Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Os benefícios de estudar violão para os pequenos

De Fernanda, publicado em 17/10/2016 Blog > Música > Violão > Instrumentos ajudam o desenvolvimento da criança

Em geral, estima-se que a idade mínima para começar a aprender guitarra ou violão seja entre 6 e 7 anos. Antes disso, a criança não tem maturidade física para tocar o instrumento: as mãos são pequenas e um pouco desajeitadas para pressionar as cordas com precisão nas casas.

É por isso que é muito importante deixar a criança explorar a música livremente desde cedo: isso permite uma abordagem lúdica do universo musical, até chegar o momento que ela irá escolher seu instrumento preferido, de forma livre.

Sim, tocar guitarra e violão traz muitos benefícios para as crianças!

Como ensinar guitarra e violão para seus filhos Depois de adquirir as noções básicas, a criança é capaz de progredir sozinha nos estudos de guitarra ou violão.

A partir de 8 anos, a criança dispõe de maturidade física e intelectual suficiente para conseguir se concentrar durante 15 a 20 minutos ao realizar uma atividade. É hora de começar as aulas de violão ou guitarra adaptadas para sua idade.

No aspecto físico, os dedos já são longos e possuem os músculos necessários para pressionar corretamente as cordas.

Além disso, existem modelos de guitarra e violão especiais para cada faixa etária:

  • Para crianças de 4 a 6 anos, entre 1 m e 1,15 m, um violão que seja 1/4 do tamanho padrão;
  • Para crianças de 5 a 8 anos, entre 1,15 m a 1,35 m, um violão que seja 1/2 do tamanho padrão;
  • Para crianças de 8 a 11 anos, entre 1,35 m e 1,5 m, um violão que seja 3/4 do tamanho padrão;
  • Crianças a partir de 11 anos e que tenham pelo menos 1,5 m podem ter um violão de tamanho padrão.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Aulas de guitarra: atividade extracurricular

As aulas de violão ou guitarra são consideradas uma atividade extracurricular ideal porque oferecem benefícios diversos para o desenvolvimento dos jovens.

A guitarra abre a mente

De cara, a criança consegue rapidamente descobrir e tocar músicas que lhe agradam. Isso contribui para abrir horizontes, pois elas entram em contato com outras culturas e ritmos, como rock, blues, jazz, samba, mpb, reggae, sertanejo…

Cada estilo musical tem sua origem e sua história. Esses conhecimentos enriquecem ainda mais os estudos das crianças.

Sair do seu meio social

Outra vantagem é o fato de que ela vai tocar com crianças de ambientes diferentes do que frequenta, como escola, amigos e família. Ela vai cruzar com pessoas de outros níveis sociais, que possuem uma história certamente diferente da sua.

Benefícios intelectuais e morais de estudar violão e guitarra

Seja em adultos, adolescentes ou crianças, o fato é que a música traz muitos benefícios. Nem sempre percebemos claramente quais são eles, mas eles existem e estão sempre presentes.

Tocar violão contribui para a concentração

É certamente a primeira habilidade que a criança vai desenvolver quando estudar guitarra ou violão.

Na verdade, a aprendizagem do instrumento exige um esforço constante de nossas capacidades mentais e intelectuais para conseguir realizar a tarefa. Seja ao fazer uma sequência de acordes, aprender uma técnica específica como a palhetada, desenvolver habilidade na mão direita, enfim.

A concentração é uma prova de motivação e determinação da criança: ela aprende a focalizar e se esquece das distrações.

Consequentemente, graças às aulas de guitarra ou violão, ela desenvolve a habilidade de concentração, que pode ser utiliza em toda sua vida, seja para resolver um problema de matemática na escola, para jogar xadrez ou estudar para uma prova.

Tocar guitarra ajuda na concentração e na memória das crianças Os mais jovens tem muita facilidade para explorar música!

No mundo de hoje, estamos imersos o tempo todo em sons diversos (toques do celular, TV, videogame, música alta), além das vibrações e notificações das redes sociais. Por isso, tocar música é quase como se refugiar em um pequeno santuário particular!

Lá dentro desse local sagrado, com uma guitarra na mão, todos os sentidos são aguçados e estimulados: os olhos decifram as partituras e tablaturas, os ouvidos atentos às notas perfeitas, os músculos dos braços e mãos contraídos e o cérebro em plena atividade, para sincronizar tudo isso em harmonia.

Aulas de guitarra ajudam a memória

O cérebro das crianças nesta idade funciona como uma esponja: ele absorve uma quantidade impressionante de informação.

É também a fase em que o gosto começa a se definir pouco a pouco.

No fundo, tocar guitarra não é uma atividade extremamente complicada: depois de aprender os primeiros acordes maiores e menores (e alguns acordes em sétima, talvez), de saber como posicionar os dedos no braço, e tocar as cordas com os dedos ou a palheta, você já consegue reproduzir uma série de músicas, de qualquer estilo que escolher.

Como as crianças têm essa qualidade de “beber as informações”, a guitarra vai ajudá-las ainda mais a estruturar e reforçar a memória.

Aulas de guitarra reforçam a disciplina

Tocar violão traz muitos benefícios para as crianças

Estudar guitarra ou violão também contribui para a disciplina das crianças: para tocar bem o instrumento, é preciso passar horas e horas treinando as escalas e corrigindo os erros.

Tocar bem guitarra e violão não é um talento que cai do céu.

Como qualquer outro especialista, profissional ou até esportista, para tocar bem, o músico ou o futuro guitarrista têm de treinar muitas e muitas vezes a mesma música e as mesmas notas.

A perseverança nos exercícios pode se tornar um traço forte de sua personalidade, e ajudar tanto na escola como na vida em geral.

Frequentar aulas de guitarra regularmente também desenvolve disciplina.

Ouvir outros tocando guitarra ou violão

Tocar guitarra, fazer aulas com um professor particular ou em grupo com outros futuros guitarristas contribui para o desenvolvimento e o refinamento da audição.

A criança aprende a identificar os diferentes sons emitidos pelo seu violão, mas também a respeitar os silêncios e a decifrar frases musicais em uma partitura.

Além disso, seja com um professor ou tocando em grupo, ela precisa ouvir os outros: interpretar a emoção contida numa música, reconhecer e entender os erros dos outros, comparar e corrigir os seus próprios.

Música é compartilhamento: quando observamos os outros, aprendemos muito mais sobre eles e e também sobre nós mesmos.

Respeito e socialização: a guitarra traz responsabilidade

Como vimos anteriormente, está claro como a prática da guitarra ou do violão, sobretudo se ela ocorrer em grupo, desenvolve e reforça a socialização e o respeito nas crianças.

Fazer aula de violão também é se tornar responsável: os alunos precisam ser pontuais, têm hora certa para começar e terminar, não podem exagerar nos exercícios nem fazer nada de menos, precisam treinar com frequência para obter o mínimo de resultado…

São exigências que naturalmente fortalecem o caráter da criança, pois trazem respeito ao próximo e responsabilidade.

Outra vantagem da guitarra é poder fazer solos, para si mesmo ou então para acompanhar outros guitarristas e músicos.

A criança, nesse contexto, aprende a ter autocrítica e a se corrigir, além de aceitar as diferenças, suas próprias falhas e as dos outros também.

É uma verdadeira escola onde se aprende a respeitar e a dividir.

Estudar guitarra estimula a criatividade e o senso crítico

Quanto mais cedo a criança pratica guitarra ou violão, mais desenvolve o senso crítico: ela aprende a corrigir os próprios erros, mas também os erros dos outros ao tentar identificar as notas que destoam.

Com um professor de guitarra, há ainda troca de informação constante, e a criança, além de enriquecer seu conhecimento em guitarra e de música em geral, ainda descobre novos estilos, culturas e métodos musicais.

Ela aprende a analisar e destrinchar uma música até descobrir sua estrutura a fundo; essa capacidade analítica será de grande valia para outros aspectos de sua vida.

Aliás, sensibilidade artística e criatividade são condições para um músico completo: quanto mais diversificado for o repertório musical da criança ao tocar guitarra e violão, mais rica será sua cultura geral, e seus gostos pessoais mais consistentes.

Benefícios de tocar violão: saúde e intelecto Aprender guitarra e violão contribui para o cérebro!

Ao estudar, treinar, praticar, criar, conversar com seu professor, e trocar ideias com os colegas, a criança aprende a expressar seus sentimentos e a liberar sua imaginação.

Expressar sentimentos pela guitarra ou pelo violão

A música é uma língua universal: é por meio dela que nossa alma se expressa; é também por ela que nossas emoções são transmitidas. Você não sente algo especial quando entra em contato com a música? Seja tocando ou apenas ouvindo.

No caso da guitarra e do violão, a linguagem não é canalizada por meio das palavras. Ao tocar guitarra, a criança revela um outro aspecto de sua personalidade, expressa o que está sentindo e reafirma seu gosto artístico.

Benefícios físicos de tocar guitarra e violão

Sim, é verdade! Fazer aulas de guitarra ou violão contribui também para o desenvolvimento físico da criança, sobretudo no aspecto psicomotor. Ao posicionar corretamente os dedos no braço, coordenar as duas mãos, tocar com ritmo ou simplesmente dedilhar as cordas com a mão direita, a criança trabalha a independência dos seus membros. É um dos melhores exercícios!

Tocar guitarra e violão também traz benefícios físicos Seja um monstro da guitarra!

Para tocar uma música inteira com concentração, é preciso estar em plena forma física: a guitarra e o violão exercitam o controle geral do corpo, a postura, a respiração e as cordas vocais, pois também é possível tocar e cantar ao mesmo tempo.

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz