mas tranquilo.

Pronto para passar no vestibular e arrasar na sua prova de português?

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *