Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Como isolar o som do violão e de outros instrumentos

De Fernanda, publicado em 17/10/2016 Blog > Música > Violão > Fazer isolamento acústico no seu quarto

Você, de repente, recebe uma ótima notícia, uma daquelas que mais te dão prazer, do tipo: seu filho ouviu seus conselhos e decidiu estudar música! Pois é… Finalmente, em breve ele vai começar suas primeiras aulas particulares de guitarra.  Porém, nem tudo é flores…

Há também o outro lado da moeda, a péssima notícia chega logo em seguida para deixá-lo um pouco receoso quanto a essa nova atividade de sua criança: como ele vai tocar no próprio quarto, você e seus vizinhos com certeza serão obrigados a ouvir suas notas desafinadas e você corre até o risco de tomar uma multa ou de perder a amizade que tem com os moradores do lado…

A guitarra e o violão têm uma grande amplitude de notas. Enquanto as mais graves emitem fortes vibrações, as mais agudas chegam longe… até o ouvido dos vizinhos! Aprender guitarra ou violão pode ser um pesadelo para a vizinhança!

Para proteger seus ouvidos e também evitar reclamação de seus queridos vizinhos, é preciso tomar algumas medidas básicas. Isso é muito importante, já que você não vai querer atrapalhar a vida de todo o mundo.

O Superprof Brasil traz dicas essenciais para evitar a barulheira quando seu filho começar as aulas particulares de guitarra e violão.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Vantagens musicais do isolamento acústico

Antes de falar sobre o incômodo que o som da música pode causar para pais, irmãos, irmãs e vizinhos, vamos tentar explicar um pouco sobre o tema da insonorização sob um aspecto mais pessoal.

Qual a importância dela para você enquanto músico?

E ainda mais especificamente para os guitarristas iniciantes: você também pode se beneficiar de um bom isolamento em seu quarto ou casa nas horas de prática.

A guitarra dos Rolling Stones faz barulho! Rolling Stones sem barulho?

Por quê?

Simplesmente porque, graças ao isolamento, seu som vai sair muito melhor. Vedando bem as paredes e o teto, você ganha em qualidade, pois o som não escapa pelos espaços e se propaga melhor dentro do quarto, se tornando mais nítido aos ouvidos. Além de não atrapalhar a vida dos outros você ainda melhora a sua habilidade!

Você vai ouvir notas muito mais precisas e poderá se concentrar muito mais nos seus sons, percebendo mais facilmente onde comete erros e também onde pode aprimorar.

Aliás, para todos os guitarristas, essa é uma prática totalmente aconselhável, pois o retorno das notas é muito mais claro aos ouvidos. O que é normal, pois as notas da guitarra ou do violão se propagam para o alto.

Em outras palavras, você aproveita muito mais suas aulas de guitarra ou violão, e ainda pode estudar as escalas em um quarto totalmente insonorizado. Quando você começar a deslizar com habilidade os dedos nas cordas, também vai desenvolver seu ouvido. Melhor treinar com um som de qualidade, não? Esse é mais um dos segredos dos grandes músicos… Melhor segui-lo!

Como evitar o barulho das notas graves?

Ah, os graves! Se alguma vez você já parou na frente de um amplificador vibrando forte com os baixos, com certeza entende o sofrimento que vai causar nos vizinhos com os graves da guitarra ou do violão! Não há vizinho que suporte tamanho barulho o dia inteiro.

Os graves são os principais causadores das fortes vibrações que incomodam a todos em casa. Aliás, caso o quarto ou a sala não forem isolados adequadamente, essas vibrações vão incomodar muito mais gente que a família!

Até você vai estranhar o som emitido no retorno, o que atrapalha bastante os ensaios.

Seu fiho toca guitarra e o barulho incomoda O barulho da guitarra te incomoda?

A dica principal para minimizar o efeito dos sons graves é colocar pedaços de madeira compensada a uns 10 centímetros (no máximo) da parede do quarto. Entre a parede e a madeira, se possível, coloque lã de rocha. Esse material ajuda a amortecer as vibrações e a absorver o som. Fica a dica!

Se você estuda guitarra ou violão em casa é porque provavelmente não tem condições de ensaiar ou tocar guitarra em outro lugar maior. Seu quarto não deve ser muito grande e, com a técnica explicada acima, vai ficar menor ainda.

Nesse caso, para fazer um isolamento acústico de um quarto pequeno, a solução é construir uma cantoneira de teto. Recomendamos que utilize como material a madeira compensada fina, e que coloque lã de rocha atrás da cantoneira. Você deve instalar essa estrutura entre a parede lateral e o teto.

Dessa maneira, você mantém o chão sem alterações, apesar de perder em altura em alguns lugares do quarto. Se o ruído continuar vazando para fora, você pode instalar essa estrutura nos quatro cantos do quarto.

Como evitar o barulho dos sons médios?

Depois de começar a estudar guitarra ou integrar uma banda, uma das alternativas mais comuns para abafar os ruídos são as caixas de ovo. Pois é, você imaginava que a solução poderia ser tão simples assim? Pode parecer um pouco estranho (uma solução meio MacGyver, verdade), mas é uma técnica amplamente difundida e completamente eficiente! Em todo caso, para amenizar os barulhos provenientes dos sons médios ela funciona perfeitamente! E, além de tudo, dá um estilo especial ao seu cômodo, veja na foto abaixo:

Diminuir os barulhos da guitarra com métodos caseiros Um método caseiro mas eficaz!

Você vai precisar comer bastante ovo frito para conseguir caixas suficientes, mas ainda é a melhor solução custo-benefício para isolar o teto.

Dessa maneira, o som da guitarra, que costuma dispersar em direção ao alto, vai ser abafado pela camada de caixas de ovo. Além disso, o relevo das caixas também tem papel importante nesse processo. Seu formato ajuda a quebrar as ondas sonoras.

Essa técnica também funciona muito bem caso você queira tocar guitarra e cantar ao mesmo tempo.

Insonorize seu quarto e amenize os sons agudos

Quem faz aula de guitarra ou violão conhece muito bem os famosos sons agudos. Com violão clássico ou o de cordas de aço, mas sobretudo com a guitarra!

Para limitar esses agudos e não incomodar mais sua família, a combinação da madeira compensada e lã de rocha nas paredes é muito útil. Mas não é a única!

Limitar os barulhos emitidos pela guitarra Saiba criar um isolamento acústico no seu quarto!

Você também pode cobrir o chão com um material específico, poroso, que absorva o som. Duas soluções existem e são bem acessíveis: a primeira delas é colocar um carpete, e isso vai cobrir todo o chão. A segunda é colocar um grande tapete – apesar de ele não cobrir completamente a superfície.

Isole as janelas e poupe seus vizinhos do barulho

À medida que você avança nas aulas de guitarra e violão com um professor particular, de preferência, você fica mais confiante em relação ao instrumento que toca. A frustração do início vai se transformando em diversão, e você não vai querer mais largar a viola!

Mas para tocar com ainda mais liberdade, sem criar brigas com a vizinhança, talvez seja necessário isolar as janelas também. Para isso, também existem muitas alternativas.

Para tocar guitarra e violão sem incomodar os vizinhos faça isolamento nas janelas Toque com liberdade, isole as janelas!

Comece, por exemplo, colocando fita adesiva anti-ruído. O rolo custa cerca de 20 reais. Você pode optar pelos modelos de PVC com feltro, que vedam as frestas com mais eficiência, e podem reduzir até 10 decibéis no volume do som.

Existe outra alternativa, bem mais cara: instalar vidros duplos anti-ruídos nas janelas. Existem modelos resistentes e de qualidade, que além do isolamento sonoro, ajudam a bloquear o calor e o frio. Existem vários modelos de vidros duplos: mas os mais eficientes combinam duas camadas de vidro laminado acústico de no mínimo 3 mm com uma cavidade de ar desidratado entre elas.

A terceira opção para isolar sua janela é um pouco mais barata que a anterior. Você pode ficar com a janela original do quarto onde toca guitarra e instalar uma outra janela em cima dela. Instale a uma distância de 10 a 15 centímetros da original. Pode ser de vidro simples mesmo.

Nesse caso, é fundamental instalar corretamente a segunda janela, sem deixar os menores vãos ou frestas, pois eles certamente vão deixar o som vazar para fora.

Aulas particulares de guitarra sem barulho: mobiliando seu quarto

Digamos que você tenha começado suas aulas e já tentou todas as diferentes soluções propostas nesse artigo. Foi suficiente? Seus pais, seus vizinhos de cima ou os de baixo estão protegidos da barulheira?

Nem sempre. Mas ainda existe uma última alternativa para você que toca frequentemente guitarra e violão.

Organizar os móveis na casa também contribui para diminuir os sons da guitarra Redecore sua casa!

O fato é: se seu quarto ou sala de ensaio for vazio ou tiver poucos móveis, certamente o trabalho de isolamento acústico que você teve não foi suficiente. Principalmente se você gostar de tocar aquele som todo dia!

O vazio, na verdade, contribui para a propagação do som, que vai subir pelas paredes até o teto, emitindo ainda algumas vibrações. Por isso é importante completar esse isolamento posicionando móveis nos quatro cantos do quarto ou da sala. Eles vão quebrar as ondas sonoras.

Se você ainda ficou com dúvidas, procure um professor de guitarra ou violão, ele pode te ajudar.

O barulho e seus incômodos sempre têm solução. Ainda mais que esses problemas vão ser muito pequenos perto dos benefícios das aulas de guitarra ou violão para crianças.

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz