Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Critérios a levar em conta antes de começar suas aulas de inglês

De Fernanda, publicado em 20/06/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Como escolher um professor de inglês?

Fazer aulas para aprender inglês ou melhorar o seu nível do idioma é uma excelente decisão. Mas optar por aulas particulares com um professor de inglês é ainda melhor.

E você, saberia por onde começar na hora de escolher quem será o seu professor particular? Por que é tão importante fazer aulas de inglês?

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Benefícios das aulas particulares de inglês

Aulas particulares vs aulas em grupo

Ao contrário de uma aula de grupo, o curso com um professor individual lhe permite desfrutar de toda a atenção do profissional para que ele atenda a todas as suas dúvidas.

As aulas vão avançar de acordo com o seu ritmo e não de acordo com o ritmo do grupo: em função do seu nível, dependendo de qual ano você está (se você frequenta o ensino fundamental, ensino médio ou ensino superior), o professor vai trabalhar com base em suas habilidades e também em seus objetivos.

De fato, com base no seu histórico escolar mas também fazendo algumas avaliações de verificação, ele vai rapidamente descobrir suas principais dificuldades e barreiras, além de apontar o caminho para superá-las.

Ele será capaz de criar um programa personalizado, literalmente “sob medida”, especialmente para você.

Quais as vantagens de um professor particular? Aulas particulares: um ensino personalizado para você alcançar seus objetivos pessoais!

Além disso, você não vai sofrer nenhuma pressão em relação ao ritmo dos outros estudantes: a aula particular é feita de acordo com a sua velocidade de aprendizagem. Sem mencionar que você pode lançar todas aquelas perguntas que sempre quis, mesmo aquelas mais absurdas!

A comunicação aluno-professor é completamente livre, mesmo que ela aconteça na maioria das vezes exclusivamente em inglês. Ninguém vai julgá-lo ou olhar de soslaio se você disser algo errado ou se você gaguejar ao pronunciar uma palavra.

Aulas particulares vs ensino autodidata

Se você comparar essas duas metodologias de aprendizagem, o primeiro ponto positivo de fazer aulas particulares é que você tem alguém ao seu lado que irá ajudá-lo a melhorar sua expressão oral: o inglês é um idioma vivo e deve ser praticado regularmente em voz alta, treinando suas cordas vocais, o cérebro e a visão, para ler e falar plenamente.

Fazer aulas com um professor de inglês pode reduzir significativamente o hiato entre os níveis de expressão escrita e oral.

Ao estudar sozinho, você aprende o vocabulário inglês na frente da tela do computador ou com o auxílio de um livro. Já com um professor particular, você tem a oportunidade de reutilizar esse vocabulário em situações cotidianas e conversas corriqueiras.

Esta é uma ótima maneira de aprender de uma forma ritmada e assim melhorar a sua capacidade de falar inglês.

O professor pode lhe apresentar os recursos mais adequados ao seu nível para que você não perca nem tempo nem energia com exercícios muito simples ou muito complicados.

Esta é a grande vantagem de ter um profissional da educação dedicado exclusivamente a você: é uma experiência rica com troca de conhecimentos, vivências, comunicação, conversas e argumentação.

Professor ou aluno

Não existem critérios oficiais para se tornar um professor particular, uma vez que estudantes e universitários podem muito bem ensinar inglês em casa.

Mas como escolher o profissional ideal? Um professor com licenciatura em letras, dedicado exclusivamente à sua disciplina, ou um estudante que já morou anos em um país anglófono? Como tomar a boa decisão?

Escolhendo o estudante

A grande vantagem de ter um estudante como professor particular é a sua proximidade com o universo acadêmico e com o aluno. Ele certamente é uma pessoa mais acessível.

As vantagens de ter um estudante como professor. Por que fazer aulas particulares com um estudante?

Sua abordagem é muitas vezes mais concreta, mais próxima da realidade do dia a dia. Os estudantes também estão mais próximos das mais recentes teorias linguísticas e mudanças contemporâneas da língua, uma vez que ainda estão dentro da universidade. Isso vai criar um certo dinamismo em suas aulas.

Escolhendo um professor

É evidente que o professor formado goza de experiência e conhecimentos que o estudante ainda não possui.

Ele sabe de antemão o que o aluno espera, as barreiras que irá enfrentar; ele pode antecipar suas reações e lhe dar soluções para superar esses obstáculos.

Estudando inglês em casa com um professor. Quais as vantagens de fazer aulas particulares com um professor formado?

Além disso, o domínio do conteúdo será muito útil: ele pode dar ou revisar um capítulo inteiro ou trabalhar um conceito específico que o aluno não tenha compreendido.

Ele tem, como profissional experiente, um repertório vasto de recursos, materiais didáticos e exercícios que estão prontos para o uso, resultando em uma economia de tempo não negligenciáveis.

A escolha do aluno

Geralmente, é o aluno que vai escolher o perfil do professor de acordo com suas habilidades, necessidades e orçamento.

É fundamental que o aluno se sinta confortável com a pessoa que vai lhe dar aulas particulares, para que elas sejam eficientes.

Alguns vão se sentir mais seguros com a experiência de um professor formado, outros vão preferir a jovialidade e o dinamismo motivadores do estudante.

Critérios para encontrar um bom professor particular de inglês

Aproveitando sua aula de inglês com um professor particular

Para que sua aula com um professor seja o mais eficiente possível, você pode seguir estas dicas e assim otimizar seus estudos particulares:

  • Faça uma avaliação de suas necessidades no primeiro encontro com seu professor: isso parece óbvio, mas é necessário saber onde você está, para que o professor entenda como ele vai articular suas lições posteriores. Um dos seus objetivos pode ser, por exemplo, aprimorar seu nível de inglês para negócios.
  • Já tem uma idéia do que você deseja rever ou aprofundar com o seu professor: seria estudar mais vocabulário? Conseguir uma pronúncia melhor? Revisar a gramática? Ou apenas praticar conversação? Ou até mesmo se preparar para o vestibular?
    Depois de ter observado esses pontos, informe seu professor o quanto antes de seus objetivos, para que ele adapte o programa e elabore exercícios específicos.
  • Pratique inglês fora da aula: quanto mais você falar e escrever no idioma, mais ele se tornará natural para você.
    Por que não assistir a um filme em versão original, ou então ler um livro na língua de Shakespeare?
  • Durante as aulas, sinta-se livre para tomar notas em um caderno.
    Não fique passivo nesses encontros. Interaja, pergunte, converse.

Escolhendo um profissional para dar aulas particulares. Qual a sua ideia de professor ideal?

O que é um bom professor particular de inglês?

  • É um profissional que tenha sólida experiência e conhecimento e que domine o inglês com perfeição: ele vai se adaptar às necessidades de cada aluno.
  • É um professor que dá gramática quando necessário e não de maneira sistemática. É um professor que não se esquece de trabalhar expressão oral e comunicação.
    Nenhum aspecto do idioma deve ser esquecido como falar, escrever, vocabulário, gramática, pronúncia, etc.
  • É alguém que não fala português (ou bem pouco) durante as aulas, visando à imersão total. Isso permitirá que você melhore rapidamente sua pronúncia.
    No entanto, se um conteúdo de gramática precisa de esclarecimentos ou de maior profundidade, será preferível explicá-lo em português.
  • É um professor que lhe permite falar e se expressar, que não interrompe para corrigi-lo sistematicamente: ele primeiramente toma algumas notas e, em seguida, corrige. O importante é a fluidez, o desejo de se comunicar em inglês e, assim, liberar o estudante de seus bloqueios.
  • É um professor que lhe dá exercícios para fazer em casa: um pequeno texto do seu interesse para ler, uma lista de 10 palavras do vocabulário para aprender, etc.
  • O professor deve ter excelente pronúncia: para melhorar a sua, ele deve ser capaz de reproduzir claramente as sonoridades para você.
  • Finalmente, ele precisa ensinar a aprender a falar inglês.

Onde encontrar o professor certo?

É importante utilizar várias fontes de pesquisa e referências para encontrar o professor mais adequado às suas necessidades.

Como encontrar um bom profissional de educação. Desmotivado com os estudos? Vá atrás de um professor que se adapte às suas necessidades!

Pequenos anúncios

Tome cuidado com alguns sites gratuitos pois eles raramente são confiáveis. Por outro lado, desconfie daqueles que cobram fortunas por uma aula particular de inglês, pois dificilmente atenderão às suas expectativas.

Aconteça o que acontecer, você deve ficar atento aos mínimos detalhes: se a pessoa fornecer seu número de telefone ou e-mail, entre em contato com ela.

O ideal seria encontrá-la pessoalmente para conversar, tirar suas dúvidas e conhecer melhor a formação e a experiência do profissional.

Escolas e instituições

A vantagem é que os funcionários cuidam de seu caso pessoalmente, levando em conta o perfil do aluno, além de suas expectativas e suas necessidades.

A escola define o preço, verifica os contatos das famílias e dos professores, a disponibilidade de cada um, e proporciona maior segurança, pois seleciona seus prestadores de serviço.

Do seu lado, o professor é frequentemente avaliado e deve entregar um relatório sobre o seu trabalho com o aluno. Esse acompanhamento constante pode tranquilizar o aluno em relação às aulas e ao serviço prestado.

O preço depende muito do número de aulas.

Boca a boca, redes sociais

Por que não mobilizar todos os seus contatos, seus amigos, seus professores e pedir conselhos para eles?

A vantagem é que o professor vai ser alguém indicado e com referência. Mas a questão do salário pode se tornar um problema: como negociar com um conhecido?

Sites e plataformas

Muitos sites e plataformas surgiram recentemente para oferecer serviços educacionais de qualidade.

Cada site tem suas especificidades: alguns focados no ensino de línguas modernas, outros agregam aulas e cursos dos mais variados assuntos.

Na maioria das vezes, existem verdadeiras equipes trabalhando por trás de cada site ou de cada plataforma. Portanto, há uma seleção inicial de professores, exigindo que eles preencham seus perfis com formação, experiência, disponibilidade, salário, etc.

Mais uma vez, se você é um aluno que procura aulas de inglês, não hesite em contatá-los, para tentar falar com eles ou conversar pessoalmente para tirar todas as suas dúvidas.

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz