Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Busca pelo bom mestre de português

De Camila, publicado em 13/07/2017 Blog > Reforço escolar > Português > Encontrar tutor competente do idioma de Camões

Entre o momento da decisão de fazer aulas particulares de língua portuguesa e o dia de começá-las existe uma etapa importante que não pode ser negligenciada: a busca pelo bom professor.

Tal procura pode se tornar uma saga se os métodos e locais de pesquisa não forem conhecidos.

Claro que a investigação é sempre focada no melhor, seja para si próprio, para o irmão ou o filho. Nada de profissionais medíocres ou com má reputação. Na hora da “caça” pelo educador ideal, o objetivo é aquele que vai realmente contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do aluno no idioma.

Ser brasileiro e lusofônico – ou seja, possuir a língua portuguesa como idioma nativo – não é sinônimo de dominação da fala e da escrita o tanto quanto se deseja. Muitos estrangeiros que encararam o desafio e aprenderam a falar a língua de Camões podem ser testemunhas: o português é uma língua complexa.

É extremamente normal ficar perdido(a) diante de uma conjugação um pouco mais complicada na hora da redação ou na interpretação de um texto mais formal. No entanto, existem maneiras de evitar tais situações se elas prejudicam as atividades cotidianas.

Muitas pessoas buscam uma aperfeiçoamento na língua portuguesa. É normal ser lusofônico e precisar de aulas de reforço no idioma.

Estudante do Ensino Fundamental, Médio ou Universitário, a língua portuguesa é a base para a comunicação com os professores. É através do seu uso que os jovens são avaliados. E não precisa ser somente em matérias de português ou literatura, não!

Em qual língua são dadas as respostas nas provas de geografia? Qual será o idioma utilizado para completar a avaliação de filosofia? E o trabalho de conclusão de curso, será todo redigido em…? Português, claro!

Mesmo já engrenado(a) em uma carreira profissional, nada pior para a imagem do empregado do que apresentar relatórios e comunicados com erros em seu idioma nativo.

Neste momento, a melhor solução é procurar aulas particulares de português, seja para aprender, reforçar, melhorar ou lapidar suas habilidades linguísticas.

Se você se interessou pela dica, mas não sabe por onde começar a busca, se ligue nesta matéria, pois o Superprof.com.br te guiar nesta jornada!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Procurar aulas particulares na internet

É bem provável que a busca pela internet seja o primeiro recurso que você vai utilizar.

Esse método de pesquisa já está mais do que aprovado e é eficaz em 90% dos casos.

Basta acessar um site de busca – como nosso bom e velho amigo Google – e digitar algumas palavras-chaves. Tais palavrinhas guiarão o programa na procura pelas ofertas disponíveis. Sendo assim, é muito importante escolher os termos certos para obter o resultado desejado.

Não adianta colocar apenas “professor particular de português” ou “aula particular de português”. É essencial que o nome da cidade onde você procura tal serviço também entre na pesquisa. Senão é como achar agulha em um palheiro! Já imaginou ter que triar educadores em meio a todos os links que aparecerem após apertado ”enter”?

Fizemos o teste e, no momento da redação desta matéria, o Google nos deu cerca de 375.000 resultados! É coisa para caramba!

Selecionando uma cidade, a investigação fica direcionada para a região onde você se encontra. Se preferir, coloque também o bairro em que procura fazer o curso. Se seu desejo é que o educador vá à sua casa ou escritório, inclua “domicílio” em meio às palavras digitadas.

Mesmo excluindo vários que, de cara, já não pareçam possuir o perfil que você procura, ainda sobrará uma grande quantidade de ofertas. E agora, como saber qual delas é confiável?

Muito cuidado nunca é pouco, pois não queremos acabar contratando um pseudo-profissional picareta. Afinal de contas, está cheio de gente tentando passar a perna nos outros, principalmente pela internet.

A internet é uma aliada na procura do professor particular. A busca pelo professor ideal via internet pode ser interminável.

Primeira dica: analise o site do anúncio e procure por recomendações.

Em blogs e alguns sites de pequenos anúncios, as pessoas que já contrataram o serviço tem um espaço para comentários. Nele, você encontrará avaliações e relatos de experiências de antigos clientes. Se o parecer for bom, ponto para o professor!

Segunda dica: faça uma busca no Google com o nome do educador.

Se ele for formado em alguma universidade, é bem provável que isso apareça em algum lugar da web. Se ele for um picareta, existem chances de encontrar relatos online de pessoas que sofreram com sua falta de profissionalismo.

Terceira dica: procure pelo profissional nas redes sociais.

Quem é que não tem um perfil no Facebook hoje em dia?

A partir de uma breve pesquisa, você poderá encontrar o professor na rede social de Mark Zuckerberg. Olhando brevemente para o perfil, o nível das fotos publicadas e das mensagens escritas, já dá para ter um sentimento se a pessoa é séria ou não.

Se o professor levar seu trabalho e dedicação às aulas particulares a um nível mais elevado, você encontrará até mesmo uma página profissional dedicada ao ofício do tutor na rede.

Quarta dica: ligue e converse por telefone

A conversa pelo telefone pode ser um contato chave para saber se você está em contato com um verdadeiro professor de português ou um charlatão.

Se, ao conversar, o domínio oral do idioma não for lá essas coisas, então desconfie. Como uma pessoa vai te ensinar uma língua que nem ela mesma conhece?!

Quinta dica: peça uma cópia dos diplomas

Você procurou no Google, encontrou bons comentários, a página no Facebook te pareceu correta e a conversa pelo telefone foi agradável. Pronto: você está quase 100% convencido(a) em contratar este profissional da língua portuguesa.

Se o educador for mesmo um professor sério e responsável, ele não vai hesitar em te mostrar seus diplomas de formação. Então peça uma cópia desses documentos antes de contratá-lo. Eles servirão como mais uma garantia de que você está lidando com uma pessoa de confiança.

Encontrar seu professor no Superprof.com.br

Agora sim estamos na nossa praia!

Aqui no Superprof você também pode procurar – e encontrar! – seu professor de língua portuguesa. Seja para crianças, adolescentes, adultos ou estrangeiros, reunimos em um só site uma enorme variedade de excelentes profissionais à espera de novos alunos.

Nós detectamos a dificuldade que as pessoas tinham ao procurar por tutores individuais especializados, então decidimos criar esta plataforma de contato entre educador e aprendiz.

Superprof é também uma ótima ferramenta para os professores, que muitas vezes ficam perdidos, sem saber como e onde oferecerem seus serviços com credibilidade.

Guia para encontrar um tutor individual de língua portuguesa. Fique tranquilo que te mostramos como achar um bom professor particular de português!

Aqui você encontrará seu futuro mentor(a) na língua portuguesa. No entanto, o mais legal é que, se você precisar de educadores em outras áreas como história, geografia, química, idiomas estrangeiros, etc, você também pode encontrá-los aqui.

A procura pelo profissional é grátis. E eles são de confiança, pois passam pelo nosso crivo antes de serem anunciados.

Assim que você achar o perfil que se encaixa à sua demanda, chegou a hora entrar em contato. Para tal, cobramos uma taxa de 29,00 reais. Este valor só precisa ser pago uma única vez. Sendo assim, se sua conversa com o primeiro escolhido não funcionar, você não precisará pagar novamente, podendo selecionar outro profissional para contactar em seguida.

As tarifas das aulas são estipuladas pelos próprios professores e nenhum tipo de comissão é cobrada em cima do valor.

Pesquisar em escolas especializadas

No mercado de aulas particulares, existem várias instituições especializadas no auxílio a estudantes em domicílio.

Tais organizações selecionam e contratam professores que atuam com reforço escolar individualizado.

Ao escolher este sistema de busca por aulas particulares, você provavelmente pagará um pouco mais caro, pois o engajamento do profissional de maneira contratual tem um valor elevado.

Em contrapartida, a garantia da prestação do serviço é certa, pois se você não gostar de um determinado professor (ou se ele faltar à aula), um outro lhe será designado.

O fato de possuir uma empresa à qual recorrer caso algo não se passe como previsto é, igualmente, uma proteção ao seu investimento.

Buscar indicações a partir de contatos pessoais

Existem outros métodos um pouco mais, digamos, informais para se encontrar um professor particular de português.

O boca em boca é um deles. Calma, não estamos falando de respiração boca a boca, mas sim de comunicação boca em boca.

Não tem aquela expressão que diz “quem tem boca vai à Roma”? Pois bem, se você espalhar aos sete ventos que está à procura de um tutor para aulas individualizadas de língua portuguesa, provavelmente encontrará um.

Esse método não possui garantias de sucesso e pode levar mais tempo que o esperado. Mas quando ele funciona, a confiança no profissional muitas vezes é maior do que se ele tivesse sido encontrado na internet.

Isso porque alguém do seu grupo de relacionamentos tem algum tipo de conexão com este conhecedor da língua. Ou então conhece alguém que o conhece ou já teve alguma experiência com o educador. E vamos combinar que ninguém indica uma pessoa que executou um trabalho mal feito, não é mesmo?

A comunicação de boca em boca pode ser a mais eficiente. A procura por indicações pessoais de professores pode ser o melhor método.

Sendo assim, outra boa opção de busca é sair perguntando no trabalho, na escola, na padaria, na sala de espera do dentista e a outras mães no clube ou na aula de natação se alguém tem alguma indicação de professor particular de língua portuguesa para te passar.

No mais, boa sorte na procura!

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *