Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Sou canhoto: como aprender a tocar guitarra?

De Fernanda, publicado em 06/10/2016 Blog > Música > Violão > Como tocar violão sendo canhoto

Sabemos que vivemos num mundo onde a maioria é de destros. A música não é uma exceção, e por isso grande parte dos músicos também o são.

Mas… O que fazer quando se é canhoto? Podemos tocar violão ou guitarra?

Quais são os melhores métodos, técnicas e dicas?

Existem artistas e músicos canhotos de sucesso que tocam guitarra e violão?

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Olhe para sua guitarra!

Você já olhou bem de perto para uma guitarra ou violão?

Eles não são como um martelo, que só possui uma forma de ser utilizado. Assim, para tocar guitarra ou violão, utilizamos as duas mãos, sendo que cada uma tem um papel diferente, uma ação bem precisa: uma vai compor os acordes ou as notas, enquanto a outra vai utilizar uma palheta ou os próprios dedos para balançar as cordas.

Talvez os destros se dariam bem tocando com duas mãos direitas… Mas, na prática, eles precisam compor com a mão esquerda.

Os canhotos sempre viveram num mundo de destros e nele se adaptaram. O mesmo serve para o aprendizado e a prática da guitarra ou do violão.

Ser canhoto não é problema para aprender violão

Se você é canhoto, a primeira pergunta que deve fazer é se quer aprender com a guitarra de destro ou com a guitarra de canhoto. É uma questão totalmente válida, uma vez que a quantidade de guitarras para canhoto ainda é muito limitada, e os preços são frequentemente mais elevados em relação aos modelos para destro.

Sim, não é justo, mas é a realidade, é preciso saber disso.

Ninguém menos que Kurt Cobain, Paul McCartney e Jimmi Hendrix eram canhotos. Eles certamente não tiveram dificuldades nas suas primeiras aulas de violão.

tocar violão com a mão esquerda São muitos os mestres da guitarra canhotos!

Não se esqueça também que os principais métodos existentes são para destros, sejam as tablaturas, os songbooks ou as cifras.

Ser canhoto não é um problema para aprender violão ou guitarra; ao contrário, é uma oportunidade de tocar de um jeito diferente, sabendo que isso nunca vai ser um impedimento na sua progressão – tudo é uma questão de motivação e de escolha. Isso também não é impedimento para você tocar guitarra mais rápido ou fazer uma aula de violão ou guitarra.

A verdade é que quando o assunto é escolher o modelo da guitarra, enquanto o destro nem se questiona, o canhoto tem de pensar e analisar com qual tipo ele se adaptará melhor. É uma guitarra para destro, uma para canhoto ou uma guitarra invertida? Essa escolha vai condicionar toda a aprendizagem.

A guitarra para canhoto

É intuitivo: adotar uma solução natural que, apesar disso, apresenta alguns inconvenientes importantes.

O primeiro deles se refere à escolha da guitarra, pois a oferta é muito mais restrita e os preços são frequentemente elevados em comparação àquelas para destro.

Outro inconveniente: o canhoto terá de aprender a manusear sua guitarra com métodos para destro. Mesmo se a leitura invertida de acordes é apenas uma questão de costume, vai ser preciso uma forte adaptação para alcançar alguns automatismos necessários à prática da guitarra.

Seja aprendendo como autodidata ou com um professor de guitarra, a problemática é a mesma: a cada vez que você quiser seguir um exemplo, terá o trabalho de inverter o que viu.

Por fim, o último inconveniente de tocar guitarra ou violão para canhoto é o fato de nunca poder pegar emprestado o instrumento de um amigo ou de outro músico: mais de 99% das guitarras são para destro.

Por isso é importante que você cuide muito bem da sua: não a perca, não a estrague.

Como é a guitarra para canhoto?

Sim, elas existem. Mas como dito anteriormente, os preços são muito mais elevados.

Além disso, se você for a uma loja de música, o vendedor lhe mostrará 5 modelos de guitarra para canhoto e 95 modelos para destro.

melhores guitarras mão esquerda Quais são as melhores guitarras para os canhotos?

A maioria dos fabricantes não desdobram todos os modelos para canhotos e, quando isso acontece (Aleluia! – diria Jeff Buckley, excelente guitarrista – ou Leonard Cohen), o modelo estará disponível em apenas uma cor e vai custar cerca de 25% mais caro, sem contar que não vai ter outro modelo em estoque – apenas esse.

Apesar de tudo, sejamos otimistas: existiram e ainda existem guitarristas famosos que eram canhotos, como Kurt Cobain do Nirvana, Paul McCartney dos Beatles e Jimmi Hendrix.

E a guitarra para destro?

Pelo fato de a maioria de guitarras e violões serem para destros, muitos canhotos decidem aprender a guitarra como os destros.

Apesar de não ser tão instintivo e de as posições não serem tão fáceis de se aprender, é a escolha mais frequente entre os canhotos.

Na realidade, o papel da mão esquerda geralmente não oferece dificuldades; é o da mão direita que complica um pouco a tarefa. Dar o ritmo com sua mão direita quando se é canhoto não é tão fácil, e é justamente por isso que muitos canhotos enfrentam dificuldades com o tal ritmo da direita.

Mas essa questão do ritmo é a mesma para todos, seja você canhoto ou destro; então o problema talvez não seja tão importante assim se você praticar regularmente e com afinco.

Entre os guitarristas que optaram por tocar a guitarra para destro, podemos citar Mark Knopfler (ex-Dire Straits) ou então o guitarrista de blues Albert King.

Alguns até tocam com apenas uma mão!

A guitarra invertida

tocar guitarra com a mão esquerda O método da guitarra invertida

Para ser mais preciso: você toca ao contrário com as cordas na ordem certa. Isso quer dizer que a corda mais grave, o Mi, vai ficar lá embaixo, a mais distante de você.

Esta técnica é cada vez mais utilizada pelos guitarristas: de fato, sua única vantagem é que você pode tocar como um verdadeiro canhoto em uma guitarra para destros.

Que chique!

Essa promessa tão interessante exige, no entanto, um certo investimento financeiro, pois é preciso cortar a pestana da guitarra ou do violão e até reposicionar o cavalete em um luthier. Antes de realizar essas mudanças, fale com seu professor de guitarra ou violão e peça alguns conselhos.

É uma ótima ocasião para aproveitar sua aula de guitarra!

Mas tome cuidado: se sua guitarra ou violão não possuir um fraque, é difícil inverter as cordas pois não existe acesso às últimas casas do braço; é ser possível apenas até a 15a casa aproximadamente.

Além disso, ao inverter as cordas da sua guitarra, o seu braço encosta nos knobs (botões de volume e de efeitos) e no jack (entrada para o cabo).

O melhor exemplo desta técnica ainda é Jimmi Hendrix e sua famosa Stratocaster para destro.

Há outra solução para tocar guitarra quando se é canhoto?

Uma última alternativa, que pode a princípio soar meio estranha e até arriscada, é tocar em uma guitarra para destro mantendo a disposição original das cordas.

Isso vai gerar alguns acordes bem loucos e totalmente invertidos (as cordas graves ficam embaixo). E certamente vai ficar bem mais difícil de aprender a tocar.

Os métodos de aprendizagem não foram criados para esse tipo de situação

Pela razão mais louca, alguns guitarristas tocam dessa maneira, como Bob Geldof ou ainda Dick Dale, o senhor Misirlou, música que ouvimos no filme Pulp Fiction. Sim, nós estamos treinando seu ouvido musical! 🙂

Uma última solução continua sendo a guitarra clássica: se você é canhoto e seu instinto diz que ficará mais à vontade tocando como canhoto, comece pelo violão: na verdade,a maioria dos violões são simétricos, ao contrário das guitarras de rock ou de folk.

Só é necessário mudar a posição das cordas: para retirá-las, ordene das mais grossas às mais finas e coloque-as novamente no sentido inverso de seu violão.

guitarra mão esquerda As artimanhas dos guitarristas canhotos!

Você chega na ordem seguinte: Mi, Si, Sol, Ré e Mi.

Em suma, sabe-se que não há muitas alternativas viáveis para o guitarrista canhoto: tudo é uma questão de feeling e de vontade.

Se você quer realmente aprender a tocar guitarra, sempre encontra um jeito de chegar lá. Nada vai impedir sua motivação e determinação, nem abalar a sua paixão.

Que tal tentar a improvisação na guitarra?

O importante é se sentir à vontade com sua guitarra

É por isso que aconselhamos fortemente experimentar diferentes modelos de guitarra ou de violão antes de decidir qual o seu.

Vá até sua loja de guitarras predileta, explique para o vendedor sua situação e experimente as guitarras. Assim, você não cometerá erros na hora de adquirir seu mais novo instrumento.

Nunca compre na Internet antes de experimentar a guitarra com suas próprias mãos! Assim como as roupas, nós devemos sempre nos sentir confortáveis também com os instrumentos com os quais iremos interagir constantemente. Se sentir bem com o seu violão ou guitarra é necessário para que seu aprendizado progrida da melhor maneira.

O que quer que aconteça, não se sinta sozinho com seu “dilema de canhoto”: converse com um professor de guitarra ou violão (durante suas aulas), com um vendedor de guitarras, informe-se em sites especializados e escolha o método mais adequado para você.

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz