A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

A webcam é uma boa ferramenta para aprender guitarra ou violão?

Par Fernanda le 07/11/2016 Blog > Música > Violão > Como estudar guitarra via webcam?
Table des matières

Já tem alguns anos que você se diz: preciso definitivamente começar a fazer aula de guitarra! Mas… você quase não tem tempo livre. E agora?

Verdade que fica mesmo difícil. Mas e se existisse uma metodologia específica de aulas particulares justamente para pessoas que quase não têm horário livre disponível? Seria maravilhoso, não seria? Pois bem, esse método existe! São as aulas de guitarra ou violão via webcam.

Tudo bem: você pode ficar um pouco assustado com a ideia. Mas saiba que essa técnica é cada vez mais utilizada no mundo inteiro.

Mas como a webcam pode ser uma boa ferramenta para aprender um instrumento?

Quais são as vantagens de aulas a distância em relação às aulas em uma escola de música, por exemplo?

Vamos colocar aqui alguns pontos esclarecedores e outros que ajudarão na sua reflexão. Quem sabe você não termina o texto ligando sua webcam?

Faça aulas particulares de qualquer lugar

Quando temos o compromisso de frequentar uma escola de música para aprender a tocar guitarra ou violão, é preciso pensar também nas consequências. É claro que as vantagens pedagógicas são incontestáveis: você vai aprender teoria e prática com professores renomados.

Mas, por outro lado, isso também implica aceitar certas regras necessárias a essa metodologia. Regras que, aliás, precisam ser respeitadas sempre e, com certeza, por bastante tempo. Regras que talvez até te desanimem dos estudos… e por fim façam você desistir de tocar violão.

Que tal aprender música na sua própria residência? Faça aulas de violão na sua casa!

Estamos falando aqui de condições como as aulas que exigem dias e horários fixos, ou então dos deslocamentos que você tem de fazer para chegar lá.

Por outro lado, se você fizer aulas particulares via webcam não vai ter de enfrentar nenhum desses problemas.

Talvez você ache que seja um pouco radical passar das aulas presenciais para as aulas a distância. Mas na verdade elas trazem muitas vantagens. Uma delas é sua disponibilidade, por exemplo. Você pode fazer quando quiser: em um aeroporto, durante as férias, na sua casa… Basicamente, você vai precisar apenas dos seguintes elementos:

  • Uma guitarra ou um violão (claro!);
  • Um computador com webcam integrada ou uma webcam instalada;
  • Um tablet ou um smartphone, caso não tenha computador;
  • Uma boa conexão wi-fi;
  • Conta usuário Skype e o programa instalado em seu dispositivo.

Com todos esses itens em mãos, você está pronto para mergulhar no mundo contemporâneo e aprender guitarra pela webcam! De onde você estiver!

Diga adeus aos deslocamentos desnecessários: organize você mesmo suas aulas

Como já dissemos anteriormente, ao ingressar uma escola de música e frequentar aulas de violão com seus professores, você precisa respeitar certas regras. Para começar, os horários impostos pela escola! Fica mais fácil pensar nas aulas via webcam, não é mesmo? A guitarra e o violão são instrumentos que se enquadram no campo visual da câmera e são bem captados pelo microfone.

Será que aulas em uma escola são compatíveis com uma pessoa que trabalha até 19 horas e tem uma família esperando? Dificilmente, não é? Raramente temos tempo para praticar qualquer coisa entre esses dois compromissos. Você certamente não é o único a sentir isso. Os deslocamentos se tornam verdadeiras enxaquecas nesses casos!

Mas há uma saída para aqueles que trabalham bastante e possuem uma vida pessoal intensa: sim, as aulas via webcam! Os sites e os professores que propõem essa modalidade de ensino têm um argumento que parece infalível: « diga-nos o horário que deseja! »

Impossível conseguir algo mais prático, fala a verdade! Diga adeus aos deslocamentos desnecessários e os atrasos torturantes. Diga adeus também à desmotivação! Basta enviar sua agenda com os horários disponíveis que o professor vai se adequar às suas restrições para atendê-lo.

Chega de ficar transportando seu case para lá e para cá, no meio do ônibus ou do metrô!

Cursos de guitarra online: liberdade na ponta dos dedos. Liberte-se: faça aula de violão quando quiser!

Você, que talvez seja estudante de música já faz algum tempo, não importa de qual instrumento, conhece muito bem esse problema: ter de arrastar sua guitarra, seu violão, seu baixo, seu saxofone, seu trompete, e ainda mais os equipamentos quando necessário… Uma aventura, para ser mais exato! Em dias de concerto ou apresentação, isso tudo parece ainda pior…

Além de ser muito cansativo – alguns instrumentos e seus cases podem ser bem pesados e volumosos –  há ainda o problema da segurança. Alguma queda ou batida imprevista pode custar uma fortuna – sem falar em outras questões de segurança ainda mais indesejáveis.

Por isso, ressaltamos: com as aulas de música pela webcam, todos esses inconvenientes são eliminados de vista! Você faz aula da sua casa, no seu conforto, na hora que puder.

Troca de vídeos, áudios, partituras: pelo computador, é tudo mais rápido!

Quando decidimos trocar as aulas de guitarra presenciais na escola pelas aulas a distância via internet, é fato: perdemos a questão do contato direto com uma pessoa em carne e osso.

Por isso que isso acaba incomodando àquelas pessoas que sempre frequentaram cursos presenciais em toda sua vida. É natural.

Mas, além de todas as vantagens que enumeramos acima, nós também consideramos que a ferramenta webcam para aprender um instrumento é algo fantástico no âmbito pedagógico.

Mas como o ensino da música pode se ainda mais rico com esse contato virtual? Vamos ver!

Estudar com um professor via webcam Que tal trocar experiências e conhecimento online?

É o seguinte: do mesmo jeito que é fundamental escolhe seu professor a distância, é fundamental utilizar todos os recursos disponíveis do Skype. Isso porque todo o contato acontece graças a esse programa que realiza ligações na modalidade de videoconferência.

A associação do Skype com o microfone e a câmera produz uma ferramenta pedagógica maravilhosa, cheia de utilidades. Como, por exemplo, o compartilhamento instantâneo de links de partituras. Você encontra todos esses endereços disponíveis na Internet, de maneira gratuita e para todos os instrumentos. Portanto, em vez de se deslocar até uma loja, uma banca ou uma livraria toda vez que quiser ler uma partitura, basta copiar e colar ou clicar no endereço passado pelo seu professor de guitarra ou violão. Estamos falando aqui de ganho de tempo e de dinheiro!

Aliás, sabe-se que estudar com um professor particular de violão também é sinônimo de liberdade musical. Isso porque os profissionais autônomos são mais flexíveis e não costumam impor um estilo específico ou uma metodologia rígida.

Com base nisso, o Skype, a câmera e o microfone ampliam ainda mais as trocas de informação, numa dimensão digna do universo digital: professor e alunos conseguem visualizar seus compartilhamentos instantaneamente, seja de materiais de leitura, vídeos, músicas e tutoriais. Veja só: que tal rever um videoclipe clássico do rock e tentar reproduzir o solo com o guitarrista? Você pode mandar o link do vídeo para seu professor e perguntar a opinião dele também. Ele pode orientá-lo sobre os acordes, a escala utilizada, a técnica empregada…

Frequentar aulas de guitarra ou violão via webcam também fortalece a interação entre professor e aluno.

Outra situação similar. Você tem certas dificuldades para cantar ao mesmo tempo que toca acordes no violão, por exemplo. Claro, nem todo mundo consegue essa façanha de cara! Mas você pode pedir ao seu professor dicas de vídeos de playback de fundo, para facilitar seu trabalho. Simples assim: o Skype pode ajudar e muito no compartilhamento de informações.

Uma modalidade mais flexível que nas escolas de música

Não vamos generalizar, porque toda generalização é burra. Nem todos os professores de música, de guitarra ou de violão que lecionam em uma escola são rígidos ou inflexíveis em relação aos estilos musicais. Mas isso pode sim acontecer com certa frequência. Imagine ter um professor que não goste – e não entenda – de música contemporânea, por exemplo.

Já se você optar pelo ensino via webcam, saiba que a grande maioria dos professores são jovens (da geração Y), e pregam a liberdade de estilo!

Faça cursos particulares via webcam Fuja do conservador! Ouse e tente o novo!

O que acontece, na realidade, é que os cursos particulares de guitarra ou violão via webcam já têm como que por definição essa característica de atribuir ao aluno a decisão do que ele deseja estudar. Do violão clássico ao bandolim. Do rock ao maracatu, da mpb ao forró. De Chico Buarque a Luan Santana…

Aprender guitarra ou violão hoje é, acima de tudo, seguir um método menos rígido de ensino, mas individualizado e moldado nas características pessoais do próprio aluno.

Um ensino mais personalizado, que permite explorar todas os recursos disponíveis para uma aula de violão ou guitarra.

Outra vantagem sem comparação dos cursos particulares via webcam é o acompanhamento dos estudos. Você mesmo pode criar seus objetivos.

Mas como o Skype ajuda o professor no acompanhamento do seu aluno guitarrista? Simplesmente porque ele pode interagir com ele o tempo todo, uma vez que se trata de uma ferramenta online! Claro, tudo dentro do limite do bom senso! Depois de terminar sua aula particular, por exemplo, seu professor pode lhe enviar exercícios para treino, dicas e links disponíveis naquele momento em que ele estiver online. Enquanto um professor em uma escola de música estará disponível e de volta com novidades apenas no próximo encontro, o professor online pode ficar disponível o tempo todo ao longo da semana. Um acorde esquecido, uma música lançada, uma nova versão de um solo… Tudo é possível!

E por fim… um método mais econômico!

Você já entendeu: a webcam é um aliado na hora de aprender a tocar guitarra ou violão. Muitas são as vantagens, apesar da distância – inclusive no quesito preço das aulas.

Já falamos aqui dos aspectos pedagógicos, falemos então sobre a questão financeira. Você já deve saber disso, mas estudar em uma escola de música não é nada barato. Além disso, em uma escola, você tem um número reduzido de professores para escolher, ao passo que na internet você encontra um leque amplo de professores disponíveis online. Fica mais fácil de encontrar um profissional mais apropriado ao seu estilo.

As escolas têm encargos altos, como aluguel do imóvel, tributos trabalhistas, equipamentos diversificados e outros custos fixos. Por isso que nem sempre os valores das aulas são acessíveis para todos.

Já as aulas online não carregam as restrições de um espaço físico de ensino:  para acontecer, bastam um computador, um microfone e uma câmera. Por isso que os custos caem consideravelmente!

E então, que tal começar?

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz