Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Todos os macetes para aprender a língua inglesa

De Carolina, publicado em 29/05/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Saiba como se tornar fluente em inglês rápido

Ser fluente em inglês é o objetivo de todo mundo que está aprendendo a língua.

Se você acabou de começar seus estudos, você talvez pense que é difícil passar do estado básico para o avançado.

O aprendizado do idioma também passa pela leitura Ler é muito importante para conhecer o vocabulário, a ortografia e a cultura da língua inglesa

E se a gente dissesse que é possível se tornar fluente com o bom método em alguns meses?

Como conseguir esse feito?

Veja nosso post para te ajudar a falar inglês facilmente.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Ficar à vontade com o inglês

Os especialistas dizem que, para aprender uma língua, é preciso gostar de aprendê-la. O prazer também está ligado ao aprendizado!

Alguns gostam muito de aprender línguas. Para os outros (aqueles que tinham o hábito de tirar notas ruins no colégio), é mais difícil aprender se divertindo.

Porém, essa situação pode ser contornada! Basta você encontrar um assunto que gosta e procurar saber tudo sobre ele em inglês!

Por exemplo, você gosta de literatura? Já pensou em ler livros em inglês? É possível ver filmes e séries em inglês!

Em qualquer um dos casos, você pode melhorar no vocabulário, na gramática, na ortografia, na pronúncia, tudo isso se divertindo!

Na verdade, tudo se baseia no princípio de “massive input“.

Em outros termos, imergir totalmente na língua inglesa para fazer com que o seu cérebro crie certos automatismos.

Quanto mais você estiver em um contexto pedagógico centrado na língua estrangeira, mais você será capaz de passar do inglês para o português sem muito esforço.

Mágico? Nada…

O ser humano evolui se adaptando. Desde pequeno, nosso cérebro capta e armazena várias informações ao nosso redor.

Assim, se você indicar ao seu cérebro que você quer passar para o modo inglês, depois de algum tempo, vai ser cada vez mais fácil de entender e se expressar nessa língua.

Claro, isso deve-se apoiar em aulas de inglês teóricas e práticas no cotidiano.

Mas se você aplicar o conceito de “massive input” todos os dias, nós apostamos que você será capaz de conversar simplesmente em alguns meses.

Saiba tudo do idioma desde pequeno Quanto mais cedo começar o aprendizado da língua inglesa, melhor!

Ser fluente não significa conhecer todas as palavras do vocabulário de inglês. Mas saber se comunicar na língua de maneira oral, escrita e mudar do português para o inglês facilmente.

Fale inglês morando no Brasil

É muito comum a gente escutar que para ser bilíngue é necessário ter morado em um país anglófono.

Sim, claro, é uma excelente solução.

Porém, nem todo mundo tem dinheiro, tempo ou nenhum dos dois para passar uma temporada nos Estados Unidos ou Inglaterra.

Se esse é o seu caso e você quer se expressar em inglês como se expressa em português (ou quase), existem soluções para isso!

A primeira delas é encontrar um correspondente. Ele pode ter o inglês como língua materna ou ser bilíngue português inglês.

Em todo o caso, encontrar um correspondente é ideal para conversar com um anglófono. Pode ser por email, chat, Skype, você terá a ocasião de trocar informações facilmente. Perfeito para aprender novas expressões e saber mais sobre os aspectos culturais da língua inglesa.

Outra possibilidade (ou necessidade) é: adotar um comportamento radical com a língua. Na verdade, morar em um país anglófono é eficaz porque você está em imersão total. A ideia é reproduzir isso em pequena escala, ficando em sua casa.

Para isso acontecer, pense em passar todos os seus aparelhos para o inglês. Vamos começar pelo seu smartphone. Não se esqueça de seu computador, televisão, eletrodomésticos, GPS. Você não deve ver mais português!

Depois de mudar a língua de todos os objetos de sua casa para o inglês, procure livros em versão original, filmes, séries, músicas, videogames em inglês. Você vai escolher qual é o melhor de acordo com suas preferências.

O que é interessante com a literatura é que você vai se aperfeiçoar lendo, descobrindo mais palavras do vocabulário, a ortografia, a gramática.

Completando através de filmes e séries (com o som original e legenda em inglês ou sem legenda), você terá a ocasião de exercitar sua compreensão oral. Você também poderá imitar o sotaque dos atores anglófonos.

Suas bandas preferidas em inglês te dão a oportunidade de familiarizar seu ouvido várias vezes seguidas sem te enjoar.

Faça o desafio de não olhar no dicionário para aprender o idioma Como conseguir ler na língua inglesa e entender sem olhar no dicionário? Pelo contexto!

Porque, para fazer bem o exercício, é preciso escutar várias vezes o mesmo filme até poder compreender perfeitamente o que ele diz, sem ajuda exterior.

Assim, para ser bilíngue sem viajar, sua aprendizagem deve se basear em várias coisas:

  • O fato de sempre estar atento ao inglês (não deixe de pegar um caderninho para anotar suas dúvidas ou novas palavras do vocabulário)
  • A repetição
  • A transformação do seu ambiente do português para o inglês
  •  E principalmente: ter prazer em melhorar suas competências

Se você seguir todas essas condições, você pode falar inglês sem ser obrigado a viajar.

Como aprender a refletir em inglês?

 Para aprender inglês, progredir no domínio da língua é comunicar tranquilamente na língua: você tem que pensar no idioma.

Pense em inglês

Você terá que ter um certo nível de inglês para conseguir isso, claro. Porque praticar inglês assiduamente é preciso para chegar a ser fluente (para pensar na língua de Shakespeare).

A gente já falou aqui sobre o “massive input” que é uma etapa necessária para melhorar seu inglês. Você pode estar no Brasil ou em um outro país anglófono, não importa. Mas você deverá utilizar a língua ao máximo para conseguir pensar e refletir em outra linguagem que não seja a sua materna.

Para preparar o terreno para o seu futuro bilinguismo, você deverá atingir algumas condições:

  • Evite olhar as palavras no dicionário português inglês sistematicamente
  • Aprenda o vocabulário em um contexto específico e não palavra por palavra
  • Pratique inglês sempre e o mais cedo possível (quanto mais jovem, melhor!)
  • Viaje em países anglófonos
  • Encontre um correspondente

Colocando isso em prática, você terá todas as chaves para avançar rapidamente.

O objetivo aqui é pensar no significado de cada palavra em um contexto e não aprendê-la decorando.

É por isso que nós recomendamos a não utilização de tradutores e afins. Isso porque, para memorizar, é preciso exercitar o seu cérebro. Dessa forma, ele guardará as palavras de maneira eficaz e você não vai esquecê-la depois de uma semana sem praticá-la.

De acordo com os experts, esse método favorece o aprendizado a longo termo.

É por essa razão que é melhor aprender o vocabulário do inglês e os verbos irregulares em uma frase (em uma expressão idiomática por exemplo) que de maneira isolada. Para guardar melhor, você pode saber mais sobre a gramática inglesa.

Exercitando o seu inglês o mais cedo possível (desde a infância se possível), todos os dias, você poderá progredir em seu ritmo.

Assim, será mais fácil integrar todas as noções da expressão inglesa ou de se concentrar em um conceito linguístico mais em detalhes.

Viver o inglês

Para terminar, uma ótima maneira de ficar fluente na língua (e entrar completamente no conceito de “massive input”) é de abraçar o modo de vida inglês.

Desde manhã! Por que não começar com um café da manhã inglês para começar bem o seu dia?

Um copo de suco de laranja, bacon, ovos mexidos, uma torrada com geleia: uma verdadeira delícia!

Essa mistura salgado com doce do café da manhã anglófono é um momento muito saboroso!

Durante o dia, não se esqueça do ritual inglês por excelência: a hora do chá – tea time! Geralmente, são às 17h que os ingleses apreciam beber um chá, sozinho, com amigos ou com a família. Há sempre um biscoitinho ou um bolo para acompanhar!

O chá é realmente a marca registrada dos ingleses, eles adoram! Você percebe isso facilmente depois de um tempo na Inglaterra ou convivendo com ingleses.

Comporte-se como um britânico para aprender o idioma Tomar um chá e depois ir beber uma cerveja no pub para entrar de cabeça na língua inglesa!

No final do dia, depois do trabalho… Não somente o chá, mas eles gostam muito de cerveja. Então, não deixe de ir em um pub se tiver oportunidade. Esse bar tipicamente inglês é um lugar onde eles se reúnem com seus amigos e os colegas para beber uma cerveja e relaxar!

O que é legal nesses momentos privilegiados é que você tem a oportunidade de progredir em inglês e de treinar suas competências linguísticas (assim como sua expressão oral).

É sempre fácil encontrar pessoas nos pub para jogar uma conversa fora (estudantes, trabalhadores, aposentados). Ideal para aprender inglês de graça tentando melhorar sua pronúncia em inglês.

Aproveite para se interessar sobre a história do país e como ele funciona (chamado sistema de Westmininster).

Você deve saber que a Inglaterra é uma monarquia? Nesse momento, a rainha Elizabeth II está liderando o país.

Depois, o primeiro ministro é o chefe do governo (Theresa May atualmente).

Saber sobre essas questões vai te ajudar a entender melhor a cultura desse país e dos hábitos dos ingleses.

Aprender uma língua estrangeira é também se interessar pela história antiga e moderna do país.

Nós demos o exemplo da Inglaterra, mas nunca é demais saber a história dos países anglófonos como os Estados Unidos, Austrália, África do Sul, etc.

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *