Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

10 motivos para o reforço da língua portuguesa

De Camila, publicado em 17/07/2017 Blog > Reforço escolar > Português > Justificativas para melhorar o nível do idioma do Brasil

Muitos lusofônicos podem pensar que fazer aula particular de língua portuguesa não tem nenhuma utilidade.

Já nascemos falando a língua e a praticamos todo os dias no nosso quotidiano. Sem falar que passamos anos e anos na escola aprendendo essa danada!

“Fazer aula particular de português é coisa de gringo que quer aprender a falar a língua”, podem pensar uns.

“Pra que perder tempo aprendendo e aperfeiçoando uma língua que eu já sei se posso gastar minha energia e meu dinheiro aprendendo um outro idioma?”, ponderam outros.

A realidade, no entanto, é que o nível da língua portuguesa falado pelos brasileiros é mais baixo do que eles imaginam.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa no ano de 2015 foi divulgada pela revista Exame em 2016, mostrando que apenas 8% da população brasileira domina o idioma falado no país.

Apenas 8% da população fala português corretamente. O domínio da língua portuguesa é menor do que se pensa.

O grupo engloba tanto aqueles completamente iliterados quanto indivíduos capazes apenas de compreender textos simples, entender algo de pontuação e reconhecer números familiares, em operações matemáticas simples. As habilidades foram postas à prova na população de 15 a 64 anos“.

Além do idioma, a pesquisa também mediu as capacidades matemáticas básicas, pois ela, junto com a língua quotidiana, são essenciais para uma vida, digamos, civilizada.

Apenas 8% dos pesquisados mostraram domínio e chegaram ao nível máximo do teste, considerados ‘proficientes’ em português e matemática. Dos cinco níveis possíveis, a maior parcela, de 42%, está no grau ‘elementar’, aqueles que estão aptos a trabalhar bem com a casa de milhar e números negativos em matemática, compreendem e tiram conclusões simples de textos médios, além de agrupar informações textuais e numéricas de tabelas simples, por exemplo“.

Sendo assim, não se sinta constrangido(a) em fazer aulas particulares caso queira aperfeiçoar suas habilidades escritas e orais da língua oficial do nosso país. Seja para passar de ano, conseguir um diploma ou se destacar no mercado de trabalho, existe sempre um bom motivo para lapidar suas competências linguísticas.

Superprof.com.br te dá 10 razões para se investir no aprimoramento das aptidões do idioma português.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Melhorar seus métodos de trabalho

Um professor particular que vem à sua casa te dar aulas de português algumas vezes por semana te apresentará métodos de ensino capazes de contribuir em vários outros campos do seu aprendizado.

O acompanhamento individual oferecido pelo educador é personalizado. Sendo assim, a pedagogia proposta por ele é inteiramente adaptada ao seu nível de conhecimento do idioma, à suas características de concentração e ao seu perfil de estudos.

Não existe nada melhor do que fazer parte de uma experiência inteiramente moldada aos seus atributos e suas particularidades, não é mesmo?

Desta maneira, seu domínio do português crescerá, contribuindo igualmente para seu desenvolvimento em outros campos de atividades. Afinal de contas, utilizamos nossa língua para fazermos tudo no nosso dia-a-dia.

Aumentar as médias das notas na escola

A utilização correta da língua portuguesa não interfere apenas nas notas diretamente ligadas à essa matéria.

Utilizamos o português para responder questões de história, geografia, física, sociologia, filosofia, etc…

Se não nos expressamos bem de maneira escrita nem oral, corremos o risco do professor não entender o que queremos dizer. Mesmo com o raciocínio correto, se ele não é explicado de maneira adequada, com uma boa ortografia, vocabulário e sintaxe, ele pode acabar incompreensível.

O bom domínio da língua portuguesa te permitirá, então, obter notas boas não apenas em português e literatura, mas também nas outras matérias que requerem respostas escritas. Quanto melhor sua expressão escrita, mais chances de melhorar suas notas você terá!

Precisamos de um bom português tanto falado quanto escrito no nosso dia-a-dia. O domínio da língua portuguesa é essencial para nossas tarefas quotidianas.

Aperfeiçoar o desempenho profissional

Se você pensa que com a substituição das cartas pelos e-mails você não precisa mais saber escrever corretamente, então está redondamente enganado(a). Principalmente em se tratando de e-mails profissionais.

Em todas as áreas – mesmo naquelas mais ligadas à funções mais exatas que humanas – precisamos escrever documentos, relatórios, cartas, comunicados, etc.

Tal escritura precisa ser clara, precisa e não conter erros. Afinal de contas, nada mais anti-profissional que receber um e-mail mal escrito, lotado de incoerências gramaticais e falhas ortográficas. O autor do documento perde, com certeza, parte da credibilidade e admiração face aos colegas que se deparam com tal “assassinato da língua portuguesa”.

Se você está à procura de um emprego então, nem se fale. Imagine o que o recrutador vai pensar se pegar um currículo com uma redação cheia de imperfeições? Por mais capacitado que você seja, não dominar sua língua nativa é uma enorme desvantagem diante dos outros concorrentes.

Sendo assim, um domínio impecável do idioma falado no Brasil pode garantir bom desempenho no local de trabalho assim como aquele novo posto que você tanto anseia!

Dominar a língua no dia-a-dia

Não precisamos ser escritores ou jornalistas por profissão para termos necessidade de utilizar corretamente a língua portuguesa na nossa vida quotidiana.

Todos os dias nos comunicamos de maneira escrita e oral com várias pessoas, por motivos diversos, através de meios distintos.

Seja um e-mail para um posto de trabalho, uma carta ao síndico do prédio ou uma mensagem de texto para o professor. Em todos esses casos, uma escrita sem erros fará com que o receptor do comunicado te leve a sério.

Somos humanos e errar faz parte da nossa natureza. No entanto, cometer sempre os mesmos erros não é saudável para ninguém.

Sendo assim, se você tem dificuldades em se expressar corretamente, não hesite em procurar um professor particular de português para te auxiliar. Ele trabalhará ao seu lado de acordo com suas necessidades, demandas e objetivos.

Melhorar sua autoestima

Muitas pessoas se sentem envergonhadas em deixar recados escritos ou enviar longas mensagens de texto ou e-mail. Isso porque elas sabem que seus conhecimentos de expressão escrita na língua são limitados.

A falta de habilidade linguística, frequentemente, faz com que esses indivíduos percam a confiança em si.

Se esse for o seu caso, aulas particulares de português serão muito benéficas para seu desenvolvimento, seja ele pessoal, escolar ou profissional.

Uma boa autoestima contribui para o bom desempenho do ser humano em qualquer atividade. O domínio do seu idioma nativo o fará levantar a cabeça e ir ainda mais longe!

Conhecer melhor a cultura brasileira

A língua e a cultura de um local estão diretamente conectadas. Aprender um idioma também significa conhecer a dimensão cultural daquele país.

Muitas vezes, estrangeiros que se empenham no aprendizado do português acabam adquirindo um conhecimento cultural da nossa região melhor que o nosso, que somos nativos.

Por exemplo, descobrir a etimologia de algumas palavras ou a origem de algumas expressões pode ser um verdadeiro mergulho na história da língua, da cultura e do nosso povo!

Aulas particulares de português agregam conhecimentos literários e culturais. Cultura e literatura estão diretamente ligados à língua portuguesa.

Aperfeiçoar seus conhecimentos literários

Um professor particular de português faz, normalmente, o uso de produções literárias como instrumento de ensino da língua.

Machado de Assis, Monteiro Lobato, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Paulo Coelho, Luís Fernando Veríssimo… São tantos bons autores que fica difícil fazer uma seleção concisa.

Descobrir, ler, redescobrir e reler os textos criados por esses experts do nosso idioma também é uma ótima maneira de enriquecer seus conhecimentos gerais. Sem falar na carga cultural que agregada. Eles te mostrarão as diferentes abordagens e maneiras de se utilizar nossa língua corretamente.

Ajudar a comunidade

Você pode ser uma pessoa muito útil à sua comunidade se você souber utilizar corretamente a língua portuguesa.

Nossa vida quotidiana está lotada de afazeres práticos que necessitam interpretação de texto, redação de cartas, preenchimento de formulários, ligações telefônicas, etc.

Imagine como é difícil exercer essas tarefas aparentemente simples se você não domina bem seu idioma. Falar com o gerente do banco ou preencher uma autorização para a escola pode virar um pesadelo para os que não confiam em suas expressões escrita e oral da língua.

Se você frequenta aulas particulares de português e trabalha duro para que este não seja seu caso, então você pode muito bem ser aquela pessoa que irá ajudar seu vizinho, sua tia ou seu primo com dificuldades no idioma em suas incumbências mais importantes.

Encontrar sua futura área de trabalho

Você sabia que o estudo da língua portuguesa pode te ajudar a escolher uma área de atuação profissional? Durante as aulas particulares você pode acabar tendo “uma luz” de qual carreira seguir!

Jornalista, editor para web, revisor de textos, professor, advogado, escritor. Todas essas profissões exigem um alto nível de conhecimento da nossa língua assim como a habilidade utilizá-la de maneira impecável.

As aulas de português serão, então, uma ferramenta fundamental para seu sucesso nesses campos específicos.

Se destacar graças às habilidades linguísticas

Já aconteceu com você de, em uma roda de amigos, alguém questionar sobre o sentido de uma palavra ou sua origem? E no trabalho, um colega já te perguntou como se escreve algo corretamente?

Pois essas são situações que acontecem com frequência e nada melhor do que ser a pessoa referência do grupo que tem todas as respostas na ponta da língua, certo?

Para tal, um bom conhecimento do idioma português é essencial. Assim podemos até “tirar onda” com os colegas de vez em quando!

O bom domínio do português pode te fazer se destacar entre os amigos.Que tal se destacar entre os amigos por causa dos seus conhecimentos da língua?

Lembre-se, no entanto, de não sair por aí esnobando seus conhecimentos linguísticos, pois ninguém nunca sabe tudo sobre tudo. E vamos combinar que você quer se destacar por sua inteligência e não por ser um chato(a) de galochas…

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *