Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Por que é tão importante falar inglês hoje em dia?

De Fernanda, publicado em 30/04/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Não falar o inglês está fora de cogitação!

Mais e mais pessoas estão percebendo que todas as portas se abrem quando você fala a língua dos Beatles.

Mas nem todo mundo vê desse jeito: tem gente que não está muito a fim de mudar de vida e prefere ir sempre para a praia nas férias (não que isso seja mal, pelo contrário, Ubatuba é demais).

Mesmo assim, não falar inglês traz uma série de consequências desagradáveis e pode impedir você de desfrutar de muitas oportunidades (propostas de trabalho, descobrir o mundo, fazer amigos ou namorados, assistir a um filme, etc.).

Então você quer saber: vale a pena falar inglês?

Que tal descobrirmos por que aprender inglês é tão importante no mundo de hoje?

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Inglês é a terceira língua no mundo

É a língua oficial de mais de 75 países do planeta.

O inglês é a terceira língua mais falada no mundo e ninguém pode ignorar esse fato. A menos que você escolha uma das duas línguas mais faladas como o chinês e espanhol, o inglês continua a ser uma chave mágica que abre todos os horizontes profissionais e pessoais.

Na Internet, o idioma está em primeiro lugar com mais de 530 milhões de usuários falantes.

O que é impressionante sobre a web é que você pode falar facilmente com qualquer pessoa que tenha outra língua materna graças aos numerosos recursos de tradução disponíveis.

Com noções básicas de gramática e com um vocabulário razoável já é bastante fácil se expressar oralmente ou pela escrita, ainda mais na web, com ajuda de dicionários, tradutores e vídeos.

Assista a todos os filmes na versão original

A vantagem quando se fala inglês é que você pode ver um filme na versão original. Você pode inclusive escolher se deseja legendas em português ou em inglês, para reforçar os estudos. Aliás, esse é um jeito bem divertido e eficiente de aprender: não economize na locadora!

Aprenda inglês e assista um filme em versão original. Uau! Já pensou entender o Brad falando na sua língua materna?

Entender inglês lhe permite desfrutar da riqueza do cinema americano e britânico, sem restrições. Com o domínio da língua, você pode ver filmes na versão original sem grandes dificuldades.

Assim, além de desfrutar de uma compreensão na língua original, você vai conhecer a verdadeira voz de seus atores favoritos. Cá entre nós, as vozes do Matt Damon e da Jennifer Anniston dubladas não têm nada a ver com as originais… Por que eles fazem isso com a gente, fala sério!

Se você não fala inglês e assiste a um filme com áudio original e legendas, uma grande dificuldade surge: muitas vezes você não consegue acompanhar a imagem porque está preocupado em ler. Se você tentar apreciar as imagens primeiro e depois ler a legenda, certamente vai perder a fala….

Moral da história: o inglês é absolutamente essencial para que você possa desfrutar do cinema anglo-saxão.

As desvantagens de não falar inglês são muitas!

Veja aqui algumas dicas de filmes que você pode desfrutar em casa sem perder uma só fala:

  • Todos os Marvel: Homem de Ferro, Vingadores, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico 4, etc.
  • Todos os filmes do Woody Allen, claro: Crimes e Pecados, Vicky Cristina Barcelona, Ponto Final – Match Point, Um Misterioso Assassinato em Manhattan, Poucas e Boas, Manhattan…
  • Os filmes de guerra com muita ação e emoção: Apocalipse Now, Bastardos Inglórios, A lista de Schindler, Platoon, O pianista…
  • Todos os filmes do Stanley Kubrick, sim, por favor: O iluminado, De olhos bem fechados, Laranja Mecânica, 2001 Uma Odisséia no espaço…
  • E que tal os filmes de Alfred Hitchcock? Psicose, Os pássaros, Um corpo que cai, Janela indiscreta, Intriga Internacional…
  • Pra terminar, alugue a trilogia do Poderoso Chefão!

Se você é fã de mídias digitais, fique ligado na nossa seleção especial para aprender inglês no Ipad.

Cante os clássicos de todos os tempos

O inglês é um dos idiomas mais utilizados para fazer poesia e letras de música. Muitos brasileiros escrevem e cantam em inglês, em busca de sucesso nacional e internacional. Vamos nos lembrar de algumas: Paula Fernandes, Mallu Magalhães, Wanessa Camargo, Pitty, Rita Lee, Cássia Eller…

O que é fantástico quando se fala e entende inglês é que, ao ouvir uma música, compreendemos instantaneamente sobre o ela trata. Podemos, assim, sentir mais a música. Quem nunca quis saber o que significa a clássica: «On a dark desert highway, cool wind in my hair…» (Hotel California)?

Assim, esqueça daquelas letras de músicas enroladas, que imitam mais o som do que o conteúdo: você passa a entender cada palavra e pode cantar alto e em bom som! (o sotaque é opcional 😉 ).

Por exemplo, imagine entender o que a Adele está dizendo no clipe “Hello“, de Xavier Dolan? E o que dizer do polêmico “Formation“, de Beyoncé? Você vai finalmente sacar por que tanto bafafá!

Assim como com as belas palavras de Coldplay ou de U2: conhecer o inglês pode revelar muitos mistérios dessas obras musicais.

Descubra o significado de suas músicas favoritas é com certeza uma das 10 boas razões para aprender inglês!

Encontre um trabalho mais fácil

Se você tiver aquele fluente em inglês no seu currículo, as coisas vão mudar de figura! Você vai fazer a diferença e certamente encontrará um bom emprego. Por quê?

  • Porque você vai ser auto-suficiente e vai saber ler tudo em inglês, o que pode salvar vidas (ou quase);
  • Porque você pode responder a todos os mails em inglês e ajudar o seu colega;
  • Porque você vai liderar e participar de reuniões em inglês, com fornecedores, clientes, patrocinadores ou parceiros estrangeiros;
  • Porque você pode ser o único da equipe de telemarketing a entender o que quer uma empresa inglesa com essa ligação!

Hoje, o inglês é quase inevitável na esfera profissional (veja a prova aqui). A leitura e a escrita são duas atividades mais fáceis que você pode aprimorar por meio de vocabulário, pesquisas, estudos. No entanto, quando se trata de falar, o bicho pega!

A capacidade de falar Inglês para o trabalho hoje é capital. O inglês facilita o trabalho internacional.
Falar neste idioma com os colegas pode ser uma necessidade!

Sim, é possível dar aquela enganada com o inglês intermediário na escrita, mas uma hora chega o dia de falar uma frase na outra língua. Por exemplo, quando você tiver de fazer uma videoconferência ou acolher colaboradores da sede da empresa fora do país. Para evitar uma situação constrangedora, mãos à obra!

É fato: muitas empresas de médio porte têm planos de expansão no exterior, e as multinacionais certamente exigem fluência diária de inglês nas atividades.

Vamos lá, chegou a hora de aprender inglês, mesmo que seja a partir do zero!

Viagem ao redor do mundo com facilidade

Todos sabem: o inglês é a linguagem dos aeroportos, táxis, hotel… E muitas vezes também dos nativos!

Nós garantimos que, quando você estiver no centro de Bangkok, você ficará encantado de se deparar com um motorista de tuc tuc e souber se comunicar com ele. Nessa hora você vai se lembrar daquele querido e lindo professor de inglês!

Inglês é um pouco como um passe único que permite que você tome todos os ônibus e metrôs que você quiser.

Com o inglês, você pode:

  • Pedir indicações para moradores locais;
  • Pedir uma comida (o “no meat” pode servir para vegetarianos, por exemplo)
  • Reservar um passeio e entender as explicações que lhe dão;
  • Explicar o que aconteceu com você para os bombeiros (vai saber?);
  • Alugar um carro e entender os termos do contrato;
  • E tantas coisas mais…

A capacidade de falar Inglês durante a viagem é um verdadeiro plus. Que vontade de voar para a Tailândia!

Nas viagens, o inglês é simplesmente indispensável. Para as noções básicas, devemos aprender bom dia e obrigado na língua local, mas por outro lado, a linguagem de Shakespeare lhe permitirá fazer quase tudo.

Seja mais inteligente com o inglês

Falar inglês ajuda o seu cérebro a se exercitar, desenvolve inúmeras habilidades mentais e contribui para que você permaneça jovem. Nada mal, certo?

Sem querer puxar a sardinha para os anglo-saxões…. Mas falar inglês ajuda a aumentar a sua massa cinzenta, e, assim, aumentar as conexões entre os neurônios. Mais conexões significam mais velocidade no processamento de informações, no desenvolvimento de ideias, etc.

Aprender uma segunda língua na primeira infância contribui para o desenvolvimento cognitivo. Os pequenos bilíngues trabalham mais o cérebro que os monolíngues, e têm mais oportunidades de assimilar seus estudos, pois têm uma percepção aguçada.

Além disso, eles têm uma capacidade acima da média de se adaptar a novas situações.

Fale a língua de Shakespeare e voe alto! Falar inglês lhe dá asas!

Aprender inglês na aposentadoria, por exemplo, permite exercitar os músculos de seu cérebro. Para idosos, é uma forma de retardar as doenças relacionadas com a idade. O aparecimento dos primeiros sintomas de doenças degenerativas, como Parkinson, Alzheimer, demência com corpos de Lewy (DCL), etc., podem ser adiados quando você exercita a mente com estudos linguísticos, por exemplo.

Não, você não está sonhando: o inglês pode salvar o seu cérebro e fazer você viver uma bela e longa vida cheia de descobertas!

É quase impossível deixar de estudar inglês depois de constatar todos os benefícios que traz o domínio da língua.

Depois de descobrir ainda mais razões para aprender inglês se você for brasileiro, você nunca vai ver os verbos irregulares com os mesmos olhos!

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *