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Como se servir do copywriting e da redação web para convencer?

De Carolina, publicado em 04/07/2017 Blog > Reforço escolar > Português > Quando o português se torna uma arma de marketing

A era do digital criou vários empregos ligados a web.

Principalmente, o trabalho de copywriter e redator ou jornalista web.

Essas duas funções não são iguais?

Sim e não. A gente pode encontrar pontos em comum entre as duas áreas como algumas competências e tarefas. Mas, eles são diferentes!

Claro, um dos pontos em comum entre eles é o domínio da língua portuguesa e sua diversidade.

Uma competência que impõe saber brincar com os sinônimos, as diferentes formas de escrever uma frase, encontrar a palavra exata, enriquecer constantemente o seu vocabulário e seus conhecimentos, ser pedagógico e induzir o leitor a ter um certo pensamento.

Nossa língua oficial está no centro da escritura web, seja você redator web, redator publicitário ou mesmo jornalista.

O português é um poderoso meio para expressar suas ideias, vender, promover, persuadir… Você não acha? Descubra como uma disciplina de copywriting e de redação web podem te ajudar você a convencer uma audiência…

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O que é o copywriting?

O que se esconde atrás desse termo inglês? Qual é o papel de um copywriter?

Por definição, copywriting é:

“Uma técnica de redação de texto adaptada para internet. A otimização de um texto pelo copywriting pode ser crucial para uma boa visibilidade”.

Essa definição não te ensina muita coisa, na verdade. A gente ainda não percebe a diferença dela com a de redação web…

É quando a gente se interessa pelo papel do copywriter que tudo fica mais claro…

Um copywriting é um profissional da publicidade. Sua função consiste em escrever textos de venda a fim de encorajar os clientes a comprar.

Aprenda as dicas para escrever para a web A era do jornal está acabando? Então, adapte-se a internet!

Concretamente, o copywriting é a arte de convencer o cliente, de dar aquele empurrãozinho para ele passar para a ação, ou seja, comprar.

Em português, a gente poderia definir o copywriter como redator publicitário.

Os profissionais do meio gostam de comparar sua função como a de um fotógrafo.

De acordo com eles, todo mundo é capaz de tirar uma foto com um smartphone, colocar filtros e de publicá-las nas redes sociais. Mas, finalmente, só os fotógrafos profissionais são capazes de utilizar uma câmera em modo manual e de fotometrar, saber utilizar o ISO, abertura, velocidade, foco, luz.

Somente com a sua experiência, o fotógrafo é capaz de transformar um retrato banal em uma obra de arte.

Como todo fotógrafo, quase todos brasileiros conseguem escrever um texto pequeno. Mas quantos são capazes de chamar a atenção do leitor e de o impulsionar à ação?

É nesse momento que o domínio da língua portuguesa entra em jogo. Depois de incontáveis leituras, releituras, modificações, ele é capaz de convencer o maior número de pessoas com apenas algumas palavras.

Suas forças:

  • Criatividade,
  • Senso crítico e de reflexão,
  • Espírito sintético,
  • Ortografia perfeita,
  • Domínio da gramática portuguesa,
  • Vocabulário extenso em português,
  • Conhecimento de figuras de linguagem (metáfora, pleonasmo, neologismo, aliteração),
  • Respeito à fonética.

Todas essas noções são o B.A.BA do redator publicitário.

Aliás, utilizado dessa maneira, o português pode te ajudar a encontrar um trabalho!

O copywriting como arma de persuasão através do português

Você entendeu, o português é a primeira ferramenta do copywriter.

Ele utiliza a língua de Molière para conquistar os corações dos leitores e dos futuros clientes.

Quem utiliza o copywriting?

Sabia que todos nós somos copywriters?

Não são somente os marketeiros e os redatores que utilizam essa técnica.

Nós todos somos levados a convencer e a vender na língua portuguesa. Veja aqui alguns exemplos:

  • Fazer um currículo, carta para se vender melhor para os profissionais de recursos humanos (RH).
  • Escrever um pequeno anúncio para vender seu carro ou alugar o seu apartamento,
  • Escrever um SMS para convidar seus amigos para sua próxima festa,
  • Escrever um email profissional,
  • Entrar em uma grande universidade graças ao seu domínio de português,
  • Convencer um jornal a contratar um jornalista graças ao seu nível de português…

Vários métodos para convencer com a sua língua materna!

Alguns métodos antigos também funcionam para sites de informação Mesmo para a web, é sempre importante fazer anotações antes de escrever o conteúdo

Escrever um texto como um copywriter não é fácil. Eles utilizam várias técnicas que vão te lembrar suas aulas de português.

Os discursos de redatores publicitários respeitam regras de linguagem precisas em função de seus clientes e de suas missões.

Veja aqui 5 principais:

  • O método AIDA (Atenção-Interesse-Desejo-Ação)

É preciso escrever o gancho da promessa utilizando os termos exatos e o bom vocabulário do português.

Seu discurso deve suscitar o desejo e tornar sua promessa irresistível ao leitor.

  • O método das 5 Ws e um H (Why, When, Where, What, Who, How- Por que, Quando, Onde, O quê, Quem e Como, respectivamente)

Esse método é explicado em qualquer escola de jornalismo ou de publicidade. Elas servem para escrever o lead, ou seja, o primeiro parágrafo das matérias impressas que deviam responder a todas essas questões.

Hoje, claro, o jornalismo mudou e a internet quebrou o lead. Ao contrário, não é recomendável colocar todas as informações no começo na matéria. Isso porque o leitor vai ler rápido o que lhe interessa e não vai ficar muito tempo na página.

Esse método pode ser usado também na publicidade, mas para incitar o leitor a comprar,  não informá-lo sobre algum fato como no jornalismo.

  • O método narrativo 

Utilizado pelos romancistas e escritores brasileiros, a técnica permite colocar o leitor direto no centro da ação. Aprender o português passa pelo ensino desse método que consiste a redigir um texto sob a seguinte forma: problemática-ação-intriga-resolução-conclusão.

  • O método de Henry Hoke (Pintar-Prometer-Provar-Empurrar)

Esse método parece com o AIDA, mas ele é utilizado principalmente para campanhas publicitárias visuais.

Não deixe de aprender as regras para escrever para internet Escrever como antigamente não funciona mais para a web!

  • Método de Christian Godefroy

O copywriter francês criou uma técnica de redação depois de anos de experiências:

Ela tem 6 regras:

  1. Despertar a curiosidade no leitor
  2. Falar com ele
  3. Mostrar o que o produto pode lhe proporcionar
  4. Como?
  5. Prove
  6. Ofereça uma garantia
  7. Mostre as vantagens
  8. Insite-o a andar rápido e porque
  9. Oferecer um presente se ele agir rápido

O que é a redação web?

O meio de redator web não é somente criar conteúdo para a internet.

Descubra em detalhes essa função polivalente entre o jornalismo e a publicidade que não para de se desenvolver mundialmente.

Um redator web deve, antes de tudo:

  • ser criativo,
  • curioso,
  • aberto,
  • ter uma boa cultura geral.

Como redator, ele deve dominar o português escrito (gramática, conjugação, ortografia, sintaxe, concordância, vocabulário…) para ser preciso e conciso.

A gente distingue três perfis no setor de escritura web:

  • Os redatores: eles valorizam a redação de seus conteúdos.
  • Os posicionadores: eles trabalham para otimizar o conteúdo com o objetivo de melhorar o posicionamento das páginas do website nos motores de pesquisa.
  • Os criadores-redatores: mas voltados para o domínio da publicidade, eles devem impulsionar o leitor à ação.

Os melhores redatores web possuem essa tripla qualidade!

Como os assuntos de escrita são os mais variados possíveis, o redator web deve se adaptar a cada novo projeto mesmo se eles têm uma boa cultura geral.

Uma formação literária, um diploma em  um curso como letras ou comunicação podem ser úteis para se lanças na aventura.

Se o português não é a sua língua materna mas você ama esse meio, você pode conseguir ter o nível necessário. Para isso, você pode fazer umas aulas particulares de português língua estrangeira, aprofundar seus conhecimentos na língua de Machado de Assis para escrever conteúdos de qualidade.

A redação web utiliza o português de maneira diferente do jornalismo?

Qual é a diferença entre um redator web e um jornalista?

A gente não pode escrever para web da mesma forma que a gente escreve para um jornal impresso e vice-e-versa.

A redação web utiliza códigos diferentes do jornalismo.

Entre em ação e saiba os métodos para criar conteúdo para internet Você aprende a escrever para a web escrevendo!

Veja as diferenças importantes:

  1. Suporte: isso pode parecer banal, mas os códigos da redação web e papel são bem diferentes. Mesmo se depois de alguns anos a profissão jornalística se digitaliza cada vez mais…
  2. A imparcialidade: princípio fundamental que impõe ao jornalista de ser neutro e objetivo em todas as circunstâncias. O redator web responde a uma demanda. Seus conteúdos valorizam os serviços, produtos, etc. A objetividade não é uma regra aqui.
  3. O estilo de escritura: a redação web se adapta ao comportamento do internauta que lê 25% mais rápido na internet. O estilo deve ser conciso, aerado e persuasivo. O vocabulário deve ser simples e compreensível. O leitor deve entender as linhas principais do texto mesmo lendo em diagonal.
  4. O posicionamento: o conteúdo escrito para a web sempre deve ter uma ótica de posicionamento para reforçar a visibilidade do site na internet. Para isso, o redator web deve escolher as boas palavras chaves, ter cuidado com os seus títulos, prestar atenção nos links, etc.
  5. O público alvo: com centenas de websites, a internet transborda de informação! Contrário ao jornalismo que se direciona a uma população mais generalizada, o alvo do redator web é sempre bem preciso: ele deve responder às expectativas dos internautas.

Há um ponto em comum entre os dois profissionais: a ortografia.

É preciso tomar muito cuidado com os erros de ortografia, de digitação. Os leitores não gostam disso em nenhum meio!

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