A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Todos os conselhos sobre como aprender a língua inglesa

Par Fernanda le 25/03/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Dicas para saber tudo de inglês!
Table des matières

Você domina o portunhol e agora quer enrolar o inglês? Hmmm… A verdade é que para aprender a língua de Shakespeare não basta apenas escutar algumas músicas dos Beatles, não é mesmo?

É fato: hoje em dia, o inglês é um idioma onipresente na vida dos brasileiros. Mesmo para aqueles que ainda não falam a língua! Televisão, cinema, marcas, comida, rádio, roupa… Impossível fugir do Tio Sam!

Mas impressionante mesmo é como esse idioma se tornou crucial em entrevistas de emprego, LinkedIn, currículos, concursos e processos seletivos de todos os gêneros.

Apesar disso, o cenário do domínio do inglês entre os brasileiros é extremamente desanimador. O país ocupa a 41ª colocação de um ranking de 70 países no mundo todo. Em uma pesquisa realizada pela EF Education First, empresa de educação, foi medida a proficiência da língua em 910 mil pessoas em países que não têm o inglês como língua nativa. Vários quesitos foram avaliados, como gramática, vocabulário, leitura e compreensão. Suécia, Holanda e Dinamarca foram os primeiros colocados. O Brasil aparece atrás de países como Singapura, Peru, Equador, México e Chile.

De acordo com outra sondagem da Catho, site de busca de empregos, o domínio de um idioma estrangeiro pode aumentar o salário em até 52%. Mas, no Brasil, apenas 5% da população fala uma segunda língua e menos de 3% têm fluência em inglês.

Se você se encaixa nesses 97%, pois bem, chegou a hora de partir para o ataque e correr atrás do prejuízo!

Veja todas nossas dicas para começar mergulhar fundo nesse beautiful world!

Qual língua devo aprender: dos Estados Unidos ou do Reino Unido?

Qual é a variação do inglês que devo estudar? EUA ou Inglaterra: sua escolha certamente vai depender de suas motivações profissionais.

Muitos preferem o inglês da Grã-Bretanha por sua elegância. Outros porque desejam seguir uma vida acadêmica. Mas por que você optaria por essa variação?

Conheça algumas vantagens de aprender o inglês britânico:

  • Passar exames oficiais da língua como TOEFL e TOEIC
  • Começar os estudos pelo inglês « verdadeiro »
  • Aprender a língua acadêmica oficial
  • Explorar pronúncias diferentes (Grã-Bretanha e Commonwealth)
  • Descobrir a cultura britânica
  • Ter o prestígio de falar uma língua charmosa e sexy 😉

Apesar de ser uma língua histórica e tradicional, o britânico ainda perde para o hegemônico inglês norte-americano.

Hoje em dia, poucos brasileiros conhecem as expressões de origem britânica; ao contrário, tudo o que sabemos e ouvimos vem dos EUA.

Pois bem, conheça as vantagens de dominar a língua do Tio Sam:

  • É uma língua mais fácil de assimilar pois é onipresente
  • É a língua oficial dos negócios
  • Você pode trabalhar nos Estados Unidos ou no Canadá
  • Você conhece mais sobre a cultura americana
  • É a língua da Internet
  • É a língua da maioria dos filmes, séries e vídeos.

Antes de se lançar nas aventuras da língua de Shakespeare, é preciso definir se você quer aprender o inglês britânico ou o americano.

Isso varia muito de pessoa para pessoa, em função dos objetivos profissionais, pessoais e culturais. E pode mudar radicalmente sua metodologia de ensino, seus recursos didáticos e a bibliografia necessária.

Como descobrir os sons de uma palavra em inglês?

Se você quer se tornar poliglota, ou então se você deseja viajar para fora e fazer uma imersão total em um país anglo-saxão, é fundamental dominar a pronúncia do inglês: o estudo fonético, presente em todas as aulas de línguas, contribui para que os alunos se tornem bilingues e desenvolvam uma pronunciação perfeita!

A pronúncia é tão importante na aprendizagem de uma língua que, muitas vezes, não basta possuir um bom vocabulário para estabelecer uma conversa.

Para aprender a fonética do inglês, você tem muitas opções e recursos:

  • Os dicionários gerais de fonética inglesa
  • Os dicionários de fonética norte-americana
  • Os dicionários de fonética dos países do Commonwealth
  • As transcrições automáticas online
  • As aulas de fonética nas escolas de idiomas
  • As aulas de fonética nas universidades
  • Aulas particulares de inglês, com especialização de fonética.

Cada vez mais os internautas utilizam os serviços de transcrição automática para aprender uma língua estrangeira. São recursos simples e rápidos; os portais têm, inclusive, um sistema de reconhecimento vocal. Um jeito bacana para aprender os símbolos e as letras do Alfabeto Fonético Internacional!

Como memorizar palavras da língua inglesa naturalmente?

Falar o idioma inglês tem inúmeras vantagens... Aprenda o inglês e seja entendido no mundo inteiro!

Não basta escutar uma música aqui, fazer uns poucos exercícios acolá… Isso não fará de você um anglófono profissional. Você precisa de muita prática e estudo para progredir na aprendizagem da língua.

Conheça algumas dicas e técnicas para acelerar a assimilação do inglês:

  • Estude regularmente e semanalmente
  • Faça exercícios e cursos online
  • Aprenda inglês conversando com um nativo
  • Viaje para fora e faça uma imersão total
  • Aprenda a língua inglesa de um jeito lúdico, com jogos, músicas e vídeos

Com essas dicas, você vai dar um grau nos seus estudos: vai memorizar melhor o vocabulário e sua pronúncia vai se aprimorar consideravelmente.

Dizem que você descobre que é bilingue quando começa a sonhar e pensar no outro idioma.

Há uma anedota de um professor que disse aos seus alunos: “Vocês sabem que estão melhorando no inglês quando falam, pensam e sonham na língua”. Um belo dia, um dos alunos entrou na sala de aula muito animado e disse ao professor: “Profe! Finalmente eu sonhei em inglês na noite passada”. O professor ficou satisfeito: “Isso é maravilhoso! Com o que você sonhou?”. O aluno então respondeu: “Eu não sei, estava em inglês…”

Quais são os melhores dicionários de gíria em inglês?

Para aperfeiçoar seus conhecimentos em línguas estrangeiras, é fundamental levar em conta todas as variações linguísticas, inclusive o vocabulário familiar.

Aprender as expressões idiomáticas, as gírias, jargões e provérbios ingleses não tem nenhum interesse acadêmico ou profissional: aqui o objetivo é descobrir o universo corriqueiro e a linguagem do dia a dia dos habitantes dos Estados Unidos ou Grã-Bretanha.

Toda linguagem familiar tem uma origem cultural e histórica por trás. Isso também pode enriquecer seus conhecimentos do povo e da civilização.

Conheça alguns dicionários que podem ajudá-lo nessa empreitada:

  • Dicionários bilíngues português-inglês (Dicionário de gírias inglês – português e Dicionário de expressões idiomáticas inglês – português, Michaelis. Slang: gírias atuais do inglês. Com glossário português – inglês, de Jack Scholes….)
  • Dicionários de gírias em inglês (A Classical Dictionary of the Vulgar Tongue, Urban Dictionary: freshest street slang defined…)
  • Dicionários de gírias dos países do Commonwealth (Western Canadian Dictionary and Phrase-Book, A Popular Dictionary of Australian Slang…)
  • Dicionários de gírias americanas (Dictionary of American slang, An American dictionary of slang and colloquial speech …)
  • Sites especializados em linguagem popular (Urbandictionary, Onlineslangdictionary…)

Que tal aprender a linguagem popular pelos dicionários? Alguns dicionários são obras de referência para linguistas e estudiosos do mundo inteiro.

Aprender a linguagem familiar é um jeito de mergulhar fundo na cultura e no povo de cada país anglófono!

Como alcançar um nível avançado da língua inglesa?

Muitas vezes, dominar a língua em nível intermediário não é o suficiente: falar fluentemente inglês se tornou requisito mínimo em quase todos os processos seletivos.

Seja você adulto, estudante, jovem ou criança: saiba que nunca é tarde para aperfeiçoar seus conhecimentos de uma língua completamente viva! Independentemente do método, escola ou professor, existem alguns fatores que aceleram o aprendizado do estudante de inglês.

Conheça aqui algumas dicas simples de como você consegue praticar essa língua no dia a dia:

  • Treine a expressão oral: estude com a ajuda de recursos audiovisuais (internet, filmes, músicas, fóruns, youtube)
  • Estude fora: faça um intercâmbio ou uma viagem linguística
  • Faça perguntas (para seu professor, especialistas, colegas…)
  • Se corresponda com um anglo-saxão nativo
  • Pratique o inglês todo dia (permita-se errar!)
  • Treine a escrita do inglês: estude o básico com aulas online
  • Faça aulas particulares de inglês
  • Descubra os vários « ingleses » (para negócios, inglês da nova zelândia, inglês instrumental…)

Como progredir sozinho nos estudos da língua inglesa?

Com um mundo de possibilidades na Internet, hoje em dia muitos brasileiros preferem estudar a língua de Shakespeare sem sair de casa. Seja para viajar, fazer um intercâmbio, assumir um cargo profissional internacional, dar aquela turbinada no CV ou simplesmente por curiosidade cultural.

Pois bem, que tal começar a aprender inglês de sua casa?

A rede tem recursos pedagógicos diversificados e para todos os gostos, idades e bolsos.

Uma das vantagens de começar a estudar sozinho é a possibilidade de aprender sem horário fixo ou determinado: graças ao seu smartphone ou seu computador, o aluno pode aprender inglês em qualquer lugar e a qualquer hora.

Quais são os melhores métodos de estudar inglês sozinho? Que tal aprender a língua inglesa com a ajuda de um nativo?

Algumas empresas ganham fortunas graças aos aplicativos e programas educativos online. Um exemplo disso é a Babbel, aplicativo de ensino de línguas estrangeiras conhecido no mundo todo.

Mas quais são os principais recursos para conseguir ser um verdadeiro autodidata da língua de Shakespeare? Veja algumas dicas:

  • Faça cursos de inglês online
  • Faça cursos MOOC online
  • Use aplicativos gratuitos para smartphone
  • Comece uma correspondência com um nativo
  • Veja filmes na versão original
  • Faça aulas particulares de inglês via webcam
  • Baixe e pratique jogos educativos online

Sabia que 92% dos professores inscritos no portal do Superprof oferecem sua primeira aula gratuitamente? Um bom jeito para testar a metodologia e conhecer o perfil dos profissionais.

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (moyenne de 5,00 sur 5 pour 1 votes)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz