A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Quem pode dar aulas em domicílio?

Par Fernanda le 30/12/2016 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Qual o perfil do profissional que dá aulas em casa
Table des matières

Se você é um educador e é apaixonado pelo que faz, certamente ficará tentado a seguir a profissão de professor particular.

Transmitir seus conhecimentos, empregar sua metodologia de ensino e acompanhar o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos são tarefas muito gratificantes. Certo. Mas você deseja aumentar seus rendimentos mensais ou até mesmo trabalhar unicamente com isso, e ainda permanecem algumas dúvidas? Como: será que eu tenho o perfil de um professor? Tenho o direito de dar aulas em casa? Tenho a formação necessária?

Todas questões são legítimas! Por isso que o SuperProf está aqui para ajudá-lo! Como portal especializado em reforço escolar e aulas particulares, deixamos aqui conselhos e informações para que você descubra o que é necessário antes de ingressar nessa carreira.

O que é necessário para dar aulas particulares? Conhecer bem um assunto é suficiente para se tornar professor?

De aulas de música a biologia, química, física, yoga, primeiros socorros ou contabilidade: saiba tudo o que você precisa para começar suas aulas!

Professor particular de línguas

As aulas particulares de línguas estrangeiras são as mais procuradas por todos os estudantes. Isso acontece porque é comprovado que dominar uma ou mais línguas gera um impacto positivo tanto em sua vida profissional como em sua vida pessoal.

Ainda mais hoje em dia, em um mundo conectado, os perfis bilingues são os mais disputados nas empresas e universidades. No Brasil, dominar o inglês e o espanhol é quase requisito mínimo em grandes empresas.

Porém, nem sempre existem escolas, metodologias e condições adequadas para aqueles que buscam uma formação intensiva em uma determinada língua.

O professor nativo tem muitas vantagens na hora de ensinar sua língua materna. Como estrangeiro, dê aulas de conversação: nada melhor para aprender uma nova língua!

Existem perfis variados de professores de línguas estrangeiras, conheça alguns deles:

  • o professor nativo, que vai ensinar sua língua materna aos alunos. Esse perfil de professor tem a vantagem de transmitir diretamente a cultura de seu país, promovendo atividades e dispondo de recursos enriquecedores. Aulas de conversação são uma boa ideia!
  • o estudante bilingue, que domina a língua pois morou um longo período em outro país. Este perfil pode ajudar os alunos a evoluirem tanto na expressão escrita como na expressão oral, com exercícios lúdicos e interativos. Ele também pode contribuir na preparação de exames e avaliações como o vestibular ou o Enem;
  • o professor com formação na área de Letras, com diploma certificado pelo Ministério da Educação, que pode trazer ao aluno uma metodologia adequada na aprendizagem da língua por meio de aulas individuais.

Todas as línguas têm suas demandas: do inglês e espanhol ao russo ou mandarim. Existem alunos para todos as mais variadas ofertas: invista no que você sabe!

O perfil do professor de exatas

A área de exatas pode assustar muitos alunos, mas atrai muitos outros que desejam seguir sua vida profissional como engenheiros, contadores, cientistas, administradores… São muitas as opções e a demanda por aulas de reforço é muito forte.

Disciplinas como a matemática, a física e a química são as mais procuradas por estudantes e pais! Agora, se você é um especialista em alguma dessas áreas ou simplesmente um apaixonado por uma disciplina, pode muito bem decidir dar aulas particulares para complementar sua renda.

O professor particular de ciências exatas pode ter vários perfis. Quem pode dar aula de exatas?

Existem diversos perfis possíveis de professor nessa área:

  • um profissional com formação acadêmica, pesquisador, com mestrado e/ou doutorado ou uma especialização. Este professor domina em profundidade os conteúdos. É um perfil mais tradicional e sua metodologia pode seguir as linhas acadêmicas.
  • um estudante universitário, que pode dar aulas de reforço para estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, e pode até mesmo oferecer um curso preparatório ao vestibular ou Enem;
  • um engenheiro que tenha um verdadeiro conhecimento de sua profissão e que dê aulas mais voltadas ao meio profissional. Ele pode até se tornar um consultor para aqueles alunos que ainda estão indecisos sobre qual curso prestar.

Quem pode ensinar música em casa?

A música acalma a alma, já diz o ditado popular. Sabemos que o curso de música não é muito concorrido, no entanto, todos que o procuram têm a verdadeira convicção do que desejam. Seja para dominar a prática de um instrumento, aprender teoria musical ou ser professor.

Qual é o perfi necessáriol para lecionar conteúdos musicais? O professor de música acalma a alma dos alunos!

Você sabia que os benefícios da música para o cérebro já foram comprovados? Um pesquisador famosos, Hervé Platel, da Universidade francesa de Caen, foi um dos primeiros estudiosos a publicarem sobre esses benefícios  nos anos 1990.

Aprender piano ou violão, por exemplo, em qualquer idade, pode ser um verdadeiro treino para os neurônios. E assim, você pode desenvolver ainda mais outras inteligências.

Conheça os possíveis perfis de professores de música:

  • músicos formados em escolas especializadas, conservatórios ou instituições de música, que possuem conhecimento aprofundado na área, e geralmente se especializaram em algum instrumento específico. Esses professores também podem ministrar aulas teóricas, como o solfejo.
  • músicos profissionais e praticantes, que já integram um grupo ou uma orquestra, tendo na bagagem vários anos de experiência.
  • profissionais autodidatas, que tocam algum instrumento desde crianças e que o dominam perfeitamente.
  • professores formados em curso de música em alguma universidade, certificados pelo Ministério da Educação.

Você se identificou por acaso, com algum desses perfis? Pois bem, que tal se tornar professor de ukulele, flauta ou canto?

Aulas particulares de informática: todos precisam

Se você consegue ler este artigo com certeza também sabe manipular um computador. Mas será que isso é suficiente para dar aulas de informática?

Na verdade, ainda existem alunos que não possuem nem as noções básicas de computação, e que procuram aulas para iniciantes, com conteúdos como: enviar e-mail, navegar e pesquisar na Internet, participar de redes sociais, criar um arquivo Word ou Excel.

Qual o perfil de professor de informática particular? Alguns precisam de uma aula de informática com urgência!

Essa área é a que mais concentra professores de perfis completamente variados. Afinal, muitas são as necessidades dos alunos e o assunto é bem vasto. Conheça:

  • professores com conhecimentos avançados no pacote Office (Excel, Word, PowerPoint) e nos programas utilizados em empresas (engenheiros, contadores, TI);
  • desenvolvedores e programadores que podem ensinar programação HTML ou linguagem SEO aos alunos;
  • publicitários, profissionais de marketing ou jornalistas que oferecem cursos de Redes Sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, seja com objetivos profissionais ou pessoais;
  • designers, diagramadores e artistas gráficos que oferecem aulas de Photoshop, Indesign ou Final Cut para montagem e edição de vídeos;
  • amantes da informática em geral, que não possuem diploma mas que têm conhecimentos suficientes para dar aulas sobre computadores, softwares e web;
  • estudantes de ciências da computação ou engenharia.

Quem pode se tornar personal trainer ou coach esportivo?

Em 2015 um estudo apontou que quase 60% de todos os brasileiros têm sobrepeso. O esporte é, portanto, uma área muito importante!

E muitas pessoas contratam especialistas esportivos para fazer aulas em casa. No próprio portal do Superprof, entre 2015 e 2016, o número de anúncios na área de esportes dobrou!

Será que todos são aptos a dar aulas esportivas? Quem pode ser personal trainer?

Mas qual o perfil daqueles que se arriscam nessa profissão? Será que basta fazer cooper três vezes na semana para se tornar um verdadeiro coach em domicílio?

Há alguns perfis, confira:

  • profissionais formados em Educação Física, seja em bacharelado ou licenciatura. Eles possuem um diploma reconhecido pelo Ministério da Educação e a formação adequada para dar aulas;
  • esportistas profissionais em atividade ou aposentados, com um bom nível em sua especialidade (boxe, basquete, dança e muitos outros);
  • profissionais formados em curso técnico de esportes e atividades físicas.

Os educadores especialistas em reforço escolar

Sabemos que muitos estudantes e pais de estudantes procuram aulas particulares com foco no desempenho escolar. Sabemos também o ensino brasileiro – público e privado – passa por uma de suas maiores crises, com resultados nada satisfatórios em provas e avaliações nacionais e internacionais. O Ensino Médio é um exemplo disso.

Ora, por isso as aulas particulares podem oferecer um verdadeiro suporte para aqueles que enfrentam dificuldades na aprendizagem.

Do Ensino Fundamental à preparação para o vestibular, passando por aulas de português, matemática ou geografia… O fato é que o reforço escolar permite aos estudantes avançarem em seus estudos e eliminarem seus problemas ao longo do ano letivo.

Mas quem está apto a dar aulas particulares? Será que qualquer um pode oferecer seus serviços de cursos em domicílio?

Bom, há diferentes perfis de professores, mas a verdade é que, para todos eles, a formação de qualidade é requisito mínimo:

  • profissionais da educação pública ou privada: professores de universidades, escolas ou instituições, geralmente especialistas em uma disciplina. Eles ajudam seus alunos a aprofundarem os conceitos do programa escolar;
  • estudantes universitários que possuem um bom nível escolar e que dão aulas como forma de complementaÇão de renda;
  • pesquisadores e acadêmicos (com doutorado, mestrado ou especialização), especializados em uma disciplina e que podem acompanhar um estudante na preparação de provas e exames, como o Enem e o vestibular.

Observamos que as aulas particulares podem seguir diferentes metodologias em função de seus objetivos e do perfil dos profissionais envolvidos. Essa variedade também comprova que  muitas pessoas têm a capacidade de transmitir seus conhecimentos a alunos motivados.

Ah, e não se esqueça de uma regra básica: é preciso sempre ter um nível superior ao do seu aluno!

Se você se identificou com algum desses perfis citados acima, aproveite! Você tem todas as chances de se tornar um professor de qualidade.

Sabia que você pode se inscrever gratuitamente no portal SuperProf e publicar seus anúncios? Corre lá!

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (moyenne de 5,00 sur 5 pour 1 votes)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar

wpDiscuz