Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

O educador da língua portuguesa dos seus sonhos

De Camila, publicado em 17/07/2017 Blog > Reforço escolar > Português > Escolher o professor ideal da língua de Camões

O português pode ser um idioma traiçoeiro, principalmente em se tratando da sua utilização formal.

Você nasceu falando a língua de Camões, mas mesmo assim tem dificuldades quotidianas para escrever, falar ou entender.

Conselho do Superprof para guardar do lado esquerdo do peito: calma, não se desespere, pois você não está sozinho nesta jornada.

O estudo “Analfabetismo no Mundo do Trabalho”, feito pelo Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa em 2015, constatou que apenas “8% dos pesquisados mostraram domínio [do português] e chegaram ao nível máximo do teste“. Ou seja, só oito por cento foram considerados proficientes na língua portuguesa.

O estudo divulgado em 2016 pela revista Exame prova por A mais B que são muitas as pessoas que têm dificuldades com o idioma, mesmo ele sendo língua nativa.

Então, nada de drama, pois não conseguir achar a conjugação correta de um verbo, a ortografia ideal de uma palavra ou acertar a gramática de uma frase faz parte da realidade da maioria dos brasileiros.

Superprof te dá o material necessário para buscar seu professor ideal. Com as boas ferramentas em mãos, fica fácil achar um bom professor particular.

O que não dá é perceber a deficiência e escolher continuar fazendo os mesmos erros. Seja você estudante escolar, universitário ou uma pessoa que já no mercado de trabalho, este é um bom momento para procurar um professor de português.

Nunca é tarde para melhorar suas habilidades, principalmente no idioma que você utiliza todo santo dia.

Chegou a hora de escolher um bom tutor particular. Para tal, Superprof apresenta algumas sugestões de como encontrar aquele que cairá como uma luva às suas necessidades!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Identificar suas expectativas e seus objetivos

Primeiro passo dessa caçada é conhecer suas próprias necessidades.

Qual o seu nível de português?

Qual seu objetivo com as aulas:

  • Melhorar suas notas na escola?
  • Passar no vestibular?
  • Escrever um bom Trabalho de Conclusão de Curso?
  • Aumentar suas chances de conseguir o emprego dos seus sonhos?
  • Melhorar sua expressão e compreensão escrita no local de trabalho?
  • Aprimorar sua comunicação verbal em determinadas atividades?

Os motivos para a procura de aulas de português são muitos, assim como o perfil dos professores disponíveis no mercado.

Ao criarem seus anúncios de divulgação, os tutores especificam o perfil dos alunos que procuram. Tal informação mostra qual o tipo de matéria dentro da língua portuguesa eles pretendem e/ou estão aptos a ensinar.

Por isso é importante que você conheça seu nível.

Se você ainda frequenta o sistema escolar, então o ano em que você se encontra é o equivalente ao seu grau de conhecimento.

Estudantes que desejam passar no vestibular ou se preparar para o Enem também têm facilidade em encontrar um professor particular, pois a oferta é grande.

O perfil mais delicado de se encontrar são tutores para adultos, principalmente se os futuros alunos já estão empregados ou à procura de um trabalho. Isso porque a definição do nível do aprendiz não é lá tão óbvia de ser feita.

A melhor tática é estabelecer suas necessidades e seus objetivos.

O que você pretende melhorar? Pegue papel e caneta e anote os pontos principais: refinar a gramática, rever conjugações, aprimorar a ortografia…

Existem também testes gratuitos na internet. Eles podem ser uma boa opção para detectar suas habilidades e deficiências na língua de Camões.

Determinar o perfil do educador

Agora que você já determinou o seu nível do idioma e estabeleceu suas necessidades e objetivos perante as aulas particulares de português, chegou a hora de escolher um professor que se adeque ao seu perfil.

Existem vários perfis de tutores diferentes. O professor pode te orientar de diversas maneiras.

Como já dissemos, existe tanto uma variedade de perfis de alunos quanto de tutores. E cada um deles tem uma maneira diferente de ensinar.

Superprof fez uma seleção de alguns tipos de professores que podem ser encontrados no mercado. Confira abaixo suas principais características e competências.

Professor estudante

Vários estudantes optam por dar aulas particulares enquanto estão na universidade. Seja durante o primeiro ou o último período do curso, eles encontram na tutoria individualizada uma boa forma de engordar a poupança no fim do mês sem atrapalhar o ritmo dos estudos.

O mais comum é que eles estejam matriculados em cursos de Letras. Eles procuram, normalmente, alunos dos Ensinos Fundamental e Médio para ensinarem.

Não resta dúvida que eles têm, teoricamente, bagagem para tal tarefa. Resta saber se a metodologia e pedagogia são boas.

Professores que ainda são estudantes podem também se aventurar a dar aulas para adultos. No entanto, o nível de domínio da língua portuguesa do educador deve ser maior que o do aprendiz.

Caso você possua um bom domínio do português, uma opção é procurar doutorandos em Letras que dêem aulas. Esses universitários serão bons tutores para quem conhece bem a língua e pretende lapidá-la.

Pelo fato de ainda estarem trabalhando para obterem um diploma, esse perfil de professor costuma cobrar mais barato do que um profissional já licenciado.

Professor no Ensino Básico

Existe um grande número de docentes que se dedicam tanto às escolas de Ensino Básico quanto às aulas particulares.

Nada impede esse tipo de educador de dar aulas em instituições de ensino durante o dia e tutoria individualizada à noite. Ou até mesmo trabalhar meio turno como salariado e meio turno como profissional liberal.

É igualmente comum encontrarmos professores particulares aposentados especializados no currículo do Ensino Básico. Eles dedicaram uma carreira inteira às escolas e, para complementar o salário nesta nova fase da vida, eles continuam fazendo o que gostam: dando aula.

Esse perfil de professores é perfeito para alunos em dificuldade com a metodologia ou a pedagogia das aulas de português da escola. Eles conhecem bem o sistema e têm mais facilidade para detectar as necessidades do aluno.

Professor especializado

Como o próprio nome diz, a procura por esse tipo de professor entra em uma outra categoria, bem mais específica: a procura por tal perfil de tutor ocorrerá a partir de uma demanda determinada.

Um profissional de direito, por exemplo, que acabou de conseguir um novo emprego e se depara com tarefas de redação de documentos bem precisos que exijam um domínio particular do português: ele precisará contratar um professor especializado.

Sendo assim, é bom ter em mente que um tutor que é ideal para um tipo de aluno, pode não possuir o perfil indicado para outros.

Concluímos então que, na verdade, não existe um tipo de professor ideal, mas sim o professor certo para cada tipo de aprendiz.

A escolha do perfil do tutor depende das necessidades do aprendiz. A orientação do professor depende do perfil do aluno.

Estipular um orçamento

Na internet existem vários cursos de português gratuitos. Só que, muitas vezes, eles não se adaptam às necessidades do aluno, ou o próprio aprendiz não se encaixa nesse método de ensino.

Chegamos, então, à próxima fase da procura por um tutor particular de língua portuguesa: o orçamento que você pretende gastar. Independente ganhar muito ou pouco, sempre existe um preço no qual esteja disposto a pagar pela aula. Afinal de contas, a vida também é feita de outras alegrias!

A escolha do preço das aulas deve levar em conta vários fatores diferentes:

  • Nível do aluno;
  • Nível do professor;
  • Deslocamento do professor (se ele existir);
  • Etc.

Na verdade, quem estabelece o valor das aulas é o próprio educador e a relação hora / aula pode variar … e muito!

A média, no Brasil, é de 25 à 50 reais a hora. Mas, obviamente, podemos encontrar preços mais caros e mais baratos… Tudo depende.

Encontrar uma escola especializada em aulas particulares

Se você não gosta da ideia de ter uma pessoa desconhecida na sua casa durante 1 hora com você ou seu filho(a), mas precisa de aulas particulares, existe ainda um outra opção: a procura de empresas especializadas no serviço.

Sendo assim, você não precisa quebrar a cabeça procurando um professor com o perfil que deseja: eles fazem isso para você!

Outra diferença do serviço de aulas particulares aqui é que, por ser oferecido por uma empresa, ele é estabelecido por contrato. Sendo assim, a garantia da prestação combinada acontecer está no papel.

Mais um diferencial apresentado por essas escolas é o fato delas possuírem muitos contatos de profesores. Assim, se você não gostar da prestação de um dos educadores que lhe foi oferecida, fica mais fácil achar outro profissional.

Além disso, se o tutor responsável por suas aulas não puder comparecer, a empresa pode tentar conseguir um substituto caso a aula naquele período seja indispensável.

Confiar em si mesmo

Superprof espera que, a esta altura do campeonato você esteja mais seguro(a) e confiante para ir atrás do seu professor particular de português.

Não podemos, no entanto, terminar esta matéria sem antes dar um dos conselhos mais importantes a ser seguido durante essa fase do seu aprendizado: siga seus instintos.

Para aprender, melhorar, aperfeiçoar ou até mesmo polir sua língua nativa, você tem que, antes de mais nada, se divertir!

Não se esqueça de se divertir durante as aulas de português! Lembre-se: para um bom aprendizado, a diversão é essencial!

Por essa razão é essencial que você se sinta bem, confortável e a vontade na presença do seu tutor individual. Sendo assim, se “o seu santo não bater com o dele(a)” na primeira aula e a energia entre os dois não for boa, pense duas vezes se vale a pena marcar uma segunda sessão.

O aprendizado, para ser eficaz e produtivo – ainda mais em modo intensivo – precisa acontecer em um ambiente leve e descontraído.

Igualmente importante é a sua adaptação à metodologia apresentada pelo novo tutor: ela precisa seguir o seu ritmo, sempre atendendo às suas necessidades de aprendizagem.

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *