Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

A origem dos instrumentos de cordas desde o início

De Flavio, publicado em 23/08/2016 Blog > Música > Violão > A evolução do aprendizado do violão durante o tempo

O violão é um instrumento de música de cordas muito conhecido! Uma roseta central, 6 cordas, as tarraxas, o cavalete e a cabeça, são características que vemos em quase todos os violões.

Mas de onde este instrumento vem? Quando se começou a aprender a tocar violão pelo mundo?

Dos mitos à verdadeira história do violão, deixe-se levar por esta doce melodia. As apostas estão abertas: o violão é originário da Índia, Uzbequistão, das arábias ou da Espanha?

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

O Instrumento da cantora egípcia Har-Mose: o 1° violão do mundo?

A História do violão e da guitarra remonta a milênios! Há um bom tempo, muito tempo mesmo, durante o reino da rainha Hatchepsut – há cerca de 3.500 anos – vivia uma cantora egípcia chamada Har-Mose. Ela utilizava um tipo primitivo de vilão de três cordas confeccionado em uma caixa com ressonância feita de madeira de Cedro polido revestida de couro.

Violão no Egito antigo. O violão existiria desde a antiguidade?

O alaúde da Mesopotâmia: ancestral da guitarra de Jimmy Hendrix?

Até chegar ao ponto de se tornar uma arma de sedução, o violão passou por diversas transformações.

O Alaúde possui uma caixa de ressonância em meia pêra (ou gota), um pequeno cavalete como vemos hoje nos violões e guitarras, um braço e numerosas cordas. Constata-se facilmente diversos pontos em comum.

O dutar, um alaúde de duas cordas e possuindo um longo braço, foi também considerado como sendo a origem do violão moderno, ao qual foi adicionado os trastes e mais cordas com o passar do tempo.

Inicialmente um instrumento de pastoreio, ele se tornou um instrumento nobre e importante nas músicas eruditas do século XIX no Uzbequistão e Turcomenistão.

Na verdade, o alaúde é um instrumento de cordas entre tantos outros e a ideia de que ele é a origem do violão atual não convence aos especialistas…

Um antiga senhora: uma ancestral do violão na Roma Antiga?

Na antiguidade, utilizava-se a cítara (do grego “kithara”), um instrumento de música a cordas pinçadas. Ele é composto por uma caixa de ressonância na qual são fixadas cordas de tamanhos decrescentes e cada vez mais finas.

Com a mão direita, a gente pinça os acordes enquanto a mão esquerda serve para pinçar as cordas duplas.

Durante bastante tempo, este instrumento de cordas (como também os outros) foi feito utilizando os intestinos de animais.

À título de informação, somente em 1940 que as cordas de origem animal foram substituídas pelo nylon.

Cítara seu origem ao violão? A Cítara seria um dos antecessores do violão.

Conta-se que a cítara teria sido levada à Espanha pelo mouros. Este instrumento certamente contribuiu para a criação do violão tal qual o conhecemos atualmente.

E porquê não?

O filme O Terceiro Homem (do diretor Carol Reed) foi o grande responsável por levar a cítara ao mundo graça à música de  Anton Karas.

Este instrumento é também utilizado no folclore austríaco e germânico.

O ponto de vista de Michael Kasha e sua contribuição com o violão

Dr. Kasha, pesquisador de física molecular e apaixonado pelo violão, o definiu como sendo “um instrumento de cordas pinçadas, tocado com os dedos ou com uma palheta, com um longo braço com trastes, um tampo chato feito de madeira, uma caixa de ressonância, uma cabeça e as costas chatas com as laterais encurvadas”.

Este foi o primeiro pesquisador que se interrogou sobre a seguinte problemática: como tocar violão?

Também graças a ele, o violão se tornou uma uma boa fonte de renda para muitos apaixonados!

Dr. Kasha e o violão Dr. Kasha realizou importantes pesquisas sobre o violão.

Sim, podemos imaginar que o alaúde e o violão possuem ancestrais em comum. Porém, não precisamos complicar as coisas, a resposta é mais fácil: o violão é um herdeiro do alaúde!

Segundo Kasha, os gregos teriam tomado emprestado o termo “cítara” dos persas que teriam um instrumento de 4 cordas chamado “chartar”.

Como escolher as suas cordas do violão?

Muitos criticam os romanos dizendo que estes “roubaram” tudo dos gregos. No entanto, nós podemos considerar que os gregos também buscaram inspiração nos seus vizinhos, não é mesmo? 😉

Michael Kasha estudou o comportamento da vibração do tampo do violão e Gibson utilizou-se de suas pesquisas para conceber a sua tão cara linha de violões Mark com um cavalete assimétrico e um revestimento do interior do tampo especial, que foi rapidamente deixada de lado.

Séculos XV ao XIX: da aparição do antigo violão até o violão moderno

Graças à sua evolução, hoje me dia, os melhores guitarristas do mundo  podem nos encantar com suas belas canções!

No momento em que foi elaborado, o violão da Idade Média continha os seguintes elementos:

  • Um braço curto
  • Um máximo de 8 trastes (temos entre 22 e 24 numa guitarra atualmente)
  • Cordas duplas

Neste período, nós encontramos duas formas de violão:

  • O violão sarraceno: composto de um tampo encurvado e de cordas duplas – é um tipo de alaúde com braço longo (olha ele aí!).
  • O violão latino: este possui um tampo chato e cordas feitas de intestino de animais e é muito mais parecido com o violão que conhecemos.

A renascença marca a aparição de uma família de pequenos instrumentos de cordas (os cordofones) na Espanha, lá conhecidos sob o nome de vihuela.

La guitarra, relativamente pequena, conta com a penas 4 cordas enquanto a vihuela de mano possui 6 cordas.

A vihuela possuía 6 cordas duplas. A vihuela é um instrumento a cordas espanhol.

Hoje em dia, temos preservadas apenas 4 vihuelas de mano, devido à sua grande fragilidade. Duas delas estão expostas em Paris nos museus Jacquemart-André e Musée de la Musique.

No século XVI, a vihuela acaba por ceder seu lugar à guitarra espanhola.

Este instrumento de 5 cordas faz a sua entrada com um acorde padrão em La, Ré, Sol, Si e Mi. À medida em que se compunha com estes instrumentos, começou-se a procurar por variações  do mesmo, o que levou ao aumento do número de casas: de 8 a 10 e depois a 12.

No século XVII, é o luthier (violeiro) italiano Antonio Giacomo Stradivari que adiciona uma sexta corda a este violão. Seus concorrentes e sucessores fazem o mesmo, optando por 6 cordas ao invés de 6 pares de cordas.

A conta se torna perfeita: Mi, Lá, Ré, Sol, Si e Mi!

Já no século XIX, a forma da caixa de ressonância evolui e marca uma enorme mudança no progresso deste instrumento mágico! Em meados de 1850 o fabricante espanhol Antonio Torres decide modificar as proporções da caixa de ressonância e de inovar nos materiais utilizados. Isto o permitiu de melhorar o som assim que a projeção do mesmo.

Nós podemos dizer que ele é o inventor do violão clássico. Em espanhol! Eles não nos mentiram completamente quando disseram que o violão é espanhol. Ainda, mais um dos mitos sobre o violão.

A guitarra, por sua vez, é um instrumento que, no decorrer da história, sempre foi esnobado pela alta esfera da música clássica.

A primeira aula de guitarra de nível colegial no Reino Unido foi dada no ano de 1965 por John Williams (fora sua obra clássica, William tocou com vários grande músicos, dentre eles David Bowie e Kate Bush).

Como nasceu o violão elétrico?

Nos anos 1900 se começa a utilizar as cordas feitas de aço. Elas proporcionam uma melhor ressonância mais também uma forte tensão no braço do violão. Além de tudo, essas cordas permitem ao músico de tocar o instrumento de maneira muito mais veloz.

Christian Fredrich Martin, um alemão que se instalou nos Estados Unidos inventou a técnicas do braço em X. A partir deste momento, vários outros violeiros começaram a se utilizar desta técnica e aprimorá-la:

  • Orville Gibson se inspirou do violoncelo para que o ponto não toque mais as cordas e ofereça uma maior ressonância.

O violão elétrico apareceu no início do século XX. O violão elétrico aparece no início dos anos 1900.

  • Lloyd Loar introduziu os buracos em forma F (como vemos no violino atualmente) e um ponto flutuante.
  • 1920: são adicionados microfones às guitarras e violões
  • Porém, o início da verdadeira guitarra (tal qual a conhecemos hoje) se dá em 1936, quando Gibson começar a vender seus 504 modelos da ES150.

O solid body (corpo sólido) da guitarra apareceu também nessa época através da Audiovox, Rockenbacker e Epiphone, mas os herdeiros de Les Paul e Leo Fender ainda argumentam sobre quem foi o primeiro a lançar.

Foi em 1950 que o grande público descobriu a primeira guitarra com corpo sólido feita por Leonidas Fender, a Fender Telecaster.

Fender ganhou importância na evolução do instrumento. A guitarra Fender é uma das mais conhecidas.

Hoje em dia, a Les Paul (corpo sólido com dois captadores humbuckers) e a Stratocaster com seus dois “chifres” são consideradas os dois principais modelos de guitarra elétrica. Você gostaria de saber mais sobre como comprar sua primeira guitarra?

O violão é um instrumento de baixa categoria?

O violão foi considerado como inferior ao alaúde na época de sua criação, mais precisamente no século XV.

Portanto, vários gênios da composição conseguiram fazer deste instrumento um objeto de desejo e fetiche! Além de tudo, tocar violão ou guitarra é bom para a saúde dos músicos!

Obrigado ao rock, jazz ao blues e aos diferentes estilos de guitarras e violões.

Algumas curiosidades sobre os preços das guitarras de certos artistas:

  • Uma Fender Stratocaster branca com os autógrafos de 19 artistas, dentre eles Mick Jagger e Brian Adams, foi vendida por um preço recorde! O vendedor obteve 2,7 milhões de dólares e isso o permitiu de ajudar as vítimas do tsunami de 2004.
  • A mais conhecida das guitarras é a de Jimmy Hendrix. Aquela mesma que levantou o público em Woodstock foi vendida pelo modesto preço de 2 milhões de dólares!
  • A Washburn Custom de Bob Marley foi comercializada por um valor entre 1,2 e 2 milhões de dólares. Ela tinha sido doada pelo próprio astro do reggae et por seu músico preferido, Gary Carlsen, que fundou uma associação social chamada Different Journeys, One Destinations
  •  As guitarras clássicas e acústicas são geralmente vendidas por um preço mais baixo, mas a CF Martin&Co de 1939 de Eric Clapton foi comercializada por 791.500 dólares…

Nós apostamos que o alaúde, hoje em dia muito pouco utilizado e relegado ao posto de peça de museu, deve estar até agora se mordendo de ciúmes!

Por fim, a história do violão e da guitarra é extremamente vasta. Para se traçar um “linhagem genealógica” devemos tomar em consideração os diversos parentes longínquos, dentre os quais alguns você pôde descobrir aqui com o Superprof. Após conquistar esse enorme sucesso, o violão a guitarra chegaram até às salas de aulas no decorrer do século XX. Um sinal de reconhecimento há muito tempo esperado pelos fãs do instrumento que agora podem ter aulas de violão desde pequenos!

Além de tudo, este instrumento nos confere uma série de benefícios, principalmente para as crianças!

Uma notícia ainda melhor é que esse texto certamente te deu vontade de dar umas dedilhadas nas cordas de um violão. O Superprof te ajuda a encontrar o melhor professor a qualquer momento para ensiná-lo a tocar este instrumento que nos é tão querido!

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz