Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Como preparar o TOEIC?

De Carolina, publicado em 28/04/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Tire uma excelente nota no exame de língua inglesa!

O TOEIC é um das provas mais importantes para atestar a proficiência do aluno em inglês. Por isso, tantas pessoas querem fazê-lo e tirar uma boa nota!

Mas por que ele é tão importante assim?

Test of English for International Communication foi criado pelo Educational Testing Service (ETS) especialmente para os mundos dos negócios em 1977.

Reza a lenda que ele teria sido encomendado pelo Ministério da Indústria e Comércio Exterior do Japão para testar o nível de inglês de seus funcionários.

Hoje, muitas empresas no mundo todo utilizam esse teste para se certificarem do nível de inglês de seus empregados ou futuros empregados.

Por isso, o TOEIC é tão importante hoje, principalmente em um mundo globalizado. Qualquer emprego que se preze hoje, até para ser garçom, exige saber inglês.

O exame é muito aceito no meio profissional O mundo vai ser pequeno para você depois de passar nos testes de inglês

Então, não perca tempo e vá se preparar para tirar uma boa nota no TOEIC se você sonha com um bom emprego nesse mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Saiba aqui neste post o que é o TOEIC, o que cai na prova, quais são suas etapas e como fazê-las da melhor maneira possível.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

O que é o TOEIC?

Como dizemos acima, o Test of English for International Communication é um teste específico para o mundo dos negócios e comércios, para se certificar que a pessoa sabe o inglês do dia a dia.

De acordo com o site oficial do TOEIC, há dois tipos de testes:

  • Listening and Reading Test
  • Speaking and Writing Tests

Listening and Reading Test

O Listening and Reading é o mais conhecido, feito e aceito pelo mercado de trabalho. Ele testa as capacidades de compreensão oral e escrita do candidato. É claro que é sempre válido e importante fazer também o Speaking and Writing Tests.

Ele é feito em duas etapas como o próprio nome diz: Listening and Reading.

O Listening é a etapa de compreensão oral. Ele dura 45 minutos e contém 100 questões divididas em:

  • 20 questões de Fotografias
  • 30 questões de Pergunta – Resposta
  • 30 questões de Diálogos Rápidos
  • 20 questões de Diálogos Curtos

Já o Reading é a fase de compreensão escrita. Ele dura 75 minutos e é composto de 100 questões:

  • 40 questões de frases incompletas
  • 20 questões de reconhecimento de um erro
  • 40 questões de Reading Comprehension

Elas servem basicamente para saber se a pessoa sabe escutar e ler a língua. As duas capacidades são muito importantes na hora de trabalhar em uma grande multinacional, por exemplo:

  • A capacidade de escutar o inglês é importante para comunicações face a face, reuniões, videoconferências, podcasts e conversas ao telefone.
  • A boa leitura do inglês é necessária para ler emails, relatórios, newsletters e outras formas de correspondências para os negócios.

Speaking and Writing Tests

Esse teste à parte do TOEIC é para avaliar as capacidades de falar e escrever a língua. Ele também é muito bom para as empresas porque, além de atestar as capacidades de escuta e leitura com o Listening and Reading, elas podem também verificar se o candidato sabe escrever e falar inglês.

Afinal, no dia a dia de uma empresa internacional, é preciso também falar e escrever na língua. Então, vamos entender melhor como o Speaking and Writing Test é feito. Lembrando que a prova é realizada inteiramente online:

Speaking Test

  • Duração de 20 minutos
  • 11 questões
  • Ler um texto em voz alta (2 questões)
  • Descrever uma fotografia (1 questão)
  • Responder a perguntas (3 questões)
  • Responder a perguntas utilizando as informações dadas (3 questões)
  • Propor uma solução (1 questão)
  • Expressar uma opinião (1 questão)

Writing Test

  • Duração de 60 minutos
  • 8 questões
  • Escrever uma frase com base numa fotografia (5 questões)
  • Responder a uma solicitação escrita (2 questões)
  • Escrever um texto opinativo (1 questão)

Não se preocupe em se deslocar para fazer os testes As provas de inglês podem ser feitas online

Para as empresas, esses testes são importantes também para assegurar na hora de contratar os empregados. Com ele, o serviço de recursos humanos poderá selecionar melhor os candidatos de acordo com suas habilidades na língua.

Ou seja, se o candidato está procurando uma oportunidade de emprego em uma multinacional ou qualquer empresa que tenha negócios com outros países, é muito importante que ele saiba inglês bem. Além disso, que ele possa provar o seu nível de inglês graças a testes como o TOEIC aceito em quase todo o mundo.

O que caí na prova?

Aparentemente, as questões da prova são de conhecimentos gerais de inglês, ou seja: gramática, vocabulário, tempos verbais etc. Porém, o primordial é a sua capacidade/habilidade de se expressar na língua inglesa, seja de falando, escrevendo, lendo ou escutando.

Há alguns simulados na internet que podem te ajudar na hora de estudar para as provas. Não deixe de fazê-los para se familiarizar com o conteúdo e a forma do exame.

Como se preparar para cada etapa

No Listening and Reading Test, por exemplo, tem uma parte no Listening onde você vai escutar uma história e vai ter que identificar qual é a fotografia ideal que descrevê-la.

Então, pegue as fotografias de família, viagens, amigos e descreva-as em inglês. Imagine as nuanças que podem ter em cada imagem e prepare-se para as pegadinhas que podem estar escondidas nas imagens.

Nas questões de pergunta – resposta, o que vale é a agilidade. Muitas vezes, é melhor ler as opções de respostas de múltipla escolha antes de ler o enunciado. Assim, quando ler o conteúdo da questão, você ganha tempo eliminando algumas respostas.

Outra etapa do Listening é escutar os diálogos rápidos e curtos. Para treinar o ouvido para essas questões, o melhor a se fazer é ver séries americanas sem legenda, pelo menos alguns trechos. Dê preferência para aquelas que se passam em ambientes de trabalho.

Aliás, uma coisa muito importante: muita parte do vocabulário cobrado vem dos mundos dos negócios. Por isso, leia bastantes sites de empresa, veja vídeos delas no youtube ou outros canais para se acostumar com as palavras e seus sentidos.

Para o Reading, leia mídias especializadas em negócios para ficar craque no vocabulário. Outra coisa importante é verificar sempre se a palavra está no plural ou singular. Nas frases incompletas, você pode cometer este erro bobo de colocar a palavra no singular e a correta ser no plural.

No Speaking and Writing Tests não tem moleza também. Para o Speaking, você vai ter que treinar muita leitura em voz alta de textos em inglês. Uma dica é gravar suas leituras depois escutá-las para ver em que precisa melhorar a pronúncia.

Aquele exercício da fotografia também é válido aqui, mas nesse caso você vai ter que descrever o que está nas imagens. Então, olhe nos simulados quais tipos de imagens eles mais cobram para descrever cenas mais ou menos parecidas.

Outra ajuda bem preciosa é treinar seu discurso para o exercício de dar opnião. Você pode selecionar alguns assuntos globais para opinar sobre e testar suas capacidades com a língua inglesa. Não se esqueça de gravar tudo para ver onde pode melhorar.

As palavras devem estar na memória para fazer o exame Tenha o vocabulário de inglês na ponta da língua e sonhe com suas férias!

Para o Writing, você também vai ter que praticar a escrita específica para o TOEIC. Você terá que escrever textos opinativos em inglês e pedir alguém, de preferência um professor particular de inglês, para corrigi-los para você. Há também o exercício da imagem! Você vai escrever também uma frase que descreve as imagens. Como para o Speaking, você vai ter que treinar com os mesmos tipos de imagens que eles costumam cobrar no teste.

Aquela ajudinha do professor particular de inglês

É muito difícil estudar sozinho para esses tipos de exames, principalmente se você quiser fazer os dois testes: Listening and Reading Test e o Speaking and Writing Tests do TOEIC.

Por isso, nada melhor que um professor particular para te incentivar, ensinar e corrigir os seus erros.

Há muitos professores de inglês que estão acostumados com esses tipos de testes e até mesmo são especializados para a preparação deles. Então, não perca tempo! Essa ajuda vai ser muito importante principalmente para você treinar a pronúncia e a redação de inglês.

Pense: quem vai poder corrigir seus erros de pronúncia e de escrita? Só ele mesmo!

Além disso, ele será seu coach: ele vai avaliar seus pontos fracos e fortes, vai dizer onde você deve se esforçar mais, em quais materiais estudar etc. Ele também vai poder te contar como foi a experiência de seus outros alunos que fizeram os mesmos testes, quais são as principais dificuldades das pessoas que os passam, onde tem mais pegadinha e muito mais!

Então corra para o site Superprof e escolha o seu professor de inglês mais perto de você e mais qualificado para os seus objetivos.

Para tirar uma boa nota no exame de língua inglesa tem que ralar Estude e prepare-se muito, assim o TOEIC não tem erro!

Com toda essa preparação, temos certeza que, se você der duro, vai ter uma excelente pontuação no TOEIC (Teste de Inglês para Comunicação Internacional).

Depois de passar no exame, você terá mais chances de conseguir aquele emprego (e salário) dos seus sonhos!

E outra: não se esqueça que inglês hoje é essencial para tudo, até para fazer amizades e conhecer o mundo!

Então, você nunca sai perdendo aprendendo um outro idioma, principalmente o inglês!

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *