Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Qual é o limite de idade para aprender guitarra?

De Carolina, publicado em 17/10/2016 Blog > Música > Violão > Velho demais para tocar um instrumento?

A priori, a guitarra e o violão atraem mais os adolescentes e jovens: símbolo da liberdade, do rock, da fuga, das músicas pops, o violão e a guitarra são os instrumentos favoritos dos brasileiros porque eles parecem simples de aprender e o instrumento em si é fácil de se transportar. Ele pode ser carregado para lá e para cá sem problemas para a mobilidade e sem nenhum risco de quebrar.

Mas quando temos 28, 35, 42 ou mesmo 63 anos, a gente pode ainda aprender violão ou guitarra? A gente não está muito velho para isso?

Quando tocar violão ou guitarra?

Existe uma data de validade para se transformar em um “guitar addict”, um viciado em violão ou guitarra?

Está lembrado de quando era mais novo, quando você dizia que seu sonho era tocar violão ou guitarra como os seus ídolos ou seus amigos? Que você gostaria de tocar para o público em um café-bar ou em um verdadeiro palco?

Pois é, os anos se passaram, você foi construindo aos poucos sua vida profissional, você talvez já tem família, suas atividades se multiplicaram, as responsabilidades foram só se acumulando… Tudo parece ser um obstáculo para o seu aprendizado, não é mesmo? Porém, nada disso!

Hoje tudo vai bem na sua vida! Você conseguiu ter tudo o que você queria ter, você se esforçou bastante para chegar onde chegou. Exceto essa falta, essa ausência: o arrependimento de não ter se tornado o guitarrista ou violonista que tanto sonhou.

Bom, saiba de uma coisa: um sonho não acaba desse jeito. Não importa a sua idade, nunca é tarde para aprender a tocar violão ou guitarra.

Não há idade certa para aprender violão ou guitarra se você estiver motivado(a) ou determinado(a) o suficiente, for organizado(a) e dedicar um tempo para você e para se aprofundar em sua paixão.

Você tem muito tempo pela frente, você deseja realizar o seu sonho de guitarrista, violonista, então, por que não fazer aulas de violão ou guitarra? Seja o violão folk, guitarra, flamenco, entre outros. Todos os estilos são possíveis. Isso depende só de você e de suas paixões!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

É melhor aprender quando se é jovem

Naturalmente, as crianças e os adolescentes têm uma capacidade de memorização e uma rapidez de aprendizagem superiores a nossa. Isso é mais que conhecido.

Você diz que as crianças aprendem muito mais rápido e, quanto mais a gente envelhece, mais é difícil de aprender.

Mesmo se você aprender mais lentamente, mesmo se o esforço é maior, você aprende do mesmo jeito e isso que é importante: você é sempre capaz de assimilar novas coisas e aprender a tocar violão ou guitarra

Isso pode demorar um pouco, mas você sabe o que dizem por aí: “Roma não foi construída em um dia”!

Além disso, os adultos têm outras vantagens que as crianças não têm…

Máquina Mortífera e Danny Glover nos deram a lição Danny Glover pensava assim, mas ele sempre conseguia no final

Você tem mais tempo

Uma das vantagens que você pode ter com relação as crianças é que você tem bastante tempo pela frente para aprender violão ou guitarra, principalmente se você está chegando perto da idade de se aposentar.

Você pode passar várias horas seguidas ou administrar o seu dia como quiser para aprender um novo instrumento, fazer cursos de violão folk ou de guitarra.

As crianças, os adolescentes e mesmo os estudantes não têm esse “lazer” diante deles porque a escola, o colégio ou a faculdade já ocupam bastante tempo de seus dias.

Você tem mais dinheiro

Claro, fazer cursos de música tem um preço. A gente não pode fazê-los assim quando bem entendermos. Além de pagar os cursos de violão ou guitarra, você ainda tem os custos do instrumento, de uma case resistente para transportá-lo e de eventuais workshops, por exemplo.

E se quiser fazer cursos de guitarra, vai ter que comprar um amplificador. Tudo isso representa uma bela soma…

Quando se é adulto, você tem a vantagem financeira do seu lado: com relação a uma criança, você tem dinheiro suficiente para pagar várias coisas interessantes.

Por exemplo, você pode fazer cursos para iniciantes de violão ou guitarra com um professor particular. É mais eficiente fazer cursos com eles que em escolas de música.

Além disso, você pode ter um material de melhor qualidade. Isso desenvolve e melhora sua aprendizagem da guitarra ou do violão. Você ainda pode comprar coisas complementares para aumentar sua vontade: livros, partituras, DVDs, CDs, métodos que te ajudam a aperfeiçoar seu nível de violão ou guitarra.

Certo que esses elementos não te transformam em um guitar hero do dia para noite. Mas você pode ficar tranquilo que eles garantem uma aprendizagem mais fácil.

Você tem mais experiência

O fato de ser mais velho pressupõe que você já viveu vários tipos de experiência, tanto no plano pessoal e profissional.

Todas essas experiências contribuíram para a formação de novas bases. Isso não é menosprezável com relação a uma criança ou adolescente que têm, por definição, pouca experiência de vida.

O conjunto de experiências que você adquiriu em sua vida te ajuda a ter mais autoconhecimento: você sabe quais são seus pontos fortes e fracos, como trabalhá-los, como conseguir se concentrar e, principalmente, se você é capaz de saber gerenciar e manter um cronograma.

Ainda mais, é bem provável que você já fez uma atividade esportiva ou mesmo outros cursos de música quando você era mais jovem.

O esporte, como a música, exigem que você faça sempre o mesmo esforço, repetir o mesmo gesto, as mesmas posições, as mesmas posturas para você melhorar e desenvolver o autocontrole de seu corpo.

Enfim, outra vantagem é que você já conhece a noção de derrota, frustração e sabe lidar melhor com isso. Você não imagina como isso pode te ajudar para seguir em frente!

aprenda-a-levantar-da-queda-com-a-musica “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima” também para aprender música

Enquanto as crianças não têm paciência, os adolescentes passam rapidamente de uma atividade para outra porque pensam que não vão conseguir. Já você sabe como ninguém se levantar depois de um tombo. Essa noção também faz parte de sua aprendizagem.

Tomando o exemplo de sua própria vida, você levanta sozinho e sabe focar mais em uma atividade que antes.

Independente se você conseguir através de cursos de violão flamenco ou de violão folk, sempre há aquele momento em que você vai fraquejar, ter uma frustração porque algo não vai funcionar como você imaginava, porque você não vai conseguir fazer aquela sequência de acordes ou a escala pentatônica.

Todos esses momentos são inevitáveis. Mas, ao invés de se estressar, você vai saber melhor que ninguém a administrar sua pequena “crise”.

E sua motivação pelo violão ou pela guitarra?

É, com certeza, uma das razões ou a razão para que você não se sinta muito velho para aprender a tocar um instrumento como o violão ou a guitarra.

As crianças e os adolescentes são normalmente estimulados a tocar violão ou guitarra porque viram alguém próximo tocar em uma festa ou porque eles querem imitar seus ídolos. Mas existe uma diferença entre querer tocar violão ou guitarra e treinar violão ou guitarra.

É exatamente nesse ponto que você sai ganhando: sendo um adulto vivido, você está consciente de que tal investimento para aprender violão ou guitarra não cai do céu. Para saber tocar violão ou guitarra, é preciso treinar e praticar violão ou guitarra.

É simples assim!

Isso não significa que o treinamento é chato ou insuportável. Mas que um exercício precisa de concentração, comprometimento (não sair todos os dias com os amigos), concessões, vontade e uma boa dose de motivação para obter bons resultados.

Enquanto as crianças querem resultados rápidos, você sabe que as dificuldades vão aparecer e que sem motivação a gente não consegue nada.

O que fazer para continuar motivado e quando praticar o violão ou a guitarra?

Mesmo se você tem, por natureza, uma mente de ferro, há sempre uma maneira para manter sua motivação lá em cima: você pode encontrar com seus amigos ou conhecidos que gostam de violão ou guitarra e, principalmente, que não vão te deixar enfrentar esse desafio sozinho.

Na internet, você encontra fóruns musicais onde cada um fala de sua paixão pelo instrumento, suas frustrações, perguntam suas dúvidas e também contam suas pequenas glórias.

Em seguida, entre em contato com um professor: isso parece simples mas esse encontro vai te motivar ainda mais. Um professor vai te incentivar frequentemente, corrigir, mostrar suas conquistas e seus progressos.

Resumindo, mesmo se você não é obrigado a fazer cursos de violão ou guitarra para crianças, você tem tudo a seu favor para seguir com seus cursos de violão ou guitarra: você não precisa de praticar violão ou guitarra durante 20 anos para se divertir e ter prazer com seus amigos.

Não espere nem mais um minuto para começar!

Não seja como essas pessoas que deixam tudo para amanhã, abrem mão de seus sonhos por causa de desculpas esfarrapadas. Quanto mais você esperar, mais tempo vai perder para sua felicidade. Sim, tocar violão ou guitarra trás uma felicidade incrível!

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz