Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Estudar a linguagem familiar britânica graças aos dicionários

De Fernanda, publicado em 25/03/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Aprenda o vocabulário corriqueiro da língua inglesa

Está cansado dos mesmos exercícios de gramática inglesa, das aulas monótonas de present perfect e das longas horas sobre verbos irregulares?

Por que então você não aprimora seus estudos aprendendo o inglês familiar, utilizado pelos nativos?

Praticado em todos os países do planeta, a língua familiar é a forma mais viva de expressão popular: em 2016, cerca de 38% dos norte-americanos declararam que a gíria também pode ser considerada como integrante da língua, segundo Using English.

Para aperfeiçoar seus conhecimentos em línguas estrangeiras, é fundamental levar em conta todas as variações linguísticas, inclusive o vocabulário familiar.

Aqui, estão fora de questão os conteúdos exigidos em testes oficiais de inglês como o TOEFL ou o Cambridge: a gíria é uma manifestação corriqueira de comunicação, utilizada por todos os anglófonos nativos em seu dia a dia.

Uma boa dica para passar por um nativo durante suas férias nos países anglófonos!

Mas então qual o segredo para aprender bem o inglês familiar, progredir no idioma e melhorar a compreensão oral e escrita, além das clássicas aulas de inglês?

Descubra aqui! Para aprimorar suas habilidades linguísticas graças aos dicionários e livros especializados em gírias, leia este artigo!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Os melhores dicionários de gírias em inglês

Para decifrar o “slang” inglês ou norte-americano, nada melhor do que explorar um dicionário certificado e aprovado pelos linguistas mais competentes.

Os dicionários de gírias são acessíveis para estudantes de todos os níveis de estudo: o aluno avançado pode utilizar um dicionário clássico, e o principiante pode aprender graças ao dicionário bilíngue, que oferece a definição das palavras em sua língua materna.

Os dicionários clássicos de gírias em inglês

Para ter certeza de aprender os termos familiares corretos, é importante buscar referências comprovadas quando o assunto é dicionário. Além de ajudar os brasileiros que estudam inglês, essa bibliografia também contribui para que os próprios ingleses e americanos desenvolvam seu vocabulário com o registro familiar. Uma boa maneira de aprender sinônimos e ampliar o léxico!

Para encontrar esses dicionários, o ideal é comprar via Internet: apesar de algumas bibliotecas brasileiras possuírem essas obras, são poucas e certamente será difícil de localizar uma próxima a você.

Conheça as obras de referência do “slang language”:

  • Knickers in a Twist: a Dictionary of British Slang, de Jonathan Bernstein,
  • Modern English: a trendy slang dictionary, de Jennifer Blowdryer,
  • Green’s dictionary of slang, de Jonathon Green,
  • A Classical Dictionary of the Vulgar Tongue, de Francis Grose,
  • The new Partridge dictionary of slang and unconventional English, de Eric Partridge,
  • Urban Dictionary: freshest street slang define, de Aaron Peckham.

Sabia que é possível aprender até as gírias do passado?

Por exemplo: a obra Ware’s Victorian dictionary of slang and phrase, de James Redding, faz você dar um mergulho na época vitoriana. Claro que um vocabulário em desuso não será muito útil em uma viagem ou para negócios, mas certamente trará uma bagagem rica para seus estudos.

Dicionários bilíngues inglês – português

Para os iniciantes da língua inglesa, usar o dicionário é o primeiro passo na assimilação do vocabulário inglês básico.

Para facilitar a aprendizagem da língua familiar e assimilar o inglês rapidamente, alguns dicionários de “slang” são disponíveis em formato bilíngue: os alunos brasileiros podem, portanto, procurar a gíria ou a expressão em português e encontrar o seu correspondente no inglês.

Além da tradução direta, os dicionários bilíngues geralmente apresentam as razões históricas e culturais que levaram à utilização ou origem de determinada palavra, o que enriquece ainda mais a bagagem cultural dos estudantes.

Onde encontrar dicionários bilingues inglês português de gírias? Para não deixar sua carteira na livraria, procure uma biblioteca pública ou privada mais próxima de você e encontre o seu dicionário bilíngue de “slang”!

Talvez você encontre esse tipo de dicionário em bibliotecas públicas, porém é mais provável encontrá-lo em bibliotecas de universidades, que costumam oferecer um amplo acervo de livros na área de linguística.

O aluno pode aprender o léxico familiar em inglês graças a algumas obras bilíngues:

  • Dicionário de gírias inglês – português, Michaelis.
  • Dicionário de expressões idiomáticas inglês – português, Michaelis.
  • Slang: gírias atuais do inglês. Com glossário português – inglês, de Jack Scholes.
  • American idioms! – Um guia prático e atual de expressões idiomáticas americanas com os significados, de José Roberto Igreja e Joe Bailey Noble.
  • Novo dicionário de expressões idiomáticas americanas, de Luiz Lugani Gomes.
  • Chats e expressões – Bate-papos e expressões, de Joseph Morgan.
  • Word Up! Dicionário de gírias inglês – português, de Mark Mckinnon e Almudena Garcia.

Se você quer aprender o inglês fluente, dar um grau no seu nível da língua e viajar pelo mundo anglófono numa boa, os dicionários estão aí para isso: aprenda expressões e gírias que você nunca aprenderia em sala de aula!

Os dicionários de gírias online

Afinal, estamos no século XXI: aproveite o que a tecnologia traz de bom!

Crianças e jovens precisam ir além dos dicionários em papel para aprender uma língua: recorrer à Internet se tornou inevitável.

Muitos sites de “slang” permitem aos estudantes ter acesso a um acervo de palavras, expressões idiomáticas, provérbios, gírias e jargões gratuitamente, sem precisar nem sair de casa.

Para aprender inglês online e descobrir tudo sobre a pronúncia do léxico de gírias, faça um tour nas centenas de sites anglófonos. Isso vai ajudá-lo a adquirir um vocabulário afiado e dar uma turbinada no seu nível de inglês.

Descubra gírias e jargões do inglês online! ROTFL, LMAO, IMO… Mas o que significam todos esses acrônimos do slang?

Mas quais as vantagens de recorrer à Internet?

A principal delas, sobretudo quando falamos de linguagem corriqueira, que está em constante evolução, é que esses dicionários são atualizados constantemente pelos internautas, e nunca caem em desuso!

Conheça os principais dicionários online de expressões idiomáticas e familiares:

  • Urbandictionary,
  • Onlineslangdictionary,
  • Peevish,
  • Noslang,
  • Greensdictofslang.

Se você não tem certeza da ortografia de algum termo, não se desespere: algumas programas propõem um recurso de reconhecimento vocal na hora de buscar a palavra ou a expressão.

Pois bem, que tal desbravar todas essas fontes online de linguagem familiar e se tornar um verdadeiro bilingue?

As variações regionais do “slang”

Ok, é o máximo aprender gírias em inglês. Mas quais??

Como ocorre com a maioria das línguas internacionais, o inglês possui um vocabulário específico que varia de país para país.

Por isso, antes de começar a estudar uma língua estrangeira, identifique quais são suas necessidades: qual a cultura que mais lhe interessa, qual o país que você tem como destino… Para cada caso existem dicionários específicos.

Descubra aqui um panorama das diferentes variações de registro familiar no mundo anglo-saxão!

As gírias na Grã-Bretanha

Os aficionados da língua de Shakespeare vão lhe dizer: para fazer um curso de inglês e aperfeiçoar o idioma, é preciso antes de mais nada aprender os termos britânicos originais.

Só o Reino Unido já é composto por diferentes nações com culturas e histórias diferentes, impactando bastante na linguística de cada povo.

É por isso que de dicionário para dicionário você vai encontrar termos diferentes. Escolha aquele que esteja mais direcionado às suas necessidades!

Por exemplo, em inglês tradicional, “a ride” pode significar uma viagem ou uma volta; já em irlandês, utilizamos o termo quando falamos que uma pessoa é sedutora. 

Algumas palavras comumente utilizadas podem ser gírias recorrentes em outros países. Tome cuidado 😉

Conheça alguns dicionários especializados em expressões de países britânicos:

  • Kiss my…: Dictionary of English-Irish slang, de Garry Bannister,
  • A Glossary of Irish Slang : And Unconventional Language, de Diarmaid O’Muirithe,
  • Dictionary of North East Dialect, de Bill Griffiths,
  • Favorite Scots Words, de Betty Kirkpatrick,
  • A Concise Dictionary of English Slangs, de B.A. Phytian,
  • The Language of London: Cockney Rhyming Slang, de Daniel Smith,
  • Welsh-English Dialect 2016, de Benjamin Jones.

As gírias norte-americanas

Frequentemente criticado pelos linguistas conservadores, o inglês norte-americano é com certeza aquele que mais escutamos no dia a dia!

Os EUA têm um vocabulário específico em inglês! Nova Iorque é definitivamente um “melting-pot”: capital onde todas as línguas e culturas se misturam!

País com mais de 300 milhões de habitantes, os Estados Unidos agregam pessoas das mais variadas origens ao longo de seu amplo território. É também importante ressaltar as diferenças históricas e culturais entre as regiões norte, sul, leste e oeste.

Por todos esses motivos, a heterogeneidade é marcante: nas expressões linguísticas a situação não é diferente.

Existem muitas obras que reúnem as expressões e vocabulário familiar norte-americanos, conheça algumas:

  • McGraw-Hill’s Dictionary of American slang and colloquial expressions, de Richard Spears,
  • Dictionary of American slang, de Robert Chapman,
  • American slang dictionary and thesaurus, de Mary Elizabeth,
  • Juba to Jive : a dictionary of African-American slang, de Clarence Major,
  • Slang ! : the topic by topic dictionary of contemporary American lingoes, de Paul Dickson,
  • The Language of the American South, de Cleanth Brooks,
  • An American dictionary of slang and colloquial speech, de Joseph Weingarten.
  • Modern American Business Dictionary, de John Berenyi

Nos cursos e aulas online, os termos mais encontrados são de origem norte-americana, sobretudo quando o assunto é inglês para negócios.

Portanto, seja para ingressar no mundo business, seja para enriquecer seu vocabulário em geral, você precisa necessariamente estudar as expressões dos EUA.

Expressões idiomáticas dos países do Commonwealth

Devido ao período colonial, a Grã-Bretanha deixou marcas profundas na cultura e na história dos países hoje membros da Commonwealth, a começar pela língua.

Expressões idiomáticas, gramática, ortografia e léxico: a linguística britânica está presente nos quatro cantos do mundo, claro, de maneira particular em cada localização.

Nessa hora, os dicionários de termos familiares e expressões podem ajudá-lo tanto a enriquecer seu vocabulário como a treinar sua pronúncia, que varia de acordo com cada país.

Descubra palavras e gírias nos diferentes países do Commonwealth. Em australiano, a palavra “Barbie” também quer dizer churrasco (pois é, que nem a boneca…)

Mesmo se você tiver pouco tempo na sua agenda, faça um esforço e descubra esse universo fascinante de expressões idiomáticas e gírias dos países do Commonwealth. Pratique por meio de exercícios, aulas e vídeos online e, claro, utilize os dicionários específicos indicados a seguir.

  • A Popular Dictionary of Australian Slang, de Sidney Baker,
  • Jamaican Swearing : a Quick and Dirty Guide to Jamaican Slang and Swearing, de Mailk Reid,
  • Western Canadian Dictionary and Phrase-Book, de John Sandilands,
  • A Dictionary of slang, jargon and cant embracing English, American and Anglo-Indian slang, de Albert Barrère,
  • A Dictionary of South African Indian English, de Rajend Mesthrie.

Aprender a linguagem familiar é um jeito de mergulhar fundo na cultura e no povo de cada país anglófono!

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz