Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

É difícil aprender a tocar violão e guitarra?

De Carolina, publicado em 12/10/2016 Blog > Música > Violão > Por que o violão e a guitarra são instrumentos fáceis?

A priori, entre a longa lista de instrumentos que existem hoje, o violão e a guitarra são os mais fáceis de se ter e aprender.

É um instrumento que a gente encontra em qualquer lugar e que os adolescentes são fiéis e começam rápido a arranhar seus primeiros acordes.

Claro, dizer que o violão e a guitarra são instrumentos muito fáceis é uma meia-verdade: mesmo se a prática do violão ou da guitarra é relativamente simples comparada a outros instrumentos como o violino, piano, bateria ou os de sopro, ainda temos que aprender a mesma quantidade de bases para o violão ou a guitarra.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

O dia que eu descobri as tablaturas

Você somente vai começar sua aprendizagem do violão ou da guitarra quando descobrir que esse instrumento é fácil de se domar.

No começo, a gente não o conhece. O fato das marcações das notas serem iguais pode impressionar, não há branco e preto como no piano para ter uma referência.

Mas quando você aprender um pouco de música ou do solfejo, tudo é diferente. Você decifra sozinho: basta você saber segurar bem o seu instrumento, a utilizar uma palheta e começar os primeiros exercícios para sonorizar seu violão ou sua guitarra.

Mas quando você não conhece nada, que esse universo musical é completamente estranho para você, não faz sentido de tentar aprender a partitura. Mas calma, tem uma solução que pode mudar toda a sua relação com o violão ou guitarra: as tablaturas.

A tablatura simplifica a partitura para o violão ou guitarra As notas da partitura te dão medo? Calma!

Ao invés de encontrar as notas clássicas da partitura, as tablaturas te mostram onde colocar os dedos com a ajuda de números: em cada linha, você encontra uma corda do violão ou da guitarra. Um número aparece e corresponde a uma determinada casa no braço de seu violão ou guitarra.

É uma representação muito esquemática de seu violão ou guitarra. Simples para aprender e que vai fazer você perder o medo de aprender a tocar violão ou guitarra.

Assim, graças a essa técnica tão útil, aprender violão ou guitarra se torna acessível a todo mundo. Não importa o seu nível de aprendizado, você pode aprender suas músicas favoritas!

Como tocar sem conhecer o solfejo?

Escolha o modelo de violão ou guitarra mais próximo do estilo de música que quer tocar (não compre um violão clássico para aprender a tocar rock, por exemplo. O braço e o espaço entre cada traste são mais largos). Comece aprendendo as bases para ler as tablaturas (há vários sites de internet, revistas, ebooks, tutoriais que te ensinam as
bases) e depois, treine no violão ou na guitarra.

Aprender o violão ou a guitarra com esse método é rápido. E se você praticar sempre, se prestar atenção no posicionamento de seus dedos, você conseguirá tocar bem seu violão ou guitarra e vai se surpreender!

Aprender o violão ou a guitarra facilmente

Há múltiplas maneiras de aprender violão ou guitarra mas nenhuma é 100% fácil porque cada uma pede o mínimo de determinação, de vontade e concentração.

Independente se você está fazendo cursos particulares ou que está aprendendo sozinho em seu quarto com partituras, tablaturas, programas de áudio, vídeos ou outros métodos de violão ou guitarra, é preciso saber que mesmo se o aprendizado do instrumento é fácil, mesmo se os primeiros gestos não são complicados, o violão ou a guitarra continua sendo um instrumento de música com suas especialidades, dificuldades.

É verdade que se você aprender música em uma faculdade ou em uma escola, você vai certamente aprender o solfejo. Ele vai te ajudar muito a decifrar mais rapidamente as partituras e mesmo a escrevê-las.

Uma outra solução é o curso com professor particular: ele saberá te dar os macetes, vocês vão trocar todos os tipos informações sobre o universo do violão ou da guitarra. Além disso, ele saberá te dizer se você está indo bem, se está progredindo e vai te dar uma força nos momentos difíceis.

Porque, claro, nem tudo será um mar de rosas durante sua aprendizagem. Vai ter dias que você terá a impressão de que não sabe mais tocar, que não avança mais, que não progride mais e será nesse momento que o professor será um precioso aliado!

Uma outra técnica para aprender o violão ou a guitarra rápido é a internet: graças aos vídeos que podem ser vistos quantas vezes quiser, que você pode “pausar” para observar o movimento das mãos ou as posições dos dedos. Hoje, com certeza, é mais fácil de começar o violão ou a guitarra.

É uma verdadeira ferramenta pedagógica para não esquecer e que vai fazer você ganhar em experiência rapidamente!

A gente sabe, o violão ou a guitarra pode ser um instrumento fácil de se aprender. Mas é preciso encontrar o bom método para isso.

E quando a gente fala de bom método, é aquele que te corresponde pessoalmente: nem todo mundo pode ou tem a oportunidade de fazer cursos de violão ou guitarra com um professor particular. Ainda bem que hoje há possibilidades para todo mundo aprender esse instrumento.

Faça sempre o balanço entre os pontos positivos e negativos para cada método, verifique a qualidade dos cursos e métodos, preste atenção nos preços cobrados para cada aula.

Não esqueça de utilizar uma afinador para que seu violão tenha um som limpo e agradável. Caso não tenha um, há afinadores online que podem te ajudar!

Dicas para tornar fácil o aprendizado do violão ou da guitarra

Não são conselhos práticos, porque cada pessoa tem seus próprios recursos, suas próprias reações de acordo com suas dificuldades. Mas uma coisa é certa: o aprendizado do violão e da guitarra necessita de algumas bases e princípios.

A partir do momento que a gente souber aplicá-los, aprender o violão ou a guitarra será realmente um prazer.

Pratique seu instrumento

Certamente, um dos conselhos mais importantes a seguir: tudo que você aprender no violão ou guitarra, seja na teoria ou na prática, tem que ser praticado regularmente.

Para conseguir fazer uma sequência de movimentos, de acordes ou um solo perfeito, é preciso repetir várias vezes o mesmo gesto e os mesmos exercícios.

Repetir é o remédio para aprender tocar violão ou guitarra A repetição será sempre um método para aprender violão ou guitarra

Você deve ser capaz de tocar de maneira instintiva, quase automática. Seu cérebro e sua mão não devem mais refletir como fazer tal acorde.

Tudo deve se tornar fluído e natural!

Você provavelmente conseguirá ter todas essas bases com 15 a 30 minutos de treinamento diários.

Divirta-se

Mesmo se o treinamento é importante, nunca esqueça que o violão ou a guitarra é um prazer.

Jimmy Hendrix é o melhor guitarrista e o que mais se divertia com a guitarra Jimmy Hendrix tocava bem porque sempre se divertiu com a guitarra!

Os exercícios vão fazer com que você aprenda as técnicas, mas é importante que você tenha prazer tocando seu violão ou sua guitarra, compondo, decifrando ou mesmo improvisando suas músicas!

Você ainda pode aprender a tocar violão através de videogames!

Faça cursos

A gente sabe que não é todo mundo que tem tempo, condições financeiras ou vontade de fazer cursos de violão ou guitarra. Mas, se você tiver oportunidade, faça-o!

Você vai aprender muito, seja sobre o instrumento, sua prática mas também sobre você mesmo. O professor será como um guia! Ele vai responder suas questões e não vai deixar você criar maus hábitos.

Uma troca inestimável na aprendizagem do violão e da guitarra porque vai fazer você ganhar tempo e energia!

Não ignore a teoria

Mesmo se esse conselho não vai agradar todo mundo, é fato!

A teoria musical faz parte integral do aprendizado de um instrumento e o violão ou a guitarra não é uma exceção à regra.

Muitos iniciantes ignoram esse aspecto e isso é um erro: aprenda as bases da teoria e isso vai te ajudar muito a compor, improvisar ou simplesmente entender melhor aquilo que você toca.

Após o estudo da teoria, o “neo-guitarrista” ou “neo-violonista” vai se perguntar: como escolher o primeiro violão ou guitarra?

Desenvolver o seu ouvido musical

Aprender escutar bem a música, fragmentá-la, encontrar cada instrumento, descobrir quais são as bases do baixo, quais são os ritmos recorrentes, as batidas das cordas etc…

Aos poucos, você vai desenvolvendo novas técnicas e vai corrigindo automaticamente seus erros.

Tocar com outros músicos

A música é uma troca e ela é sempre mais apreciada quando dividida entre muitos.

Tudo entre amigos é melhor, principalmente tocar violão ou guitarra Tocar entre amigos é sempre mais divertido!

Não ache que só porque você é iniciante que não deve tentar. Ao contrário: todo mundo tem que passar por isso.

Integrando um grupo, trocando as figurinhas com outros músicos, você vai aprender com eles, escutá-los, tirar suas dúvidas, pegar algumas dicas, truques e macetes.

Motivação é importante para aprender violão ou guitarra

O violão ou a guitarra pode ser um instrumento fácil mas é preciso estar motivado, ter um bom método. Esses são os dois ingredientes básicos que vão permitir de passar do nível novato para o de guitarrista, violonista experiente.

Se você for um apaixonado e quiser aprender mais sobre: as diferentes técnicas existentes (picking, tapping etc), a prática ou o violão e a guitarra em si,  não se esqueça de avançar serenamente, em seu ritmo. Outro “upgrade” importante é acelerar seu jeito de tocar violão ou guitarra.

O violão ou a guitarra deve ser um prazer, uma troca: quanto mais etapas você ultrapassa, mais você tem vontade de aprender e o violão ou a guitarra parece cada vez mais fácil.

Além de tudo, o instrumento traz uma série de benefícios para os quer aprendem a tocar!

Aprender tocar violão ou guitarra é uma brincadeira Você vai aprender guitarra brincando!

Treine sua concentração, continue motivado, seja perseverante e a aprendizagem desse instrumento será somente um simples detalhe para você.

Assim, você não vai se perguntar: como aprender a tocar violão ou guitarra?

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
Ordem:   Mas recentes | Mais antigos | Mais populares
silas
Convidado
silas

Gosto muito de música e estou começando a aprender, com certeza posso falar falar que o conteúdo deste post é muito bom, parabéns.

wpDiscuz