Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Como progredir sozinho nos estudos da língua inglesa?

De Fernanda, publicado em 25/03/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Aprenda inglês de casa

«  A winner is a dreamer who never gives up », Nelson Mandela.

Apesar de toda a sua motivação nas aulas de inglês, está cada vez mais difícil de avançar nos estudos?

Não se desespere: as novas tecnologias estão aí para ajudá-lo!

Com um mundo de possibilidades na Internet, hoje em dia muitos brasileiros preferem estudar a língua de Shakespeare sem sair de casa. Seja para viajar, fazer um intercâmbio, assumir um cargo profissional internacional, dar aquela turbinada no CV ou simplesmente por curiosidade cultural.

Recursos pedagógicos diversificados e para todos os gostos, idades e bolsos estão disponíveis na rede. Apesar disso, ainda são desconhecidos  por muitos.

Pois bem, que tal começar a aprender inglês de sua casa?

Conheça nossas dicas agora!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Os cursos de inglês online

Você não precisa abrir a sua carteira para se tornar poliglota hoje em dia: graças aos recursos gratuitos disponíveis na Internet o acesso à educação a distância está cada vez mais democrático.

Em primeiro lugar, você precisa identificar qual é o seu nível de inglês: as plataformas, sites e e ambientes variam em função disso. Alguns são bilingues, para estudantes principiantes, e outros mais complexos, para alunos em nível avançado.

Qual a ferramenta ideal?

O portal BBC Learning English é um dos mais reconhecidos e ajuda estudantes do mundo inteiro a aprimorar seus conhecimentos na língua inglesa.

Os recrutadores apreciam candidatos com fluência na língua inglesa. Falar inglês fluentemente é um diferencial na hora de fazer um estágio no exterior.

Gramática, ortografia, vocabulário, conjugação, pronúncia… No portal você encontra um conteúdo completo para seus estudos. Sabia que ele é utilizado até pelos próprios anglófonos para consulta de léxico específico? Pois é! Merece uma visita sem falta!

Muitos brasileiros começam a estudar inglês para poder atualizar seu currículo em um nível competitivo na hora de um processo seletivo. O site da BBC Learning English é uma ferramenta ideal para aqueles que desejam aprender vocabulário para negócios e profissional.

O único porém é que a BBC Learning English é voltada para estudantes que já possuem noções intermediárias do inglês.

Se você ainda é iniciante, conheça os sites onde pode começar suas aulas online:

  • Babbel
  • Speaklanguages
  • Talk English
  • Abaenglish
  • Britishcouncil
  • Live Mocha
  • BBC
  • Inglesonline…

O melhor de tudo é que alguns sites ainda oferecem certificação ao final dos cursos. Uma boa maneira de se internacionalizar sem sair de casa! 😉

Os cursos MOOC online

O acrônimo MOOC significa « Massive Open Online Course » (em português Curso Online Aberto e Massivo): elaborado por professores formados, esses cursos são gratuitos e garantem a aprendizagem do inglês como nas grandes escolas e universidades.

O segredo aqui é a comunicação: o aluno tem contato com alunos antigos e com estudiosos, especialistas e pesquisadores ao longo das aulas.

O acesso aos cursos é totalmente gratuito; muitos programas também oferecem certificações de língua válidas em ambientes profissionais e acadêmicos.

Estude de casa e ganhe um diploma de língua inglesa! Que tal aprender inglês como nas grandes universidades?

Nos cursos MOOC, todos os conteúdos do inglês são abordados:

  • Aulas de verbos irregulares;
  • Aulas de conjugação (present perfect, preterit, pluperfect…);
  • Aulas de vocabulário;
  • Aulas de pronúncia e expressão oral (com diferentes sotaques e acentos);
  • Aulas de fonética;
  • Aulas de gramática.
  • Muitos outros!

O British Council é um exemplo de organização que obteve um sucesso absoluto na oferta de MOOC, com mais de 100 mil inscritos em um ano! O curso pode até ser realizado via Smartphone. Não é cobrada taxa e os estudantes não precisam fazer um exame final. 

“O inglês é falado por uma em cada quatro pessoas ao redor do mundo e sabemos que mais pessoas querem aprender”, diz Sara Pierson, responsável pelas parcerias do British Council.

Para progredir nos seus estudos, é aconselhável reservar no mínimo 4 horas por semana para o inglês: com esse ritmo, em poucos meses você já consegue sentir a diferença na fala e na escrita.

 Aplicativos gratuitos para smartphone

Educação e tecnologia é uma associação que funciona!

A realidade do cenário educacional brasileiro não é animadora: apenas 65% das escolas públicas possuem acesso a Internet e apenas 44% das escolas dispõem de laboratório de informática. As informações são obtidas pelo Censo Escolar 2015 e divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

No entanto, existem muitas iniciativas e projetos atualmente que associam novas tecnologias e aprendizagem.

Com o auxílio de um smartphone ou um tablete, o aluno pode frequentar aulas e aprender online de graça. E realmente funciona!

Markus Witte, fundador do aplicativo Babbel, fala um pouco mais sobre o assunto:

“Na Babbel, nosso objetivo é que os usuários consigam se expressar em uma língua estrangeira em diversas situações da vida cotidiana. A capacidade de se comunicar em uma língua estrangeira é o que nos faz identificar se um aluno progride ou não. Obtivemos resultados muito positivos ao longo dos anos de existência da Babbel.”

Estima-se que mais de 81% dos alunos que querem aprender espanhol com o aplicativo gratuito no smartphone atingem seus objetivos.

Estude uma língua estrangeira com a ajuda do seu celular! Os aplicativos são aliados na hora de aprender uma outra língua.

Para o inglês, podemos citar os seguintes aplicativos educativos:

  • Babbel,
  • ABA English,
  • Duolingo,
  • Wilingua,
  • Learn English.

Esses programas são ideais para se aprender uma língua em um período curto de tempo, uma vez que o aluno consegue estudar não só de casa, mas do ônibus, esperando numa fila de banco, no supermercado, num parque…

Que tal aprender inglês em poucos cliques?

Começar uma correspondência com um nativo

Para falar perfeitamente inglês, é preciso… falar!

Ficar recluso em casa com certeza não é um bom jeito de se aprender uma língua – mesmo se você pretende estudar sozinho. Para desenvolver expressão oral e pronúncia, é fundamental ter contato e conversar com outras pessoas na língua de destino.

Falar com um anglófono nativo é um método muito mais agradável e eficiente do que fazer exercícios de gramática e assistir a videoaulas… não é mesmo?

Aprenda inglês conversando com um nativo. Ter um amigo nativo pode ajudá-lo a descobrir o significado de alguns acrônimos utilizados pelos jovens ingleses.

Conversar com anglófonos nativos pode ajudá-lo a descobrir o vocabulário familiar e corriqueiro, aquela linguagem falada na vida real do dia a dia, e que é indispensável para se integrar no país.

Conheça as principais vantagens de começar a se corresponder com uma pessoa de origem estrangeira:

  • Enriqueça seu vocabulário;
  • Aprenda expressões idiomáticas;
  • Descubra gírias e jargões usados no dia a dia;
  • Entenda os costumes e as tradições do país;
  • Amplie seu universo cultural;
  • Conheça o diferente;
  • Se prepare para uma viagem linguística de imersão total;
  • Desenvolva habilidades de sociabilização;
  • Faça novos amigos!

Graças à Internet, você encontra muitos sites e portais especializados em correspondência internacional, seja por meio de cartas, por email ou via Skype.

Claro, essa correspondência talvez não seja uma modalidade de estudos ideal para quem precisa passar exames oficiais como TOEFL ou TOEIC, mas continua sendo uma boa alternativa para aprofundar seus conhecimentos gerais da língua!

Veja filmes na versão original

Um jeito divertido e descontraído de aprender o inglês é assistindo a filmes e séries na língua original. Você pode optar se quer adicionar legendas em português ou em inglês em função do seu nível de estudos.

E a vantagem do inglês é justamente essa: há muito material audiovisual por aí! O inglês é a língua dominante no cinema e na televisão e isso não se limita a produções inglesas ou norte-americanas.

Uma outra alternativa é comprar livros na língua original. Os alunos mais avançados podem até ler romances inteiros em inglês!

Para facilitar ainda mais a sua vida, você pode utilizar recursos como o Netflix ou a televisão a cabo. Esses programas possuem ampla opção de filmes e séries e dispõem de todos os recursos de áudio e de legenda para sua comodidade. Você pode passar do inglês ao português em apenas um clique.

Que tal melhorar o seu nível de inglês assistindo vários episódios daquela sua série preferida? Estudo dos sonhos! 🙂

Fazer aulas particulares de inglês via webcam

Para dar uma turbinada nos seus estudos de inglês ou se preparar para um certificado de línguas, por que não recorrer a aulas particulares com um profissional especializado?

Ao contrário do que se pensa, você não precisa obrigatoriamente se deslocar para frequentar um curso particular de inglês: hoje a aula pode chegar até a sua casa!

No portal Superprof, por exemplo, você pode encontrar um professor certificado que ministre o conteúdo específico que você deseja. 

E como saber que o professor de inglês aceita dar aulas via webcam? É bem simples: ao acessar o portal, dentro de cada perfil do professor, você enxerga à direita a informação das modalidades de ensino ofertadas. Na busca por profissionais na sua região geográfica você também tem a opção de aplicar um filtro de aulas via webcam.

Além disso, saiba que é fundamental alinhar suas expectativas ao perfil do professor de línguas. Conheça alguns deles:

  • O professor nativo: para alunos que desejam aprofundar o conhecimento em inglês e que buscam um aperfeiçoamento da língua;
  • O professor com diploma: para alunos que procuram aprender a língua inglesa do mesmo modo que o ensino é ofertado em escolas e instituições de idiomas;
  • O professor-estudante: para alunos que dispõem de pouco orçamento e desejam aprender o idioma sem gastar muito.

Aprenda inglês de casa via webcam! Para aprender inglês, basta ter uma caneta, um caderno e uma boa conexão internet.

Sabia que 92% dos professores inscritos no portal do Superprof oferecem sua primeira aula gratuitamente? Um bom jeito para testar a metodologia e conhecer o perfil dos profissionais.

O ensino a distância tem muitas vantagens: além de flexibilidade de horário, você pode frequentar suas aulas de onde quiser: na praia, durante suas férias, em um parque, em uma biblioteca, em um café… Basta um computador, um fone de ouvido e uma boa câmera!

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz